The Priory of the Orange Tree

The Priory of the Orange Tree Samantha Shannon

Resenhas - The Priory of the Orange Tree

Lucas 20/08/2020

Perfeição que fala?
Que livro PERFEITO, tem de TUDO, um mundo muito bem construído, Samantha Shannon não se conteve, ela escreveu sobre 3 religiões que acabam por terem múltiplas semelhanças e mesmo assim são extremamente complexas entre si, um passado de mais de mil anos que será de extrema importância para o tempo em qual estamos no livro, diversas regiões e cada uma com seus costumes. Os personagens extremamente complexos e incríveis, cada um merecendo seu desenvolvimento ao longo da história que, apesar de ter quase 900 páginas, em nenhum momento fica chato de ler. Tané e Ead já entraram na minha lista de personagens favoritas, e até mesmo Niclays e Loth, que no começo você não dá nada pra ambos os personagens, conseguiram ter seu momento de brilhar e se tornarem figuras incríveis. Além de tudo isso a representatividade nesse livro é incrível, tem personagens de diversas etnias, sexualidades e as personagens femininas são incríveis, eu AMEI o tanto de mulheres que são poderosas.

Mirella | @readingmirella 30/09/2021

uma LONGA jornada;
e coloca LONGA nisso...infelizmente eu não acho que fiquei imersa o suficiente nesse livro para conseguir aproveitar 100% e isso acabou atrapalhando minha relação com ele, é um livro inegavelmente bem escrito e trabalhado, mas não foi pra mim no momento, achei arrastado DEMAIS e se tornou cansativo, quem sabe em uma releitura futura!

Bruna 14/10/2021

Melhor livro de fantasia que já li
Livros de fantasia são os meus favoritos. Eu constantemente busco livros novos deste gênero para ler, para mergulhar em seus reinos fantásticos complexos, povos diferentes e culturas novas para conhecer. Mas por muito tempo senti falta de um pouco de diversidade, o que era esquisito, já que não acho que há um outro gênero mais pertinente para inserí-la. Mesmo assim, clichês datados costumam se repetir, ainda que estruturalmente por vezes, e narrativas que poderiam ser tão envolventes acabam caindo num campo de monotonia que me deixam muito triste, porque eu acabo achando que o livro que eu gostaria de ler não existe.
Eis que Priory apareceu na minha vida. Um livro intimidador com suas 800 e tantas páginas, eu demorei muito para pegar para lê-lo, já que não estava muito acostumada a ler em inglês e estava com muito medo de me decepcionar me deparando com mais uma história de fantasia com um herói da profecia salvando o mundo e beijando a sua donzela prometida. Nada disso por aqui. Em Priory vemos mulheres incríveis realizando feitos memoráveis, um worldbuilding lindo de acender lareiras dentro do nosso coração, um romance lésbico que me pegou de surpresa e me fez vibrar de alegria e muita, muita emoção. A trama resgata muitos clichês de fantasias ao longo dos anos e lendas reais (da Terra mesmo), como a própria autora informa nas notas no final, mas as utiliza com muita maestria, surpreendendo e sendo previsível na medida certa (pra mim, é claro).
Nele nós acompanhamos quatro personagens dividindo o foco entre capítulos: Tané no Leste, Ead no Oeste, Loth no Oeste e Niclays no Leste. Além destes encontramos diversos outros personagens, que acompanham aqueles no decorrer das páginas, todos cativantes e muito interessantes. Utilizando-se de costumes, cultura e, sobretudo, a religião dos povos de Priory, o plot vai desdobrando-se sobre a profecia da volta do Nameless One, um gigante dragão vermelho que assolou o mundo mil anos atrás.
Livros perfeitos não existem, mas Priory é com certeza o que mais se aproxima disso na minha experiência de leitora. Ele tem >literalmente< tudo que eu sempre pedi num livro de fantasia e eu com certeza vou acompanhar a Shannon de agora em diante, autora que virou uma das minhas favoritas.
lasthours 14/10/2021minha estante
Também estou lendo e fazendo minhas apostas de qual vai ser o casal lésbico

Bruna 14/10/2021minha estante
Acho que pode ser óbvio, mas quando peguei o livro não fazia ideia que tinha personagem LGBT, então fui muito surpreendida hehehe espero que você goste do livro

amouterulyz 24/09/2022

talvez 800 páginas não sejam tão assustadoras assim
ano passado descobri a existência desse livro e o que eu mais queria era ler só pela quantidade de páginas, afinal elas me assustavam e eu queria poder falar ?ei eu li um livro de 800 páginas!?. não nego demorei mais de um ano pra finalmente pegar o livro, comecei com a versão física da primeira parte que foi traduzida e continuei por um arquivo que encontrei afinal não tenho a segunda parte ainda.

