O Trabalho Intelectual

O Trabalho Intelectual Jean Guitton

Resenhas -

GabrielBoone 09/01/2024

Prolegômenos de filosofia
Escrito por Jean Guitton, filósofo e escritor francês do século XX, o livro "O trabalho Intelectual" é um mar de experiências, e na minha experiência um dos melhores livros que li sobre conselhos, técnicas e fundamentos para um bom proveito nos estudos.
O livro destacado fato de que nunca fomos ensinados a estudar e em como isso nos prejudica durante toda a vida. Ele expõe a necessidade de um bom estudo e que poucas horas de muito proveito são mais valiosas que muitas horas sem proveito algum. O que importa é estudar bem, não muito.
Fala-se também de um ponto onde muitos de nós pecamos que é misturar muitas tarefas no momento do trabalho, e no momento do repouso. Ele exclui a ideia de semi-trabalho ou semi-repouso. Ou você se dedica inteiramente a algo ou não faça nada. Comenta sobre buscarmos o ambiente favorável e que mesmo com as dificuldades em acha-lo, deve se transformar a dificuldade em um ponto a favor. Em uma alavanca que faz você se dedicar mais, por ter um impedimento.
Uma grande ideia proposta por Guitton é a de que infelizmente não leremos todos os livros que queremos. Então que se escolha muito bem quais livros ler. E dá uma lista de como escolher estes livros:
1- Que seja antigo o suficiente. Os livros antigos são a sabedoria que sobreviveu a muitos anos, vale a pena ler.
2- Leia romances. Romances se tratam da visão de milhares de pessoas sobre o mundo de uma forma poética. Vale a pena ouvir estas pessoas.
3- Leia história. Toda história vale a pena ser lida é estudada, pois se trata do mundo real
4- Leia os livros da verdade pura. Livros como este que está lendo, que contém conselhos grandiosos para seu crescimento
5- Leia livros de religião. Mesmo que não tenha uma crença, os livros de religião que sobreviveram contém uma sabedoria absurda. Não os despreze
Por fim tenha como regra de que seus estudos são proveitosos, está frase: a prova de que sabemos determinada coisa é podermos ensiná-la.

Paulo 02/10/2023

Poderás fazer o que quiseres, se o desejares realmente e com tenacidade

A obra do Padre Sertillanges sobre vida intelectual continua insuperável, mas este “O trabalho intelectual” é um complemento de fôlego.
O autor inicia criticando a civilização moderna, supersaturada de conhecimentos e meios de conhecer. Para ele, bastam poucos livros para nos ajudar na luta contra a dispersão.
Há alguns bordões que resumem a obra: “a intelectualidade não deveria separar-se da espiritualidade”; “antes de tudo, devemos nos conhecer ;” e “o fundamental é escolher bem, e persistir”.
Guitton alerta para a importância do trabalho e do descanso. Reclama da impaciência dos alunos modernos: “é pela ausência de composição que peca a maior parte das obras de hoje”.
A preparação dos trabalhos consiste em três máximas: saiba selecionar; não procure entender tudo; agarre-se a um só ponto e gire ao seu redor.
A obra também traz muitos conselhos práticos. É importante ter um refúgio, um recanto, para escrever de forma compenetrada. Devemos anotar fichas com resumos de livros e com nossas ideias. Se possível, ter um diário.
O artista deve “cavar onde está”, ou seja, compreender e levar para sua obra as circunstâncias e vicissitudes da sua vida. Esse conselho era muitas vezes repetido por Olavo de Carvalho.
Segundo o autor, há 3 fases da obra de arte: plano, rascunho e emenda. O fundamental é o esforço da sinceridade total em cada parágrafo, frase ou mesmo palavra.
Cumpre dizer apenas uma coisa de cada vez e repetir diversamente, até que a ideia fique apurada. O fracasso bem sentido dá-nos consciência da nossa mediocridade.
Uma obra essencial para quem procura desenvolver alguma técnica artística ou pretende se inspirar intelectualmente.
“Poderás fazer o que quiseres, se o desejares realmente e com tenacidade”.
Recomendo.

