A volta ao mundo em 80 dias

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

1 | 2 | 3 | 4

Marlonbsan 09/03/2021

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Phileas Fogg é um rico lorde inglês, segue uma rotina bem definida, com horários bem regrados. Contrata Jean Passepartout, seu valete, que pensa estar indo para um trabalho tranquilo e sem aventuras, isso dura pouco, pois Phileas surge com a ideia mirabolante e parte para tentar atravessar o globo no prazo estipulado.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que ocorre, basicamente com Phileas Fogg e Jean Passepartout. A linguagem é simples, mas há muitos deslocamentos de verbo nas frases o que gera certa estranheza. A fluidez oscila bastante também, o início possui uma progressão mais constante entre diálogo e narrativa, depois passa a contar contextos históricos e deixa a leitura densa.

A ideia central do livro é bem simples, mas sua execução precisou de uma análise muito elaborada sobre as rotas ferroviárias e marítimas do mundo na época, até que ponto essas informações e rotas eram verdadeiras, eu não sei, mas se encaixam muito bem no contexto criado.

Como um livro de aventura, ocorrem situações inusitadas, uma ou outra ficaram meio confusas, o deslocamento dos verbos contribui um pouco para isso. Os diálogos são interessantes e os momentos de ação geram uma boa progressão narrativa, a ideia em si já instiga a continuar a leitura para ver o que vai acontecer. Porém, nos momentos de contextos históricos a densidade da leitura aumenta bastante.

A história toda é bastante engenhosa, com toda a construção do itinerário e o final mostra ainda mais como Verne era inteligente em sua concepção. A progressão narrativa ocorre de forma bem interligada, havendo focos em personagens secundários que são interessantes também.

Foto e resenha no meu ig @marlonbsan
Karen229 09/03/2021minha estante
"O engraçado é perceber que em 1872, data da primeira publicação, Júlio Verne já entendia que a terra não era plana."

Ri alto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei!!!

Tali @letrasmaislivros 09/03/2021minha estante
Meu livro favorito do Julio Verne!

mariaclara.pb 09/03/2021minha estante
Preciso muito reler Verne,pois já faz quase 10 anos que o li. Fascinante

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
Ka, terra plana é complicada kkkkkkk

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
Tali, gostei bastante da experiência de leitura o/

Marlonbsan 10/03/2021minha estante
E sim, acho que vale uma releitura

Karen229 10/03/2021minha estante
muito complicada kkkkkk nem na ficção a terra é plana kkkkkkkkkkk
Falando sério, nunca li Julio Verne, mas já vou colocar na meta pra esse ano =D

Ticiana 01/08/2021

Incrível. Esse foi meu primeiro livro de Julio Verne e me surpreendeu muito. A forma com que ele constrói a aventura e emerge o leitor no meio da história é sensacional. Única coisa que deixa a desejar é construção dos personagens

Juliane Raquel 09/03/2022

Passepartout é quem salva o livro...
Achei o livro um pouco parado em alguns momentos e também achei que se prendeu muito à nomes e a lugares. Eu gostei de acompanhar os personagens nessa aventura, Phileas Fogg é o personagem principal mas quem realmente deixa a história leve e divertida é o criado Passepartout, e se não fosse por ele a história se tornaria extremamente chata. É um bom livro mas confesso que esperava mais.

Gabriel Hudson 23/07/2020

Recomendo
Leitura muito boa, fluída e instigante. É impossível não se sentir ao lado de Passepartout. A forma como o narrador conversa com o leitor é bastante divertida e descontraída.
É um clássico de leitura rápida e simples.

