The Gilded Wolves

Resenhas - The Gilded Wolves

1 | 2 | 3 | 4

Antonia 12/07/2023

The Gilded Wolves
The Gilded Wolves era um livro que eu já tinha uma vontade imensa de adentrar havia algum tempo ? tanto pelas críticas positivas quanto pelo fato de o enredo ser bastante intrigante a princípio. Mas a comparação constante com Six of Crows havia me arrefreado bastante. E, quando finalmente pude pegar The Gilded Wolves para ler, foi que encontrei um romance extremamente bem construído e uma aventura instigante.

"Acho que o maior poder é a fé, pois o que é um deus sem ela?"

Sendo sincera, consegui sentir mais fluidez e afeição genuína aos personagens em The Gilded Wolves do que em Six of Crows ? o que é um grande feito, pois Six of Crows já foi um livro do qual gostara bastante em minha primeira leitura. Os personagens aqui possuem hobbies e traços de personalidade que os tornam mais reais e bem construídos a medida que eu passava as páginas ? principalmente quanto as personagens femininas. Laila e Zofia são duas grandes protagonistas que possuem linhas de pensamento e personalidades bastante palpáveis e distintas.

"Quem era ela? O que ela era? Sua mãe a chamava de amada. Seu pai a rotulou de blasfêmia. Paris a chamou de L'Énigme."

The Gilded Wolves carrega um arquétipo bastante conhecido e amado na fantasia e aventura literária que é o "grupo de adolescentes ladrões fazendo um roubo" e a autora consegue tornar isso brilhante e inesquecível. A ambientação em Paris também é incrível e possuí responsabilidade em equilibrar o encanto e toda a face grotesca da história naquela época. Ela trata isso em seus personagens e como isso afeta cada um de seus personagens, que são oprimidos pela sociedade de uma forma ou outra.

"Alguns a chamavam de Torre de Babel para a nova era, pois ambas haviam sido construídas sem Forja e marcavam o início de uma nova era. Mas a Torre de Babel foi construída para alcançar Deus e os céus. Zofia não tinha certeza de que tipo de deus o mundo procurava alcançar agora."

O sistema de magia empregado nessa história é extremamente interessante, aliás. Paris se move através das Casas e da Ordem de Babel, dotada da estranha arte de Forjar ? poder influenciar pedaços do mundo de acordo com sua familiaridade. Os que nascem com esta rara habilidade são considerados abençoados e dotados de dons divinos, e boa parte do enredo move-se com essa atmosfera mágica.

"A Russa odiava os judeus. E ela odiava a Russa."

O final ? apesar de já esperado ? trouxe possibilidades de um novo enredo que provavelmente se passará nos confins Russos, o que me deixou extremamente afoita para acompanhar nossos Lobos em uma nova busca em direção ao mundo russo.

"Os lobos estavam por toda parte. Na política, em tronos, em camas. Eles atuaram na história e engordaram na guerra. Não que Séverin estivesse reclamando. Era só que, como outros lobos, ele queria sua parte"

Espero que tenha uma boa leitura ?

Clara Simões 08/07/2023

é um livro marcante por seus personagens cativantes, mas queria conhecer mais deles. o que é curioso, pois não é um livro pequeno, mas mesmo assim deixou uma sensação de que passou tudo num piscar de olhos e não vimos o suficiente de ninguém. e sim, é o primeiro de uma série, mas ainda ficou uma sensação de falta.

eu pensei que ia amar esse livro e iria virar um favorito, o que parece ser um pensamento comum de quem começa a lê-lo, e evitei compará-lo com outros livros pra aproveitar melhor. acabei não amando 100%, mas gostei MUITO do universo que a autora criou e, principalmente, das discussões sobre colonialismo, racismo e as dificuldades das diferentes diásporas. tem um worldbuilding interessante e cheio de possibilidades, mas brilha mesmo com os personagens. acompanhamos um grupo diverso e carismático, com uma representatividade queer, bipoc e neurodivergente muito gostosinha e bem trabalhada.

