O Que Dizem Seus Olhos

O Que Dizem Seus Olhos Florencia Bonelli

Resenhas -

Andrea 16/04/2024

Insosso
No começo o livro promete.... começa na Argentina, um romance juvenil entre Francesca e Aldo.... decepção e reviravolta, ai vira um misto de política e costumes (para não dizer religião), boas descrições de paisagens, mas massante.... um sequestro com um desfecho com pouca credibilidade e depois... o básico ... acho que sempre vale a leitura para que cada um tire suas conclusões, mas eu pensaria 2x antes de ler outro livro da autora

Wania Cris 30/03/2024

Melhor ter ido ver o filme do Pelé em árabe...
Colocando leituras passadas em dia peguei esse título acreditando mas avaliações que diziam ser ótimo. Vou acusar uma por uma de calúnia.

O livro conta a estória de Francesca de Geco, uma argentina especializada em escolher o homem errado pra si. Depois de se envolver com o filho do patrão da mãe a jovem se muda de país para esquecê-lo. Desde então sucede-se alguns acontecimentos que a levam à Arábia Saudita.

A narrativa é frágil e se sustenta sobre palitos de picolés. Os diálogos são pífios, artificiais. A falta de continuidade na construção da estória é de entontecer. Numa hora a mina tá na Arábia, na linha seguinte ele está em Córdoba como se fosse só atravessar a rua. Longas sequências de acontecimentos se dão e um único dia e do nada, meses se passaram. Tudo para Francesca é permitido uma vez que é li da e jovem e isso é repetido à exaustão. Tudo é perdoável a Kamal pois príncipe e rico que só. O cara é controlador abusivo, mas céus, como é lindo, como é rico... Francesca tanto lutou por liberdade para terminar sendo dona de casa e reprodutora. Uma versão oriental de 50 tons sem quarto vermelho. A estória se estende tanto, mas tanto que eu já estava exausta de ler e me só depois do fim ainda se prolonga mais.

A obra foi traduzida por Sandra Martha Dolonsky que fez boas escolhas de palavras.

É verdade que não é meu gênero preferido de leitura, mas outros do mesmo gênero me agradaram bem mais.
Ca Agulhari @literario_universo 30/03/2024minha estante
Credo, que broxante!

Wania Cris 30/03/2024minha estante
Pra dizer o mínimo...

Daiany.Cordeiro 21/03/2024

Nem bom, nem ruim
Demorei praticamente um mês para ler esse livro, um tempo relativamente longo para um livro de 365 páginas. A leitura não fluiu bem para mim, achei os capítulos longos, a narração arrastada e bem entediante.

O romance do casal também não me convenceu, passei grande parte do livro torcendo para Francesca ficar com o Maurício.

No livro, o leitor vai encontrar bastante referência a cultura árabe e política. Vai relatar sobre a repercussão da criação da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) em que a Arábia Saudita teria aderido ao grupo para fazer frente ao monopólio das grandes empresas petrolíferas da época. É um assunto interessante mas não deixa de ser tedioso, deixando a leitura maçante.

Mas o tema central é o romance considerado proibido de um príncipe Saudita, considerado a ser o próximo rei, e uma mulher ocidental da América latina que tinha passado recentemente por uma desilusão amorosa. Por que é proibido?? Religiões, costumes e crenças diferentes e famílias que não estão dispostas a apoiar o relacionamento.

Mas sinceramente? Até eu estava com receio sobre o desenrolar desse romance, então não julgo a família.

Patricia.Cerutti 28/02/2024

Um amor que transcende a fronteira entre o catolicismo e o islamismo.

Francesca e Kamal unidos, apesar de toda a separação de dois países. Um amor que a gente sonha todo o dia, mas que só alguns conseguem sentir.

Juliana 29/01/2024

Romancezinho despretencioso
Livro 2/2024: O que dizem seus olhos - Florencia Bonelli. Eu queria ler um livro bem tranquilo, pra relaxar, aproveitando uns dias de férias na praia. E assim decidi por este, da argentina Florencia Bonelli. Conheci a autora há muitos anos, por indicada minha prima, que me apresentou a uma trilogia maravilhosa, Caballo de Fuego (não tem traduzido para o português). Depois li outros dela, que também gostei. Este, por sua vez, é o mais "bobinho", um romancezinho bem previsível, sobre uma moça humilde que acaba se apaixonando por um príncipe árabe (e ele, tb por ela, perdidamente!), em 1961. Acho q todos podem imaginar toda a trama. Tenta ser um romance histórico, fala um pouco sobre a criação da Opep, da história da Arabia Saudita e de seus costumes, mas é, na verdade, um belo conto de fadas! Cumpriu seu papel, me entreteve nas férias.

Cristiane.Rocumback 23/12/2023

Boa história
História bonita, mas que oscila com alguns trechos que cansam por causa da personalidade da mocinha. O que cativa é o contraste do casal com relação a cultura, religião e outras coisas, mas mesmo assim tem em comum um amor muito bonito.
Não curti muito o início, mas em certo ponto a leitura fluiu melhor.

