O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Rosane 27/03/2021

A vitória do amor
Este livro narra a luta de um homem para sobreviver dentro de um campo de extermínio. Ele agarra a oportunidade que lhe é dada de, como tatuador, tentar manter não só a sua vida como ajudar a alguns mais próximos.
Ali, em meio ao horror que vive e presencia, ele conhece o amor de sua vida e vai lutar a cada dia para manterem-se vivos.
É um livro que deve ser lido, não por nos deixar mais descontraídos ou leves, mas para que se conheça as atrocidades cometidas em uma guerra e tentar não repetir os erros. Milhões de vidas inocentes foram ceifadas e não podem ser esquecidas.

Carol 29/11/2021

Inesquecível
Uma história de amor que enfrenta os obstáculos mais inimagináveis. Uma luta constante para sobreviver mais um dia em um verdadeiro inferno na terra.
Terminei o livro mas ele vai permanecer na minha mente para sempre. Realmente essa história precisava ser contada.

Rafa 03/03/2022

Abril, 1942?
Que obra SENSACIONAL. Eu sou completamente apaixonada em todas as histórias relatadas do holocausto, sendo artigos, textos, mas principalmente livros, como esse.

O livro narra a história de Lale Sokolov e de Gita Fuhrmannova, duas pessoas comuns que conseguiram sobreviver e se apaixonar durante o período mais horrendo de toda a história da sociedade.

É incrível, a gente sente a dor dos personagens, a angústia, a raiva pelo sistema nazista, que foi extremamente desumano. É INEXPLICÁVEL o quanto um ser humano consegue destruir milhares do outros iguais a ele.

Por ser uma história real torna tudo mais intenso e mais inaceitável, lendo e depois de terminar a leitura, ainda não consigo compreender tanta dor e sofrimento, é inaceitável uma atrocidade dessa.

Recomendo todos a lerem, é uma necessidade pública, saber do nosso passado e pensar que podia ser um de nós vivendo aquele momento.
Precisamos relembrar a história pra que ela não se repita jamais! ?

Be Alonso 04/01/2022

Emocionante
Triste acreditar em tamanha crueldade vivida nesses tempos, mas a história nos mostra muito além da dor e tristeza da monstruosidade humana. O amor entre Lale e Gita, bem como pela vida, nos impulsiona a crer, a ser resiliente e fortes. É surreal o que eles passaram e tantos outros que não tiveram a mesma sorte. Não via a hora de ler que eles estavam livres e bem. A história de Lale apesar de angustiante também é admirável.

Karen 29/04/2021

Lindo
Um relato emocionante dos horrores do campo de concentração e que mesmo diante de todas as dificuldades foi cenário de uma história linda de amor e esperança!

Isac 07/03/2023

Não é um documento histórico, mas é fascinante!
O Tatuador de Auschwitz talvez não possa ser considerado um livro histórico propriamente dito, mesmo não podendo ser usado como base de pesquisa para os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, ainda sim ele fornece um relato vivido e emocionante sobre os horrores da Segunda Guerra e as atrocidades que aconteciam nos Campos de Concentração Nazista. O mais importante não se trata disso, mas sim da moral que a história passa, onde o casal Lale e Gita, encontraram o amor, felicidade e esperança, apesar dos horrores à sua volta...e quantos de nós não conseguem encontrar essas dádivas mesmo em situações favoráveis?

O relato é contato de forma concisa e realista, único ponto negativo que notei, são alguns momentos em que os acontecimentos são contados de forma corriqueira e sem detalhes, entretanto, recomendo a leitura, principalmente para os amantes de história secular assim como eu.

Gabi 02/07/2020

História de dar nó na garganta!
Gênero: Romance biográfico/histórico.

Julgamento na lata: que história de amor linda, quanto aprendizado a história te rendeu e quão fortes foram esses personagens!

Sinopse: Lale é um jovem de vinte e poucos anos que se vê obrigado e intimado a "trabalhar" no campo de concentração em Auschwitz na tentativa de deixar sua família - eslovaca e judia - intacta e a salvo dos alemães. Nessa jornada, como tatuador do campo (aquele que marca as "novas identidades" de cada prisioneiro = números), Lale sobrevive a cada dia, encantando o leitor com sua humanidade, com seu coração, com suas atitudes corajosas e com um otimismo que não está escrito em lugar nenhum da face da terra.

Em meio aos horrores de tudo o que testemunhou, esse personagem real se apaixona perdidamente por Gita, que também já não vivia, mas sobrevivia.

O amor entre eles é o protagonista dessa história cheia de esperança e a chave pra sobrevivência aos horrores da Segunda Guerra Mundial.

História emocionante e que nos ensina muito sobre a vida, sobre a esperança, sobre o amor e sobre a gratidão.

LeitorMorto 19/01/2022

Um bom começo para quem nunca leu sobre o assunto
Obviamente possui gatilhos:
- Violência
- Preconceito
- Violência sexual (não descritiva)
- Linguagem sensível
- Extermínio de pessoas (não sei se existe mas pra mim é um gatilho)

Esse livro conta a história de Lale e Gita, porém bem mais focado em Lale já que os relatos para a construção do livro são dele.

O livro não descreve detalhadamente as cenas horríveis que aconteciam - e não precisava descrever, a simples menção também te impacta -, a intenção do livro não é chocar e sim te fazer sentir as emoções que os personagens (pessoas) sentiram, e por isso é tão bom e necessária essa leitura.

Não é uma leitura leve, acho que nenhuma leitura sobre esse assunto vai ser leve. Porém achei um ótimo começo para quem nunca tenha lido algo sobre o assunto. Eu mesmo nunca tinha lido algo sobre Auschwitz.

Uma coisa triste que aconteceu comigo durante a leitura foi perceber que quando momentos cotidianos e felizes aconteciam dentro do campo eu não conseguia parar de sentir medo pelos personagens... Sentia estranhamento e pensava "como risadas podem ecoar em um ambiente horrível como esse" e esse tipo de pensamento é desesperador.

A versão que eu li está no Kindle Unlimited e possui dois epilogos e um "extra" que não vou falar o que é, mas para mim foram lindos demais de se ler.

Recomendo muito a leitura para quem quer começar a se conscientizar sobre o que foi esse período horrível. E quem não sentiu nada lendo... Eu tenho uma péssima notícia pra vc.

Thaiza.Vianna 13/08/2023

Prato cheio pra quem gosta de fatos da segunda guerra
Um forte, dramático e também inspirador relato de um judeu chamado Lale Sokolov, nascido na Eslováquia que atendeu ao chamado do exército alemão para um "campo de trabalho", no qual aceitou com intuito de poupar sua família que fossem levados também. Acompanhamos o desumano tratamento desde o trajeto feito em vagões de gado, sem água, comida, assepsia e liberdade, a chegada ao campo, a forma em que eram escolhidos e separados para diferentes propósitos.. e o dia a dia por todos os anos em que ficaram sofrendo na mão dos nazistas.
Lalo, que aceitou a oportunidade de trabalhar como tatuador para marcar no pulso os números de tantas centenas de pessoas que chegavam todos os dias aos campos de concentração, e com isso teve a oportunidade de ter pequenas regalias e digamos um "menos pior" tratamento que os demais que trabalhavam em campo braçal. Com esta oportunidade ele viu também a possibilidade de tentar ajudar ao máximo de pessoas que podia. E conhecerá assim, tatuando um número em seu braço a Gita, também judia e prisioneira, e nasce um lindo amor a primeira vista. Um romance em meio à tanta crueldade, para trazer um pouco de esperança por dias melhores fora daquela prisão chamada Auschwitz-Birkenau
É uma lindíssima história real de superação solidariedade, amor e altruísmo em meio aos horrores que ocorreram brutalmente no período da segunda guerra.
O posfácio escrito por uma pessoa super especial para esse romance histórico foi de derreter o coração.
Incrível, vale demais a leitura! É um alerta para aproveitarmos e agradecermos mais as coisas boas da nossa vida.

"QUANDO PASSAMOS ANOS SEM SABER SE DAQUI A CINCO MINUTOS ESTAREMOS VIVOS, NÃO HÁ NADA COM QUE NÃO POSSAMOS LIDAR. ELA DISSE: ENQUANTO ESTIVERMOS VIVOS E SAUDÁVEIS, TUDO VAI DAR CERTO"

Daiana Rosa 16/01/2022minha estante
História de superação

Roberta.Biasioli 07/05/2023minha estante
Fiquei com muita vontade de ler! Deve ser um ótimo livro!

Anny157 19/05/2023

Valorize a sua vida e aproveite cada momento
Esse livro se tornou um dos melhoress livros que já li,pelo fato de que é baseado em uma história real.
O fato de como Lale encara o holocausto com certeza mostra pra gente que podemos vencer qualquer coisa e pensar sempre no melhor,que devemos lutar sempre pelo oq queremos e valorizar oq temos.
Essa história te faz arrepiar em cada capítulo
Lore 19/05/2023minha estante
Maravilhoso esse livro. E o Lale

LivroAleatorio 19/05/2023minha estante
Lendo a sua resenha, deu até vontade de ler o livro ?

Anny157 19/05/2023minha estante
Juro o livro é muito bomm,quando vc acaba quer saber ainda mais sobre a história

BANNWART 29/04/2020

Mto bom!
A historia de Lale e Gita prende o leitor do começo ao fim. Amor e fé de que conseguirão sobreviver a um dos periodos mais horríveis da história da humanidade é emocionante!

Meglen 27/05/2020

História emocionante de dois jovens que lutaram juntos pra sobreviver ao horror do Holocausto e que mesmo com o terror do Nazismo, conseguiram encontrar o amor um no outro e nele se apoiar.
JP 27/05/2020minha estante
Parece emocionante... vc já leu O menino do Pijama Listrado?

Meglen 27/05/2020minha estante
Ainda não...pretendo Ler.. dizem que é muito bom

Leituras e Reflexões 27/05/2020minha estante
Top!! Preciso ler, porque ninguém supera A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ

Meglen 27/05/2020minha estante
Kk está na minha lista de " livros que preciso ler" também dona Débora rs