A volta ao mundo em 80 dias

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

1 | 2 | 3 | 4

Marlonbsan 09/03/2021

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Phileas Fogg é um rico lorde inglês, segue uma rotina bem definida, com horários bem regrados. Contrata Jean Passepartout, seu valete, que pensa estar indo para um trabalho tranquilo e sem aventuras, isso dura pouco, pois Phileas surge com a ideia mirabolante e parte para tentar atravessar o globo no prazo estipulado.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que ocorre, basicamente com Phileas Fogg e Jean Passepartout. A linguagem é simples, mas há muitos deslocamentos de verbo nas frases o que gera certa estranheza. A fluidez oscila bastante também, o início possui uma progressão mais constante entre diálogo e narrativa, depois passa a contar contextos históricos e deixa a leitura densa.

A ideia central do livro é bem simples, mas sua execução precisou de uma análise muito elaborada sobre as rotas ferroviárias e marítimas do mundo na época, até que ponto essas informações e rotas eram verdadeiras, eu não sei, mas se encaixam muito bem no contexto criado.

Como um livro de aventura, ocorrem situações inusitadas, uma ou outra ficaram meio confusas, o deslocamento dos verbos contribui um pouco para isso. Os diálogos são interessantes e os momentos de ação geram uma boa progressão narrativa, a ideia em si já instiga a continuar a leitura para ver o que vai acontecer. Porém, nos momentos de contextos históricos a densidade da leitura aumenta bastante.

A história toda é bastante engenhosa, com toda a construção do itinerário e o final mostra ainda mais como Verne era inteligente em sua concepção. A progressão narrativa ocorre de forma bem interligada, havendo focos em personagens secundários que são interessantes também.

Foto e resenha no meu ig @marlonbsan
Karen229 09/03/2021minha estante
"O engraçado é perceber que em 1872, data da primeira publicação, Júlio Verne já entendia que a terra não era plana."

Ri alto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei!!!

Tali @letrasmaislivros 09/03/2021minha estante
Meu livro favorito do Julio Verne!

mariaclara.pb 09/03/2021minha estante
Preciso muito reler Verne,pois já faz quase 10 anos que o li. Fascinante

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
Ka, terra plana é complicada kkkkkkk

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
Tali, gostei bastante da experiência de leitura o/

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
E sim, acho que vale uma releitura

Karen229 10/03/2021minha estante
muito complicada kkkkkk nem na ficção a terra é plana kkkkkkkkkkk
Falando sério, nunca li Julio Verne, mas já vou colocar na meta pra esse ano =D

Jesi 21/02/2020

Verne I
Divertido.

Gabriel Hudson 23/07/2020

Recomendo
Leitura muito boa, fluída e instigante. É impossível não se sentir ao lado de Passepartout. A forma como o narrador conversa com o leitor é bastante divertida e descontraída.
É um clássico de leitura rápida e simples.

João Victor - @sigamoslivros 02/08/2020

Já duvidaram da sua capacidade?
#RESENHASOL | Julio Verne | 1873 | 237 pág | Aventura | @novafronteira

? Jean Passepartout busca um emprego estável, sem muitas aventuras e rotinas metódicas. Phileas Fogg, um lorde inglês tranquilo, centrado, tem tudo sob controle e uma rotina bem estabelecida. Durante um jogo de cartas, Fogg entra numa aposta, um aristocrata lhe propõe dar a volta ao mundo em 80 dias e caso cumpra teria um prêmio de 20.000. Recém-admitido, Passepartout também entrará nessa aventura.

? O plano de o criado ter um emprego tranquilo durou poucas horas, agora ambos embarcarão nessa trajetória cheia de percalços e motivos para serem levados ao atraso, que, caso ocorra, Fogg perderia a aposta e sua estabilidade financeira estaria afetada.

? São muitos os cenários pelo qual eles passarão, e Julio Verne, com sua escrita leve, facilita o leitor ser transportado ao ambiente narrado. Fico a pensar como foi o empenho do autor em achar fontes e propriedades para retirar características tão precisas de diversos países que seremos conduzidos.

? Essa foi a quarta leitura do Projeto Classicando, e nas discussões (reforçando o quanto é bom fazer parte de leituras coletivas) teve um detalhe da história que quando cada um apresentou seu ponto sobre o ocorrido, a gente entende a importância de respeitar a opinião do outro e como é bom expormos nossos pontos de vista.

? Essa história expõe muito sobre nos desafiarmos e valorizarmos cada pessoa e momentos que temos. Como já falei, adorei a escrita do autor e todos os detalhes culturais inseridos, como muitos inicios, esse também é bem parado, mas assim que inicia-se a aventura somos arrebatados e ainda temos uma conclusão impecável que e me arrancar cabelos da cabeça de desespero.

Geany 06/08/2020

Ótimo clássico
Comecei o livro não gostando muito. A aventura improvisada de Phileas Fogg não pareceu me convencer. Até a metade do livro a leitura não engatou muito bem, mas depois... Eu adorei e me diverti muito.
Gostaria que o livro fosse maior, porque uma volta ao mundo em 80 dias resumida em 240 páginas parece pouco para mim. Mas é isso. Gostei do livro, recomendo, um clássico tranquilo de se ler. ?