e ei eu li um livro de 800 páginas! e foi bem mais rápido e bem menos pior do que eu esperava. foi um livro que você começa sem entender nada como todo livro de fantasia mas você já percebe que o universo é GIGANTE. a autora conseguiu falar do norte, sul, leste e oeste e já acho isso um grande feito. outro ponto antes de começar a falar em si da história é que fantasia feministas tem meu coração e o fato da história se passar por três mulheres: uma rainha, uma maga e uma guerreira já tinha ganhado meu coração antes de enfrentar o calhamaço.

sobre a história em si: a Ead e a Sabran com toda a certeza foram as melhores da história, mudava o pov eu já sentia saudade delas. a Tané no início me impressionou e depois decepcionou? extremamente ingênua e lá pra metade do livro esquecem dela e ela só volta no final. o que salva é a interação dela com o dragão e tal mas queria tão mais. a trajetória da Tané merecia muito mais desenvolvimento e ela outra personalidade. comecei uauuuu a gata tá contra a lei e acabei com uma menina que só falta pedir desculpa por existir.

depois de the poppy war (a guerra da papoula) fantasias tem um nível a mais, e por isso esse livro não é 5 estrelas. a batalha tão esperada é tão comentada que é discutida durante o livro INTEIRO literalmente dura dois capítulos. você não sente a ansiedade da batalha você só fica ah? ok então. outra coisa foi o final extremamente *revira o olho* que deixou muitas coisas abertas e poxa eu li 800 páginas esperando algo fechado pra no final não ter.

a nota é inteiramente pela construção do mundo e dos personagens. a mitologia e os diferentes pontos de vista sobre um mesmo mito e sobre os dragões e PRINCIPALMENTE a evolução de alguns personagens, que até os que eu não gostava no final eu tava feliz por eles. foi uma leitura relativamente rápida mas não nego que houve momentos muito entediantes.

AliIsGay 29/08/2021

Good, very good, could be shorter.
the title says it all, i love the characters and i love the world, and the politics and the religions, but over all, there's too much back and forth that make the book tiring at times, it could've been shorter samantha shannon had not tried to put every single thing in this book.
it is a one time read that you can enjoy, but it's not light and it requires time.
4 starts

luisasfreitas 06/08/2023

Gostei bastante
Vejo alguns defeitos, como o fato de os primeiros 2/3 serem bem desenvolvidos e interessantes, o último 1/3 foi muito rápido e parece que foi escrito às pressas, dando alguns desfechos concretos e outros em aberto para os personagens, mesmo que seja um livro de fantasia único.
Ainda assim, o livro traz uma história muito apaixonante e envolvente, com representatividade LGBTQIAP+ e de raças diferentes. Além disso, o comando feito por mulheres é colocado de maneira naturalizada, diferente de muitas fantasias em que o mundo é sempre governado por homens.

dragonrider 09/07/2021

The Priory of the Orange Tree
Eu não sei como começar esse review depois desse livro. Estou completamente apaixonada, acabada, no chão, em ressaca.

Um livro desse tamanho prometeu uma fantasia épica e ele entregou isso. Foi com uma maestria genial que a autora uniu todo o universo e personagens.

Ela consegue pegar o clichê da fantasia ? como poderes, reinos e dragões ? e dá um sentido tão único e maravilhoso que o leitor simplesmente não consegue parar de ler.

E o plot que eu não vi chegando? Eu me senti uma idiota! Ela joga a história na sua cara um tempo antes e você ignora. Quando chega, sua mente simplesmente explode!

A única crítica que tenho foi o final. Eu não queria acabar e estava tudo acontecendo tão rápido. Por mim, poderia ter enrolado mais capítulos porque agora ME SINTO ÓRFÃ COMO VOU VIVER SEM ESSA HISTÓRIA?!

Enfim... Simplesmente sensacional. Entrou para os favoritos de 2021, e provavelmente favoritos da vida.

