O diário de Adão e Eva

O diário de Adão e Eva Mark Twain




Resenhas - O diário de Adão e Eva


5 encontrados | exibindo 1 a 5


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nat 11/10/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Como diz o título, é o diário de Adão após o aparecimento de Eva (a primeira parte) e o diário dela desde o nascimento, já adulta (segunda parte); ou seja, é o diário da Criação. Longe de ser algo religioso, o livro é bem engraçado, porém faz figuras super pré concebidas dos personagens, como a Eva ser faladora, por exemplo. Ainda assim, gostei da leitura.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Mari Siqueira 17/05/2018

Sagaz, irônico e extremamente inteligente, O Diário de Adão e Eva é um retrato do estereótipo de masculino e feminino. No quinto volume da coleção Inglês com Clássicos da Literatura, Mark Twain traz um texto leve e cômico que parodia a criação do ser humano e o desenvolvimento do relacionamento entre homem e mulher. Um dos mais divertidos textos do autor, esse diário explica o comportamento tão distinto de dois seres da mesma espécie que parecem não falar a mesma língua.



Em tempos de discussão de gênero, O Diário de Adão e Eva não abrangeria a pluralidade comportamental/emocional e os conceitos de masculino e feminino, mas levando em consideração o ano em que foi escrito, 1906, e uma leve generalização da personalidade de homens e mulheres é uma obra muito atual. A edição bilíngue se preocupa em contextualizar alguns recursos linguísticos usados pelo autor enfatizando as figuras criadas por ele.



O homem, visto como uma criatura mais prática, racional e objetiva, é o primeiro narrador dessa história e conta como a mulher, uma criatura sensível, curiosa, esperta e falante, o faz companhia. Antes solitário, Adão não compreende muito o que acontece a seu redor e também evita pensar sobre isso, enquanto Eva se encanta pelas maravilhas do jardim do Éden e quer descobrir tudo o que puder sobre o mundo.



As diferenças deles são acentuadas por Twain e contrastadas com o modo característico de pensar do outro. Eva fala sem parar e tenta se aproximar de Adão, enquanto ele se irrita com isso e evita ficar perto dela. Ela adora a companhia dele, enquanto ele aprecia seus momentos de solidão e quietude. Entre ironias e metáforas brilhantes, o autor nos guia por esse processo de construção e descobrimento do ser, bem como o do mundo. A forma como Adão e Eva se completam é perfeita, como só o criador - falo de Mark Twain - poderia escrever.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros
comentários(0)comente



Silvia.Leticia 13/05/2018

Bem-humorado
Com uma narrativa bem simples temos aqui parte da mesma história sob perspectivas diferentes.
A narrativa é leve e em vários momentos é tão irônica que chega a ser engraçada, vale a pena!
comentários(0)comente



Ricardo.Consolo 12/02/2019

O começo de tudo: A guerra entre o sexos
Uma resenha dificilmente se diferencia de um juízo de moral sobre uma obra, na verdade não diferencia. O ato de leitura é do começo ao fim um ato que pormenoriza todas ações dos personagens e do autor pelo o que ele escreveu. Por juízos entende-se as relações quanto ao ser e a existência que o autor produz na ficção consciente ou inconscientemente e que o leitor pondera consciente e inconscientemente .
O mundo não é mais o mesmo da epoca de Twain, principalmente, depois das ondas feministas e está obra pode soar anacrônica ao o olhar contemporâneo, em que na ficção reforça-se os estereótipos do comportamento dos gêneros, mas isso não significa que Twain no texto transmite uma inferioridade da mulher.
Na visão de Twain o homem e a mulher são capazes de pensar, porém pensamentos e comportamentos de natureza distintas, a mulher é empiricista e o homem analitico, a mulher é mais sensível e emotiva, o homem é mais quieto e solitário, a mulher é comunicativa, o homem não, a mulher é prática, e o homem é especulador, mulher empatica, o homem antipatico, mulher altruista, homem egoísta e assim vai. A relação entre os personagens e seus comportamentos é sempre antitética
Twain retrata um homem que se vangloria em dominar e que "administra" o trabalho da mulher, a mulher retratada não se sente dominada e é independente, o homem na trama tem uma sensação de poder sobre a mulher, a mulher tem sentimentos de companheirismo pelo o homem.
Soa problemática ou talvez naturalista uma expressão de sentimento em que Eva pensa que Adão poderia agredi-la e mesmo assim continuaria a amando, poderia soar abusiva essa relação, contudo prossegue uma ambiguidade em que a própria Eva reconhece que seus sentimentos por Adão possam ser estranhos, mas que necessitaria ter paciencia pois ela seria a primeira mulher e nunca teve instrução.
No geral uma leitura fácil e a história é envolvente, mesmo com seus problemas de época, ainda vale a leitura.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR