O Pavilhão dos Padres

O Pavilhão dos Padres Guillaume Zeller

Resenhas - O Pavilhão dos Padres

Tarso 16/04/2024

Se doar verdadeiramente ao próximo
O Nazismo a tudo consumia, queriam alterar até a Deus e inventar sandices de modo a enaltecer e corroborar suas ações. Diversos religiosos foram cativos nos campos de extermínio e os padres assim como tantos outros heróis dentro desses locais desumanos se mantiveram (a maioria deles) fiéis a seus ideias e sua humanidade.

Hester1 18/02/2024

Muito interessante! Já havia lido alguns livros sobre os Campos de Concentração na Segunda Guerra. Mas geralmente falam dos Judeus lá aprisionados durante a Guerra. Este é muito interessante pois o foco são os padres, poloneses, tchekos, franceses. Algo que eu desconhecia totalmente. Ótimo livro!

Carlinha 29/05/2023

Pfaffen
Cru, duro, verdadeiro!
Aqui temos relatos de um capítulo do terror vivido pelos padres aprisionados em Dachau.
Com descrições gráficas dos horrores, trabalhos forçados, humilhações, fome, miséria, desumanização. Mostra de forma bem intensa um pedaço da história da trajetória do ódio contra os cristãos.
Com descrições detalhadas de datas, nomes que para quem é mais engajado no catolicismo possa fazer mais sentido, mas pra mim, cansou um pouco.
Recomendo a leitura, é importante relembrar para não repetir.

Nayana2 01/02/2023

O pavilhão dos Padres Dachau 1938-1945
O livro não aprofunda em histórias únicas e individuais, trazendo apenas um panorama geral com muitos nomes e datas diferentes. Muitas explicações técnicas sobre a Igreja Católica. Achei moroso.

Dai 10/10/2022

O Pavilhão dos Padres
Confesso que demorou a me prender, um início cheio de nomes e datas de prisão deixaram um tanto enfadonho.
Persisti e me dei conta de que muito pouco sei sobre essa parte da história que tanto me fascina.
Até então acreditava que o holocausto tinha como objetivo principal o extermínio dos judeus.
Concluí o livro me perguntando se no final das contas havia um critério para essas ações, esse livro mostra que não havia um padrão, toda e qualquer atitude por menor que fosse poderia virar um motivo para prisão.
O mais tocante foi perceber que a fé daqueles homens sem sombra de dúvida fez com que eles passassem por essa provação de uma forma mais serena, não haviam só católicos ali, embora fossem em maior número, mas protestantes, muçulmanos, no final das contas eram todos filhos de Deus, amando seu próximo e ajudando a "carregar sua cruz" independente da sua crença.

Karol Rodrigues 13/06/2022

A sensibilidade e os detalhes da reconstituição da história dos prisioneiros através da cronologia do Campo de Dachau é impressionante.

"É possível se habituar ao fenômeno da morte? É possível ficar indiferente?"

Tatinha.Car 28/03/2022

1034 vidas perdidas.
Um livro histórico com os relatos aterrorizantes dos Padres que viveram no Campo de Concentração de Dachau.
É de cortar o coração o que eles viveram, mesmo assim mantiveram a fé e a esperança intacta.
Religiosos também foram vítimas das atrocidades do Nazismo.
Leitura obrigatória para entender esse lado da história.

Fear @livrosdafear 07/03/2022

Opinião sobre O Pavilhão dos Padres
Leitura intensa, que vai retratar um pouco do horror que passaram os religiosos no campo de concentração de Dachau.

Algumas passagens me fizeram refletir muito sobre minha opinião a cerca da religião, sobre fé.

De certa forma me fez ver que ainda dá pra ter esperança no ser humano e que perdoar sempre é preciso.

Recomendo a leitura pra quem curte não ficção, e toda a parte história envolvendo a segunda guerra.

Nah 19/02/2022

Impactante
Um relato histórico sobre os sacerdotes prisioneiros no campo de concentração em Dachau. Em algumas partes é agoniante ler o quanto aqueles seres humanos sofreram, as torturas, dores e humilhações constantes.
Porém, apesar de tudo o que esses sofriam, a fé, oração e esperança incrivelmente se mantinham presentes.
É uma leitura dolorosa, mas necessária para enxergar um ângulo diferente da história do nazismo. Super recomendo a leitura.

Pe. Jeferson 07/02/2022

A fé em meio ao "inferno".
Ainda hoje é muito comum ver pessoas dizendo que Hitler era católico e usando tal falácia para atacar os que professam verdadeiramente a fé cristã. Esta ideia, que às vezes é repetida por maldade e outras penas por ignorância, é muito bem desmentida neste excelente livro.
O livro-reportagem narra o dia-a-dia dos cerca de 2700 padres e seminaristas católicos (alguns ortodoxos e protestantes também) prisioneiros no Campo de Concentração de Dachau entre 1938 e 1945.
Dachau foi o primeiro campo de concentração nazista criado para prisão e "reeducação" de presos políticos e que, a partir de 1938 passou a receber e centralizar todos os padres presos no 3ª Reich.
Muitas vezes somos levados a crer que os judeus foram as únicas vítimas das atrocidades nazistas, mas não é verdade. Dachau é até hoje considerado o maior cemitério de padres do mundo.
Os padres detidos em Dachau, como todos os outros presos, passaram por trabalhos forçados, torturas físicas e psicológicas, espancamentos, fome, frio, experiências médicas... com o agravante de serem constantemente humilhados por sua fé pelos SS e pelos demais presos, muitos deles criminosos comuns ou comunistas ateus.
A luta para manter a fé em meio ao "inferno" é impressionantemente descrita no livro. O zelo pelos sacramentos e pelo anúncio do Evangelho, mesmo naquela situação, é impactante. Neste sentido é especialmente tocante o relato da ordenação sacerdotal realizada ali, fato único na história.
Ao contrário do que poderia parecer, o autor não romantiza a vida dos padres. Em várias ocasiões mostra suas fraquezas e até seus erros cometidos ali na ânsia por sobreviver, mas mostra principalmente o esforço por manter a esperança; esforço este que em muitas ocasiões se transformou em verdadeira santidade.

Marques 21/01/2022

Maravilhoso!
Leitura incrível, emocionante, repleta de contexto histórico com suas respectivas fontes. Mergulhar na história desse campo de concentração é aprender uma verdadeira lição de fé em meio a tantas atrocidades
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

marinaagueda 16/01/2022

Estudo muito interessante!
Uma leitura muito interessante e densa sobre como os padres foram tratados na Segunda Guerra Mundial, nos campos de concentração.
Detalhes surpreendentes e às vezes até pertubadores.

Hanna 07/10/2021

Triste e bonito ao mesmo tempo
É um relato histórico e não uma história, mas envolve bastante. Muito bonito ver a fé ainda presente diante de tanta crueldade.