Ana 02/08/2023

8 ou 80
O livro começou tão bem, mas depois de um certo ponto eu nem queria mais o casal junto, achei ele muito tóxico. Fora que a autora no final parecia que estava escrevendo os últimos capítulos de Malhação, com muita coisa utópica acontecendo.
Ps. Melhor casal é o Fredo e a Antonina ?

Déa 11/07/2023

Uma leitura interessante, confesso que tinha imaginado um outro tipo de história, mas mesmo assim é um livro que recomendo sim.

Tania_Lamara 14/05/2023

Que delícia de leitura
Fazia tempo que não lia um romance assim... Cheio de fantasias. Adoro histórias do Oriente Médio e sonho um dia conhecer esses países. Linda história!

Angélica Patriano 09/04/2023

Surpreendente.
O que dizem seus olhos...

Seus olhos são espelhos d'água.
Os olhos são as janelas para a alma.
Os olhos não mentem.

Este livro estava em minha lista há alguns anos. Simplesmente, acho fantástico quando a história mescla culturas, ainda mais quando ocorre em décadas/séculos passados.
Neste, passamos por Córdoba, Genebra, Arábia Saúdita, Paris, Itália.
Francesca é filha de Antonina, a cozinheira da família Olázbal de Arroyo Seco. Lá, ela encontra sua primeira paixão, mas, Aldo não tem coragem de contrariar sua mãe e, mesmo apaixonado por Francesca, casa-se com Dolores para manter seu status e consagrar a união de duas famílias ricas.
Mesmo sendo filha de uma empregada, seu tio Fredo lhe trata como uma filha, portanto, Francesca teve bons estudos, é poliglota, muito bem educada e sabe se portar como uma dama. São as características, além da beleza etérea que nesse livro é muito frizada, que possibilitam que ela vá para o exterior a trabalho, a fim de esquecer Aldo.
Estabelecida em Genebra, muito bem quista na embaixada da Argentina, trabalhando com muito afinco, Francesca recebe a notícia de que foi transferida de embaixada... para a embaixada da Argentina na Arábia Saúdita. Mais uma vez ela se sente triste, pois estava feliz em Genebra, e ir para um país de cultura muito diferente (e atrasada, machista), não é atrativo.
Contudo, olhando para a noite na Arábia Saúdita, para o deserto, nada é tão lindo quanto.
Al Saud é da família governante na Arábia Saúdita. Há problemas na gestão de seu irmão, Saud, a família quer que ele seja o Rei e que coloque a Arábia na posição em que ela merece, que lide com a questão monetária e de petróleo.

Uma festa em Genebra aconteceu... muito se originou ali.

É um livro muito interessante, um enredo crescente, todos os pontos são ligados, a riqueza de detalhamento em arquitetura, costumes e religião são excelentes!

Eu adorei!

Ótima leitura!

Patsy 31/01/2023

Leitura demorada
Foi difícil terminar esse livro. A narrativa não me prendeu e demorei meses para conseguir terminar.
Não é chato, a ideia da estória é boa, mas é tudo tão arrastado.

MSaverna 23/01/2023

Amei!!!!
Que leitura deliciosa!!!!
Adoro o gênero romance histórico! O livro é espetacular em todos os sentidos!!!
Vale a pena demais a leitura!
Fluido, intenso, romântico!!!
Prende do início ao fim!!!!

.Mih. 19/12/2022

Queria ter as palavras certas para falar desse livro e fazer as pessoas lerem ele, pelo menos dar uma chance. Hahahaha
Um dos favoritos do ano pela carga cultural e intensa do casal. Me fez viajar para lugares não imaginados e torcer por um casal WOW!

Vanessa.Liandro 22/11/2022

Romance com uma jornada linda
"O que dizem seus olhos" é um romance que inicialmente se passa em Córdoba, na Argentina, e vamos acompanhar a trajetória de Francesca, filha de imigrantes italianos que deixaram sua terra natal para viver na América do Sul. Nossa protagonista é uma jovem inteligente e bem educada, seu padrinho Fredo (também italiano) custeou seus estudos, pois sua mãe não teria condições financeiras para tal sendo cozinheira na casa dos Martínez Olazábal e seu pai já falecido quando criança.
Após sofrer uma decepção amorosa, Francesca sente que precisa dar um novo rumo a sua vida e a partir disso serão tantos acontecimentos nesse percusso. Bonelli tem uma escrita muito dinâmica que vai trazer muitos fatos históricos da década de 1960, tanto mundiais quanto da Argentina. Esse foi um dos aspectos que mais gostei no livro.
Agora vamos ao que não curti tanto. Em primeiro lugar achei que o primeiro amor da protagonista foi bem superficial. Não senti a pele arrepiar nem o frio na barriga por esse casal. Faltou química pra mim. Outro problema aspecto foram os diálogos mais românticos, parecia que estava lendo uma novela mexicana. Houve momentos que quase ri alto, mas me controlei. Para finalizar, acontece um divisor na história, Francesca tem de certa forma uma pessoa que a persegue sem que ela saiba. Não quero dar spoilers, mas achei meio romantizado isso. Fica ao critério de quem ler concordar comigo ou discordar.
No geral foi uma boa história, me conquistando mais pela historicidade do que pelo romance em si. Não posso dizer que não suspirei pelo casal, sim suspirei, principalmente no final. E o melhor? Adoro histórias que tem como cenário o Oriente Médio.