O Trabalho Intelectual

O Trabalho Intelectual Jean Guitton

Resenhas -

Natália 16/07/2020

Não era o que eu esperava, mas certamente valeu a pena.
Demorei para ler, fugiu da minha zona de conforto, mas nunca usei tanto post-it pra fazer marcação como o fiz neste livro. Quem quiser se aventurar por suas páginas, esteja preparado para uma linguagem antiga e rebuscada, para abstrações do início ao fim, mas, também, para insights que poderão explodir sua mente.
Robson67 19/07/2020minha estante
Fiquei curioso sobre esse livro, vou adicionar na minha lista. Obrigado por postar ?

Natália 19/07/2020minha estante
Opa, espero que goste. Depois me conte sua experiência...

Luc Candelore 22/07/2020minha estante
Gostei da sua percepção do livro. Eu também tive explosões mentais.

Natália 23/07/2020minha estante
Opa, mais um pro time. Muito bom saber disso, Luc :)

Rodrigo 24/08/2020minha estante
Há uma sequência para compreender essa leitura, por mais que sejam de diferentes autores.
O primeiro livro é: A Vida Intelectual - A. D. Sertillanges, onde nos é mostrado o que é vocação intelectual, virtudes, organização da vida, do trabalho, do que ler, como ler e por que ler.
E o segundo é este livro que você leu, que além do Jean Guitton fazer um grande complemento à obra anterior, ainda dá ênfase em capítulos dos quais em sua opinião, Sertillanges poderia ter ido mais a fundo.

Tem um terceiro livro que é: Conselhos Para a Direção do Espírito - Alphonse Gratry, que ainda não o li.

Natália 24/08/2020minha estante
O Vida Intelectual eu já sabia que existia e pretendo ler em algum momento, mas não sabia que tinha ou depois do que eu li. Muito obrigada pela contribuição. ?

FePFdeO 22/01/2021

O labor intelectual
Guitton fornece várias dicas práticas para aqueles que se dedicam à vida intelectual, tais como estudantes, professores, escritores, intelectuais, etc. O conteúdo em si não é original, mas o que é valioso são os exemplos que ele dá de como grandes filósofos, escritores, teólogos, etc, trabalhavam, tais como Descartes, Pascal, Stendhal, LaGrange, Bergson, Lavelle e companhia. A distinção entre trabalho e ocupação é paradigmática, assim como a ideia mesma de pensar a vida de estudos como um trabalho, isto é, com objetivos, métodos e técnicas definidos. Se levássemos essa ideia à sério seríamos capazes de aprender qualquer coisa.

Otoniel.Filho 20/03/2021

Trabalho intelectual
Boas dicas, no entanto usa de parábolas, faz floreios o que torna um pouco maçante.

@ciduart 07/10/2020

Um professor me puxou pela mão
Achei que não fosse gostar do livro quando comecei, mas a cada capítulo foi me ganhando. São conselhos para nortear os caminhos de jovens estudantes em seus estudos solitários. Muitas citações geraram grandes reflexões na minha mente. Principalmente para quem se arrisca a escrever e aqueles que ainda não renunciaram à leitura. Tópicos como manter um diário, a atenção ao momento, a fome e o jejum de leitura, o repouso, são alguns dos conselhos do livro. Adorei.

site: https://ciduart.com/2020/10/07/o-trabalho-intelectual/

GE GADO 02/08/2020

Livro maravilhoso, um verdadeiro alimento para alma. Será prazeroso reler várias vezes.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis uma interessante obra O trabalho intelectual, de Jean Guitton.
Bom, o livro é um espécie de guia de como fazer um trabalho de forma intelectual e como escrever de forma intelectual.

No transcorrer da obra há uma série de ensinamentos. Dentre esses, há aquela máxima da superação do mestre: que você sempre deve se sentir motivado em fazer aquilo que seu mestre não conseguiu. Ou seja, com a aprendizagem adquirida, você pode se aperfeiçoar e evoluir no que seu mestre não alcançou!

Outra ideia bem legal é que o trabalho intelectual não possui consequencias diretas negativas se ocorre em erros! Isso mesmo! Ele deve trabalhar para seguir, com os erros, o caminho correto! Ele faz isso com o exemplo do sapateiro (leia o livro é legal demais)! E como diminuir esse erros?