Rian Lucas 24/07/2023

Muito interessante sua análise, é um livro que detalha mesmo conselhos para aqueles que escrevem e que leem, me surpreendi positivamente, diferentemente da "Vida Intelectual", esse livro trás muitos pontos e conselhos positivos. Queria que tivesse um livro desses escrito por pensadores do século 21, lindando com questões desse século, seria interessante. Mas esse trabalho se torna em certo ponto atemporal.

Tiago.Costa 20/04/2023

Um livreto, mas com ensinamentos e conselhos que vc tem q para para meditar e analisar cada um. Continuando nessa caminhada dos Contra os Acadêmicos, q venha o próximo da lista.

edivan 10/01/2023

MUITO BOM!
Boa vontade e disciplina só não bastam. É preciso aprender com os gênios, sobre como apreender o que de verdadeiro existe no assunto que te empolga.

Laís 18/12/2022

Um grande aprendizado
Depois ee ter lido A vida intelectual, confesso que preferi este muito mais. É realmente um aprendizado sobre a vida e a forma de estudar. Gostei da forma como o Jean Guitton fala sobre a vocação intelectual sem parecer soberbo (diferente do Sertillanges), além de reconhecer o quanto outras áreas da vida também são importantes e que só se cercar de gente inteligente pode ser mais emburrecedor do que se pareça. Após a leitura estou tentando criar o hábito de escrever um diário,como forma de registrar os acontecimentos e pensamentos diários. Amei o capítulo que fala sobre a distinção entre ocupação e trabalho e o quanto é importante o descanso pleno
Livro que mudou minha forma de pensar e estudar, creio que a cada releitura tirarei um aprendizado novo
isabelamoraisc 27/12/2022minha estante
Já quero ler

Vinícius 22/10/2022

Manual de Estudo
O filósofo católico francês Jean Guitton, mergulha no tema intelectual, desde métodos, , como ler de forma proveitosa, por onde começar, como e quando aperfeiçoar a leitura e os estudos. Para quem gosta de ler vai ter um pequeno manual de estudos e aperfeiçoamento.

Robson M 11/05/2022

O trabalho intelectual
Livro com conselhos e orientações para aqueles que estudam ou escrevem, suas dicas serão de grande utilidade após a leitura.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis uma interessante obra O trabalho intelectual, de Jean Guitton.
Bom, o livro é um espécie de guia de como fazer um trabalho de forma intelectual e como escrever de forma intelectual.

No transcorrer da obra há uma série de ensinamentos. Dentre esses, há aquela máxima da superação do mestre: que você sempre deve se sentir motivado em fazer aquilo que seu mestre não conseguiu. Ou seja, com a aprendizagem adquirida, você pode se aperfeiçoar e evoluir no que seu mestre não alcançou!

Outra ideia bem legal é que o trabalho intelectual não possui consequencias diretas negativas se ocorre em erros! Isso mesmo! Ele deve trabalhar para seguir, com os erros, o caminho correto! Ele faz isso com o exemplo do sapateiro (leia o livro é legal demais)! E como diminuir esse erros?

Outra recomendação é você sempre deve atacar suas ideias com tudo pois se elas forem verdadeiras ou fortes elas vão aguentar! Ou senão, porque precisam melhorar! Parece coisas simples mas na prática esquecemos disso!

Também é apresentado sobre que voce deve aproveitar as experiencias alheias! Com isso você pode evoluir o que já foi feito ou ao menos facilitar sua vida.

Outra ideia compartilhada no livro é sobre o trabalho intelectual escrito é dividido em três partes:

A construção do monstro,

o repouso dirigido e

Acabamento em busca da perfeição.

Olha como isso é legal! Muitas vezes a gente fica com medo de começar a escrita. E não importa! Você deve iniciar, faça o mostro inicial! Depois você deve descansar um tempo (lazer, sono, leitura etc), depois voce ataca novamente o monstro que seria o acabamento em busca da perfeição! Muito legal viu!

Leia!

Ed 26/02/2022

Encantador
Esse livro é um primor.

Além dos conselhos serem excelentes, a sensação que temos ao longo de todo o livro, é que o autor é realmente nosso professor, mestre, amigo e avô, querendo nosso bem e falando com ternura como podemos tirar o melhor de nós.

