Akhenaton e Nefertiti

Carmen Seganfredo

Resenhas - Akhenaton e Nefertiti - Uma história Amarniana

Carlos Nunes 22/12/2022

Pobre Akhenaton...
Akhenaton foi um faraó atípico: auxiliado por sua amada Nefertiti, tentou transformar o Egito na primeira nação monoteísta da História, implantando o culto ao disco solar Áton. Para isso, destituiu sacerdotes, criou do nada uma nova capital para o país e decretou medidas extremas.
Mas, cada vez mais mergulhado em suas crenças, descuidou do governo, despertando a ira do povo, a cobiça dos povos vizinhos e o desejo de vingança dos sacerdotes das antigas divindades.
Infelizmente, uma história interessantíssima quase totalmente destruída por uma
escrita pobre, desencontrada e, em vários momentos, apelativa.
Além de conter a - talvez - cena mais nojenta que já li na vida: uma batalha de vísceras humanas.
Repulsivo e desnecessário.
Certamente o pobre do Akhenaton merecia uma "homenagem" melhor...

Sathy 11/09/2019

TERRÍVEL
O enredo é lastimável. O final uma tragédia completa, sem nexo.

Nat 21/08/2019

Akhenaton, nascido Amenotep IV, filho de Amenotep III, foi alçado a herdeiro do trono após a morte do irmão Tutmés. Sua esposa-real, Nefertiti, considerada a mulher mais linda do mundo na antiguidade. Ambos são duas figuras muito enigmáticas para a história, cujos vestígios de reinado são tão poucos que nem os maiores especialistas hoje tem esperanças de descobrir o que realmente aconteceu em suas vidas. O que se sabe é que Akhenaton tentou estabelecer o monoteísmo no Egito, com o culto a Aton, sendo esta uma grande revolução política e religiosa.

Eu já li um ou dois livros da A.S. Franchini e da Carmen Seganfredo, então fiquei um pouco surpresa (quase negativamente) durante a leitura deste livro, não pela história em si, fazia muito tempo que eu não lia um romance histórico sobre o Egito (os primeiros que eu li foram sobre Cleópatra, uma leitura apaixonante) e estava saudosa. Acho que fiquei meio desapontada por causa da linguagem utilizada. Mas... deixando isso de lado.
A história é envolvente do início ao fim, mais de uma vez me peguei lembrando a minha época da faculdade de História em que eu devorava qualquer coisa sobre o Egito (em grande parte graças ao filme Múmia rsrsrs). Neste livro, Akhenaton tenta instituir o culto a um único deus no Egito politeísta e como a história afirma, não teve sucesso. Gostei das cenas do romance dele com Nefertiti e como se deu o nascimento daquele príncipe que reinou por pouco tempo, mas cuja múmia, mais tarde, se tornou um dos maiores achados arqueológicos: Tutankhamon (com esse nome já convertido ao culto a Amon, abandonando o culto a Aton de seu pai). Livro muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/08/lendo-o-brasil-rio-grande-do-sul.html