Fire and Blood

Fire and Blood George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas -

Andre 14/07/2020

Adoro quando leio um livro que eu acho que não vou gostar e acabo gostando.
É legal saber toda a história de Westeros, só tem que ficar com um caderninho do lado para anotar e lembrar quem é quem.

Bárbara P. 03/02/2023

Não sei direito o que rolou mas foi intenso
Putz.

Primeiramente, eu me arrependi de ter lido esse livro tão rápido. Talvez eu tivesse processado melhor o que estava acontecendo se eu tivesse lido mais devagar.

Eu acho bem difícil fazer uma resenha sem dar spoiler dessa história então vou falar só o que eu achei da leitura e os prós e contras.

Prós: dragões, putaria, mortes complicadíssimas e um monte de plot twists em sequência.

Contras: o estilo da narrativa, em formato de livro de História, não me prendeu tanto assim, todo mundo além de ser parente e ter o mesmo nome também tem a mesma aparência física, me soa mais como um estudo de ambientação para as crônicas de gelo e fogo superdesenvolvido.

Eu chorei horrores com a guerra dos dragões e com tudo o que aconteceu, então de verdade não tem como dizer que foi uma leitura ruim, mas do fundo do meu coração, é um livro que provavelmente só quem é muito fã da história das crônicas vai gostar.

Eu ainda acho que pela experiência e pelo tanto que foi bem pensado, é um livro muito bom, mesmo.

Bizinelli 26/10/2022

Pesado, porém muito instrutivo
Um background muito instrutivo dos 7 reinos, apesar de não responder todas as perguntas ele deixa muito claro como foram os reinos desde a conquista. Aguardando ansiosamente o volume dois desse tomo. Agora aos problemas do livro ao meu ver, esse livro é contado em formato de anais e isso pode desencorajar, de forma que todo o livro é muito impessoal ou seja não é contado de forma aventuresca como estamos acostumados. A forma que é organizado também não é das melhores visto que ele entra e sai de períodos sem muito aviso ou da informação importante apenas para dizer que isso não será retratado neste momento. Apesar de que achei legal em certos pontos, era como se um meister estivesse narrando a história para mim. Não li todos os outros livros apesar de ter visto a série, mas a série HOTD me deu vontade de ler esse livro, acabarei por ler os outros também.

Marina 18/12/2021

Excelente
No início do livro, eu estranhei muito o estilo de narrativa. Para contar a história, ele utiliza dos registros de diversas pessoas que viveram nas épocas retratadas no livro. Então, é como se fosse um livro de história: existem duas versões de como os fatos ocorreram, existem também diversas situações que não se sabe realmente o que aconteceu, entre outras questões, por exemplo. A medida que fui lendo, comecei a achar muito genial essa escolha que ele fez para contar a história da família Targaeryan em Westeros.

Estou curiosa para ver como eles farão para desenvolver essa narrativa no seriado e qual perspectiva histórica eles seguirão na hora de contar a história desses personagens.

Demorei a engrenar, mas quando começou o reinado do velho rei, eu não queria mais largar. E isso tudo se intensificou mais ainda quando chegou na parte mais emocionante desse livro: a dança dos dragões.

Recomendo!

herondale 17/09/2022

Incrível
O livro é incrível e apesar de no começo ser um pouco estranho pra mim,acabei ficando viciada. amei a experiência de ter lido esse livro,conhecido um pouco mais dos targaryens e passei a gostar muito da casa,só não dei 5 estrelas por que o final foi ficando arrastado mas o livro é muito imersivo e quem é fã vai adorar.

LeticiaSPereira 27/09/2022

Que fofoca
Um livro escrito basicamente em forma de fofoca, o que é legal já que am alguns casos fica aberto o que realmente aconteceu já que há mais de um ponto de vista.

Emmy 28/07/2022

Formato cansativo
Reli pra refrescar a memória pra house of the dragon e sigo com a impressão que tive quando li pela primeira vez.

A forma como é escrito embora não falhe em descrever bem os momentos icônicos da história, falha em não oferecer material o suficiente pra que eu como leitora de fato me importe com os personagens.

É como ver um filme muito bem feito com sequências de ação incríveis mas que no final vc fica 'tá bom' pq não se conectou com os personagens.

Enfim, gosto muito desse universo e tô longe de achar esse livro ruim, mas espero que hotd mude a minha opinião sobre os personagem e de mais carisma pra eles.