quero continuar porque ainda tenho a sensação que é uma série que posso vir a amar

e a nota final da autora me fez gostar ainda mais da história, porque é evidente o cuidado (e também a dor) que ela teve ao criar o livro: "when we revise the horror and sanitize the grotesque, we risk erasing the paths that led us here."

emma40 24/06/2023

Worldbuilding incrível
Gostei desse livro, eu vou ter que admitir que esperava que ele fosse cinco estrelas mas ele não chegou a ser meu favorito, no entanto eu amei muitos aspectos dele. O worldbuilding foi incrível, por exemplo, eu amo quando autores de fantasia usam do sistema mágico para representar e maximizar certos temas que eles querem explorar, no caso desse livro o principal tema foi envolvendo a colonização e o roubo de artefatos e recursos naturais de certas colônias pela Europa. O livro acompanha um grupo de personagens que têm como missão pegarem de volta artefatos mágicos e sagrados que foram retirados à força de seus países de origem e a transformação desses artefatos em itens que realmente contém o poder dessas civilizações serviu para ilustrar como que a Europa essencialmente tirou a magia e o poder desses países que invadiu. No livro, esses atos são cometidos pela Ordem de Babel, que representa essa constante sombra de poder e horror que paira sobre o livro e sobre os personagens, que são todos de países colonizados ou com descendência direta. Essa também foi uma das coisas que eu gostei bastante no livro, todos os personagens têm alguma descendência ou são de etnias e raças diferentes, como também sexualidade, além de ter uma personagem (minha favorita) neurodivergente, e todos eles são construídos incrivelmente bem.
O principal problema que eu tive com o livro foi o ritmo dele, acho que a autora quis concentrar bastante folclore, mitologia e referências a fatos históricos e esqueceu um pouco de construir um plot que pudesse engajar o leitor do começo ao fim, e, mesmo construindo personagens que individualmente têm força e história sólidas, ela falhou um pouco em construir as relações entre eles e como essas personalidades e histórias diferentes poderiam entrar em conflito e causar transformações satisfatórias, ela também não soube utilizar certos personagens nas horas de ação tão bem quanto outros, a exceção a tudo isso foi a dupla Enrique e Zofia que não só foram bem construídos como tinham fraquezas e virtudes que se complementaram muito bem e que se transformaram ao longo da história por causa um do outro.
Também achei o vilão um pouco fraco, quando se tem um vilão tão real como a Ordem de Babel, representando todos os sistemas que limitam e tiram o poder desses personagens como pessoas, trazer um vilão mais pontual que pudesse ser derrotado nesse livro não foi tão satisfatório ou ameaçador. No geral eu gostei da história mas queria um pouco mais.

Crislayne 22/06/2023

É como um abraço quentinho
Não vou mentir, eu demorei MUITO para engatar nesse livro e foi assim até o final. Não porque ele é ruim ou chato, mas não é o tipo de leitura que eu escolheria nessa fase da minha vida e o considero infanto-juvenil até demais para meu gosto.

Mas... O livro me conquistou. Aos poucos fui me interessando por ele, mesmo que só tenha engatado na leitura nos últimos 10%. Eu lia para dormir, basicamente, mas foi assim que ele me deixava ansiosa pela leitura antes de dormir: eu sabia que teria conforto.

E é isso que esse livro é. Conforto. Foram 3 meses que lia de 2 em 2% antes de dormir e que cada momento eu ficava feliz por ter isso esse o livro que me fazia descansar no final do dia. Acho que é dessa forma que ele deve ser lido, com tranquilidade, demorando muito tempo mesmo. Chegou ao ponto de que eu pertencia à família da história, porque todo dia eu tinha eles perto de mim.

Eu até desconsidero a raiva que passei no final, porque o coração quentinho de ter personagens tão incríveis, com várias representatividades, foi o que me ganhou no final.

