A revoada (O enterro do diabo)

A revoada (O enterro do diabo) Gabriel García Márquez

Resenhas - A Revoada (O Enterro do Diabo)

Jeffer 21/04/2009

Macondo por outros olhos
Só quem leu Cem Anos de Solidão para saber o que é sentir saudade de Macondo - cidade fictícia e fantástica criada por Gabriel García Márquez - quando escreveu a saga da família Buendía. Mas, pense em alguém que retorna à terra natal e a encontra diferente, mostrando que nela a vida continuou sem ele, e pense mais além, e se esse alguém pudesse voltar no tempo e conhecer a cidade antes de ter passado por ela. Explicando essa viagem toda: existia Macondo antes de Cem Anos de Solidão? A resposta óbvia, e que eu nem sequer desconfiava é sim, Macondo já foi tema do primeiro livro de Gabo, A Revoada : O Enterro do Diabo. Só que neste pré-adendo, o foco é em outra família, mais especificamente o complicado enterro de um personagem que é odiado por toda a cidade. O livro revela que Gabo era grande já no seu primeiro trabalho, utilizando bem algumas técnicas, como as da mudança de narradores (um velho, uma viúva e um garoto) e repetição (num interessante efeito de bailarina de corda). O livro foi publicado em 1955 e seu título original é La Hojarasca que significa, literalmente, a folharada.

(publicado originalmente em 21/04/2009 em www.jefferson.blog.br)

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Eu comprei pelo título
Esse ano eu resolvi ler o máximo possível do Gabo. Minha meta são 3 livros por mês. E em viagem eu sempre acho uma leitura muito fácil e gostosa. Portanto, mais uma vez não me decepcionei com o autor. Incrível a forma leve como ele trata de amor, de saudades e das escolhas de cada um.

Mayara945 21/07/2021

Quarta-feira em Macondo. Um bom dia para enterrar o diabo
Um livro que demonstra a precoce genialidade de Gabo. Primeiro romance do autor, escrito quando ele tinha 22 anos de idade, nos apresenta o memorável povoado de Macondo - famoso cenário de Cem anos de solidão, seu livro de maior sucesso.

Lemos a história que começa na casa do homem tido como o diabo e que acaba de ser encontrado morto. Presentes para enterrar o doutor (assim como é chamado no livro), temos pai, filha e neto, contra todas as expectativas do povoado, que ansiava ver o diabo apodrecer.

Tudo nos é contado a partir dos três pontos de vista: do coronel, sua filha Isabel e o menino. Aos poucos vamos desvendando o mistério do livro: quem é esse médico, odiado pelo povo, e quem são esses personagens disposto a dar um enterro digno ao diabo, mesmo contra a vontade dos habitantes de Macondo.

É o quarto livro do autor que leio, e sem dúvidas, depois do Cem anos de solidão, meu favorito de Gabo.
Everton Vidal 24/07/2021minha estante
Que massa!

Loren Fernandes 05/01/2022

Não deu certo pra mim
Infelizmente esse livro não deu certo pra mim, sou muito fã do gabo, mas a leitura foi meio prolixa, me perdi em diversos pontos em que eu nem ao menos sabia quem estava narrando... Talvez futuramente eu tente de novo.

blacktonks 10/09/2022

Esse livro é acima de tudo sobre solidão.
Decidi que iria maratonar Gabriel Garcia Márquez depois de uma tarde que senti saudade dele. Já tinha lido "Do amor e outros demônios" e "As aventuras de Miguel Líttin clandestino no Chile", obras que não são as suas mais famosas, mas que são ótimas e que vez ou outra me fazem ir até a estante, pegar o exemplar e reler algumas partes... sou fissurada na escrita desse homem. Então, pensei "por que não começar do começo?" e aqui estou eu em uma jornada pelas histórias do Gabo e iniciando com a sua primeira publicação: A Revoada (ou o enterro do diabo).

