Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Tiiko 09/09/2020

Torre do Alvorecer
Não é um dos meus livros favoritos da série, mas muito necessário para o que vem por aí. Foi o livro que tive mais dificuldade de concluí-lo pois não era uma história que me prendeu, até ir chegando ao desfecho. Yrene uma personagem que desde A Lâmina da Assassina estava doido pra encontrar e como já esperado, me encantou ainda mais pela garra e pelos seus poderes. Que venha o desfecho dessa história incrível e surpreendente.
Isabela 10/12/2020minha estante
Confesso que só li por causa da Nesryn e do Satarq, seria meu sonho um livro só deles

Adam.Ramiro 22/02/2021minha estante
Tenho que concordar com sua avaliação. O que me deixa triste foi eu começar pelo segundo livro, então ainda nao sei qual e a ligação de Yrene com Aelin mas já tenho uma certa noção do que vai acontecer. 80%

Let Lima 07/04/2021minha estante
Tô bem emperrada pra continuar a leitura, achei o mais chatinho de todos!

Adri 09/09/2021minha estante
Gente esse livro é divido em 2? Terminei ele e fui para o reino de cinzas e tá tao desfalcado sei lá tô perdida, como aelin foi pega por maeve? Como elide encontrou graviel? Como maeve rompeu o pacto de sangue com Lorcan? As 13 chegaram no barco de aelin e o que aconteceu? Tô real perdida

ACCA 22/09/2021minha estante
@adri não é não amiga? o ?certo? de ler é ele como 5.5. Pq a Maeve pega a Aelin no 5. Então lê assim o 5, dps o Torre do Alvorecer ( como 5.5 ) e o último 6. Pq na real o 5 e o Torre do Alvorecer acontecem juntos, mas não tem como vc ler junto. Pq o 5 é de todo mundo exceto do Chaol e da Nesryn, já o Torre do Alvorecer é do Chaol que tá em outro lugar?

Alice 21/12/2021minha estante
Nossa eu to com mt dificuldade de terminar esse livro, so to lendo pq dizem q é necessário

Bruno 10/04/2022minha estante
Eu li não sei como esse volume, sorte que foi no kindle. Não entendo a nota que o livro tem. Dei 2 estrelas. Chaol é um personagem que me irritou a obra inteira, desejei que ele sumisse durante toda a saga, infelizmente, a autora foi la e fez um livro so dele.

Lai Martini 09/09/2022minha estante
Eu tô igual vocês, me arrastando pra ler. Quero logo ir pra Kingdom of Ash

Yasmim.Baiz 15/09/2022minha estante
Eu abandonei real esse livro na época, mas quero saber o que vai acontecer com Aelin e como toda a trama vai se desenrolar então estou me obrigando a ler agora e dps de uns 30% da leitura ela começa a ficar interessante, estou no meio desse calhamaço agora

Cristinara 21/02/2023minha estante
Não satisfeita em empurrar esse homem goela abaixo por 4 livros, ela fez um livro pra ele. Meu Deus, que castigo.

Luiza1191 05/04/2023minha estante
Tem hot?

Fortes 13/07/2023minha estante
Tem algo importante nesse livro?

Belle 10/01/2024minha estante
pelo amor o chaol é muito chato, juro, nos outros livros quando via que era pov dele eu já broxava, agora um livro inteiro de 641 páginas? aaaaAAAAAAqaaaaaaaAaA

Samuelca10 14/01/2024minha estante
Eu estou fazendo leitura simultanea por que ler esse sem a aelin e dificil

Perucci 31/03/2024minha estante
acho que muitas vezes as pessoas não entendem o desenvolvimento do chaol, nunca consegui odiar ele, pelo contrário! acho ele muito necessário e amei ver ele amadurecendo e superando todos esses traumas completamente compreensíveis dele. eu amei demais esse livro, e aaamo a nesryn, fiquei extremamente feliz de ver ela se encontrando. amei o universo e os lugares desse livro e toda a história??

