Discipulado Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Discipulado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Julianomeskita 20/04/2024

Uma obra de arte
Sinto me na obrigação de falar a vocês leia e uma leitura obrigatória a todo cristão vocês não vão se arrepender ?

Rayssa642 18/02/2024

Cidade Celestial
São exatamente 3h da manhã e acabei de terminar esse livro incrível!!

Quando comecei a ler este livro, foi há alguns anos. Eu o tinha no Kindle, mas simplesmente não dei atenção a ele na época. No mês passado, enquanto escolhia o próximo livro para ler, "O Peregrino" não estava na lista, mas como já o tinha no Kindle, pensei: por que não?

Tornou-se meu livro favorito; é uma alegoria que personifica alguns elementos retratados na Bíblia. É maravilhoso e genial!

Enquanto lia, minha mente ia explodindo ao perceber algo tão óbvio, mas com outro sentido. Como, por exemplo, "você só entrará no reino dos céus com a fé atrás de você".

Recomendo muito!!

O livro faz referência à Bíblia em mais de 200 versículos. Afinal, "o que há de mais agradável e proveitoso do que falar sobre as coisas de Deus?" - Jonh Bayum

Joemy 11/02/2024

Imprimindo a imagem de Cristo em nós
Não tenho como escrever uma resenha que faça jus a esta obra, já um clássico da literatura teológica e que me impactou profundamente, mas vai aqui minha tentativa. Vou iniciar citando um trecho que, para mim, mostra o seu cerne:

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29

"Esta é a grande e inacreditável promessa dada àqueles que ouviram o chamado ao discipulado de Jesus Cristo: eles serão iguais a Cristo. Serão conformes à sua imagem, como irmãos do Primogênito de Deus. É o destino último do discípulo, que será conforme à imagem de Cristo." (p. 248)

Bonhoeffer deu neste livro um tratamento ao tema do discipulado diferente do que eu estou acostumado. E isso foi muito bom, não somente porque as velhas verdade da fé me foram apresentadas em toda sua beleza, profundidade e frescor, mas porque ele o faz de maneira magistral.
Cabe destacar ainda a crítica que ele faz ao que chama de "graça barata", o seu chamamento à "obediência simples" e a sua explanação detalhada de como o discipulado com Cristo e o seu corpo, a Igreja, são indissociáveis.

"É impossível separar doutrina e conduta na Igreja cristã." (p. 243)

Não há como separar a vida de Bonhoeffer de sua produção teológica. Por isso que ambos são de uma grande relevância e preciosidade para a Igreja ainda hoje.

"Só a alguns poucos Cristo concede o privilégio do martírio, que é a comunhão mais íntima de sua Paixão." (p. 253)

Aqui ele foi "profético" sem perceber? Ao próprio Bonhoeffer foi concedido esse privilégio, e assim o seu discipulado foi completado.

Clara 10/02/2024

Talvez se eu tivesse lido esse livro no primeiro ano de convertida teria gostado muito mais.

É um livro muito bom para quem quer começar a ler sobre o assunto ou sente que precisa de um norte em relação ao discipulado que Cristo nos chamou para viver.

Capítulos 1 a 5 - achei meio repetitivo por já ter consumido muito sobre o assunto, mas é uma ótima introdução e esclarecimento do tema.

Capítulos 6 a 8 - meus favoritos, o autor faz uma análose do Sermão do Monte, amei amei amei

Capítulo 9 - Análise de Mt 9-10 (uma parte)

Capítulos 10 a 15 - outras questões sobre o discipulado e a vida cristã, como: batismo, comunhão, santidade, etc