Em um resumo, a história narra a preparação para um enterro de um homem odiado por toda a cidadezinha da qual vivia (Macondo, também cenário do clássico "Cem anos de solidão") narrado sob três perspectivas: do Coronel (aparentemente a única pessoa que ainda se importava com ele o suficiente para que se fizesse o enterro), a sua filha Isabel, Chabela para os íntimos, e o filho de Isabel, uma criança de pouco mais de 10 anos. No entanto, embora pareça que o protagonista do livro seja o homem odiado do qual conhecemos apenas pelo nome de doutor, o grande astro do livro na verdade é a solidão.

A solidão em "A Revoada" está impregnada em cada linha, é tão exposta que por vezes nem a notamos quando focados no drama e curiosidade sobre os personagens (dramas esses que muitas vezes nem tivemos respostas). É a solidão dentro de um casamento confuso e turvo, a solidão de um velho coronel que perdeu tudo na guerra e que precisou deixar sua terra e tornar refugiado em uma cidadezinha no meio do nada se apoiando em baús velhos cheios de tralhas dos antepassados na ilusão de trazer consigo tudo que precisou deixar para trás, a solidão das descobertas do fim da infância e início da juventude, a solidão de um homem odiado que já estava tão sozinho dentro de si que se fez ser odiado e a solidão da própria Macondo que parece ter sido esquecida por tudo, inclusive pela modernidade que avançava no solo latino naqueles tempos, e que só espera o vento final para ser varrida totalmente a sua existência.

As descrições desoladoras é algo típico do Gabo que ele faz tão bem e os diálogos são sempre muito interessantes, mas senti falta por mais informação e as vezes me perdi nas trocas de ponto de vista. No todo, o livro de estreia de Gabriel, escrito no auge dos seus 28 anos, já mostrava seu talento como um dos autores mais consagrados do mundo.
Daniel 10/09/2022minha estante
Ótima resenha! Fiquei com muita vontade de conhecer esse autor. Confesso que tenho alguns livros deles na minha estante esperando a minha leitura. Acho que vou passá-los na frente da fila. ??

blacktonks 10/09/2022minha estante
Oi Daniel, espero que vc goste de ler o Gabo e que sua experiência seja tão boa quanto a minha

valmir 06/03/2024

O início
" Creio que Macondo é capaz de tudo, depois do que já vi e do que vem acontecendo neste século. "

Primeiro romance do Gabo, primeira aparição de Macondo, que seria imortalizada em Cem Anos de Solidão.
Começou muito bem!
Como fã de Gabo, só posso dizer isto: leiam!

agathatriste 17/02/2022

O enterro do diabo
Quarta-feira em Macondo, um bom dia para enterrar o diabo.
Um homem sem nome, só com título "doutor", foi encontrado morto. Temos uma cidade que não quer o enterro do diabo e do outro uma família que se dispõe a fazer esse enterro. O livro é narrado por três pessoas em diferentes fases da vida -infância, adulto e uma idoso- e é através deles que descobrimos quem foi esse doutor e o pq do ódio do povo. O quão solitário pode ser não ter o direito de ser enterrado na nossa cultura? é isso que Gabo nos traz nessa narrativa. Romance de estreia de Gabo, escrito aos 22 anos do autor e é incrível o seu poder narrativo com o tema "solidão".

Marina 16/11/2022

O primeiro livro escrito pelo Gabriel García Marquez e já é muito bom! Aqui nos é apresentada Macondo (a cidade fictícia na qual se passa sua obra prima, Cem Anos de Solidão). Esse livro parece um anúncio de Cem Anos, também tratando sobre a solidão, com personagens intrigantes e três pontos de vista diferentes sobre o mesmo acontecimento.
Eu estava sem conseguir ler direito nos últimos dias, mas peguei esse livro e fluiu demais a leitura.

