História Bizarra da Psicologia

História Bizarra da Psicologia Raquel Sodré

Resenhas - História Bizarra da Psicologia

Juninh4 30/09/2023

Estudar a história da psicanálise é uma das coisas mais fascinantes que existe. Cada célebre psicanalista, repare, se envolveu em histórias tão intrigantes e surpreendentes que parecem retiradas de um roteiro cinematográfico ou de uma fofoca amplificada por uma sequência interminável de telefone sem fio.

👽 Wilhelm Reich, além de defender com unhas e dentes que avistava discos voadores pilotados por extraterrestres pairando sobre sua casa, chegou a ter um encontro com Albert Einstein para mostrar-lhe um de seus experimentos. O físico, por sua vez, respondeu: Tá maluco? Essa tal “caixa orgônica” não funciona. Não envolve meu nome nisso não, rapaz!

♀️ A psicanalista Karen Horney, questionando as teorias falocêntricas e sexistas de Sigmund Freud, expressava seu desacordo abertamente: "Mulheres têm inveja do falo? Que cara machista! Os homens é que têm inveja do útero, pois se ressentem pela incapacidade de gerar vida". Hoje, Horney é conhecida por suas contribuições significativas para a psicanálise e suas críticas à Freud.

🤼‍♀️ A discordância entre as ideias de Melanie Klein e Anna Freud era tão ferrenha que elas praticamente saíam no tapa! Anna chegou a dizer que o trabalho de Klein não era psicanálise, aí o caldo engrossou, e Klein rebateu no estilo “vê se me respeita, vagaba” com o livro "A Psicanálise de Crianças". Fugindo dessa treta, Klein mudou-se para a Inglaterra e lá desenvolveu sua própria abordagem — mas a paz durou pouco. Com a chegada do governo nazista, os Freud TAMBÉM se mudaram para Londres, desencadeando MAIS TRETAS. O bafafá foi tão grande que a Sociedade Britânica de Psicanálise se rachou em duas: freudianos e kleinianos. Essa divisão persiste até hoje.

🏫 Em 1953, Lacan foi expulso da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) após acirradas discussões sobre a sua "perversa" prática de conduzir sessões de terapia mais curtas. De birra, o Lacanzinho tacou o 🤬 #$%!& e fundou a “École Freudienne de Paris”, onde continuou a desenvolver suas próprias teorias psicanalíticas e atraiu um grupo de seguidores dedicados.

Lavs.Simonavicius 19/06/2023

Ótima leitura! Muito conhecimento adquirido
Confesso que vi o livro numa feira de livros numa praia e comprei mais pelo preço baratinho. O tema me interessa, mas não botava muita fé. Ainda bem que estava errada. O livro é ótimo! Adoro histórias que me fazem pensar.

Os capítulos são curtinhos e bem rápidos de ler, mas ainda sim, você sente vontade de ler o próximo. Eu amei a leitura!

Porcuxa 11/06/2023

É um livro super interessante para quem gosta do universo da psicologia e quer aprender mais. Com certeza é um livro voltado para os curiosos de plantão.

Traz uma narrativa leve e cheia de informações e curiosidades de diversos estudiosos, grandes nomes da psicologia e também de alguns pacientes!

Gostei muito do livro!

Fernando 11/03/2023

Tudo que percorremos ainda é tão pouco
Triste ver que ainda caminhamos tão pouco, no que tange à mente humana.
E tão motivador também, sem dúvida.

Raquel Canali 31/01/2023

Casos macrabos e fofocas
Comecei a ler bem despretensioamente e gostei bastante! Não é um livro de estudos e sim de curiosidades, então, conteúdo sobre psicologia e bem básico e superficial. Mas é bem divertido, porque além de traçar um panorama a autora trás muitas curiosidades sobre os bastidores do principais teóricos. Eu me diverti com a leitura!

Forest 08/01/2023

Uma experiência leve e descontraída.
Recomendo aos curiosos sobre psicologia, para um primeiro contato sem compromisso. É uma leitura agradável! Para quem é do rolê já, tbm é uma leitura agradável e serve de "distração dentro do estudo" já hehe dá para relembrar muita coisa! E no meu caso aprendi muitas coisas novas tbm: sobre Philip Pinel, sobre o hospital Bethlem, sobre o projeto MK-Ultra, sobre Wilhelm Reich (que até então não conhecia). Tudo de maneira fluida, e rápida. É um livrinho gostoso, rapidinho de se ler.

Higor Flávio 30/12/2022

Interessante
Tem referencial bibliográfico e diversas curiosidades legais, algumas delas nunca vi ao longo da graduação.
Diferente de algumas opiniões aqui, não acho que o livro tem muito proveito para leigos, afinal, o conhecimento prévio deixa o livro mais interessante. Por outro lado, os leigos podem ler e se divertir, mas talvez não tenha a absorção crítica que o livro tem.