Karinny7 31/01/2024

O discípulo de Jesus é o imitador de Deus
"O discípulo de Jesus é o imitador de Deus", é com essa frase e uma referência a Ef. 5:1 que Bonhoeffer finaliza seu livro acerca do verdadeiro discipulado. Não preciso falar que o livro em si já é impressionante se levarmos em conta a época de sua escrita, isto é, a Alemanha nazista e o testemunho do autor, que era um pastor luterano e foi morto sob comando de Hitler. O texto revela algumas marcas de seu contexto e suas perspectivas teológicas. Posso dizer que a obra é uma preciosidade a quem deseja entender o que significa ser um discípulo de Cristo. Todas os apontamentos são atuais e necessários à Igreja contemporânea. Bonhoeffer prega contra a graça barata e desenvolve seu texto passando por uma exposição interessante do Sermão do Monte e concluindo com várias questões importantes sobre a vida no Corpo de Cristo, a Igreja visível. É preciso dizer, também, que essa não é uma leitura simples, por vezes o autor disserta repetidamente acerca do mesmo ponto, o que tornou a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Mesmo assim, insisto na recomendação. Dietrich Bonhoeffer faz com que enxerguemos a vida cristã sob uma perspectiva transformadora, à luz das Escrituras.

alvsalmeida 05/01/2024

Um fim ao conflito ético
O dia que termino essa leitura é exatamente um dia antes de completar exatos 10 anos que venci meus primeiros conflitos sobre o que de fato estava ouvindo. Naquela altura não considerava tal conflito esmagador, visto que o chamado quando vem te completa de certezas, remove o sentido de qualquer outra atividade, remove o sal de qualquer outro alimento que não seja o alimento de salgar os caminhos que estão insípidos. E como um presente do Céu, pude relembrar essa trajetória, reviver momentos, analisar e revisar o presente para compreender o que há no futuro.

Ser discípulo é ouvir unicamente a Voz do seu Senhor. É identificar o Seu chamado, é estar disposto a morrer com Ele para viver por Ele. E hoje, 10 anos após a dar ouvidos e me entregar à clareza de um caminho escuro e iluminado, pude ter minhas forças renovadas para permanecer sempre nessa jornada, fugindo dos desvios e atalhos mais claros, pois mesmo sem saber o que vem pela frente, sei Quem está comigo. Afinal, andar nesse caminho seria impossível, já que sou cheio de fraquezas que se transformam em forças quando vejo o espelho que há em mim refletindo a Sua Cruz.

Vale a meditação e degustação de cada capítulo, cada parágrafo, cada estrofe, cada oração. Mesmo que o autor se faz repetir em diversos argumentos, se vê o quanto ele deseja que o leitor se firme num relacionamento com o Mediador da nossa fé.

Euriano 25/12/2023

Uma grande obra cristã
Discipulado é leitura obrigatória para o cristão. Fala sobre Cristo, o que ele quer de nós, enquanto indivíduos e enquanto igreja, corpo visível de Deus na terra.
Faz uma interpretação fantástica do sermão da montanha.

Berg 11/09/2023

Uma leitura de respeito
Esse foi bem difícil. O livro é super profundo em diversos assuntos mas todos envolvem a nossa nova vida em Deus e em como nós devemos crescer no conhecimento, na devoção, na santidade e na sujeição ao discipulado de Cristo.

Particularmente, os últimos 3 capítulos são os mais poderosos. Eles são simplesmente impactantes. Envolve a nossa vida em comunidade, a nossa busca por santidade e nossa paciência em ser transformados à imagem de Deus.

Uma verdadeira obra prima.

Wes 21/08/2023

Um livro sobre fundamento básicos da fé
O livro é muito bom, abordar pilares do cristianismo, como fé, graça, obras, redenção, entre outros. Porém faz uma conexão entre os assuntos de forma que tudo faz sentido em conjunto. Aprofunda em cada tema sempre com o intuito de evidenciar a importância do discipulado, sempre apontando o discipulado com o caminhar e se parecer com Cristo nessa caminhada

Vinicius 12/08/2023

Discipulado
O verdadeiro discipulado é a jornada de conformação do discípulo a imagem de Cristo. Isso só foi possível porque um dia Jesus assumiu a nossa imagem.