Keitilisi 09/11/2022

Os Targaryen mereciam mais momentos de glória
A parte inicial da conquista do Aegon e do reinado do Jaehaerys eu amei! Mostrou o quanto os Targaryen são poderosos e ambiciosos mas preocupados em fazer reinados justos. Na Dança dos Dragões passei muitas raivas e não gostei do desfecho dos meus personagens favoritos. A parte final do reinado de Aegon III achei monótono, parecia que algo ia acontecer a qualquer momento mas não achei nada de emocionante. Essa parte poderia ter sido simplificada e mais da linhagem poderia ser explorada. Estou muito curiosa com os rumos que a série vai tomar, já estou prevendo que vou passar mta raiva ?

Jorge 25/11/2022

Fogo e sangue
O nome faz jus ao livro e à Dinastia Targaryen. Este livro trata - se dá história de todos os Reis Targaryen desde a conquista até o Rei Louco, Aerys, pai da Daenerys

Para quem assistiu a série "House of the Dragon" este livro é um prato cheio, pois mostra a história detalhada dos eventos de antes, durante e após a Dança dos Dragões.

Krlos 20/12/2022

A ascensão e queda da casa Targaryen
Eu costumo demorar para ler as crônicas de gelo e fogo, não que sejam ruins, mas são livros extremamente densos que requer um leitura mais pausada. Diferentemente de Fogo e Sangue. Um livro GRANDE, que quando você dá conta, já chegou na metade... O livro se desenvolve por três perspectivas/autores e deixou a dinâmica do livro muito boa. Teorias mais impossíveis ficaram a cargo do bobo que acompanha os reis Targaryen. Único ponto negativo é que eu senti uma perca muito grande de engajamento quando as principais peças morrem. Dps que um dragão engole uma determinada pessoa e o embate acaba, acompanhar os herdeiros não foi tão interessante pra mim. Achei os reinados fracos, não sei explicar. Poucos acontecimentos, muitos nomes que acabaram me distanciando do final e li me arrastando. Mas enfim, o livro é muito bom!!! Ansioso para a continuação.

SupremoPHM 99 25/12/2022

Unbelievable
I started to read this book because of the series, I wanted to know what will happen, but man this was a surprise. The writing is really fluid, of course that are paragraphs were Martin says the name of every lord that was in a dinner, but even with that the story just flows, and so many things happen, there are so many battles both with dragons and without, and there is so many brutal and cruel events as well, that I kind doubt that they will put some scenes on the series. Is important to note that the story is told by someone that was not present when the events occurred and he uses three main sources that differ from one another, and is up to you to decide which of them is the truth, and this is just so cool. I do hope that the series make justice to this book and you should definitely read it.
Keep in mind that the books end much before the Robert rebellion and the start of A Game of Thrones, George said the he would need another book to end the story until the beginning of the main series, but I think is unlikely since he has to finish the last to books of it yet.

Hugo 01/01/2023

Realmente, sangue e fogo
O passado da família Targaryen é realmente banhado a sangue e fogo. Muito legal ver como foi o renascimento da família que era praticamente irrelevante na antiga Valíria e se tornou a governante dos sete reinos por tanto tempo.

O ponto alto do livro é realmente a Dança dos Dragões, faz a leitura valer a pena. Confesso que preferia que o restante do livro fosse mais rápido. São inúmeros personagens e tem hora que você simplesmente desiste de saber quem é casado com quem e quem é lorde/lady de onde.

Seria interessante um livro dois que fosse da queda de Dorne até o reinado do Rei Louco. Tomara que Martin escreva isso.

Tiago Nery 26/01/2019

As crônicas só de fogo?
Estou escrevendo exatamente após terminar a leitura desse longo tomo. Esse é um livro realmente pra quem é fã e quer se aprofundar no universo que Martin criou. Ele conta com mais detalhes histórias que já conhecemos dos reinados de Aegon, o Conquistador até o início de Aegon III, o desgraça dos Dragões, com destaque pro longo reinado de Jaehaerys I. Com linguagem descritiva, Arquimeistre Gyldayn, baseou-se em outros livros que existem em Westeros (destaque do livro do bobo Cogumelo que gostaria de ler) para compor esse livro( sim, ele é citado nas Crônicas de Gelo e Fogo. Particularmente gostei bastante, mas como disse, é um livro para fãs, que não agradaria a todos.