Érico 11/11/2022

Superficial? Talez, mas bom para leigos.
Vi uma resenha tachando o livro de "superficial". Realmente, para quem é da área, é totalmente dispensavel. Mas para "leigos interessados" é uma boa leitura.
Outra resenha reclamava de ser "repetitivo"... Bom, é verdade, sobretudo nos capítulos sobre Freud. Acredito que daria pra enxugar no mínimo 10 páginas se a autora não ficasse se repetindo...
Mas, ainda assim gostei da leitura.
Uma queixa que eu faço é relativa à CAPA: Dos 5 personagens retratados, só consegui identificar Freud e Jung... Seria Reich de guarda-pó branco? Realmente, merecia uma LEGENDA essa capa...

Izzie 31/07/2022

Um tiquinho de psicologia, simples e direto
Eu gostaria de ter estudado antes das minhas provas algumas partes desse livro, pois ele é super simples de entender e vai direto ao ponto. Porém, certos capítulos são repetitivos. Você tem a sensação de estar lendo a mesma coisa várias vezes, escrita com palavras diferentes. Isso ficou bem evidente nos capítulos sobre a vida de Freud, em que um era a repetição do outro.

É uma leitura bem superficial e não se aprofunda em nenhum tema, recomendo para quem está pensando em estudar psicologia ou começando a conhecer a área.

Cris 14/07/2022

Simplesmente sensacional
Em um passeio com o meu irmão me deparei com este livro (cursando o terceiro semestre da faculdade de Psicologia) e pensei "bom, pode ser interessante". O livro foi melhor do que eu imaginava, a autora e jornalista Raquel Sondré soube reunir pontos extremamente importantes das áreas que estuda a mente humana, entre elas: a neurociências, a psiquiatra, a psicanálise e claro a psicologia. O que mais gostei é que ela explica de uma forma muito acessível, em uma linguagem que qualquer pessoa consegue entender (não é como se fosse um livro acadêmico com uma linguagem que justamente só acadêmicos estão familiarizados), ou seja, Raquel usou uma linguagem que usaríamos em uma conversa com amigos e explicou de uma forma tão simples e resumida que fiquei maravilhada. Gostei muito também da organização com as citações, as referências e principalmente que tudo o que ela falou ela comprovou, suas fontes não foram "vozes de sua cabeça" e sim de artigos, estudos, documentos, projetos... Em neuro, por exemplo, usou muitos estudos com embasamento científico.
Ela também conta não apenas momentos marcantes como também nomes importantes que estudamos muito durante nossos anos de graduação em Psicologia, gostei da forma como ela resumiu e simplificou eles.
Na minha opinião, esse livro é sensacional, gostei muito e superou minhas expectativas, Raquel Sondré está de parabéns porque reunir todo esse conhecimento (todo aquele conteúdo de neurologia, psiquiatra, psicanálise e psicologia), resumir MUITO bem resumido e contar de uma forma simples como se estivesse na nossa frente conversando conosco não é fácil!
Super recomendo a leitura, me tornei fã desse trabalho, adorei ter conhecido a autora através dele.

Volnei 31/05/2022

História Bizarra da Psicologia
A obra conta um pouco sobre a história da psicologia e as coisas mais absurdas que aconteciam por ignorancia das pessoas na época Tudo começa a mudar com as pesquisas do frances Henry Pinel que vai começar a mudar a forma como os duentes são tratados

jubileu 31/05/2022

bom para quem quer se ater a história!
para quem está interessado em começar a área de psicologia ou apenas gosta e quer se ater mais à história, este livro é muito bom para tal começo. não foi o melhor livro sobre a história da psicologia que eu já li, tendo outros dois como meus favoritos, mas ainda assim é um livro bom e de fácil leitura, onde eu apenas demorei 8 dias para finalizá-lo. muita das coisas que eu li já não eram novidade para mim, entretanto, como eu amo essa área, acho sempre bom a gente entender cada vez mais todas as nuances dos assuntos e com certeza este livro me agregou muito! recomendo ??

Giovanni.Ariel 11/04/2022

Recomendo só pra quem não é da área.
É um livro para leigos. Mais da metade do conteúdo já são batidos pra quem cursa/cursou psicologia. Muita coisa chega a ser entediante de tão já explorados pra quem está inserido na área.
Para quem ainda não cursa psicologia ou simplesmente tem interesse por seus conteúdos, vale a pena dar uma lida. É um livro barato, de fácil leitura e com alguns capítulos bem curiosos.

Obs: o capítulo de Wilhelm Reich ficou muito bom

Maira 10/01/2022

Mente
Achei o livro interessante, estava com o propósito de lê lo para compreender mais sobre a psicologia, já que sofro de ansiedade, em minha curiosidade pude conhecer mais sobre a história por trás dessa matéria ainda em desenvolvimento. O estudo sobre a mente humana está longe de chegar ao fim.
Fiquei triste por perceber como a história é machista, mas os últimos capítulos onde é abordado o papel da religião (que pra mim dá sentido pra minha vida) e a depressão (a doença do século) fecharam com chave de ouro.