The Priory of the Orange Tree

The Priory of the Orange Tree Samantha Shannon

Resenhas - The Priory of the Orange Tree

Marina516 13/04/2023

Simplesmente Incrível
Eu não tenho palavras suficientes pra descrever o quanto eu amei e me apeguei a esse livro. A fantasia é rica e diversa e os personagens principais são perfeitos (confesso que me apeguei a Ead). Foi uma história e tanto e eu confesso que me imergi bastante. Obrigada Samantha Shannon por escrever um livro tão esplêndido!!

sarah549 27/02/2023

Equilíbrio perfeito
Entre aventura, ação e romance, o livro nos conduz por uma trama fascinante, levada por personagens complexas, que nos cativam com suas virtudes e imperfeições. O universo é tão orgânico, que foram mais de 200 páginas antes que eu me desse conta de que a história é conduzida principalmente por mulheres, que fogem ao seu tradicional papel na literatura para protagonizar também as batalhas e negociações políticas. Senti falta de algumas respostas, mas nada que comprometesse a compreensão. É claro que é possível que eu tenha deixado escapar detalhes, considerando a complexidade do universo. Vale uma releitura.

mawddu 07/02/2023

muito bom mas demorei TANTO TANTO TANTO pra ler apenas acabei e pensei meu deus ACABEEEEI NAO ACREDITO
mas agora falando serio, a construção de universo é extremamente boa, a diversidade cultural é enorme e sinceramente acho que é um dos melhores livros de fantasia épica/high fantasy atuais.

Bruna 01/02/2023

Nicely tied
A nice reading!
The beginning it was a bit boring and also tiring (fantasy novels demands a little bit of memory to deal with all the different names and places) so it took me a while to get through.. I procrastinated a lot ?
But once I took it seriously, I devoured it ^^ I really enjoyed the diversity of characters and also how all the religions were slightly wrong when it comes to the real story behind the defeat of the Nameless One, the victory of The Saint and the Mother.

All in all, it was great!

Nanat3 31/01/2023

Acho um livro difícil de resenhar porque apesar de ter gostado da história, não me apeguei a ela.

Não gostei muito dos personagens, a maioria eu não me importaria muito se vivessem ou morressem e acho que isso dificulta no andar do livro, principalmente no final eu já estava cansada eu não via a hora de acabar logo.

No todo é um livro legal, apesar de ser um volume único acho que a autora entregou uma boa construção da história. Só acho que o final foi um pouco corrido e simples demais.

Indico o livro porque acho que essa é a minha experiência com a história, mas não faz dela uma história ruim, tenho certeza de que algumas pessoas podem amar.

Ket 28/01/2023

SURTANDO!
OKAY VAMOS LA! Desde que eu ouvi falar desse livro eu quis desesperadamente ler ele, e eu estou absolutamente feliz por finalmente ter acabado.

Tinha separado pra ler esse livro em dezembro, porque esperava ja ter batido minha meta anual em novembro, porém comecei a trabalhar e não consegui terminar a meta em novembro e muito menos acabar ele em dezembro.

Então aqui estamos nós, terminei com muitooos dias de leitura, mas terminei e amei tanto que nem sei descrever.

leticia.niehues 26/01/2023

"Seek not the midnight sun on earth but look for it within"