Bela 21/08/2021

Acho que se eu soubesse que esse livro acontecia em paralelo com o anterior, eu teria lido os dois juntos e a leitura não teria me custado tanto (vi gente fazendo isso recentemente)!! desculpa galera mas eu nunca gostei muito do Chaol, a não ser pela lealdade dele com o Dorian!! E foi por isso que demorei para concluir esse livro e cheguei a me desaminar com a saga!!! Mas apesar disso, o livro ficou melhor mais pro final e acabei gostando da nova versão do Chaol que aprendeu com seus erros!! O livro realmente tem informações importantes para história, mas foi o que menos gostei até agora?
Geise 21/08/2021minha estante
Aaa tudo bem né? Normal você mesmo entender o personagem não ter aquele amor! Eu mesma paguei com a língua nesse livro e atualmente o Chaol é meu protegido junto com a Yrene?

Pam 22/08/2021minha estante
Também achei muito parado no começo, demorou pra leitura fluir, mas tem muitos fatos importantes.

Adriana.Patricia 22/08/2021minha estante
o proximo livro é sofrimento puro...

Analu. 24/08/2021minha estante
Pra mim o difícil desse livro foi só o começo, depois foi surto até o fim. Mas eu sempre amei o Chaol ??

Gaby 26/08/2021

Um tapa na minha cara.
Não queria ler esse livro.
Odiava o Chaol.
Esse livro é importantíssimo, não podemos pular.
Chorei em muitas partes, e por incrível que pareça, nenhum dos outros livros da saga me fez chorar.
#Chaolnuncatecritiquei
tabeeatriz 26/08/2021minha estante
Ai amiga, esse livro é meu xodó ?

Gaby 26/08/2021minha estante
É o meu preferido junto com rainha das sombras ???

Tati Ricci 27/08/2021minha estante
Nem me fale.... chorei de não me aguentar!

.BEA. 01/09/2021minha estante
Nossa eu tenho tanto ranço do Chaol que não consigo avançar nessa leitura ?

Nic @cortedelivros 16/04/2020

CAN-SA-TI-VO
Esse livro é um compilado de tudo o que há de mais cansativo nessa série.

Primeiramente, pra que tanto casal? Meu pai amado, TODAS as storylines são feitas com base na formação de um casal. Isso faz os livros serem mais romance sobrenatural do que fantasia. E a parte fantástica acaba sendo patética, não consegui levar a sério as aranhas falantes e perigo que os vlags representam, ela foca tanto no romance que os elementos fantasticos se tornam tão toscos que beiram ao ridículo. A autora não tem coragem de matar personagens importantes e sempre usa Deus ex machina (solução milaborante) pra salvar eles de situações arriscadas.

Pq todo mundo tem que fazer parte da realeza? O pior é que se esse personagem não tem nenhum título nobre, com certeza irá ganhar um de algum modo, como ficou provado ao final do livro.

Pq todos os protagonistas têm que ser O melhor em alguma coisa? O melhor não sei o que, a mais foda nisso, o melhor naquilo.. Essas coisas só me fazem ter antipatia neles. Não dava pra criar ao menos um personagem comum? Ela foca tanto nesse núcleo de realeza que faz o universo do livro ser recluso a eles, fica muito difícil de acreditar que eles estão tendo uma jornada para salvar milhares de vidas e não apenas a si próprio pq a construção de universo é péssima.

Pq tanta exaltação a beleza física? Eu perdi as contas de quantas vezes ela escreveu corpo musculoso e cintura fina.. Veeeeeeeiii que chato! Eu entendi que eles são bonitos, não precisa me lembrar disso a cada capítulo.

Pq todo mundo tem que estar conectado?. Ela não cria um personagem sem ser parente de alguém ou que conhece fulano de tal. A Sarah usa tanto esse artifício que no final, quando vc descobre de quem a pessoa era parente não há surpresa alguma.

Todos essas coisas me irritaram mto durante a leitura do livro, que é bem grande e demorei mto pra terminar. A trama parece apenas um pano de fundo distante, pois o foco é o romance que o Choal vai viver. E o último capítulo foi tão tosco que deu vontade de enfiar a cara em buraco de tanta vergonha alheia, eu fiquei tipo: sério que ela fez isso de novo?
Jaine.Rosa 16/04/2020minha estante
Meu deus, que resenha!

Tayene 17/04/2020minha estante
Melhoor resenha!

