O grande livro de histórias de fantasmas

O grande livro de histórias de fantasmas Edith Wharton...

Resenhas - O Grande Livro de Histórias de Fantasmas

Claire Scorzi 24/02/2010

Amostra interessante
O livro reúne contos de fantasmas de escritoras americanas e inglesas. Como amostra, é bem interessante, mas na minha opinião apenas um terço dos contos apresenta uma qualidade acima do mediano. Entre eles, "A história de Salomé", "O símbolo" de May Sinclair, "A história da velha babá" de Elizabeth Gaskell, e "Os olhos" de Edith Wharton merecem citação especial.
"Napoleão e o espectro" de Charlotte Brontë, é tristemente medíocre; adoro a escritora, mas ela não estava em seus melhotes dias ao escrevê-lo... O conto exibe uma série de clichês em frases do gênero.
Já "O símbolo" de Sinclair usa o tema do fantasma para expor - sem discuros feministas - a constante incompreensão entre homens e mulheres. Termina-se de lê-lo com olhos úmidos e podemos refletir muito...
"Os olhos" de Wharton prova o motivo de Edith Wharton ser considerada discípula de Henry James: o conto é primoroso na sua capacidade de sugerir e de insinuar - coisa que James fazia constantemente. Um texto elegante e sutil. Pede releituras.
Érika dos Anjos 25/02/2010minha estante
Me deixou com água na boca Claire! Amo contos e amo histórias de fantasmas...

Henrique 25/02/2010minha estante
Isso que é uma boa resenha, gostei muito, bastante informativo!!

Lela Tiemi 26/02/2010minha estante
Claire, fiquei triste em saber q o conto de Charlotte não é um dos melhores... Mesmo apresentando apenas um terço de contos realmente bons, eu comprei o livro e estou muito curiosa para lê-lo!! Não conheço May Sinclair... Mais um motivo para ler este livro! rs.

Marselle Urman 14/02/2011minha estante
Claire, exatamente minha impressão sobre este livro, que coincidentemente acabei de ler. Muitos contos deixam a desejar, no entanto há autoras que eu não conhecia que propiciaram boas surpresas.

NaiaraAimee 12/03/2020minha estante
Comprei pelo conto da Charlotte e realmente foi bem ruim. O da Gaskell eu gostei muito!

Marselle Urman 14/02/2011

Interessante
Súmula de contos de autoras britânicas que escreveram desde 1820 até os dias atuais.
Realmente são histórias de fantasmas, todas elas. Descrevem uma linha histórica interessante de se acompanhar, partindo das famílias tradicionais e casamentos arranjados até a mulher moderna, divorciada, cuidando sozinha dos filhos.

Não são histórias particularmente assustadores ( no meu ver) , mas alguns dos contos são surpreendentemente bons.

Dentre os contos do volume, recomendo em particular:
A porta aberta, Margaret Oliphant
Os Olhos, Edith Warthon
Rosalind, Richmal Crompton
O livro, Margareth Irwin ( muito bom)
Os Alegres Campos Outonais, Elizabeth Bowen
Não conte para a Cissie, Celia Fremin
O Sonho das mulehres Loiras, A.L. Barker
Os fanstasmas de Calagou, Elizabeth Fancett.

Boa leitura!
cid 05/05/2015minha estante
Muito boa resenha.

OToloDeAmarelo 23/02/2021

Um ótimo livro de fantasmas.
Uma coletânea repleta de ótimos nomes e ainda por cima, todos femininos, que sabem contar histórias assombrosas como ninguém. Temos contos fantásticos aqui, que ficam na cabeça e te fazem olhar por cima dos ombros. No entanto, os últimos contos são um tanto enfadonhos, até repetitivos e clichês, com plottwists óbvios. Nada que desmereça esse livro, mas a última parte dele parece ter sido escolhida apenas para ter um pouco mais de conteúdo.

É um ótimo livro de contos sobre fantasmas e mistérios, que certamente merece seu local na estante. A escrita da maioria deles é soberba e os enredos são bastante variados, mesmo se tratando de um assunto somente. Senti calafrios, medos e arrepios e amei tudo isso. Vale muito a pena, você não vai se arrepender.

Priscyla 30/09/2010

Bem legal
Grande livro (sim, no sentido de "extenso"), mas com ótimas histórias de fantasmas para quem gosta. Logicamente como nada é perfeito, há umas histórias que deixam seu conteúdo a desejar, mas no mais, o livro é muito bom. Recomendo :)

Juliana 23/02/2013

"Inicialmente eu ficava imaginando o que havia posto naquela mente radiante a detestável ilusão de que ela continha um cérebro."
- Edith Wharton - Os Olhos -

Fátima Lopes 26/02/2017

Arrepios
Creio que as histórias contemporâneas atingiram melhor o objetivo de assustar (mesmo que só um pouquinho...). Fantasmas e aparições em ambientes mais próximos ao nosso cotidiano , onde existem carros, telefones, televisores, são mais perturbadores porque dão ao inexplicável um caráter de "poderia acontecer comigo" . Destaque para os contos "Quem Andou se Sentando no Meu Carro ?", "Cão Negro", "Traidor" e "Supérfluo" , sendo que os dois últimos são particularmente tocantes.

André Goeldner 08/03/2010

BOA LEITURA
Há capítulos com humor sutil e inteligência fina.
Vale a pena conferir.

Naatez 16/07/2020

Todos os contos são excelentes. Contudo, dentre eles, alguns são apavorantes. Muito bom