Garotos do Reservatório

Garotos do Reservatório Fábio Cobiaco

Resenhas - Garotos do reservatório

Beatrice 11/03/2024

Pra que eu vou querer ler um quadrinho brasileiro que mais parece um genérico estadunidense? Não tem um nome brasileiro, um cenário brasileiro, e a história, apesar de legal, é só mais uma tragédia de menor abandonado que a mim pelo menos não foi tocante. Vazio

Trabach0 19/11/2023

Destruidor
Antes de tudo a narrativa trata-se de uma história dura e emocionante, que infelizmente retrata a história de milhões de jovens em todo mundo, mas trata-se também de uma história de amizade, sobre colocar-se em risco pelo outro, sobre amadurecimento e aprendizado.

A história é dividida em duas linhas temporais:
Passado (adolescência) e Presente (vida adulta). No presente conhecemos Hector e Victor, dois amigos que se encontram na saída da penitenciária.

Enquanto um deles tocava sua vida, tinha carro, família e esposa, o outro pagava por um crime que ambos cometeram há 18 anos atrás.

Já voltando no tempo, iremos descobrir quais foram os fatores que levaram esses amigos há caminhos tão diferentes.

Ambos os protagonistas são extremamente diferentes um do outro, mas mesmo em meio a essas diferenças eles conseguem criar uma relação de amizade que ultrapassa preconceitos e padrões impostos pela sociedade.

Boa parte da história vai girar em torno do passado desses personagens, e o que os levou a determinadas situações, e nessa parte da história os autores trabalham questões como família e os laços que construímos com aqueles a nosso volta.

Na vida adulta de nossos personagens as coisas não ficam mais fáceis e novamente os autores escolhem tratar de assuntos extremamente complexos, como por exemplo a dificuldade que um ex-detento tem de recomeçar sua vida, conseguir moradia, emprego... Essa é uma história em poucas páginas, mas que traz assuntos fortes e desperta no leitor uma enxurrada de sentimentos.

Vale prevenir que esse não é o tipo de história que termina com um final feliz, mas que ainda assim deixa no leitor o desejo de encontrar outras obras tão boas quanto.

Dango Yoshio 09/10/2022

Uma história sobre escolhas
Acompanhamos fragmentos da adolescência dos dois protagonistas em suas tentativas de fazer parte de algo e não se sentirem tão solitários, intercalados com momentos do presente, onde vemos as consequências e desdobramentos das decisões do passado.
A amizade que eles construíram, apesar de meio torta, é verdadeira e, mesmo depois de anos sem se ver, continua.

É um drama bruto e afiado sobre jovens desajustados que te deixa com sentimentos conflitantes quando termina.

Yuri Ferreira 29/11/2021

Fetiche em gringo.
"Garotos do Reservatório" é cínico até dizer chega... o problema é que ninguém diz isso e a HQ segue grande parte do tempo nessa visão estadunidense de mundo das drogas, adolescência rebelde e "caras legais".

Entendo a vontade de referenciar grandes marcos do cinema, e da cultura pop num geral, mas isso numa HQ brasileira (ou talvez no jeito em que os autores decidiram abordar o assunto) soa tão... vazio. Não é relacionável com a realidade de qualquer brasileiro; toda essa admiração pelo modo de viver e contar uma história baseada em costumes estrangeiros (principalmente norte americanos) definitivamente foi a parte mais incômoda.

Num cenário em que vários quadrinhos brasileiros tentam expor a nossa cultura, procurando estabelecer um espaço fielmente nosso e para nós, ver um quadrinho que simplesmente tenta copiar algo de fora é, no mínimo, decepcionante.

Prefiro nem comentar sobre a romantização do tráfico e do uso de drogas, a noção passou longe aí; "E os lock ostentando cocaína, nunca entenderam Sabota, ou nunca perdeu ninguém pra essas porr*".

Talvez a coisa mais sincera seja o carinho que Hector tem por Victor, mas isso se perde em personagens unidimensionais e nas tentativas falhas de ser um filme do Tarantino... uma pena, não gosto de falar mal de quadrinhos brasileiros, se é que isso aqui pode ser chamado de brasileiro.
Beatrice 11/03/2024minha estante
Concordo em tudo. Decepcionante

Mel Trabach 24/10/2019

Destruidor

A história é dividida em duas linhas temporais:
Passado (adolescência) e Presente (vida adulta). No presente conhecemos Hector e Victor dois amigos que se encontram na saída da penitenciária.

Já voltando no tempo iremos descobrir quais foram os fatores que levaram esses amigos há caminhos tão diferentes.

Ambos os protagonista são extremamente diferentes um do outro, mas mesmo em meio a essas diferenças eles conseguem criar uma relação de amizade que ultrapassa preconceitos e padrões impostos pela sociedade.

Vale previnir que esse não é o tipo de história que termina com um final feliz, mas que ainda assim deixa no leitor o desejo de encontrar outras obras tão boas quanto.

Rodrigo.Augusto 23/11/2018

Melhor que muitas HQs candidatas à Prêmio Eisner
É simplesmente sensacional. Fantástico como o relacionamento entre os personagens é desenvolvido. Um relato de amizade com pitadas de humor, lições de moral, com diálogos simples, porém impactantes e ao mesmo tempo nada clichês, com umas sacadas bem maneiras.
Pode parecer exagero, ainda pelo êxtase de uma pós-leitura prazerosa, mas é uma das leituras mais marcantes do ano e deveria estar numa lista até pra um Prêmio Eisner da vida...
É uma HQ que me fez os olhos suarem.
Dica: NÃO folheem /visualizem as páginas finais!

Cilmara Lopes 22/07/2018

Reservoir boys
Que trabalho incrível da dupla Célio Cecare e Fábio Cobiaco!
Olha, assim que eu vi esse título sabia que não me era algo incomum, meus caros é uma espécie de homenagem ao filme espetacular "Resevoir Dogs" do Tarantino.
E sim tem tudo a ver, a hq é praticamente sustentada pelos excelentes diálogos, pensamentos e tudo bem cadenciado com a arte irreverente do veterano dos quadrinhos Fábio Cobiaco.
Uma história sobre a amizade e o tempo, o quanto a vida pode ser incrível e dolorosa ao mesmo tempo, as escolhas que muitas vezes podem ser ignoradas.
Hector e Victor separados por uma escolha, após dezoito anos, Victor vai buscar o amigo em frente a penitenciária. E à partir disso somos envolvidos na vida de ambos, é intimo, pungente o suficiente para não largar a leitura na metade, simplesmente você é envolvido 100%. Com certeza, entrará nas melhores leituras do ano!!!