Mel 21/04/2020minha estante
Tem um motivo pra todos os personagens serem os melhores e estarem conectados. Falar mais que isso é spoiler. Hahahahaha

Priscila 22/04/2020minha estante
Eu estou gostando muito. Como amo a série.

Nic @cortedelivros 03/06/2020minha estante
Tb amava no começo, hj em dia a fórmula que a sarah usa em todos os livros me faz revirar os olhos

Ricardo 22/06/2020minha estante
Esse livro é uma leitura bem cansativa mesmo. Faria pouca ou nenhuma falta na trama.

Nic @cortedelivros 22/06/2020minha estante
Ela poderia mto bem ter tirado um monte de coisa inútil desse e do império de tempestade e ter feito de Torre do alvorecer mais uma das histórias paralelas do livro 5. Mas nãooo, quer enfiar mais 50 mil casais nessa bagaçaa AFFFFFFFF

Ricardo 23/06/2020minha estante
Exatamente isso! É casal demais o tempo inteiro e mudando que nem a gente troca de roupa. E todo mundo é tão bonito que a beleza nem impacta mais depois de um tempo...

Vini 22/07/2020minha estante
Vai fazer diferença se eu pular ele e ir para o vol 8?
Pq tô com uma preguiça de embarcar nessa..
Nem aturo mto o Chaol..
:P

Nic @cortedelivros 25/07/2020minha estante
Não sei..

Ricardo 02/08/2020minha estante
Eu não pularia, mas não acho que perca muita coisa lendo um resumo, Vini.

Vini 02/08/2020minha estante
Obrigado Ricardo!

Ricardo 05/08/2020minha estante
De nada ?

Dani 31/08/2020minha estante
Meu deus gente não pulem esse livro ele é super importante pro último, só lá vocês vão entender todas essas coisas que estão reclamando

Mel 23/12/2020minha estante
Nosso pai, não faz isso não Vini! Rs. Tem várias coisas nesse livro que vão desaguar no desfecho. E eu entendo que ele pode parecer cansativo, mas isso vai muito de pessoa pra pessoa. A primeira vez que li fiquei super entediada porque estava mais interessada na trama da Aelin, mas quando reli, achei super gostoso o desenrolar desse livro

Vini 27/12/2020minha estante
Eu li e não me arrependi, amei!

Aline.Oliveira 28/12/2020minha estante
Esse livro é muito entediante, faz mais de dois meses que estou tentando terminar e só estou insistindo na leitura pq quero saber o que acontece no próximo livro.

Nic @cortedelivros 29/12/2020minha estante
Eu achei a própria radiação e desisti de ler qualquer coisa da Sarah J Maas por causa dele

Guilherme 03/03/2021minha estante
Nossa OBRIGADO! Você traduziu meus sentimentos com esse livro e ainda foi educada, amei parceira

Inae 05/02/2023

"Torre do Alvorecer" ?
Gostei muito de ler um livro pelo ponto de vista do Chaol! ?
Ao contrário de muitos nunca consegui odiar o Chaol, sempre gostei muito da amizade dele com o Dorian e confesso que shippei muito ele com a Cealena. Em alguns momentos fiquei com raiva mas acabei entendendo o lado dele.

Gostei muito de ver o Chaol enfrentando seus medos e finalmente tentando encontrar a felicidade. Amei a Yrene, já  gostava dela em lâmina assassina e adorei ver como ela se tornou forte. Amei a construção da história dos dois e achei eles muito fofos.

Achei o livro necessário para entender algumas partes da história. Gostei de rever personagens dos livros anteriores e acabei me apaixonando por personagens novos como o Sartaq. Gostei das reviravoltas e do plot.

Só não dei uma nota maior porque senti falta dos personagens que estava acostumada e não acho que precisava de tantas páginas, mas achei o livro interessante.

? SPOILER ? a maeve sendo rainha dos valg me deixou de boca aberta.

marialuiza1 17/07/2021

gente uau
confesso que fiquei com um pouco de receio com esse livro pois muita gente falou que era uma quebra de pique de império de tempestades, mas não foi, realmente tiveram umas partes bem chatinhas(na maioria povs da nesryn) mas também tiveram partes que eu quase morri de rir E QUE REVELAÇÃO QUE TEVE MEUS AMOREEEEESSS! mesmo não gostando muito do chaol eu aproveitei a leitura em 100% pela yrene pq AMEI ela. recomendo!