Esse livro tomou conta de mim corpo e alma durante a semana que levei pra ler ele completo. Eu posterguei essa leitura por muito tempo por achar que seria super complexa e até mesmo maçante, queria estar com o humor ideal pra essa leitura e acho que fiz certo, apesar de me questionar porque não li antes. A história é definitivamente complexa, mas nada maçante.
The Priory of the Orange Tree tem de tudo: magia, dragões, piratas, romance, conflito, intrigas politicas e religiosas... o livro te entrega tudo e mais um pouco de uma maneira MUITO bem executada, chega a ser bizarro.
Ao longo do livro podemos acompanhar o POV de 4 personagens diferentes, cada um em um canto do mundo, com uma trama diferente se desenrolando - e é extremamente satisfatório quando você vai chegando nos momentos finais e tudo começa a se encaixar. Acho essa estratégia de troca de POV muito boa pra um livro desse tamanho e densidade porque impede de deixar a historia maçante, já que você está sempre acompanhando um pedaço diferente. Mas em alguns momentos também chegou a ser frustrante porque queria saber o desfecho de uma cena especifica mas o capítulo seguinte trocava pra outro personagem.
E que personagens mes amigos!!!! Chega a ser refrescante ler uma fantasia no nível de Priory of the Orange Tree com tantas personagens femininas tomando conta do enredo de maneiras completamente distintas. Mas honestamente todos os personagens nesse livro foram extremamente bem desenvolvidos, é incrível de ler.
Minha maior surpresa foi o digníssimo alquimista Niclays Roos. Vejam bem, eu não gostava dele. Eu passei o livro todo xingando quando chegava nos capítulos narrados por ele e ficando feliz quando ele sofria. Mas me expliquem como eu chorei 2x durante esse livro inteiro e nas 2x foi por causa do Niclays? Por tristeza e compaixão pelo personagem.

"You loved me. Without condition. You saw the person I could be. And I will be that person, Jan. I will endure, my midnight sun. I will teach my heart to beat again."

Quanto mais tempo passa depois de eu ter terminado essa leitura, mais eu percebo o quanto o arco do Niclays me tocou mais profundamente do que eu esperava. E pra mim essa é a maior comprovação possível da genialidade da Samatha Shannon.
Pra quem gosta de fantasias com uma construção de mundo complexa e que não se importa em ficar perdido na leitura durante uns bons 10-15% dela no começo, devido a tantos detalhes e nomes diferentes, eu recomendo MUITO esse livro. Eu tenho certeza que vai ter um espaço permanente no meu coração, de tanto que me apaixonei por esse mundo.

Sara.Froes 11/01/2023

Uma boa leitura, mas demorada, fluída em alguns momentos, errática em outros. Geralmente costumo ler um livro em 2 dias, mas esse levei 2 anos. Acho que se fosse dividido, fluiria melhor. O final pareceu apressado e destoante do resto da narrativa e não tão épico assim. Gostei, mas quando lembro, me sinto meio decepcionada. Acho que algumas coisas ficaram resumidas para serem melhor exploradas em outro livro.
Preciso dizer aqui que os meus povs preferidos foram do Niclaus, uma escolha bem peculiar e interessante de narrador, que me tocou por representar a solidão (e as fases do luto) de um idoso e as perspectivas de um futuro pra uma idade que costumamos deixar de fora das nossas especulações de aventura e vida.

mayssa 08/01/2023

o maior!
O melhor livro de fantasia épica q eu já li até agora.
Assim como em todo livro de fantasia, a história é pouco lenta no começo e difícil de entender, mas nada que te faça desistir do livro.
A história é bem construída, o universo que a autora cria é bem rico, a forma em que cada nação é construída é bem fundamentada e perceptível a dedicação em cria-las, isso se dá também com os personagens, todos são bem escritos e você consegue entender o ponto de vista dos personagens. Amei todos eles (inclusive o Roos que tenho uma relação de amor e ódio com ele).

Eu amei de mais o livro!!!

Raven 02/01/2023

TPOTOT
O livro em si é maravilhoso a história é incrível e muito bem pensada, o tanto de personagens e cada um com seu passado único é impressionante. O único porém foi a escrita do plot, da batalha para ser mais específica, vc precisa de muito concentração para entender e no meu caso fui saber o que tava acontecendo no pensamento de outro personagem porque a batalha em si na minha opinião poderia ser escrito melhor com menos confusão.

Bia 01/01/2023

Queria mais
O livro tem mais de 800 páginas, mas a história é tão envolvente que a leitura flui muito bem e parece que passa rápido. Terminei o livro com vontade de ler mais sobre esse universo e torcendo por uma continuação.
Bren 01/01/2023minha estante
Quero muito ler também! Se não me engano, a autora falou que não iria fazer uma continuação :( mas vai que

Evelin 01/01/2023

Decidi ler The Priory of the Orange Tree em inglês como um desafio pra mim mesma, que estou aprendendo, mas também porque sabia que a edição brasileira não estava completa e não queria ler um livro dividido, ainda mais porque lido muito bem com leituras longas, até mesmo gosto. Dito isso, quando li, as vezes quis que a história estivesse dividida.