Geany 06/08/2020

Ótimo clássico
Comecei o livro não gostando muito. A aventura improvisada de Phileas Fogg não pareceu me convencer. Até a metade do livro a leitura não engatou muito bem, mas depois... Eu adorei e me diverti muito.
Gostaria que o livro fosse maior, porque uma volta ao mundo em 80 dias resumida em 240 páginas parece pouco para mim. Mas é isso. Gostei do livro, recomendo, um clássico tranquilo de se ler. ?

lahcullen 10/07/2022

É
Eu esqueci de fazer a resenha ontem ent vou fazer hj

bom pra mim a volta ao mundo e 80 dias tem uma escrita bem complicada, eu recomendo vc ler quando tiver 17 anos e se vc entender ainda né, eu fiquei de ressaca de literária por um mês e meio pq achei a leitura mt chata, tinha partes q eu entendia mas outras q era a maioria n, mas pelo final q eu entendi eu dei uma nota alta pq gostei

Foi uma resenha pequena pq n tenho mt oq falar, agr eu sei de uma coisa, vou demorar mt pq ler clássico kkkkkk bjos gente!

Carolina Tonglet Monzi 22/07/2021

Chaaato
Não aconteceu absolutamente nada e os caras deram a volta ao mundo!!!!!!
Muitos detalhes que não agregam nada a história e nenhum acontecimento marcante!
Muito chato

Vini Dias 18/09/2021

Que livro maravilhoso, estava na minha estante desde o final do ano passado e estava enrolando para lê-lo, então anteontem resolvi que o leria. Me apaixonei pelo livro, seus personagens sua aventura, o final é simplesmente sensacional! Se tornou um dos melhores livros que já li! Junto com a história fantástica do livro também se conhece um pouco mais sobre o mundo, já que lhe é narrado todos os lugares por onde os personagens passam.

marianamanzano 25/04/2021

bom, mass...
as primeiras 50/60 páginas me prenderam muito mas depois os termos técnicos e geográficos estragaram. poderia dizer que a descrição cultural de cada lugar deixaria menos chato, mas ela é muito vaga.
resumindo, o começo e o final são muito bons e o desenrolar não é ruim, mas é cansativo.

Joao.Almeida 20/08/2020

Júlio Verne não decepciona
A história inicia retratando a rotina de Phileas Fogg, um típico inglês solteirão com uma vida bem regrada e controlada. De início, parecia um pouco monótono acompanhá-lo, porém, quando começa a viagem as coisas tornam-se mais interessantes. A escrita de Júlio Verne é bem peculiar e foi um dos fatores que conseguiu me segurar na leitura.
Ademais, pode-se enfatizar Passepartout, o recém-empregado que esperava um emprego tranquilo e sem surpresas de acordo com a reputação de seu patrão. O francês me cativou de primeira e me vi ansioso pelos capítulos que narravam o ponto de vista dele.
Por fim, com a aproximação do fim, o enredo tornou-se mais frenético e instigante, fiquei ansioso para ler o que vinha a seguir que acabei saltando algumas partes e ficando perdido, desse modo, tive que voltar muitas vezes e ler com mais calma.

@a.book.told.me 29/03/2021

Eu já estava ficando ansiosa para saber se Fogg conseguiria ? adorei o livro. Viagem ao centro da terra do Jules verne é um dos meus filmes favoritos, ainda não achei para ver a volta ao mundo em 80 dias.

rschl 21/03/2023

É POSSÍVEL A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS?
Júlio Verne, um dos autores mais famosos da literatura de ficção científica, nos presenteia com esta obra clássica que nos leva a uma aventura emocionante em torno do mundo. O livro conta a história de Phileas Fogg, um rico cavalheiro inglês, extremamente metódico com seu estilo de vida, com ampla necessidade de controlar o seu horário durante o dia, que aposta que pode dar a volta ao mundo em 80 dias.
Jean Passepartout, um trabalhador francês que não aguenta mais empregos agitados, é contratado por Phileas para ser seu valete. Passepartout pensa estar indo para um trabalho tranquilo e sem aventuras, porém isso dura pouco, pois Phileas surge com a ideia mirabolante e parte para tentar atravessar o mundo no prazo estipulado.
O livro é repleto de reviravoltas inesperadas, que deixam o leitor ansioso para descobrir como Fogg e Passepartout conseguirão superar os desafios que enfrentam. A premissa principal do livro é muito simples, mas a execução pode ter demandado muito estudo por parte do autor, principalmente com rotas marítimas e ferroviárias do mundo naquela época (1872).
Uma curiosidade interessante sobre Júlio Verne é que ele foi um autor à frente de seu tempo, pois muitas de suas ideias revolucionárias sobre a tecnologia, viagens e explorações espaciais se tornaram realidade muitos anos depois de sua morte. Ah, inclusive, Júlio Verne já sabia que a terra não era plana, justamente por conta do plot twist que envolve o final do livro.
Além disso, a obra traz uma mensagem inspiradora sobre a coragem, a perseverança e a importância da amizade para superar diversos desafios que a vida apresenta durante sua trajetória. A escrita é um pouco mais difícil comparado a livros atuais, mas nada impossível de apreciar uma boa leitura!
"A Volta ao Mundo em 80 Dias" é uma leitura emocionante e inspiradora que vale a pena para todos os amantes da literatura clássica e de aventura!