Allanago 09/07/2023

DISCIPULADO
Uma leitura muito boa. Necessário para todo cristão que deseja se parecer com Jesus!
Gostei bastante da parte 2 do livro, onde ele explica, expõe melhor sobre o batismo e a ceia do Senhor.

Trechos que gostei:
"Assim é a morada de Jesus Cristo em nosso coração. A vida terrena de Jesus Cristo ainda não acabou. Cristo continua a viver na vida de seus discípulos. Portanto, em vez de falar de nossa vida cristã, tratemos da verdadeira vida de Jesus Cristo em nós. "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (GI 2.20) O Encarnado, o Crucificado, o Glorificado fez morada em minha vida e nela habita. "Porquanto, para mim, o viver é Cristo" (Fp 1.21). Com Cristo, o Pai mora em mim, e Pai e Filho por meio do Espirito Santo."

"O discípulo vê apenas aquele a quem segue. Aquele que, no discipulado, carrega a imagem do Cristo encarnado, crucificado e ressurreto, que foi feito imagem de Deus, dele pode-se finalmente dizer que foi chamado para ser "imitador de Deus". O discípulo de Jesus é o imitador de Deus. "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados" (Ef 5.1)."

Luiz Roberto 24/06/2023

Trás críticas ao que chama de "graça barata" que não aquela que se pode encontrar em Jesus. Ao mesmo tempo que o autor lembrar que os ensinos bíblicos devem ser de fato vividos.

Vits 10/06/2023

O Discipulado Nu e Cru!!!
O livro Discipulado, escrito por Dietrich Bonhoeffer em 1937, traz uma reflexão profunda e desafiadora sobre o significado do seguimento de Jesus Cristo como discípulo.

Dividido em duas partes, o livro começa com a análise das condições necessárias para o discipulado. Para Bonhoeffer, é preciso deixar tudo para seguir a Cristo, renunciando a si mesmo, abraçando a cruz e vivendo de forma radicalmente contrária às normas da sociedade.

Na segunda parte, Bonhoeffer destaca a importância da comunidade de discípulos, onde o amor e a comunhão são fundamentais para o fortalecimento da fé e o testemunho da mensagem do evangelho.

Com um estilo direto e objetivo, Bonhoeffer deixa claro que o discipulado não é uma escolha fácil e confortável, mas sim um chamado incondicional de Jesus Cristo. Ele desafia os leitores a questionar sua própria vida, em busca de uma entrega completa e de uma vivência diária do evangelho.

Um dos pontos mais marcantes do livro é a ênfase na necessidade de um contrastante entre a igreja e a sociedade. Bonhoeffer mostra que, para ser discípulo de Cristo, é preciso se opor a um mundo que valoriza o egoísmo, a busca pelo prazer e a idolatria do poder.

Em resumo, Discipulado é um livro profundo e desafiador sobre a vida do discípulo de Cristo. Com suas reflexões, Bonhoeffer inspira os leitores a buscar uma vida de entrega total a Jesus, lutando contra as tentações deste mundo e vivendo em comunidade com outros discípulos. É uma leitura essencial para todos aqueles que desejam seguir a Jesus com fidelidade e compromisso.

Beatriz 20/03/2023

Sem dúvidas um dos livros mais incríveis que eu já li, e, considerando o contexto em que ele foi escrito, provavelmente um dos mais admiráveis, "Discipulado" deveria se tornar uma leitura obrigatória para qualquer cristão, independente do tempo de fé que temos.
Com assuntos que vão de o valor da graça, obediência pura e simples até a como a igreja deve se portar, o livro fala sobre o que realmente é seguir a Cristo.
Vale muito a pena e se você cogitou a ideia de lê-lo, simplesmente faça isso sem pensar duas vezes.

Léo_Martins 14/03/2023

Discipulado
A leitura desta obra torna-se uma tarefa imprescindível para todo aquele que se propõe a mesma pergunta que orientava Bonhoeffer: "O que é o cristianismo ou, ainda, quem é de fato Cristo para nós hoje?".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6