12 Lições da História

12 Lições da História Will Durant...

Resenhas - 12 Lições da História

Elani Araújo 20/12/2021

Visão do século passado.
Ruim demais. Colocando para doação hoje mesmo. Os autores tinham uma visão religiosa e de direita fortíssima. É o tipo de livro que deve vir na capa que se trata de uma visão antiga.
Fabiana 22/12/2021minha estante
A maioria das pessoas que conheço me dizem para eu ler sobre a história lá atrás, só assim posso entender o que e porque estamos nas atuais condições. Mas eu discordo. Não gosto de livros assim.

Cris609 19/09/2022minha estante
Perfeito!

Isabela | @readingwithbells 24/05/2018

Para amantes de história!
As 12 Lições da História é um livro que reúne visões dos historiadores Will e Ariel Durant sobre temas da humanidade. Entre eles, geografia, biologia, raça, caráter, moral, religião, economia, socialismo, governo, guerra, crescimento e decadência e progresso.
O livro começa nos apresentando a fragilidade do ser humano diante da grandeza da Terra.
Ao decorrer da leitura, passamos a refletir sobre a evolução, a competição e cooperação dos humanos comparada aos animais, o conceito de liberdade e igualdade, raça e suas diferenças, a questão da moral, progresso e ciência, entre outros.
Com muitas referências de obras e estudos, o livro é perfeito para quem se interessa por história. Nas notas finais, temos a fonte de onde cada referência veio, seja de filósofos ou sociólogos.
Apesar de o livro ter sido publicado em 1968, a escrita é de fácil compreensão e os temas são atemporais.
"O resultado é um levantamento da história, cheio de percepções incríveis sobre a natureza da experiência humana, a evolução da civilização e a cultura do homem."
Gerson 28/12/2019minha estante
Só não diria que é um levantamento, e sim uma crítica em 12 lições (como o título mesmo diz).

O maior feito do livro é a linguagem que ele traz essas lições.

adjalina.menezes 14/04/2021

Pequenas pílulas sobre nossas certezas da história
Os historiadores Will e Ariel Durant nos apresentam em uma linguagem acessível 12 lições que podemos aprender com os acontecimentos da humanidade. Comecei uma leitura despretensiosa para ser arrebatada com a clareza da visão de mundo dos autores. Reitero que não é uma obra vasta ou profunda, mas uma ampla abordagem do que se pode entender do mundo.
Deixo a seguinte frase do livro: "A única revolução real está no esclarecimento da mente e na evolução do caráter".
Cezar.Tosta 02/09/2022minha estante
Boa escolha de frase.

@gataleitora 29/05/2018

"Trata-se de uma empreitada precária, e só um tolo tentaria incluir cem séculos em cem páginas de conclusões apressadas".
Impressionante! O casal consegue conquistar esta ousada empreitada ... com leveza, sem afetação e com muita sabedoria. Peguei este livro porque apesar de sempre ter sido bem fraca em História na escola (eu tinha uma leve queda apenas pela Idade Antiga e Medieval), eu adorava conhecer as nuances que moldaram meu presente.
O livro contém uma riqueza bem grande de pensamentos compilados pelo casal em cem páginas. Muito pouco mas mesmo assim bem completo, claro e conciso . Confesso que queria mais umas paginhas de leve...hehehehe.... que passaria mais tempo numa boa me deliciando com tantos questionamentos interessantes e pertinentes.
Os autores levantam questões sobre as forças que moldaram a história: forças naturais, comportamentos e questões humanas e me levaram a ponderar vários pontos da vida. Englobando as conquistas da terra, o poderio econômico, a força da Biologia e do que faz uns conquistarem mais poder que outros, os dilemas eternos das raças. Pontos tão contundentes e polêmicos e me vi presa à leitura , devorando cada detalhe quando me toquei as cem páginas tinham terminado.
Destaque para mim foi o ensaio sobre socialismo e como povos antigos já tentavam experimentar este sistema político-econômico que tenta fortemente neutralizar as forças que geram a desigualdade de riqueza. Achei fascinante saber que aqui no Brasil, os jesuítas conseguiram implementar um sistema socialista com cerca de 200 mil índios na época do Brasil colônia e que só foi desfeito graças a ganância de Portugal e Espanha.
Apesar de ser capitalista, eu sei ( não sou cega) que este sistema é injusto e cruel com muitos de nós e ano passado quando estudei com minha filha sobre o Socialismo Utópico e tive a chance de conhecer sua forma de agir mais igualitária, sem utilização de força e sem autoritarismo, confesso que me vi fã . Pena que diante da ganância humana realmente o sistema não vingou se tornando como o próprio nome diz, utópico. Enfim....
Recomendo demais a leitura para estudantes e para as pessoas que se interessam em conquistar um novo olhar para a História da humanidade .
Como sempre a Faro Editorial arrasa na edição com uma capa extremamente representativa para a obra . Adorei !