Além disso, uma das coisas que mais gostei nesse livro está exatamente na nota da autora. Em como ela diz que não deve "sanitarizar" o grotesco da história, pois é isso que nos faz entender como chegamos ao presente tempo. A história se passa no séc 19 e assim ela terá as grandes descobertas da época, como as partes nojentas e cruéis da mesma.

100% recomendaria

Letycia. 03/06/2023

Curti, mas esperava mais
Primeiramente, acho que esse aqui não tem muito a vibe de Six of crows como o pessoal fala na internet kkk

Achei história é interessante, mas eu simplesmente esperava mais do desenrolar dessa trama. De fato, o que mais me chamou atenção foi as personalidade dos personagens e a relação de irmandade entre eles. Pretendo ler os próximos, mas ele não se tornou um favorito, infelizmente:(

iampablo 23/04/2023

Amizades, intrigas e enigmas pra serem resolvidos!
Antes de começar a resenha, o livro é sim, muito parecido com six of crows. A autora mesclou a duologia e apresentou ao leitor os lobos dourados.

Situada em 1889, Paris está à beira da indústria e do poder, e a Exhibition Universelle deu novas possibilidades às ruas, além de revelar segredos antigos. Severin, herdeiro da Casa Vanth fará qualquer coisa para restaurar seu próprio poder e restabelecer o posição de sua casa entre a ilustre Ordem de Babel - a sociedade de elite com habilidades de forjar, bem como controlar as histórias, informações e artefatos disponíveis para os cidadãos. Quando Severin é abordado por um amigo que virou inimigo com a possibilidade de restabelecer seu nome de família e sua verdadeira herança, ele deve caçar um antigo artefato que a Ordem procura desesperadamente.

Para cumprir essa missão, Severin se une a seus aliados mais próximos, um improvável grupo de especialistas: Zofia, uma engenheira com uma dívida a pagar com tendência a explosões e bombas. Enrique, um historiador e fervoroso leitor ávido banido de sua casa. Laila, uma dançarina que detém um poder secreto. E Tristan, um irmão de armas que parece gentil com um fascínio pela natureza.
Juntos, essa 'gangue' deve se infiltrar em uma das casas mais ricas e seguras, encontrar o importante artefato e restaurar a Casa Vanth. Rumores se agitam entre a elite de que a outra casa, a Casa Caída, está surgindo constantemente. O artefato e os assaltos que a gangue realiza ficam um pouco mais mortais e podem significar uma mudança na civilização como eles a conhecem.

O enredo foi incrivelmente inteligente, além de incluir várias fórmulas matemáticas, ciência, religião, e mitologia grega e egípcia, contribuindo para os pontos da trama.
Todos os personagens da história são altamente individualistas e trazem um prazer absurdo para conhecer mais sobre eles. Um dos meus favoritos é a Zofia, com seu amor pela matemática e ciências, suas habilidades, seu intelecto e sua não compreensão das convenções sociais. O Enrique também, com sua vasta extensão de conhecimento, seu amor pelos livros e suas brincadeiras espirituosas. A narrativa apresenta personagens que enfrentaram discriminação e passados ??diferentes e preocupantes, a Roshani explora isso, o que acrescenta muito à personalidade de cada um.

Sem dúvida, esse conjunto matizado de personagens conquistou meu coração e por um bom motivo. Geralmente gosto quando o autor faz o leitor experimentar os 'primeiros encontros' de reunir esse grupo de assalto, mas não me importei nem um pouco com isso aqui. O elenco tem muita história já estabelecida e joga por mais espaço e páginas para explorar o restante de seus arcos na história. Eles são todos completos, sem exceções; eles têm desejos, esperanças e sonhos e são algumas das pessoas mais reais e cruas sobre as quais já cheguei a ler. A diversidade que obtemos desse elenco não é apenas raça ou etnia e a cor de sua pele, temos muito mais do que isso, de suas crenças e culturas a seus privilégios (ou falta deles) e história. São escritos e elaborados com cuidado e suas identidades atuam em suas lutas de maneira autêntica e genuína, mas não dominam a complexidade de suas personalidades, mas isso não impediu o desenvolvimento.

