História Bizarra da Psicologia

História Bizarra da Psicologia Raquel Sodré

Resenhas - História Bizarra da Psicologia

Marcelha.Leone 04/04/2021

O livro até que é interessante, muitas das curiosidades eu já sabia, e outras não as havia visto pelo prisma apresentado. O que me incomodou é que por vezes se apresentou repetitivo, retomando conteúdos já expostos subestimando assim a inteligência do leitor.

jubileu 31/05/2022

bom para quem quer se ater a história!
para quem está interessado em começar a área de psicologia ou apenas gosta e quer se ater mais à história, este livro é muito bom para tal começo. não foi o melhor livro sobre a história da psicologia que eu já li, tendo outros dois como meus favoritos, mas ainda assim é um livro bom e de fácil leitura, onde eu apenas demorei 8 dias para finalizá-lo. muita das coisas que eu li já não eram novidade para mim, entretanto, como eu amo essa área, acho sempre bom a gente entender cada vez mais todas as nuances dos assuntos e com certeza este livro me agregou muito! recomendo ??

Giovanni.Ariel 11/04/2022

Recomendo só pra quem não é da área.
É um livro para leigos. Mais da metade do conteúdo já são batidos pra quem cursa/cursou psicologia. Muita coisa chega a ser entediante de tão já explorados pra quem está inserido na área.
Para quem ainda não cursa psicologia ou simplesmente tem interesse por seus conteúdos, vale a pena dar uma lida. É um livro barato, de fácil leitura e com alguns capítulos bem curiosos.

Obs: o capítulo de Wilhelm Reich ficou muito bom

Cris 14/07/2022

Simplesmente sensacional
Em um passeio com o meu irmão me deparei com este livro (cursando o terceiro semestre da faculdade de Psicologia) e pensei "bom, pode ser interessante". O livro foi melhor do que eu imaginava, a autora e jornalista Raquel Sondré soube reunir pontos extremamente importantes das áreas que estuda a mente humana, entre elas: a neurociências, a psiquiatra, a psicanálise e claro a psicologia. O que mais gostei é que ela explica de uma forma muito acessível, em uma linguagem que qualquer pessoa consegue entender (não é como se fosse um livro acadêmico com uma linguagem que justamente só acadêmicos estão familiarizados), ou seja, Raquel usou uma linguagem que usaríamos em uma conversa com amigos e explicou de uma forma tão simples e resumida que fiquei maravilhada. Gostei muito também da organização com as citações, as referências e principalmente que tudo o que ela falou ela comprovou, suas fontes não foram "vozes de sua cabeça" e sim de artigos, estudos, documentos, projetos... Em neuro, por exemplo, usou muitos estudos com embasamento científico.
Ela também conta não apenas momentos marcantes como também nomes importantes que estudamos muito durante nossos anos de graduação em Psicologia, gostei da forma como ela resumiu e simplificou eles.
Na minha opinião, esse livro é sensacional, gostei muito e superou minhas expectativas, Raquel Sondré está de parabéns porque reunir todo esse conhecimento (todo aquele conteúdo de neurologia, psiquiatra, psicanálise e psicologia), resumir MUITO bem resumido e contar de uma forma simples como se estivesse na nossa frente conversando conosco não é fácil!
Super recomendo a leitura, me tornei fã desse trabalho, adorei ter conhecido a autora através dele.

Forest 08/01/2023

Uma experiência leve e descontraída.
Recomendo aos curiosos sobre psicologia, para um primeiro contato sem compromisso. É uma leitura agradável! Para quem é do rolê já, tbm é uma leitura agradável e serve de "distração dentro do estudo" já hehe dá para relembrar muita coisa! E no meu caso aprendi muitas coisas novas tbm: sobre Philip Pinel, sobre o hospital Bethlem, sobre o projeto MK-Ultra, sobre Wilhelm Reich (que até então não conhecia). Tudo de maneira fluida, e rápida. É um livrinho gostoso, rapidinho de se ler.

Amanda 02/06/2021

Bem interessante
Gostei bastante da forma que foi dividido os capítulos, todos foram bem interessantes e com fatos que eu pelo menos não conhecia. Só achei que em momentos tem repetição de algumas coisas e não tinha necessidade disso, mas dá pra relevar.