site: https://www.instagram.com/multicapitulos/

Kleber 15/07/2021

Um dos maiores clássicos de aventura de todos os tempos
A volta ao mundo em 80 dias é merecidamente um dos maiores clássicos dos romances de aventura, por conter um enredo tão envolvente e empolgante como o que é vivido pelo aristocrata Phileas Fogg e seu fiel escudeiro Jean Passepartout.

Phileas é um nobre inglês que durante um carteado com os amigos do Clube Reformafor empreende uma aposta de que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias, algo ousado de se apostar naquela época do século XIX, onde viagens eram sempre muito demoradas.

Em sua aventura, ele conta com a parceria de seu simpático criado francês, Jean Passepartout, que no começo duvida que o patrão realmente conseguirá vencer a aposta, mas por testemunhar sua força de vontade, sua grande perseverança e seu caráter inabalável, acaba por se convencer, e faz o que está ao seu alcance para ajudar o amo.

De fato, Phileas Fogg é um homem singular, dotado de impressionante sangue-frio e que apesar de todos os contratempos, aventuras e perigos pelos quais passou durante sua árdua jornada ao redor do globo, jamais se deixou abalar ou impressionar com nada. Mas não se enganem: apesar de parecer insensível, Fogg mostra-se em diversas situações um cavalheiro de grande valor e de generosidade enorme.

E servindo de contraponto ao seu patrão de semblante inflexível, Passepartout é um personagem de extremo carisma, responsável por alguns dos momentos mais cômicos da obra, e extremamente fiel para com seu amo. É certo que ele algumas vezes mais atrapalhou do que ajudou, mas sempre lhe eram melhores as intenções.

Não posso deixar de mencionar outro personagem que acompanha a trama do começo ao fim, o grande antagonista dessa história: o detetive Fix. Certo de que Phileas Fogg era o criminoso que roubou de um importante banco inglês a quantia de 55 mil libras, Fix fez o que pôde para atrapalhar a viagem do rico apostador, sempre com o intuito de prendê-lo enquanto ainda estivesse em território inglês. Tudo bem que ele estava apenas fazendo o seu trabalho, mas suas intromissões e seus planos escusos o tornam um personagem muito detestável!

Se o Phileas Fogg era realmente o ladrão do banco, e se ele conseguiu vencer a aposta ou não, não revelarei nesta resenha. Descubram, pois, por conta própria. Todavia, não acredito que o desfecho dessa incrível e secular história, com suas espetaculares reviravoltas, não seja do conhecimento geral do público leitor.

Ray (@padawanliterario) 27/01/2021

Não me decepcionou em nada...
Em condições normais de saúde mental, eu teria concluído está leitura em uns 2 dias. Mas como 2020 foi uma cruz q eu nunca imaginei carregar, levei seis meses.
No entanto, nos dias em que eu conseguia ler e me envolver na história os personagens me cativaram. Amei conhecer o Sr. Fogg, me diverti muito com Passepartout e me aflingi com Aouda. Claro, quis socar o Sr. Fix.

Enfim, recomendado para todas as idades.

1 | 2 | 3 | 4