Joao.Almeida 20/08/2020

Júlio Verne não decepciona
A história inicia retratando a rotina de Phileas Fogg, um típico inglês solteirão com uma vida bem regrada e controlada. De início, parecia um pouco monótono acompanhá-lo, porém, quando começa a viagem as coisas tornam-se mais interessantes. A escrita de Júlio Verne é bem peculiar e foi um dos fatores que conseguiu me segurar na leitura.
Ademais, pode-se enfatizar Passepartout, o recém-empregado que esperava um emprego tranquilo e sem surpresas de acordo com a reputação de seu patrão. O francês me cativou de primeira e me vi ansioso pelos capítulos que narravam o ponto de vista dele.
Por fim, com a aproximação do fim, o enredo tornou-se mais frenético e instigante, fiquei ansioso para ler o que vinha a seguir que acabei saltando algumas partes e ficando perdido, desse modo, tive que voltar muitas vezes e ler com mais calma.

nanci 18/09/2020

Aventura
Queria ler há muito tempo, mas sempre deixava para depois. A história é muito empolgante e as personagens bem interessantes.

Yasvie 24/11/2020

E nos encontramos de novo, Júlio Verne.
Então, é para ser sincera? Honestamente, não gostei muito.

Ano passado li Viagem ao centro da Terra e fiquei incomodada com a lentidão que as coisas aconteciam, já esse é mais rápido e acontecem mais coisas interessantes mas no geral é lento também.

Pensei que talvez eu fosse o problema, e ainda acho que pode ser que sim, e até estou dando outras chances ao autor e continuarei dando mas não está indo pra frente, a história é interessante mas algumas coisas me incomodam mais do que deveria.

Os personagens não são interessantes e carismáticos como eu achei que seriam no começo, nenhum deles me chamou a atenção e até fiquei incomodada com uma em específico, a Aouda, ela se junta a eles no meio da viagem por um motivo até que interessante mas o rumo que ela tomou me incomodou, acho que ela tinha muito mais potencial e no final ele foi jogado no lixo, a ideia dela sair de um casamento arranjado para se casar com o cara que tirou salvou a vida dela me incomodou.

Talvez eu tenha lido ele da forma errada ou talvez ele só seja assim mesmo, sinto falta de emoção, de um propósito ou até mesmo uma surpresa, mas não acontece nada de mais. Eu não sei nem o que dizer, foi tão difícil de ler esse todo e as vezes eu cheguei a pular partes para poder conseguir terminar.

Não gostei muito mas com certeza continuarei dando chances ao autor.

Wagner Coelho 09/01/2021

Perfeito
De início achei meio 'sem sal', parecia simplesmente uma história sobre a viagem e nada mais, porém, depois de algumas páginas eu me peguei vidrado nessa viagem. Foi-se acrescentando acontecimentos e contratempos que me prenderam cada vez mais na jornada. Acrescentando a isso ainda pude contar com personagens incríveis e carismáticos e uma conclusão que me fez arregalar os olhos.

André Luís 14/01/2021

Emocionante do inicio ao fim, nunca se sabe o que pode acontecer na próxima página.

Mandy 19/01/2021

De gosto duvidoso mas perfeito em todas as línguas
Phileas Fogg e seu amado companheiro Passepartout partem em uma viagem duvidosa a partir de uma aposta de dar a volta ao mundo em nada mais e nada menos que 80 dias. O livro se passa na época de 1872, eu tinha medo de que a leitura fosse pesada pois a linguagem pode ser considerada um pouco antiga, mas o livro te leva por todas as passagens de forma geográfica e imaginação. Indico para todos uma leitura surpreendente e bem leve.

Ray (@padawanliterario) 27/01/2021

Não me decepcionou em nada...
Em condições normais de saúde mental, eu teria concluído está leitura em uns 2 dias. Mas como 2020 foi uma cruz q eu nunca imaginei carregar, levei seis meses.
No entanto, nos dias em que eu conseguia ler e me envolver na história os personagens me cativaram. Amei conhecer o Sr. Fogg, me diverti muito com Passepartout e me aflingi com Aouda. Claro, quis socar o Sr. Fix.

Enfim, recomendado para todas as idades.

SunshinetySick 06/02/2021

Eu amei! É uma leitura fluida e emocionante, mas que, para mim, conservou aquele gostinho de calmaria. Provavelmente o temperamento do Fogg me passou essa impressão, apesar de eu simpatizar muito com o Passepartout. Os dois fazem uma dupla interessante e há momentos bonitos e momentos emocionantes durante a jornada. Tive ódio do Fix desde o começo, apesar de entender os motivos dele. As ultimas páginas me deram sentimentos que eu realmente não estava esperando, foi uma boa surpresa. Uma leitura interessante que eu recomendaria a qualquer um!

1 | 2 | 3 | 4