É bem curtinho, capítulos pequenos, dá pra ler rápido e aprender um pouco mais sobre o universo da psicologia!

Juninh4 30/09/2023

Estudar a história da psicanálise é uma das coisas mais fascinantes que existe. Cada célebre psicanalista, repare, se envolveu em histórias tão intrigantes e surpreendentes que parecem retiradas de um roteiro cinematográfico ou de uma fofoca amplificada por uma sequência interminável de telefone sem fio.

👽 Wilhelm Reich, além de defender com unhas e dentes que avistava discos voadores pilotados por extraterrestres pairando sobre sua casa, chegou a ter um encontro com Albert Einstein para mostrar-lhe um de seus experimentos. O físico, por sua vez, respondeu: Tá maluco? Essa tal “caixa orgônica” não funciona. Não envolve meu nome nisso não, rapaz!

♀️ A psicanalista Karen Horney, questionando as teorias falocêntricas e sexistas de Sigmund Freud, expressava seu desacordo abertamente: "Mulheres têm inveja do falo? Que cara machista! Os homens é que têm inveja do útero, pois se ressentem pela incapacidade de gerar vida". Hoje, Horney é conhecida por suas contribuições significativas para a psicanálise e suas críticas à Freud.

🤼‍♀️ A discordância entre as ideias de Melanie Klein e Anna Freud era tão ferrenha que elas praticamente saíam no tapa! Anna chegou a dizer que o trabalho de Klein não era psicanálise, aí o caldo engrossou, e Klein rebateu no estilo “vê se me respeita, vagaba” com o livro "A Psicanálise de Crianças". Fugindo dessa treta, Klein mudou-se para a Inglaterra e lá desenvolveu sua própria abordagem — mas a paz durou pouco. Com a chegada do governo nazista, os Freud TAMBÉM se mudaram para Londres, desencadeando MAIS TRETAS. O bafafá foi tão grande que a Sociedade Britânica de Psicanálise se rachou em duas: freudianos e kleinianos. Essa divisão persiste até hoje.

🏫 Em 1953, Lacan foi expulso da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) após acirradas discussões sobre a sua "perversa" prática de conduzir sessões de terapia mais curtas. De birra, o Lacanzinho tacou o 🤬 #$%!& e fundou a “École Freudienne de Paris”, onde continuou a desenvolver suas próprias teorias psicanalíticas e atraiu um grupo de seguidores dedicados.

R. K. 01/08/2021

Fifty-fifty
Deveria ser história bizarra da psicanálise por que a autora foca muito mais nessa linha e é melhor nela também. Página muito quando se refere às outras linhas da psicologia e tem equívocos complicados no que se refere às linhas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Dito isto, se considerarmos a linha do tempo que permite conhecer o desenvolvimento histórico da psicologia, o fato de ter uma função mais informativa que formativa e as curiosidades da Parte 8, além das tendências apresentadas na Parte 9, vale o esforço, o tempo e o dinheiro investido. Eu gostei. Tanto que deixei de lado outras leituras e me dediquei a concluir esta. E isto, em se tratando de mim, não é pouca coisa ;). Entretenimento com informação

Sol 03/09/2021

Muitas curiosidades sobre Freud, Jung e coisas que eu jamais imaginaria, além das famosas experiências controversas do início da psicologia como ciência. Valeu muito a leitura.

Kelinka 25/09/2021

Amei o livro! Aprendi muitoo!
Achei incrível conhecer alguns dos pontos mais importantes da psicologia e aprender sobre a sua história. Amei esse livro demais! Ele é sensacional, para aqueles que tem interesse no assunto, vale a pena adquirir!

Maira 10/01/2022

Mente
Achei o livro interessante, estava com o propósito de lê lo para compreender mais sobre a psicologia, já que sofro de ansiedade, em minha curiosidade pude conhecer mais sobre a história por trás dessa matéria ainda em desenvolvimento. O estudo sobre a mente humana está longe de chegar ao fim.
Fiquei triste por perceber como a história é machista, mas os últimos capítulos onde é abordado o papel da religião (que pra mim dá sentido pra minha vida) e a depressão (a doença do século) fecharam com chave de ouro.