Esse é um livro bom. Tem um universo bem construído, fundamentado, a forma com a qual as histórias de cada nação são contadas é ótima e fica perceptível a dedicação em criá-las. Mas, eu gostaria de ter tido mais tempo para absorvê-las. Em 100% do livro, tem muita coisa acontecendo e não há a menor pausa para absorver os cenários e os contextos de cada nação o que, para mim, afetou a imersão. O mesmo vale para os personagens. Eles são inteligentes, interessantes e mesmo carismáticos, mas estão a todo instante tão ocupados que não há tempo para conhecê-los e entender melhor as razões das suas ações. Está tudo dito, mas a impressão que a história deixa é muito rápida, como se a narradora parasse e dissesse: "Ó, agora vou explicar. Entendeu? Então vamos" e enfiasse o pé no acelerador da história, não dá pra ver por onde e por quem ela tá passando direito.

Não vou negar que é um livro que te segura e te leva até o final sendo muito interessante e cativante, porque isso ele faz, e muito provavelmente também satisfaz certos tipos de leitores. Mas, para mim, deixou a desejar nesse envolvimento.

O que comentei no início de querer que a história fosse dividida, foi imaginando que, tendo a história sido desenvolvida em "porções menores" e com mais calma, haveria mais tempo para que o impacto de cada acontecimento se instalasse no leitor, para que o apego fosse maior. Certas descobertas levariam mais tempo, ofereceriam mais chances a quem está acompanhando de entender melhor o que está acontecendo ? e também de se deixar enganar pelos plots mais complicados e se surpreeender depois!

Resumindo, gostaria de ter tido mais tempo, dentro da narrativa, para aproveitar a história ? que é muito boa, ainda assim, e que me deixa ansiosa para experimentar futuros trabalhos da autora.

Nina 30/12/2022

Uma das melhores representações de dragões que eu já li.
Demorei horrores para finalizar esse calhamaço, mas valeu a pena. Foi mais que uma leitura, amigos. Foi uma experiência.
Talvez eu vá exaltar demais essa leitura porquê ainda estou experimentando o êxtase pós término. Mas juro que vale a pena ler cada página desse livro. Eu nunca tinha lido nada e nem sabia da existência da Samantha Shannon, mas essa mulher logo nas primeiras páginas conseguiu alugar um triplex na minha cabeça.
Essa é com certeza uma das melhores fantasias que eu já li.
Devo elogiar a construção de universo perfeita apresentada. Gente, que coisa mais rica. Toda a questão política, religiosa e a mitologia apresentada foi muito bem introduzida e explicada ao decorrer da leitura. Tudo neste universo criado pela autora é tão grandioso que te instiga a imaginar cada detalhe e cada paisagem descrita.
Os dragões... Meu deus, minha mente simplesmente explodiu ao tentar imagina-los. E digo com toda a certeza que esse livro tem uma das melhores representações de dragões que eu já li.
A história também é incrível e apresentou três personagens protagonistas maravilhosas e muito bem construídas ao longo das oitocentas páginas desse livro. Também devo aclamar os personagens secundários que contribuem ativamente no decorrer da história, cada um tem o seu papel muito bem definido e seu lugar naquele universo.
Fiquei extremamente feliz com a representatividade lgbtqia+. Precisamos de mais personagens assim que não tenham sua sexualidade como foco central. Também amei isso no livro, em nenhum momento a sexualidade das personagens é colocada como algo negativo.
O romance nesse livro também é uma coisa linda de se acompanhar. O Slow Burn, amigos... O Slow Burn...
Eu poderia passar horas aqui falando todas as coisas que eu amei nesse livro. Simplesmente foi uma das leituras que eu mais amei e que mais exigiu de mim esse ano.
O Priorado da Laranjeira não é uma leitura exatamente fácil, mas te conquista a cada capítulo.
E eu não entendo porque esse livro não recebe toda a atenção e aclamação que merece. Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos.