O livro do silêncio

O livro do silêncio PJ Pereira

Resenhas - O livro do silêncio

duda 22/07/2023

Gostei do livro e de como a história é desenvolvida em alternância, mas a personagem principal é insuportável misericórdia
Miguel_Mascena 05/01/2024minha estante
estou lendo, não terminei ainda, mas compartilho da mesma opinião kkkk

Ray - Bruxinha.literaria 22/05/2020

Legal, mas nem tanto!
O livro vai literalmente contar a história de 2 mundos, que aparentemente estão ligados como se fosse uma dobra no tempo, entre um passado remoto (onde temos uma sociedade cheia de misticismos e a presença dos Orixás) e o presente... e mesmo que a estrutura do texto tenha sido bem interessante, onde cada capítulo vai falar de um dos períodos, o enredo em aí me deixou meio decepcionado!
Talvez lendo as continuações ele possa fazer mais sentido, pq esse foi literalmente uma introdução, é uma bem mais ou menos... já que achei tudo muito vago e sem sentido!

Janayna.Maria 12/07/2022

O livro conta duas histórias que se conectam ao decorrer dos capítulos, em uma da histórias nos é apresentado New um jornalista que mora na grande São Paulo e tem alguma ligação não muito clara com as terras iorubá.
Já a segunda história se passa nessas terras iorubás mostrando Orunmilá e seu mensageiro Exu a procura de cumprir uma missão que lhe foi dada por Oxalá.
O livro nos provoca uma curiosidade para saber o que irá acontecer com os personagens de uma maneira muito inteligente, fazendo com que o leitor procure terminar a leitura de maneira incessante.

Caue 25/06/2019

Dois mundos
O livro tem duas histórias em mundos diferentes que meio que se conectam.
O mundo e a história dos orixás é super legal, mas a história no mundo "real" beira o insuportável. Dá vontade de pular logo pra parte dos orixás.

Kronecker 29/04/2021

Razoável
A parte dos deuses é até interessante mas a da vida do protagonista é bem maçante iria preferir que focasse só nos primeiros. Sem falar que o jeito do protagonista não me agradou muito.

PJ 02/06/2021

Em comparação ao primeiro livro que li do mesmo autor (A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa) esse me pareceu mais infanto juvenil. No entanto a leitura não fica prejudicada pelo estilo. É muito bom ter um livro que aborde a cultura afro-brasileira dessa forma.

DebsDebsDebs 28/12/2022

Poderia ser apenas metade
A história possui duas linhas do tempo, sendo uma que acompanha um jovem jornalista chamado New na investigação de um caso e outra que acompanha Orunmilá na sua jornada para resolver o silêncio do Ifá. As duas perspectivas são muito diferentes entre si e só entendemos a conexão entre elas muito tempo depois, porém até lá temos que suportar a história de New. Confesso que não gostei do protagonista, pois a sua história parece pouco interessante comparada com a de Orunmilá e ele consegue ser bem idiota e preconceituoso às vezes. Por isso, com certeza, preferi as partes que acompanhavam Orunmilá e por mim o livro poderia ser somente isso. Essas partes são muito bonitas e interessantes, mostrando um pouco mais sobre os orixás e histórias africanas. Não pretendo continuar a série por conta do New, que é um saco, mas valeu a pena a leitura para conhecer mais do assunto.

Iran7 25/02/2023

Gostei muito!!
A mitologia africana é incrível!! Adorei o livro. A gente tem uma perspectiva de dois mundos, um acompanhamos um jornalista seu nome é New e no outro a jornada do Orunmila que consegue usar um "poder" de adivinhação e com isso é muito famoso.

Os capítulos do New são repletos de culinária que vai te deixar com água na boca e varias estratégias que os jornalistas usam para entrevistar outras pessoas.

Orunmila tem uma missão, difícil e muito perigosa. Mas mesmo assim ele vai enfrentando todas as adversidades na sua jornada.

Agora você deve ler para descobrir como esses mundos tem relação um com o outro.

Maia 06/06/2020

O livro conta duas histórias que ocorrem em lugares totalmente diferentes, mas que de alguma forma irão se conectar. Ambas histórias são bem divertidas de se acompanhar, e extremamente fluidas e rápidas, tem sempre algo de importante acontecendo na narrativa. O narrador da algumas freadas vez ou outra apenas para dar uma desenvolvida na trama dos personagens, o que ao meu ver é extremamente necessário e bom. Recomendo muito pra quem gosta de livros de aventura e investigação, e especialmente para quem tem desejo de ver uma história sobre os orixás, o livro contempla tanto os que pouco ou nada conhecem dessa mitologia, quanto aqueles que a conhecem de cor e saltedo.

HeeyLinee 24/05/2022

?DEUSES DE DOIS MUNDOS- O LIVRO DO SILÊNCIO ?
Independente do que você acredita ou deixa de acreditar, a leitura do Livro do Silêncio pode se provar uma experiência única!

