O Pavilhão dos Padres

O Pavilhão dos Padres Guillaume Zeller

Resenhas - O Pavilhão dos Padres

Dai 10/10/2022

O Pavilhão dos Padres
Confesso que demorou a me prender, um início cheio de nomes e datas de prisão deixaram um tanto enfadonho.
Persisti e me dei conta de que muito pouco sei sobre essa parte da história que tanto me fascina.
Até então acreditava que o holocausto tinha como objetivo principal o extermínio dos judeus.
Concluí o livro me perguntando se no final das contas havia um critério para essas ações, esse livro mostra que não havia um padrão, toda e qualquer atitude por menor que fosse poderia virar um motivo para prisão.
O mais tocante foi perceber que a fé daqueles homens sem sombra de dúvida fez com que eles passassem por essa provação de uma forma mais serena, não haviam só católicos ali, embora fossem em maior número, mas protestantes, muçulmanos, no final das contas eram todos filhos de Deus, amando seu próximo e ajudando a "carregar sua cruz" independente da sua crença.

jsilveira 14/05/2021

Excelente livro
Traz-nos uma verdadeira lição de vida e inspiração. Peca apenas pela utilização em excesso de termos em alemão. O que deixa a leitura um pouco arrastada.

Compre pelo link:

AnaB. 02/07/2021

Um bom livro para pesquisa. O autor busca descrever desde a implantação ao fechamento do Campo de Dachau, local onde a maioria dos presos eram clérigos.
Pelo caráter histórico e teórico, me perdi em unas partes (?) mas nada que uma releitura mais atenta não resolva.
No total, aprendi bastante com o livro, me levou a perceber todo um grupo de pessoas que foram perseguidas pela Alemanha Nazista durante a segunda guerra mundial.

Gi Ferreira 16/06/2021

Bom livro, relata sobre a vida dos padres no campo de concentração de Dachau. É triste ler, e ver os números de quantas pessoas passaram por isso, sendo que o livro se trata apenas dos religiosos.

Tatinha.Car 28/03/2022

1034 vidas perdidas.
Um livro histórico com os relatos aterrorizantes dos Padres que viveram no Campo de Concentração de Dachau.
É de cortar o coração o que eles viveram, mesmo assim mantiveram a fé e a esperança intacta.
Religiosos também foram vítimas das atrocidades do Nazismo.
Leitura obrigatória para entender esse lado da história.

Locimar 24/07/2020

Alteridade e autoritarismo!
Os testemunhos de qualquer atrocidade, seja em Ruanda, Iraque ou em outro tempo sempre me foram necessários no sentido de pensar/refletir que o ser humano é capaz das maiores atrocidades e também de grandes atos de amor aos demais. Como católico eu me senti fortalecido com o relato destes religiosos. Li com intensidade! Faço doação do meu exemplar para alguém que gostaria de ler e não tem condições de comprar.

Paula 26/04/2021

Um livro bastante interesse. Tive a oportunidade em quanto morava em Munique de visitar o campo de Dachau. Sempre li bastante sobre o tema então fiquei bastante curiosa com o livro. É impressionante o poder da fé, da oração. A rede que os padres criam para conseguirem continuar com seus ritos, principalmente com a comunhão é bastante impressionante. Alguns inclusive deram a vida pelo que acreditavam. É um livro escrito de forma jornalística e não relatos profundos de sobreviventes, e talvez por isso falta um pouco de profundidade nas histórias contadas, deixando as vezes o leitor um pouco confuso com relação ao fato narrado. Mas no geral o balanço é bem positivo.

Marques 21/01/2022

Maravilhoso!
Leitura incrível, emocionante, repleta de contexto histórico com suas respectivas fontes. Mergulhar na história desse campo de concentração é aprender uma verdadeira lição de fé em meio a tantas atrocidades
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