Dito isto e sendo uma história baseada em personagens, o enredo se move rápido. Entramos direto na ação e ela não diminui a velocidade. O mundo é tão interessante e único, adoro como ele incorpora muitos elementos da história. No entanto, a única reclamação que tenho e a razão pela qual este não é um cinco estrelas, é que esses elementos tendem a exagerar um pouco e se tornam muito complicados. Eu não tinha certeza se era apenas eu sendo lento, mas acredito que a autora tentou fazer muito de uma vez, mas definitivamente entendo por que isso foi posto, considerando que há mais história para os próximos livros. A trama do assalto em si foi apressada e difícil de seguir em alguns pontos e o sistema de magia é um pouco vago e confuso, mas felizmente isso não tirou meu prazer pessoal com a história.

Além de tudo isso, este livro é lido cinematograficamente como um sonho. A escrita é linda e fascinante, além de ser tão atmosférica que às vezes me senti como se estivesse no meio de Paris na década de 1880. Cada capítulo me deixava ansioso pelo próximo e nunca entediado.
Estou maravilhado e absolutamente apaixonado pela magia, pela beleza que a autora envolveu o livro, suas raízes culturais e históricas, seu charmoso grupo de diversos desajustados com humor cativante, sua política e enredo intrincado, e com todos os seus clichês e tudo mais. Boa leitura!

Quotes

"Ela deveria ter sido mais corajosa, mas esse era o problema com a felicidade. Ela cega"

"Perigosa, sim. Mas as coisas que mais recompensam são."

"Ela tinha os olhos escuros de um jovem cisne, um tom inquietante de preto como o de um animal, cabelo brilhante como a pele úmida de um gato selvagem."

"Mas o que ninguém lhe diz é que mesmo quando você decide em que mundo vai viver, o mundo nem sempre pode ve-lo como gostaria que visse."

"Lust o ensinou que um coração partido era uma arma excelente, pois seus pedaços eram excepcionalmente afiados."

?Nada além de um símbolo? Pessoas morrem por símbolos. As pessoas têm esperança pelos símbolos. Não são apenas linhas. São histórias, culturas, tradições, moldadas.?

"Luxúria é mais segura do que o amor, mas ambos podem arruína-lo."

gi :) 19/04/2023

Mistérios, segredos, amizades, e tudo que ha de bom!
Gostei demais e recomendo muito!!

Como quase todas as resenhas sobre esse livro dizem, eu também comecei ele depois de ver q tinha a mesma vibe de Six Of Crows, e eu até vejo de onde as pessoas tiraram isso, mas não espere uma releitura!!
No geral os livros são bem diferentes um do outro, mas realmente tem a mesma vibe de adolescentes super inteligentes e afiados que fazem de tudo e não tem medo de nada, mas no fundo, ainda são só crianças. E o mais importante, trope found familyyyy (eu amo, pra mim foi a melhor parte kkkkkkkkk).

Mas agora falando sobre o livro em si:
Gostei de tudo!! Gostei do universo e de como a magia foi inserida, gostei muito dos personagens, e gostei da trama. Vi muita gente falando que acharam algumas partes confusas, mas eu particularmente não tive esse problema, é só ler com atenção que dá pra imaginar certinho as situações (as vezes imaginar o ambiente era meio ???? mas não me incomodou muito).
Fiquei literalmente encantada com o Enrique o livro inteiro kkkkkk ele abria e boca e eu já tava ?
Li uma coisa em uma resenha aqui e concordei, achei que poderiam explorar mais das habilidades da Laila, na maior parte do livro ela parecia que só sabia cozinhar e dançar (até junto com os outros ela tinha mais o papel de mãe, sendo que tem um puta poder foda que poderia ser mais desenvolvido).
Tristan foi o meu protegido o livro inteiro também, e era lindo ver a Zofia sendo fodona e botando fogo em tudo ?.