Marina516 13/04/2023

Simplesmente Incrível
Eu não tenho palavras suficientes pra descrever o quanto eu amei e me apeguei a esse livro. A fantasia é rica e diversa e os personagens principais são perfeitos (confesso que me apeguei a Ead). Foi uma história e tanto e eu confesso que me imergi bastante. Obrigada Samantha Shannon por escrever um livro tão esplêndido!!

leticia.niehues 26/01/2023

"Seek not the midnight sun on earth but look for it within"

Esse livro tomou conta de mim corpo e alma durante a semana que levei pra ler ele completo. Eu posterguei essa leitura por muito tempo por achar que seria super complexa e até mesmo maçante, queria estar com o humor ideal pra essa leitura e acho que fiz certo, apesar de me questionar porque não li antes. A história é definitivamente complexa, mas nada maçante.
The Priory of the Orange Tree tem de tudo: magia, dragões, piratas, romance, conflito, intrigas politicas e religiosas... o livro te entrega tudo e mais um pouco de uma maneira MUITO bem executada, chega a ser bizarro.
Ao longo do livro podemos acompanhar o POV de 4 personagens diferentes, cada um em um canto do mundo, com uma trama diferente se desenrolando - e é extremamente satisfatório quando você vai chegando nos momentos finais e tudo começa a se encaixar. Acho essa estratégia de troca de POV muito boa pra um livro desse tamanho e densidade porque impede de deixar a historia maçante, já que você está sempre acompanhando um pedaço diferente. Mas em alguns momentos também chegou a ser frustrante porque queria saber o desfecho de uma cena especifica mas o capítulo seguinte trocava pra outro personagem.
E que personagens mes amigos!!!! Chega a ser refrescante ler uma fantasia no nível de Priory of the Orange Tree com tantas personagens femininas tomando conta do enredo de maneiras completamente distintas. Mas honestamente todos os personagens nesse livro foram extremamente bem desenvolvidos, é incrível de ler.
Minha maior surpresa foi o digníssimo alquimista Niclays Roos. Vejam bem, eu não gostava dele. Eu passei o livro todo xingando quando chegava nos capítulos narrados por ele e ficando feliz quando ele sofria. Mas me expliquem como eu chorei 2x durante esse livro inteiro e nas 2x foi por causa do Niclays? Por tristeza e compaixão pelo personagem.

"You loved me. Without condition. You saw the person I could be. And I will be that person, Jan. I will endure, my midnight sun. I will teach my heart to beat again."

Quanto mais tempo passa depois de eu ter terminado essa leitura, mais eu percebo o quanto o arco do Niclays me tocou mais profundamente do que eu esperava. E pra mim essa é a maior comprovação possível da genialidade da Samatha Shannon.
Pra quem gosta de fantasias com uma construção de mundo complexa e que não se importa em ficar perdido na leitura durante uns bons 10-15% dela no começo, devido a tantos detalhes e nomes diferentes, eu recomendo MUITO esse livro. Eu tenho certeza que vai ter um espaço permanente no meu coração, de tanto que me apaixonei por esse mundo.

jiangslore 23/08/2023

[3,5/5]
Ler "The Priory of The Orange Tree" foi extremamente divertido, apesar de eu não ter gostado de certos aspectos do livro. Por isso, com certeza recomendo a leitura para quem está procurando uma fantasia envolvente, com personagens interessantes, reviravoltas e romances que, apesar de não serem - nem de longe - o foco do livro, acrescentam muito à história. No entanto, há algumas questões que considerei negativas e, infelizmente, não posso ignorá-las.

Inicialmente, é importante destacar que há quatro narradores diferentes: Tané, Ead, Loth e Niclays. Essa escolha narrativa, na minha opinião, é a fonte de alguns problemas que encontrei no livro. Apesar de ter gostado dos quatro personagens, acredito que há poucas diferenças entre as vozes narrativas deles. O que há de mais diferente é o enredo narrado por cada um (isso, sim, bastante emocionante, na maioria das vezes), mas parece que a identidade que cada narrador desenvolve é só mais um aspecto da narrativa, sem que ela realmente faça parte da forma que o livro é escrito. Não sei se estou me expressando bem, mas, resumidamente: a narrativa, na grande maioria do livro, é terrivelmente impessoal, apesar de os personagens enfrentarem muitas questões que são emocionalmente complexas.

Além disso, como há quatro pontos de vista diferentes e cada personagem possui um nível específico de conhecimento sobre questões importantes para o enredo, existem partes do livro que são bem repetitivas. E isso ocorre porque, apesar de o universo de "The Priory of The Orange Tree" ser incrível e extenso, o enredo do livro é bem simples. Então algumas coisas acabam sendo repetidas, ou explicações são reveladas de um modo muito menos direto que o necessário - e, falando em explicações: alguns acontecimentos do enredo são convenientes até demais. Em certos momentos, acredito que a conveniência até que deu certo, porque funcionou como uma resolução para momentos de tensão na história. Mas, em outros, pareceu apenas que os problemas foram resolvidos de uma forma demasiadamente simples - o que faz parecer que eles nunca foram tão complexos assim, para início de conversa.