Regina 07/04/2023

Primeiro livro de Gabo
Primeiro livro de Gabriel Garcia Marques. Retrata Macondo por outra vertente. Um livro como sempre muito bem escrito e nos faz crer que Macondo já existia antes do livro Cem anos de solidão

Nat 08/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A Revoada é o primeiro livro publicado de Gabriel Garcia Marquez – em 1955, quando o colombiano tinha 28 anos. É o primeiro contato com Macondo, mas são personagens distintos de Cem Anos de Solidão. O livro começa com um velório, de um médico que não é querido na cidade. A partir daí, ouvimos sua história pelos olhos de um velho coronel, sua filha e seu neto. Gostei muito de ter tido a oportunidade de revisitar Macondo. Gabo é sempre bom!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Guilherme Amin 22/06/2023

Livro mediano de um escritor brilhante
Ao concluir "A revoada", quarto livro de García Márquez que li, senti, desconcertado, que cheguei em meio a um acontecimento que já estava em curso e saí antes do seu final.

De fato, o autor nos priva da resolução de questões importantes que distribui ao longo da trama, sem uma justificativa interna coerente para as omissões.

O enredo, que em si não achei interessante, é prejudicado pela constante alternância de pontos de vista de cada narrador personagem. Como os acontecimentos não suscitam grande interesse, o vaivém de diferentes perspectivas sobre os mesmos fatos resulta numa leitura que rasteja em círculos, pedindo para ser apressada tanto quanto é confusa.

O que fez valer a pena foi desfrutar algumas passagens pontuais que são verdadeiramente estonteantes, fruto do talento do autor. E gostei de conhecer a origem de Macondo, povoado que depois foi cenário do romance mais célebre de García Márquez, "Cem anos de solidão".
Fabio 22/06/2023minha estante
Ótima resenha!

Guilherme Amin 22/06/2023minha estante
Obrigado, Fabio!

Mateus.Ribeiro 03/06/2023

Este livro conta a história do enterro de um médico odiado na cidade, enterro no qual aparecem três pessoas: o coronel, sua filha e neto. Este é o primeiro livro escrito por esse autor ganhador de Nobel. Foi muito bem escrito, entendo o porquê de algumas pessoas gostarem dele, entretanto, a história não me foi tão interessante. O fato de a cada momento ser narrado por uma pessoa diferente tornou um pouco confuso também. Mas valeu a leitura por eu ter conhecido a escrita desse autor tão prestigiado.

Katia.Borges 11/03/2023

O Diabo ou apenas o que lhe pintam?
O prazer que sinto ao ler Gabriel Garcia Marques é sem igual.

Com "O enterro do Diabo" não foi diferente. A história que se passa em Macondo envolve quatro personagens principais: o doutor, o Coronel e sua filha e neto. O livro começa com os preparativos do enterro de um dos personagens e termina quando ele é enterrado. É manhã de quarta-feira, 12 de setembro de 1928.

Entre um acontecimento e outro se passam algumas horas, o suficiente para Gabo nos conduzir por um labirinto de perguntas acerca do tal defunto: quem é o morto? De onde veio? Por que toda Macondo o detesta? O que nele inspira piedade?

Através das lembranças que emergem da memória do Coronel e sua filha, e das percepções do neto sobre o acontecimento daquela manhã de quarta-feira, conhecemos o Diabo, com ele mantemos uma curiosa relação ora de asco, ora de pena, outras vezes de uma profunda identificação.
E, no entanto, terminamos o livro sem sequer conhecermos quem realmente é o defunto: será mesmo ele o Diabo?! Ou apenas o que lhe pintam?!

Pra variar, Gabo extraordinário.

??????????

#oenterrododiabo
#gabrielgarciamarquez
#literaturalatinoamericana
#macondo

Carol 14/06/2020

Maravilhoso!!
Fantástico como uma pessoa de 22 anos, em seu livro de estreia, consegue dominar esses monólogos interiores, fazendo com que nós, leitores, saibamos exatamente a personalidade de cada personagem.
Muito bom mesmo, nunca li nada antes do Gabo e escolhi fazer uma leitura por ordem cronológica de lançamento, na intenção de ir acompanhando as mudanças na escrita ou coisa do tipo. E estou ansiosa pelos próximos, pois se o primeiro já traz uma escrita com fluxo da consciência tão bem planejado, imagino os outros!!!