Érico 11/11/2022

Superficial? Talez, mas bom para leigos.
Vi uma resenha tachando o livro de "superficial". Realmente, para quem é da área, é totalmente dispensavel. Mas para "leigos interessados" é uma boa leitura.
Outra resenha reclamava de ser "repetitivo"... Bom, é verdade, sobretudo nos capítulos sobre Freud. Acredito que daria pra enxugar no mínimo 10 páginas se a autora não ficasse se repetindo...
Mas, ainda assim gostei da leitura.
Uma queixa que eu faço é relativa à CAPA: Dos 5 personagens retratados, só consegui identificar Freud e Jung... Seria Reich de guarda-pó branco? Realmente, merecia uma LEGENDA essa capa...

a.bookaholic 07/07/2018

Nesse livro, Raquel Sodré faz uma viagem pela história da psicologia para nos contar os fatos mais malucos que aconteceram nessa ciência.

Nossa história começa na era Medieval que, como sabemos, fez a humanidade dar muitos passinhos para trás. Nessa época, surgiu o primeiro hospital psiquiátrico que foi o Hospital Bedlam, cujas "técnicas de tratamento" consistiam em, por exemplo, jejum, sangrias e choques. Esse hospital, inclusive, estava na rota turística de Londres, acredita? Você poderia reunir sua família e, em vez de ir até um parque ou um teatro, vocês andariam por entre as celas assistindo os acessos de fúrias dos internos e, quem sabe, poderia "prestigiar" até uma execução pública.

Vindo para um período mais recentemente, no século passado, a moda da vez era a lobotomia. Cortar cérebros, aparentemente, em algum momento pareceu uma ótima ideia, tanto que rendeu o Nobel de medicina para o criador dessa brilhante ideia.

Falando em ideias brilhantes, antes de existir um código de ética para essa ciência, muitos experimentos que jamais passariam por um conselho de ética foram realizados. Muitas das pessoas que participaram dos experimentos com toda certeza ficaram com sequelas psicológicas. Mas alguns desses experimentos, inegavelmente, trouxeram resultados bem interessantes:
●A professora Jane Elliott que ensinou na prática para seus alunos de 8 e 9 anos o poder da discriminação e a força do preconceito separando a turma entre grupos de olhos castanhos e olhos azuis, colocando um dia um grupo em posição de superioridade e no dia seguinte, invertendo os papeis;
●O professor de psicologia Milgram que quis entender as atrocidades cometidas em nome do nazismo e concluiu que grande parcela das pessoas estão sim dispostas a cometer atos de violência se puderem transferir a culpa para um superior e alegar que estavam cumprindo ordens;
●Philip Zimbardo que realizou um estudo sobre o sistema presidiário fazendo um experimento bem polêmico! Mas cujos resultados são bem assustadores mostrando como o ambiente condiciona as ações, tanto dos que estavam no papel de presos quanto nos papéis de guardas.

Adorei e super recomendo o livro!

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/

Raquel Canali 31/01/2023

Casos macrabos e fofocas
Comecei a ler bem despretensioamente e gostei bastante! Não é um livro de estudos e sim de curiosidades, então, conteúdo sobre psicologia e bem básico e superficial. Mas é bem divertido, porque além de traçar um panorama a autora trás muitas curiosidades sobre os bastidores do principais teóricos. Eu me diverti com a leitura!

Izzie 31/07/2022

Um tiquinho de psicologia, simples e direto
Eu gostaria de ter estudado antes das minhas provas algumas partes desse livro, pois ele é super simples de entender e vai direto ao ponto. Porém, certos capítulos são repetitivos. Você tem a sensação de estar lendo a mesma coisa várias vezes, escrita com palavras diferentes. Isso ficou bem evidente nos capítulos sobre a vida de Freud, em que um era a repetição do outro.

É uma leitura bem superficial e não se aprofunda em nenhum tema, recomendo para quem está pensando em estudar psicologia ou começando a conhecer a área.