12 Lições da História

12 Lições da História Will Durant...

Resenhas - 12 Lições da História

Léonard Leroad 25/08/2021

Non omnis moriar
As ideias apresentadas no livro fluem como uma cascata e podem ser esclarecedoras se lidas com a devida atenção. Poucos foram os capítulos que terminei sem fazer alguma anotação, sem ter absorvido alguma mensagem. A influência que o existencialismo tem no livro é bem notável.

Elisio Rebouças 05/07/2022

Pequeno e interessante
Datado dos anos 80, os autores põe em debate temas políticos e históricos relacionados com a humanidade. Alguns capítulos são morosos e outros são simplesmente geniais. Se ler se imaginando na época do escrito com certeza tirará algumas lições. Mas eu esperava mais, muito mais!

Cezar.Tosta 10/09/2022

Elevando o entendimento do mundo.
Ótimo livro. Capítulos pequenos em páginas, mas extensos em conhecimentos. Muitas passagens são atemporais, explicando muitos fenômenos sociais atuais. Acredito que as lições cumpriram o seu propósito, apresentando certas nuances que não havia me dado conta e que são importantes para a compreensão do nosso mundo.

denis.caldas 11/01/2024

A Lógica da História
Embora escrito há mais de 50 anos, este livro traz um argumento lógico do que moveu nações e culturas desde que o mundo é mundo, mas de forma sucinta para, quem quiser se aprofundar, consultar as indicações bibliográficas. Os 12 capítulos são:

1. A História e a Terra
9. Governo e História
10. História e Guerra
11. Crescimento e Decadência
12. O Progresso é real?

Não foi 5 estrelas para mim, é claro, por ser muito antigo e não contar com o crescimento exponencial da Era da Informação que vivemos, junto com o seu Mal do Século XXI, mas de qualquer forma não é um livro de previsões ou profecias. Interessante a abordagem sobre a fórmula hegeliana da tese, antítese e síntese que, querendo ou não, está em pleno andamento, como podemos ver no excerto que encerro a resenha:

"[...] Marx foi um discípulo infiel de Hegel: ele interpretou a dialética hegeliana como se a luta entre o capitalismo e o socialismo terminasse com a vitória do último. Mas se a fórmula hegeliana da tese, antítese e síntese for aplicada à Revolução Industrial como tese, e a oposição entre o capitalismo e o socialismo como antítese, a terceira condição seria uma síntese entre capitalismo e socialismo. E é para essa reconciliação que o mundo ocidental visivelmente se dirige. O papel dos governos nas economias ocidentais aumenta a cada ano, e a participação do setor privado diminui. [...]" (em 8. Socialismo e História)

Joyce 20/12/2020

infelizmente não superou as minhas expectativas. Não recomendo

Isabela | @readingwithbells 24/05/2018

Para amantes de história!
As 12 Lições da História é um livro que reúne visões dos historiadores Will e Ariel Durant sobre temas da humanidade. Entre eles, geografia, biologia, raça, caráter, moral, religião, economia, socialismo, governo, guerra, crescimento e decadência e progresso.
O livro começa nos apresentando a fragilidade do ser humano diante da grandeza da Terra.
Ao decorrer da leitura, passamos a refletir sobre a evolução, a competição e cooperação dos humanos comparada aos animais, o conceito de liberdade e igualdade, raça e suas diferenças, a questão da moral, progresso e ciência, entre outros.
Com muitas referências de obras e estudos, o livro é perfeito para quem se interessa por história. Nas notas finais, temos a fonte de onde cada referência veio, seja de filósofos ou sociólogos.
Apesar de o livro ter sido publicado em 1968, a escrita é de fácil compreensão e os temas são atemporais.
"O resultado é um levantamento da história, cheio de percepções incríveis sobre a natureza da experiência humana, a evolução da civilização e a cultura do homem."
Gerson 28/12/2019minha estante
Só não diria que é um levantamento, e sim uma crítica em 12 lições (como o título mesmo diz).

O maior feito do livro é a linguagem que ele traz essas lições.

Elani Araújo 20/12/2021

Visão do século passado.
Ruim demais. Colocando para doação hoje mesmo. Os autores tinham uma visão religiosa e de direita fortíssima. É o tipo de livro que deve vir na capa que se trata de uma visão antiga.
Fabiana 22/12/2021minha estante
A maioria das pessoas que conheço me dizem para eu ler sobre a história lá atrás, só assim posso entender o que e porque estamos nas atuais condições. Mas eu discordo. Não gosto de livros assim.

Cris609 19/09/2022minha estante
Perfeito!

Cris609 19/09/2022

Perigoso!
Um livro antigo (1968) que apresenta a opinião dos autores sobre os diversos pontos. É um livro parcial e defende ideias de direita. Algumas partes, interessantes. Outras, totalmente fora da realidade e da evolução social de hoje.