Pe. Jeferson 07/02/2022

A fé em meio ao "inferno".
Ainda hoje é muito comum ver pessoas dizendo que Hitler era católico e usando tal falácia para atacar os que professam verdadeiramente a fé cristã. Esta ideia, que às vezes é repetida por maldade e outras penas por ignorância, é muito bem desmentida neste excelente livro.
O livro-reportagem narra o dia-a-dia dos cerca de 2700 padres e seminaristas católicos (alguns ortodoxos e protestantes também) prisioneiros no Campo de Concentração de Dachau entre 1938 e 1945.
Dachau foi o primeiro campo de concentração nazista criado para prisão e "reeducação" de presos políticos e que, a partir de 1938 passou a receber e centralizar todos os padres presos no 3ª Reich.
Muitas vezes somos levados a crer que os judeus foram as únicas vítimas das atrocidades nazistas, mas não é verdade. Dachau é até hoje considerado o maior cemitério de padres do mundo.
Os padres detidos em Dachau, como todos os outros presos, passaram por trabalhos forçados, torturas físicas e psicológicas, espancamentos, fome, frio, experiências médicas... com o agravante de serem constantemente humilhados por sua fé pelos SS e pelos demais presos, muitos deles criminosos comuns ou comunistas ateus.
A luta para manter a fé em meio ao "inferno" é impressionantemente descrita no livro. O zelo pelos sacramentos e pelo anúncio do Evangelho, mesmo naquela situação, é impactante. Neste sentido é especialmente tocante o relato da ordenação sacerdotal realizada ali, fato único na história.
Ao contrário do que poderia parecer, o autor não romantiza a vida dos padres. Em várias ocasiões mostra suas fraquezas e até seus erros cometidos ali na ânsia por sobreviver, mas mostra principalmente o esforço por manter a esperança; esforço este que em muitas ocasiões se transformou em verdadeira santidade.

Luiza.Castro 24/05/2021

A tragédia não pode ser naturalizada
Quando a gente se depara com a verdade de que os números por trás de grandes tragédias são pessoas, que tiveram personalidades, lutaram pela própria vida, tiveram suas próprias atitudes, a vida muda de perspectiva.
Num tempo em que vemos milhares de pessoas morrendo, é hora de refletir sobre a própria vida e o que pode ser feito em prol dos outros.
O livro é extremamente importante. Não é religioso ou tendencioso, inclusive apresentando atitudes não muito louváveis dos prisioneiros e religiosos. Ainda assim, é muito triste quando a ficha cai de que não é uma ficção. O extermínio realmente aconteceu, e nem faz tanto tempo assim.

Rodrigo 21/06/2021

Relato profundo de uma atrocidade
O livro traz um relato profundo, detalhado e chocante da atrocidade vivida por religiosos no campo de concentração e Dachau

Bruno Marques 23/07/2021

O livro tem o método de ir situando todas as condições em que se deu a reunião dos padres de diversas nacionalidades no campo de concentração de Dachau, mas não se resume a isso. Prossegue detalhando tudo o que ocorreu naquele lugar e como a fé cristã daqueles sacerdotes foi posta à prova. Algumas passagens são particularmente comoventes.

Aline 24/07/2021

Provação da fé
Dachau foi o primeiro campo de concentração da Alemanha Nazista e um dos últimos a ser libertados. Por insistência do Vaticano, os religiosos espalhados por diversos campos durante a Segunda Guerra são reunidos em Dachau e ocupam três pavilhões. Eles gozam de alguns privilégios (melhor comida, pavilhões menos lotados e, por serem altamente instruídos, participam de trabalhos administrativos - menos extenuantes), mas sofrem humilhações e violências dos SS e principalmente dos kapos, que sentem prazer em ver homens espiritualmente elevados sofrerem as misérias humanas.
O autor detalha a estrutura física e administrativa de Dachau e narra as mudanças que o campo foi sofrendo de 1933 a 1945. Narra ainda a interferência das derrotas e vitórias da Alemanha na Guerra sobre a vida dos prisioneiros. Como em praticamente todo livro sobre o Holocausto, neste também há descrições de fome extrema, epidemias de tifo, mas não de violência extrema, provavelmente por os religiosos serem considerados um grupo "protegido", que inclusive tinha liberdade de realizar seus ritos religiosos em uma pequena capela dentro de Dachau.
Ao longo do livro vemos que o autor não concorda com a ideia mundo difundida de que a Igreja Católico compactuou com o nazismo. A parte final do livro se dedica a falar sobre todos os aprendizados que os religiosos católicos tiveram com a experiência em Dachau e a exaltar a fé destes. Fé está que, segundo o autor, não foi abalada, mas fortalecida pelas experiências traumáticas no campo.

Catarine Heiter 18/09/2021

Um livro escrito a partir de muita pesquisa, com uma bibliografia incrível e focado em uma população pouco explorada pela literatura de testemunho sobre a segunda guerra mundial. Adorei a experiência de estar imersa neste contexto, a partir de informações e de reflexões tão peculiares a estes religiosos católicos. Além disso, por se passar no campo de Dachau, contribui de forma valiosa com a nossa compreensão sobre este. Minha única crítica vai para a falta de linearidade na apresentação dos fatos (entendo que seja mais interessante organizar por temáticas), já que o vai e volta em alguns pontos fez a leitura se arrastar em vários momentos.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2021, na categoria ‘Gênero Preferido’