Há, ao longo do livro, uma reflexão sobre o que é a vida intelectual e como vivê-la apropriadamente. Mas não fica só no plano das ideias, o autor dá muitas dicas práticas, como o uso das fichas de resumo e das anotações, como anotar e como resumir, por aí vai.

Junto de A Vida Intelectual, de Sertillanges, é um grande livro. Esse eu recomendo esse para qualquer pessoa, mesmo que não se sinta vocacionada para a vida intelectual.

Lara 08/02/2022

Muitos Insights
Demorei um pouco pra terminar, mas a forma que o assunto é desenvolvido no livro faz com que o autor alcance seu objetivo principal: despertar a inteligência e produtividade do leitor. Eu amei.

Valmor 31/01/2022

O autor nós oferece diversas dicas e instruções para realização do trabalho intelectual. Como se trata de um livro antigo, muitas vezes a linguagem nos parece um pouco rebuscada e inacessível, mas com atenção é possível superar esses obstáculos. Os autores citados também não são conhecidos, mas as passagens são bem interessante. Além do mais, é um bálsamo para nosso período atual tão corrido e agitado, onde nos mostra uma vida de uma possível de ser vivida de outra forma, uma forma mais sublime, mas ainda com bastante esforço voltado para o aperfeiçoamento e elevação do espírito e da alma

Luiz Henrique 17/01/2022

O Trabalho Intelectual
Recomendadíssimo para aqueles que buscam orientações quanto a método de estudo. Acho que é uma excelente opção como sequência a leitura de A Vida Intelectual, de A.D. Sertillanges. A escrita de Jean Guitton me pareceu menos contemplativa que a de Sertillanges, um tanto rebuscada, e com conselhos práticos e objetivos.

Pedro 12/09/2021

Saber Prático
O livro tem um ideal semelhante do proposto por Sertillanges em A Vida Intelectual, mas suas diferenças são notórias no que tange as dicas práticas.

De uma forma singular, percebi que Guitton aproxima mais os textos de uma conversa, ainda que através do seu vocabulário rebuscado e referências abundantes. Suas dicas se diferem das de Sertillanges por se aprofundarem no ato de estudar em si, isso explica o titulo do livro.

A pauta abordada é muito mais referente ao trabalho feito pelo estudante, fala da organização do material de estudo, da escolha das leituras e até mesmo da escrita como ferramenta de elevação intelectual.

O autor nos direciona dentro do mundo intelectual, sendo na minha opinião um dos livros que complementam o caminho do estudante, junto com o de Sertillanges. Muitas vezes só uma obra não satisfaz uma necessidade de determinado conhecimento, sendo assim, uma segunda, aperfeiçoada e aprofundada com base na primeira, é totalmente relevante.

Luiz 24/08/2021

A aplicação do Espírito por Jean Guitton
Livro: O Trabalho Intelectual
Autor Jean Guitton

"Antes de fechares este livrinho, permite-me, meu jovem amigo, qualquer que seja a tua raça, o teu país ou tua religião, acrescenta ainda alguns pensamentos...

Se os capítulos precedentes têm um sentido, ele é, como já te disse, o de confortá-lo. Duvidas de ti. Não tens razão nisso. Poderá fazer o que quiseres, se o desejares realmente e com tenacidade. Na tua idade, a expressão dez anos assusta. Pois eu te digo que dez anos não são nada. Repara no que aprendestes dos dez aos quinze anos; faz o cálculo do que poderias ainda aprender se tu quisesses, ou se para isso fosses compelido, como se faz ao rapazinho da escola.

A perfeição não está longe de ti. Quando tempo se perde a procurar o melhor livro, o melhor método, o melhor amigo! [...] E poderia acrescentar-se que o melhor momento é este, que este é o melhor ambiente, que o melhor pensamento é este que neste momento te acode.

Não procures, portanto, o melhor. Mas àquilo que neste momento está entre tuas mãos, ao que fazes presentemente, imprime, com aplicação do espírito, essa dignidade de ser o melhor."
(Jean Guitton, p. 153-154)

Um ótimo livro pra quem tem a pretensão futura de se dedicar a uma vida pela intelectualidade e produção de conhecimento, infelizmente esse tipo de leitura jamais será lida nas universidades...