A narrativa do livro é algo bem interessante. Com capítulos intercalando entre os acontecimentos no Orum, com Orunmilá, Exu, Ogum, Oxóssi e outros, e no Aiê, com o new. Aparentemente as história parecem sem conexão,porém o livro as conecta de um jeito único e sutil.
Para mim que conheço superficialmente as história das religiões afro-brasileiras,o livro faz com que eu sinta um desejo de conhecer mais sobre todo aquele mundo novo, tanto na trama do livro quanto a realidade em si.
Não vejo a hora de terminar essa trilogia e saber o rumo dos personagem???

leeches 02/03/2024

Sincronicidades
Gostei do livro, apesar de odiar profundamente o personagem principal. Não vou ler as sequências porque esse sujeito é INSUPORTÁVEL.
De qualquer forma, foi uma experiência agradável e enriquecedora. Para aqueles que não conhecem muito as religiões de matrizes africanas, talvez seja meio confuso, mas vale a pena tentar.

Decidi colocar a palavra "sincronicidades" no título da resenha porque é um elemento presente na percepção de tempo do livro.

Samara.Trigo 09/04/2022

1000/10 - PS: desculpa a tenha longa
Bom, eu como leitora iniciante e uma havida estudante de narrativa, crítica chata e escritora amadora, achei o livro simplesmente perfeito!!
A estrutura narrativa pode parecer um pouco complexa para alguns - já eu particularmente amo usar esse tipo de estrutura - pois a história intercala entre duas óticas que são narradas de forma diferente e em lugar e tempos diferentes, a primeira sendo de New - personagem principal - onde o próprio toma a função do narrador de sua própria história ao conta lá por meio de email a um personagem não identificado e a segunda ótica sendo narrada em 3° pessoa que conta a perspectiva de um grupo de personagens aos quais seriam entidades da religiões de matriz africana - orixás - em um tempo antes deles se tornarem divindades adoradas.
E como eu amo analisar a estrutura do texto o que mais amei aqui é como o autor é um DANADO ao fazer ganchos muito bem colocados no final de cada capítulo para te prender na leitura e te deixar angustiada para saber o que se resultará - o chato, porém muito bem executado, é que para saber o final de X capitulo, você tem que ler dois.
A história tem boa fluidez e tem bom condicionamento das emoções, porém não é uma história de leitura rápido e nem deve ler rapidamente, definitivamente não é um livro de uma tarde, mais sim de uma ou duas semanas.
Ele tem romance, aventura, senas hot leves - isso me surpreendeu aliás - personagens perspicazes, o protagonista que, mesmo sendo pra ser daqueles q de da raiva, gera apreço do típico galã que você gosta no livro, mas bateria na vida real e tem ótimas referências a cultura e religião afro, você sabe e sente a cada momento que é sobre os orixás - mesmo o protagonista sendo branco o que me deixou cabreira de início por medo de se tratar de mais uns daqueles esteriótipos racistas do branco herói que traz a salvação para o negro tão comum na literatura e cinema mau pautados, mesmo q lá no fundo ainda consiga ver essa estrutura, sem dúvidas não se tratar disso, pelo contrário, a narrativa leva ao entendimento de uma colaboração mutua entre as partes.
Eu comprei com um objetivo: ser uma leitura afetiva - uma vez que cresci no meio da religião e cultura afro, tendo pouquíssima contato com a parte branca da família ao qual me incluo - e atendeu um bem o objetivo.
Cara, como foi incrível ver os orixás que tanto convivi e ouvir falar dês da minha infância!!!
Tive vontade de entrar no livro hora pra ajudar na batalha ao lado deles, hora pra proteger? Hummm
Bom, é um livro que me marcou, ainda mais depois de conhecer o autor - amo o mundo digital onde a gente pode interagir com os autores, principalmente os pequenos como este - que me serviu de incentivo para escrever mais sobre a religião afro nas minhas ficções.
Estou louca para ler a sequência e Ah!!! Fiquei sabendo da possibilidade de lançar um filme do livro!!! Eu animada pra caramba!!

Anne 12/03/2023

Esse livro despertou um interesse em mim pelo candomblé e por mais conhecimento sobre o mundo dos orixás que é absurdo. me ensinou tantas coisas, me descobri muito ignorante ao ler. tantas vezes eu sentia arrepios e dava sorrisos do nada, simplesmente por amar esse livro. me prendeu na leitura de tal forma que nao era menos de 40 páginas a cada sentada de leitura. a jornada nos dois mundos se misturando em certo ponto me deixou extasiada, incrível!!!! recomendo demais pra quem quer saber mais sobre a religião de forma lúdica

Heros Pena 03/12/2022

Fantástico, a mídia nos bombardeia com tanta mitologia grega e nórdica, que nos esquecemos de nossas raízes e da beleza da mitologia africana que está no sangue de todo Brasileiro, e é essa descoberta que o livro nos proporciona.

@lazzinhodabahia 22/01/2024

Considerações
A história no geral eh bem louca e difícil de acessar/compreender certas informações se não tiver uma bagagem das religiões de matriz africana. é muito interessante acompanhar dois paralelos que ao mesmo tempo que se compreendem como simultâneo ou lineares, se parecem tmb totalmente fora de ordem - o que aplica o entendimento do tempo numa visão africana. fiquei estupidamente animado com a aparição de Iansã no livro ?. no geral, é uma história interessante e leve, com alguns preconceitos atrelados ao personagem protagonista. estou ansioso pra seguir a leitura da trilogia