Outra recomendação é você sempre deve atacar suas ideias com tudo pois se elas forem verdadeiras ou fortes elas vão aguentar! Ou senão, porque precisam melhorar! Parece coisas simples mas na prática esquecemos disso!

Também é apresentado sobre que voce deve aproveitar as experiencias alheias! Com isso você pode evoluir o que já foi feito ou ao menos facilitar sua vida.

Outra ideia compartilhada no livro é sobre o trabalho intelectual escrito é dividido em três partes:

A construção do monstro,

o repouso dirigido e

Acabamento em busca da perfeição.

Olha como isso é legal! Muitas vezes a gente fica com medo de começar a escrita. E não importa! Você deve iniciar, faça o mostro inicial! Depois você deve descansar um tempo (lazer, sono, leitura etc), depois voce ataca novamente o monstro que seria o acabamento em busca da perfeição! Muito legal viu!

Leia!

Luiz 24/08/2021

A aplicação do Espírito por Jean Guitton
Livro: O Trabalho Intelectual
Autor Jean Guitton

"Antes de fechares este livrinho, permite-me, meu jovem amigo, qualquer que seja a tua raça, o teu país ou tua religião, acrescenta ainda alguns pensamentos...

Se os capítulos precedentes têm um sentido, ele é, como já te disse, o de confortá-lo. Duvidas de ti. Não tens razão nisso. Poderá fazer o que quiseres, se o desejares realmente e com tenacidade. Na tua idade, a expressão dez anos assusta. Pois eu te digo que dez anos não são nada. Repara no que aprendestes dos dez aos quinze anos; faz o cálculo do que poderias ainda aprender se tu quisesses, ou se para isso fosses compelido, como se faz ao rapazinho da escola.

A perfeição não está longe de ti. Quando tempo se perde a procurar o melhor livro, o melhor método, o melhor amigo! [...] E poderia acrescentar-se que o melhor momento é este, que este é o melhor ambiente, que o melhor pensamento é este que neste momento te acode.

Não procures, portanto, o melhor. Mas àquilo que neste momento está entre tuas mãos, ao que fazes presentemente, imprime, com aplicação do espírito, essa dignidade de ser o melhor."
(Jean Guitton, p. 153-154)

Um ótimo livro pra quem tem a pretensão futura de se dedicar a uma vida pela intelectualidade e produção de conhecimento, infelizmente esse tipo de leitura jamais será lida nas universidades...

Laís 18/12/2022

Um grande aprendizado
Depois ee ter lido A vida intelectual, confesso que preferi este muito mais. É realmente um aprendizado sobre a vida e a forma de estudar. Gostei da forma como o Jean Guitton fala sobre a vocação intelectual sem parecer soberbo (diferente do Sertillanges), além de reconhecer o quanto outras áreas da vida também são importantes e que só se cercar de gente inteligente pode ser mais emburrecedor do que se pareça. Após a leitura estou tentando criar o hábito de escrever um diário,como forma de registrar os acontecimentos e pensamentos diários. Amei o capítulo que fala sobre a distinção entre ocupação e trabalho e o quanto é importante o descanso pleno
Livro que mudou minha forma de pensar e estudar, creio que a cada releitura tirarei um aprendizado novo
isabelamoraisc 27/12/2022minha estante
Já quero ler

Rafaela de Kássia 15/04/2020

Um livro que merece ser relido
?O proveito de um bom livro está em nos instigar a penetrar na experiência de um outro ser.? (p.88)

Em ?O Trabalho Intelectual?, Guitton nos auxilia e nos inspira com ?conselhos para os que estudam e para os que escrevem.?

Além das sugestões feitas pelo próprio autor, este também nos mostra o que outros escritores e intelectuais renomados faziam para trabalhar e/ou estudar melhor.

Pode-se dizer que este livro é como um guia, ao qual se pode recorrer sempre que necessitamos de um bom conselho.