site: www.minhavelhaestante.com.br

happymoon 28/10/2018

Excelente
Este livro é uma ótima porta de entrada para o conhecimento da história. Importante frisar: porta de entrada.

Alexandre.Nunes 04/01/2020

Bom desenvolvimento.
Ainda não tinha lido livro dos autores de história anteriormente, porém fiquei surpreso com uma linguagem acessível, direta e com uma base filosófica bem interessante. Realmente são lições que marcam em suas passagens. "A história sempre nos oferece consolo quando nos lembra que pecados florescem em qualquer época".

Ceds 10/02/2020

Quero reler no futuro.
O livro mostra muitos exemplos na história real do mundo sobre cada lição que ele dá, isso pra mim transformou a leitura em uma chatice, não fluiu e em algumas partes não consegui entender muito bem o sentido das frases e o que o livro queria me passar com as lições, por isso quero reler no futuro quando estiver mais maturo e mais informado nessa área.

Nicolas.Rodrigues 20/02/2020

Livro com altas doses de filosofia, em que pouca coisa agrega-se lendo-o. Não recomendo!

Martins 19/04/2020

Estudar e compreender processo histórico possibilita o saber de onde viemos e para onde vamos, através do que herdamos das sociedades que nos antecederam. E poder, com isso, criar condições mais inclusivas. As 12 lições da história para entender o mundo enseja por meio da conexão dos fatos históricos, correlacionando-os com elementos da cognição humana, analisar se ações presentes conduzi os passos humano rumo ao progresso ou evidencia ao retrocesso.

Anny Karol 15/05/2020

Bom mas desatualizado
Ótimas lições mas por ser de 1968 tem algumas informações desatualizadas

Bruno Passuello 02/08/2020

Raso e chato
Livro muito raso e apenas traz pequenos textos explicando algum assuntos achei bem simples e nada aprofundado ler e não ler não vai mudar absolutamente nada na tua vida recomendo outras obras muito melhores que essa.

Manda 26/08/2020

cansativo
comprei esse livro achando que seria mais didático, mas foi (pra mim) uma leitura cansativa e que por vezes me via sem vontade de continuar.
precisei marcar muitas coisas no livro e até resumir ao fim do capítulo o que eu lia, porque achei muito confuso. havia, claro, muitas coisas interessantes e importantes, mas se falava de muitos povos sem explica-los, assim como de lugares. achei confuso e cansativo.

Joyce 20/12/2020

infelizmente não superou as minhas expectativas. Não recomendo

Robson.Vilar 19/02/2021

Não se trata de um livro de história na concepção didática tradicional, mas sim da opinião dos autores sobre 12 temos, baseados na sua análise histórica. Sobre o tema GOVERNO E HISTÓRIA, por exemplos, temos: "a única revolução real está no esclarecimento da mente e na evolução do caráter, a única emancipação real é a individual, e os únicos revolucionários são os filósofos e santos".

Junior 27/02/2021

Filosofia na história
É muito interessante a forma que foram abordadas as lições, posso dizer que a nossa vida toma uma reflexão muito profunda no último capítulo que é a reunião de todos os outros.