Juuxxy 28/06/2021

O livro do Chaol
Eu ameeeei esse livro, eu antes pensava em pular ele e ir direto para o próximo mas não me arrependo de ter lido ele inteirinho. Ele trata da vida do Chaol enquanto o 6 Livro ocorre e foi ótimo ver a evolução dos personagens e os romances que se formaram que sem dúvida foram incríveis.
Não tenho nenhuma critica. amei

PaolaBiah 22/04/2021

Que livro grande, senhor!
Foi difícil pegar ritmo com esse livro. Não que ele seja ruim, mas ele tem taaaaanto detalhe que dá preguiça.. E a história fica boa mesma no final..
Estou lendo na ordem certa, então ele acaba sendo uma quebra na história principal, mas achei importante ler ele antes do último livro, pois ele explica muitas coisas e prepara tantas outros pro grande final.

Julia 13/07/2021

LIVRO INCRÍVEL QUE VENHA REINO DE CINZAS
QUE LIVRO FOI ESSE MEU DEUS EU TÔ EM CRISE!!!!!
GENTE NÃO PULEM ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS, ELE É MUITOOOO NECESSÁRIO.
Então, esse livro é simplesmente perfeito é isso, não há defeito algum.Os plots são incríveis e geniais sério, eu fiquei de boca aberta.O desenvolvimento dos personagens são tudoo afff. Eu tô rendida pelo casal desse livro aaaa.
sou mundinho chaol e yrene br
O que falar de Chaol westfall? Fez exatamente tudo, nunca julguei
YRENE PATROA DEMAIS
Nesryn você é incrível

É ISSO EU AMEI MUITO
SARAH J MASS ENTREGOU TUDO

ANSIOSA PRA REINO DE CINZAS AAAAAAA
Geise 13/07/2021minha estante
E ainda tem gente que quer que ele MORRA, pqp Chaol meu amor forever

DeiseCristtina 13/07/2021minha estante
Eu amo esse livro meu pai!!!!!

Julia 13/07/2021minha estante
simm?? o chaol foi muito necessário e importante pra tog

nathalya. 14/07/2021minha estante
mundinho chaol e yrene pra sempre ???

Gabs 31/08/2022

Essencial
Demorei um pouco para ler esse livro e confesso que as vezes fica um pouco arrastado, mas acho fundamental para o desenrolar da trama. Foi muito bom poder ler um pouco mais sobre o Chaol, me conquistou muito. Amei a história e toda a trama com os Kaghan.

Lanay 14/09/2020

Vale a pena
Sinceramente? Por mais que tivessem me falado que o final iria ser bom e surpreendente, eu não esperava que fosse. Comecei a ler esse livro na base do ódio mesmo... Com o final do livro anterior, acho que não existe uma pessoa que queira começar a ler esse livro numa boa.
Cogitei pular, até porque Chaol já tinha me irritado muito antes... Mas o livro melhora, da metade pro final, melhora muito. Não só pelo Chaol, mas por todos os outros envolvidos. Sartaq, você tem meu coração todinho
Lanay 14/09/2020minha estante
Sinceramente*

Deni Cruela 14/09/2020minha estante
Aaaaaa o Satarq foi o que me fez continuar, e também porque queria umas respostas!!!

Lanay 14/09/2020minha estante
Simmm, ele foi o que mais me fez continuar Hahahah e no final porque queria muito saber

Emelyn.Abreu 17/09/2020minha estante
Aí gente eu ainda não comecei o Reino de Cinzas mas to bem tentada a pular esse viu

Lanay 17/09/2020minha estante
Nao pula!!! Sério, vale a pena! Da metade pro final fica muito melhor e tem umas revelações importantes

Marcielle.Santos 20/03/2021minha estante
Só estou lendo pelo Sartaq também ?? Chaol pode morrer por mim, to nem aí ?