GabrielBoone 09/01/2024

Prolegômenos de filosofia
Escrito por Jean Guitton, filósofo e escritor francês do século XX, o livro "O trabalho Intelectual" é um mar de experiências, e na minha experiência um dos melhores livros que li sobre conselhos, técnicas e fundamentos para um bom proveito nos estudos.
O livro destacado fato de que nunca fomos ensinados a estudar e em como isso nos prejudica durante toda a vida. Ele expõe a necessidade de um bom estudo e que poucas horas de muito proveito são mais valiosas que muitas horas sem proveito algum. O que importa é estudar bem, não muito.
Fala-se também de um ponto onde muitos de nós pecamos que é misturar muitas tarefas no momento do trabalho, e no momento do repouso. Ele exclui a ideia de semi-trabalho ou semi-repouso. Ou você se dedica inteiramente a algo ou não faça nada. Comenta sobre buscarmos o ambiente favorável e que mesmo com as dificuldades em acha-lo, deve se transformar a dificuldade em um ponto a favor. Em uma alavanca que faz você se dedicar mais, por ter um impedimento.
Uma grande ideia proposta por Guitton é a de que infelizmente não leremos todos os livros que queremos. Então que se escolha muito bem quais livros ler. E dá uma lista de como escolher estes livros:
1- Que seja antigo o suficiente. Os livros antigos são a sabedoria que sobreviveu a muitos anos, vale a pena ler.
2- Leia romances. Romances se tratam da visão de milhares de pessoas sobre o mundo de uma forma poética. Vale a pena ouvir estas pessoas.
3- Leia história. Toda história vale a pena ser lida é estudada, pois se trata do mundo real
4- Leia os livros da verdade pura. Livros como este que está lendo, que contém conselhos grandiosos para seu crescimento
5- Leia livros de religião. Mesmo que não tenha uma crença, os livros de religião que sobreviveram contém uma sabedoria absurda. Não os despreze
Por fim tenha como regra de que seus estudos são proveitosos, está frase: a prova de que sabemos determinada coisa é podermos ensiná-la.

Tiago.Costa 20/04/2023

Um livreto, mas com ensinamentos e conselhos que vc tem q para para meditar e analisar cada um. Continuando nessa caminhada dos Contra os Acadêmicos, q venha o próximo da lista.

Phelip 28/05/2020

O livro encontra-se nos prolegômenos do site ?contra os acadêmicos? para a iniciação a filosofia. Obra deve ser liga conjuntamente ao livro do Sertilangues.

De influência francesa observa-se a paixão pelo método e pela produção científica sobretudo no campo das humanidades. Apresenta de forma singular algo pouco abordado na educação moderna, como aprender, porém antes de citar técnicas de memorização ou estudo apresenta a busca pelo conhecimento como um estilo de vida.

É lamentável que não tenhamos esta cultura da intelectualidade no país o que explica os extremismos, o analfabetismo funcional e o comportamento destrutivo.

Gabriel1141 22/11/2020

Manual para qualquer um que queira estudar de forma concisa
Junto ao livro A vida Intelectual, este manual visa orientar todos aqueles estudantes que buscam estudar e aprender de forma séria e objetiva.

É indispensável aos estudantes que sabem que a intelectualidade depende muito mais da dedicação e do esforço do que apenas do bom senso e do talento.

Ed 26/02/2022

Encantador
Esse livro é um primor.

Além dos conselhos serem excelentes, a sensação que temos ao longo de todo o livro, é que o autor é realmente nosso professor, mestre, amigo e avô, querendo nosso bem e falando com ternura como podemos tirar o melhor de nós.

Há, ao longo do livro, uma reflexão sobre o que é a vida intelectual e como vivê-la apropriadamente. Mas não fica só no plano das ideias, o autor dá muitas dicas práticas, como o uso das fichas de resumo e das anotações, como anotar e como resumir, por aí vai.

Junto de A Vida Intelectual, de Sertillanges, é um grande livro. Esse eu recomendo esse para qualquer pessoa, mesmo que não se sinta vocacionada para a vida intelectual.

Fooks 26/07/2020

O Trabalho Intelectual para além dos métodos
O Trabalho Intelectual proposto por Guitton vai além dos métodos.Observamos,em sua obra,um professor nato,que dedicou sua vida em se doar ao outro,na transmissão do conhecimento.A partir de um pouco de sua história,marcada por cinco anos como prisioneiro,nos campos de concentração,recebemos dicas valiosíssimas para manter o ritmo de estudos constante,mesmo em momentos de adversidades,conselhos práticos como anotações a longo prazo e até mesmo como redigir textos.Extremamente recomendado para todos que tenham decidido,do fundo de seus corações,a dedicar toda sua existência ao engrandecimento do espírito,através do intitulado "Trabalho Intelectual"