No geral é isso, foi uma fantasia bem boa de ler e que deixava meu coração a mil conforme eles iam desvendando as coisas. Recomendo muito!!

gabrielle 01/04/2023

"... a broken heart made a fine weapon, for its pices were exceptionally sharp."
Mato e morro pela Laila nao quero saber!!!
o que mais amei nessa história foi as interações dos personagens, como a autora trouxe essa amizade e a leveza nos diálogos.
gostei da escrita e do enredo. teve algumas coisas previsíveis sim mas nada demais.
sou meio suspeita para falar pq AMO essa temática de livro. grupo de jovens desvendado segredos, bolando mil planos e roubando coisas é tudo para mim. to ansiosa para ler a sequencia.
mas não senti que foi um 5 estrelas.
Gabyz.z 01/04/2023minha estante
Queria esse livro traduzido ?

gabrielle 01/04/2023minha estante
seria otimo se a morro branco trouxesse para o brasil. ele é conhecido na gringa, me surpreende ainda nao ter em pt

readinggabs 01/04/2023

Diferente de tudo que já li
?Para onde quer que ele olhasse, ele estava cercado por lobos dourados. E por alguma razão, isso o fez se sentir perfeitamente em casa.?

Comecei a ler quando disseram que era parecido com Six of Crows, e se você for ler com essa mesma mentalidade eu digo que você não deve ir esperando os Corvos, aqui eles são lobos dourados.

O universo é muito interessante, uma baixa fantasia com um mundo que conhecemos séculos atrás e repleto de magia. Esse foi um dos pontos fortes do livro, adorei todo enredo de Deus e a Torre de Babel e a Ordem, é uma coisa interessante e nova de ler.

Outra coisa que amei é a trope found family do livro, a maneira como Séverin acolheu todos os outros e os colocou sob suas asas, a maneira como Laila age como uma mãe deles cuidando e mimando os outros.
A personalidade e história de cada um é cativante, apesar das semelhanças com os Corvos de Six of Crows, Séverin não é um Kaz Brekker, ele tem objetivos, mas coloca seus amigos acima de tudo. E Laila não é Inej, a história de Laila foi a que mais me surpreendeu, e eu espero ver muito mais do desfecho da história dela.
Zofia é sem dúvida minha favorita, não foi rotulada, mas na minha percepção ela é autista, e ver o ponto de vista dela era bastante triste, a maneira como ela se sente em relação ao mundo.
Hypnos é meu outro favorito, ele é apenas um bebê gigante, a relação dele com os outros foi linda ver se construindo.
Enrique assim como os outros tem seus próprios objetivos, e a história sobre sua etnia e a forma que assim como Hypnos ele também não se sente encaixado por causa do tom de pele e por ser mestiço.
Tristan é um personagem do qual eu ainda me sinto confusa, mas é impossível não simpatizar com o desfecho dele.

O triângulo amoroso nem tão amoroso de Enrique × Hypnos × Zofia é algo que estou ansiosa para ver. E torço por Enrique ficar com a Zofia.
E torço por Séverin e Laila, eles merecem um final feliz.

E aquele final?! Ansiosa para o próximo livro, necessito muito de explicações.

nonsensewaffle 12/02/2023

That's what I'm talking about
Que livro incrível. Não teve um momento sequer em que eu fiquei entediada. A escrita é maravilhosa, diferencia as vozes dos personagens naturalmente. Os personagens são reais pra mim, tanto que senti profundamente o que eles sentiram e terminei essa história destruída. O world-building é um dos mais bem-feitos que já li, além de interessante.
Eu ri, chorei e fiquei com raiva a ponto de gritar com um personagem fictício.
Um favorito e não vejo a hora de ler os outros.
E aquele final. Livro bom faz assim, porque por mais que eu desconfiasse, eu literalmente suspirei em choque com aquela última linha.