-Rachel 04/09/2023

Torre do Alvorecer
O começo foi bem lento e difícil de me conectar, creio que por se passar em um novo continente e com a ausência de personagens importantes, tendo somente o Chaol presente, acabou sendo difícil de fluir com a leitura. Mas, depois, a estória foi se desenvolvendo e ficando interessante.

O plot foi algo que eu jamais imaginei, ele muda muita coisa na estória. Sarah está sempre nos surpreendendo e fazendo nossa cabeça explodir, digo e repito: essa autora é genial. Se eu não tivesse pegado spoiler sem querer, a descoberta teria sido muito mais impactante, mas foi muito boa mesmo assim.

Acabei gostando mais do Chaol. Eu não o odiava, mas sentia um pouco de raiva pelas atitudes que ele teve com a Aelin, mas vi uma evolução dele nesse livro. Sua ida para Antica foi realmente essencial para sua cura interior, ele precisava enfrentar seus monstros e dar perdão a si próprio por coisas que os outros já o haviam perdoado. E, era realmente seu destino conhecer a Yrene, ela é a pessoa certa para ele. Terminei o livro gostando bastante da relação dos dois.

A Yrene foi uma personagem que demorou a me cativar, no começo eu achava ela muito chata, mas conforme fui conhecendo-a, vendo como não abaixava a cabeça pro Chaol, acabei gostando dela. Mais uma personagem forte que me conquistou.

Os capítulos da Nesryn com o Sartaq eram um pouco tediosos no início, mas quando começaram a descobrir coisas essenciais para a estória, a leitura se tornou mais fácil. Fiquei feliz pela Nesryn ter arrumado alguém que não a fez de segunda opção, mas achei que o romance entre ela e o Sartaq surgiu meio do nada.

Apesar do começo maçante, o livro foi melhor do que eu imaginei. Chegando na metade dele tudo melhora, e o plot vale a pena o esforço. É mesmo extremamente importante e necessário lê-lo antes de Reino de Cinzas.

Duda 06/01/2021

mais uma vez ganhou meu coração
Eu comecei esse livro doida pra que ele acabasse. Império de tempestades acaba de um jeito MUITO impactante então eu realmente não queria esperar um livro inteiro (ainda mais sendo do chaol pq eu nunca gostei dele) pra saber como iria ficar as coisas com os personagens então por isso eu quase pulei esse.

Ainda bem que eu não fiz isso.

Quando eu me dei conta, estava 100% entretida na história dos personagens de Torre do Alvorecer. O Chaol se tornou um dos meus personagens favoritos da série e eu NUNCA pensei que isso fosse acontecer. Eu torci TANTO pelos casais desse livro e fiquei extremamente nervosa com as cenas de tensão. Tiveram muitas coisas que eu não previ no livro e não existe ninguém que escreva protagonistas femininas melhor que a Sarah J Maas.

(spoiler a partir)

Yrene Towers (Westfall) é a protagonista do livro. Fiquei MUITO feliz com a aparição dela e ela foi tudo e mais um pouco pra mim. Estou VIVENDO pelo reencontro dela com a Aelin. Nesryn me surpreendeu muito pq eu a achava muito sem sal e ela me intrigou e me cativou por 650 páginas.

Muito apaixonada. Por tudo.

Julia3564 19/03/2022

??
Que desenvolvimento fantástico.
Sinceramente, comecei esse livro não esperando muito coisa, já que uma amg leu e me disse que achou tudo muito arrastado, mas eu me surpreendi dms (não é atoa que cada um tem o seu ritmo de leitura).

Começando pelo desenvolvimento individual do Chaol, que por si só já é algo que merece uma atenção dobrada. Chaol é um personagem quebrado e amargurado que finalmente encontra sua luz em se perdoar e ser fiel a si mesmo. Junto a Yrene que também tinha seus demônios para combater, os dois se curam e desenvolvem um amor tão lindo que é impossível não se envolver.

Me emocionei muito com a correlação que a SJM fez com a dor física do Chaol e a dor mental.