Esses aspectos fizeram com que eu ficasse com a impressão de que o livro é mais longo do que precisava ser. Chega um ponto da leitura em que é possível perceber que a resolução da história seria algo que é indicado (apesar de não completamente revelado) desde o início do livro. Na minha opinião, isso passa uma sensação de que há bastante enrolação na obra, o que já não seria algo bom em qualquer livro, mas é pior em um que possui mais de 800 páginas - e a "cereja do bolo" é o fato de que, apesar desse tamanho extenso, a sua resolução se dá apenas nos capítulos finais e, mesmo assim, algumas coisas relevantes são deixadas em aberto.

Entretanto, é muito importante ressaltar que, apesar de tudo isso, eu me diverti muito lendo. "The Priory of The Orange Tree" tem tudo que se espera de uma alta fantasia: emoção, magia, um universo rico, e, claro, dragões. Ao mesmo tempo, o livro traz o que se espera de obras mais recentes, como a representatividade e a presença de diversas culturas não baseadas na europeia e que não estão sujeitas a estigmatização completa pela história.

E é por isso que, mesmo achando que o livro está longe de ser perfeito, eu recomendo demais a leitura. Penso que o fato eu, mesmo observando questões repetitivas ou convenientes demais, não ter pensado em abandonar o livro em nenhum momento demonstra o quanto a história é envolvente, mesmo quando são considerados os seus pontos negativos. Por fim, acho que é relevante mencionar que com certeza vou ler a "prequel" e pretendo ler qualquer coisa nova que a autora escreva que envolva o universo de "The Priory of The Orange Tree" ou seus personagens.
ster 23/08/2023minha estante
Você nem me disse que tinha feito a resenha, traidora

ster 23/08/2023minha estante
Eu amei! Coloquei na tbr

jiangslore 23/08/2023minha estante
Em minha defesa acabei de fazer!!!!!!

Beatriz Santos 23/08/2023minha estante
simplesmente amo as suas resenhas

jiangslore 23/08/2023minha estante
Ahh obrigada ?

deadpoetz 23/07/2021

a única coisa que me incomodou foi o começo enrolado demais, tirando isso o livro é perfeito e todo mundo devia ler!!!
mari.moonbeam 23/07/2021minha estante
Meu Deus esse livro é enorme
Será que tem ele em pt?

Biinha devora livros 08/01/2024

Tenho uma doença que só é curável com o livro 2 dessa série
Iniciei o ano bem demais meu deus! QUE livro incrível. Tem diversas narrativas e todas conseguem ser extremamente cativantes e inteligentes. Mesmo com narrativas contrárias ( de lados opostos do mapa e da moeda) você ainda fica ansioso pra conhecer todos os prismas de visão. Eu não lia uma boa fantasia a muito tempo.
Tem originalidade, tem inteligência da Samantha ( que com esse livro se tornou uma autora promissora pro resto do meu 2024)
Tem romance, guerra, magia, dragões, ciência e filosofia, culto, fé, representatividade. Enfim tudo de bom.
Vou devorar tudo que há de melhor desse universo incrível!!
Ps: a Victoria Aveyard fez um comentário sobre esse livro, eu espero que ela tenha aprendido com a mestra como se escreve uma fantasia de qualidade

ironwzetian 22/07/2022

isso aqui esquece né? ta falando da ELITE ISSO AQUI É ELITE
GENTE PQP QUE LIVRO BOM DO CARSLHO EU LITERALMENTE ACABEI DE ACABAR E TO TODA COISADA TO NUM MIX DE EMOÇÕES SEM SABER COMO REAGIR NWDJWNZIMWDIENS

eu real não sei expressar o quanto esse livro e os personagens ganharam meu coração eu só sei que amei com todo o meu ser

o livro é extremamente bem escrito, eu pelo menos não percebi nenhuma ponta solta, um livro enorme desses e não tem uma partezinha que eu tenha ficado entediada pq SEMRPE TA ACONTECENDO ALGUMA COISA, os personagens são maravilhosos, A SABRAN E A EAD ALUGARAM UM FUCKNG TRIPLEX NA MINHA CABEÇA EU MORRERIA POR ELAS, a tané é linda perfeita também faria loucuras por essa mulher

enfim valeu cada página lida, virou fav e eu to extremamente feliz e ansiosa pro prequel que vai lançar ano que vem kwjxndienzj
Jules 08/01/2023minha estante
amg, esse livro é sáfico???

JAssica165 02/06/2021

eu não palavras suficientes pra descrever a perfeição desse livro. a forma como todos os personagens e suas histórias estão ligadas me choca de uma maneira sem igual. espero a a autora faça uma sequência