@raycobalt 06/02/2023

?make yourself a myth?
QUE LIVRO!!! eu amei TODOS os personagens ???? me apeguei com cada um deles e como eles tem personalidades tão diferentes (e como o livro tem muita representatividade), amei as amizades deles, o found family, a forma como eles cuidam uns dos outros ?

AMEI a era vitoriana em paris, como o livro tem elementos de várias outras culturas e como a fantasia gira em torno de história antiga, magia, mistério? gostei muito da escrita da roshani também!

OS CASAIS ?? sév e laila vão ser o meu fim!
eu já estou COMPLETAMENTE apaixonada pela laila? juro, QUE MULHER!! perfeita em tudo que faz? minha protegida ??

?the lightning in the air as something in laila unmistakably broke? ????? séverin eu te amo mas, por favor, pega leve no próximo EU TE IMPLORO!!!!

eu quero tanto zofia e enrique juntos ? the angst? A CENA QUE A ZOFIE VÊ ELE COM O H E DESISTE DE IR NA FESTA?. mds essa doeu demais!

os acontecimentos do final me deixaram prendendo a respiração, em choque, triste, puta? enfim, estou ansiosa demais pelo próximo já!

sah_bornelli 29/01/2023

O ponto alto são os personagens
De modo geral eu gostei do livro. Achei os personagens interessantes e bem construídos e os relacionamentos entre cada um deles foram muito bem feitos, cada um tem uma dinâmica especial.

Meus favoritos são o Enrique e a Zofia, que PRECISAM terminar juntos, para o bem da minha saúde mental. Eles se completam perfeitamente: ele estuda humanas, ela exatas; ele é charmoso e carismático e ela não sabe como falar com as pessoas; ele é engraçado e ela é séria. E eu amei ver o jeito que eles não se dão tão bem no começo (porque eles são tão diferentes, mas nem dá pra dizer que é que eles eram rivais ou nada, eles só não se entendiam) e aos poucos eles vão se surpreendendo com as habilidades um do outro.

Minha maior crítica: que enredo CONFUSO. Que sistema de magia COMPLICADO. E pior ainda que isso, é o fato de que a escritora não conseguiu me deixar interessada o suficiente para querer entender. Normalmente eu não tenho problemas com histórias mais complexas porque eu acho divertido me esforçar para entender o que está acontecendo. Nesse livro isso não aconteceu. Toda vez que acontecia alguma coisa que não fazia sentido eu só aceitava e seguia em frente, o que torna a leitura um pouco chata.

Ivy (De repente, no último livro) 06/11/2022

Gostei bastante, uma vibe de Six of Crows com Ninth House
A trama é complexa, difícil de entender, é um mistério intrincado que envolve sociedades secretas, traições, assassinatos, um clima que me lembrou demais A Nona Casa (Ninth House) da Leigh Bardugo, embora The Gilded Wolves seja mais juvenil e leve que o da Bardugo. Eu demorei bastante pra entender toda a dinâmica da trama, e até o final ainda houveram vários detalhes que sei que não consegui captar por completo. Ainda assim, super indico. Valeu a pena. O livro tem um ritmo ótimo, sempre estão acontecendo várias reviravoltas, o final foi bem imprevisível e o rol de personagens é bem interessante, eu gostei muito do grupo principal, que realmente se assemelha em alguns detalhes a Six of Crows, mas nada que faça a gente desgostar ou querer comparar o tempo todo.

Curiosa para seguir lendo o próximo da série.

Duda 25/09/2022

Favortie Quotes
"Make yourself a myth and live within it, so that you belong to no one but yourself."

"History is a myth shaped by the tongues of conquerors."

"Fear grew in places unlit by knowledge"

"Scars sculpted people into who they where."

"I think the greatest power is belief, for what is a god without it?"

1 | 2 | 3 | 4