Em contra partida, senti falta de um melhor desenvolvimento de Nesryn com Sartaq e individualmente. Tive a impressão de que a história deles ficou para um segundo plano o qual a autora esqueceu de focar em outro momento...
A forma com que eles foram buscar respostas para suas suspeitas e acabaram achando muito mais do que o esperado foi fantástica, mesmo tendo um desenvolvimento um pouco insatisfatório, ambos tiveram momentos lindos juntos e a louca por romance que habita em mim já até fanficou na minha cabeça.

As referências de Lâmina da Assassina e a revelação do final do livro e o quão importante ela pode ser para o final da saga foi tão----- Sarah deixando claro o quão importante e necessário é ler esses dois livros.
Isabelly 19/03/2022minha estante
Tem q ler esse antes de "reino de cinzas" ou antes de "Império de tempestade" ???

Julia3564 19/03/2022minha estante
Tem que ler antes de Reino de Cinzas, amg

Isabelly 19/03/2022minha estante
Obrigada?

Raissa Barros 28/11/2022minha estante
eu concordo viu, resenhou certinho. ?????????

Giu 22/03/2021

Primeiro e mais importante: NÃO PULEM TORRE DO ALVORECER

Comecei o livro com baixas expectativas por conta dos comentários do pessoal e bem....em algumas partes dá uma preguiça do Chaol sim, às vezes a leitura ficou um pouco arrastada mas dá pra entender que a Sarah quis desenvolver a história pra não ser algo jogado na nossa mesa só pra vir o próximo logo.
A única coisa que ela pecou foi colocar algumas cenas muuuito alongadas de certas coisas que poderiam ser resolvidas mais rápido.

PORÉM, o livro é muito bom! Gostei bastante dos personagens e principalmente dos acontecimentos com Nesryn e Yrene, pra mim as duas foram as protagonistas do livro e não o Chaol (que teve sua redenção vai...).
As surpresas que o livro trás são EXTREMAMENTE necessárias pra dar continuidade na série!!!
E durante a trama toda eu fiquei muito curiosa e desconfiando de quem eu nem deveria kkkk

Foi também um alívio antes do próximo que eu to apostando que vai ser fogo no parquinho.

Apenas leiam!

Spoilers a partir daqui

Achei incrível a história dos Ruk e seus montadores, como é a sociedade deles nas montanhas e tudo que a Nesryn viveu com o Sartaq lá. Ela finalmente encontrou seu lugar no mundo e alguém que ama ela de forma recíproca.
A Borte também é uma personagem muito legal e eu espero ver mais dela no próximo.

A Yrene é tudo... corajosa, inteligente, esforçada e mandona na dose certa.
Ela e Chaol realmente combinam, mas devo dizer que parte da recuperação foi sim por esforço dele. Ele mereceu....
Essa parte do livro inclusive me fez refletir bastante em relação a depressão e sentimentos em geral na vida real.

Eu desconfiei do Kashin (que eu errei o nome nas duas ultimas atualizações aqui kkkkk), da Imperatriz, da Hasar e de diversos outros personagens pra descobrir no fim que o valg tava na grávida! Putz! Kkkkkk

No geral eu acabei o livro aplaudindo Sarah Jamais pois ela conseguiu me surpreender!

Primeiro que ela consegue conectar toda a história desde lâmina da assassina onde a Yrene com ajuda da Aelin foi pro lugar certo na hora certa e vai voltar sendo de extrema ajuda e importância com uma informação que vai salvar muitas vidas!
E o reaparecimento do Falkan (também veio de lâmina da assassina) e que foi importante nesse livro, tem parentesco com minha amadinha Lysandra e provavelmente vai ter papel no próximo.

Segundo que eu JAMAIS ia pensar que uma certa senhora é RAINHA DOS VALG!!! PQP! E a história de como ela conseguiu se camuflar e tudo mais, muito bom!

Terceiro que toda a história ao redor do continente sul desde a chegada dos feéricos até o portão que foi aberto lá onde as aranhas estão aguardando foi bem pensado e literalmente "escondido" bem à vista!

A parte da Aelin no caixão só me lembrou da dor do final do último livro e o ódio pela Maeve e eu to correndo pra ler Reino de Cinzas.

Enfim, Sarah foi genial conectando algumas partes que provavelmente vão fazer grande diferença no próximo e último livro. Por isso vale sim 4,5 ?.
books.and.books 22/03/2021minha estante
???