Manda 26/08/2020

cansativo
comprei esse livro achando que seria mais didático, mas foi (pra mim) uma leitura cansativa e que por vezes me via sem vontade de continuar.
precisei marcar muitas coisas no livro e até resumir ao fim do capítulo o que eu lia, porque achei muito confuso. havia, claro, muitas coisas interessantes e importantes, mas se falava de muitos povos sem explica-los, assim como de lugares. achei confuso e cansativo.

@gataleitora 29/05/2018

"Trata-se de uma empreitada precária, e só um tolo tentaria incluir cem séculos em cem páginas de conclusões apressadas".
Impressionante! O casal consegue conquistar esta ousada empreitada ... com leveza, sem afetação e com muita sabedoria. Peguei este livro porque apesar de sempre ter sido bem fraca em História na escola (eu tinha uma leve queda apenas pela Idade Antiga e Medieval), eu adorava conhecer as nuances que moldaram meu presente.
O livro contém uma riqueza bem grande de pensamentos compilados pelo casal em cem páginas. Muito pouco mas mesmo assim bem completo, claro e conciso . Confesso que queria mais umas paginhas de leve...hehehehe.... que passaria mais tempo numa boa me deliciando com tantos questionamentos interessantes e pertinentes.
Os autores levantam questões sobre as forças que moldaram a história: forças naturais, comportamentos e questões humanas e me levaram a ponderar vários pontos da vida. Englobando as conquistas da terra, o poderio econômico, a força da Biologia e do que faz uns conquistarem mais poder que outros, os dilemas eternos das raças. Pontos tão contundentes e polêmicos e me vi presa à leitura , devorando cada detalhe quando me toquei as cem páginas tinham terminado.
Destaque para mim foi o ensaio sobre socialismo e como povos antigos já tentavam experimentar este sistema político-econômico que tenta fortemente neutralizar as forças que geram a desigualdade de riqueza. Achei fascinante saber que aqui no Brasil, os jesuítas conseguiram implementar um sistema socialista com cerca de 200 mil índios na época do Brasil colônia e que só foi desfeito graças a ganância de Portugal e Espanha.
Apesar de ser capitalista, eu sei ( não sou cega) que este sistema é injusto e cruel com muitos de nós e ano passado quando estudei com minha filha sobre o Socialismo Utópico e tive a chance de conhecer sua forma de agir mais igualitária, sem utilização de força e sem autoritarismo, confesso que me vi fã . Pena que diante da ganância humana realmente o sistema não vingou se tornando como o próprio nome diz, utópico. Enfim....
Recomendo demais a leitura para estudantes e para as pessoas que se interessam em conquistar um novo olhar para a História da humanidade .
Como sempre a Faro Editorial arrasa na edição com uma capa extremamente representativa para a obra . Adorei !

site: www.minhavelhaestante.com.br

Nicolas.Rodrigues 20/02/2020

Livro com altas doses de filosofia, em que pouca coisa agrega-se lendo-o. Não recomendo!

Robson.Vilar 19/02/2021

Não se trata de um livro de história na concepção didática tradicional, mas sim da opinião dos autores sobre 12 temos, baseados na sua análise histórica. Sobre o tema GOVERNO E HISTÓRIA, por exemplos, temos: "a única revolução real está no esclarecimento da mente e na evolução do caráter, a única emancipação real é a individual, e os únicos revolucionários são os filósofos e santos".

Ideias Históricas 06/04/2021

Um livro sucinto e objetivo, que leva os leitores a pensar a sociedade que estão inseridos.

adjalina.menezes 14/04/2021

Pequenas pílulas sobre nossas certezas da história
Os historiadores Will e Ariel Durant nos apresentam em uma linguagem acessível 12 lições que podemos aprender com os acontecimentos da humanidade. Comecei uma leitura despretensiosa para ser arrebatada com a clareza da visão de mundo dos autores. Reitero que não é uma obra vasta ou profunda, mas uma ampla abordagem do que se pode entender do mundo.
Deixo a seguinte frase do livro: "A única revolução real está no esclarecimento da mente e na evolução do caráter".
Cezar.Tosta 02/09/2022minha estante
Boa escolha de frase.

Martins 19/04/2020

Estudar e compreender processo histórico possibilita o saber de onde viemos e para onde vamos, através do que herdamos das sociedades que nos antecederam. E poder, com isso, criar condições mais inclusivas. As 12 lições da história para entender o mundo enseja por meio da conexão dos fatos históricos, correlacionando-os com elementos da cognição humana, analisar se ações presentes conduzi os passos humano rumo ao progresso ou evidencia ao retrocesso.