Skyward

Resenhas - Skyward

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 10/06/2021

Resenha: Skyward
Meu primeiro contato com a narrativa do Brandon Sanderson foi, certamente, a melhor escolha possível. Skyward é um livro de ficção científica com tudo que há de melhor no gênero.

A história é contada por uma garota chamada Spensa. Ela sonha em se tornar piloto da DDF, que forma esquadrões para proteger uma cidade fortificada que é constantemente alvo de ataque de uma raça alienígena cuja única missão naquele planeta parece ser tentar exterminar a raça humana.

"Legado, e memórias do passado, podem nos servir. Mas não podemos deixar que nos definam."

Os pilotos protegem os céus e impedem os ataques e são, portanto, a força de defesa e segurança da humanidade. O pai de Spensa era um grande piloto, até que foi autuado como covarde por fugir de uma batalha - fato que nunca foi comprovado e que Spensa acredita ser mentira. O legado disso, no entanto, a acompanha mesmo assim; a vergonha que aquele povo sente da covardia é intrínseca. Ser corajoso, desafiador, é o que os move.

Spensa é tudo isso e mais e, quando a oportunidade de ingressar numa turma de cadetes lhe é oferecida, ela aceita - sem imaginar as reviravoltas que estudar para se tornar uma piloto vai colocar em seu caminho.

Skyward é uma ficção científica fabulosa. Tem uma construção de mundo brilhante e fascinante, é imersiva ao extremo e faz com que você não sinta as páginas passando. Apesar de ser em primeira pessoa, tem um olhar expandido sobre tudo que está acontecendo; a narração da Spensa é cativante por te trazer a um universo novo e diferente e te fazer sentir parte dele.

"Às vezes, as respostas que queremos não batem com as perguntas que fazemos."

Spensa, aliás, é uma garota extremamente carismática e fácil de acompanhar. Ela realmente soa como uma adolescente - uma desse mundo, é claro, com seus sonhos envolvendo grandes aventuras épicas e bravura e provações mortíferas. Ela quer mostrar ao mundo e aos que duvidam de quem é, baseados nas "mentiras" sobre seu pai, que ela é corajosa. Que ela pode alcançar as estrelas.

Eu amei a Spensa desde o começo. Não apenas pela sua bravura e pela ânsia de se mostrar capaz, mas porque ela é gente como a gente. Atrapalhada, pensa demais e fala demais, mete os pés pelas mãos. Todos os erros e acertos são reais porque ela soa muito natural. Não tem bravata demais e nem exagero em sua voz. Ela é crível.

E que deus abençoe o Brandon Sanderson, porque tudo é crível.

Eu me senti assistindo a trilogia original de Star Wars; algumas coisas são vagarosas na narrativa para logo darem espaço a uma batalha épica e desesperadora. Os riscos são sempre altos, então você está sempre em tensão máxima quando os cadetes vão para o ar.

Não só Spensa, mas toda a tropa Skyward, como eles decidem chamar seu esquadrão.

São jovens como ela, alguns tentando se provar, outros cumprindo tabela, outros privilegiados de estar ali pelo simples fato de serem da elite: devagar, o autor nos mostra a humanidade de cada um. Mesmo aqueles que você acreditava serem o puro suco da meritocracia são, na verdade, sobreviventes desse planeta hostil, tendo que sobreviver nos ares para garantir a sobrevivência na terra.

"Conquiste as estrelas."

Meus favoritos foram Hurl e Jorgen; Hurl é misteriosa, mas se mostra atenciosa e uma amiga gentil para Spensa quando ela precisa. Jorgen, por outro lado, é o cabeça dura de moral honrada e ansioso para provar que seu papel como líder de esquadrão não tem nada a ver com seu berço de ouro.

Ambos foram uma surpresa porque começam como incógnitas e a Spensa vê neles obstáculos e adversários. Com o passar da trama e das perdas e dos sustos, eles se mostram amigos.

Dos coadjuvantes adultos, M-Bot foi uma surpresa absoluta. Uma nave com inteligência artificial que aparece de repente e traz uma personalidade sarcástica e debochada para a narrativa. O brotp dele com a Spensa foi DEMAIS.

Cobb, treinador e ex-piloto, carrega cicatrizes e amargura do seu tempo servindo os esquadrões e, aos poucos, você entende os motivos. É através dele que Spensa vê que o DDF não é exatamente a mais alta honraria que pode existir. Que o comando dos pilotos não é um mar de rosas.

Honestamente? Eu gostei de tudo. A construção desse universo novo do autor é muito criativa e gradual. Ele não joga informações e sai em disparada pelos ares, mas te apresenta as coisas conforme a Spensa se aventura pelos lugares, conforme se lembra das situações. Assim como a voz dela na narrativa, a apresentação de universo é muito natural.

Aqui, o livro foi publicado pela Planeta Minotauro - mas não tem previsão do lançamento do segundo, Starsight - e, como eu já li em inglês mesmo, tô correndo garantir a sequência pra mim. Para quem quer se arriscar em inglês, achei as descrições de um nível fácil para intermediário. Não me perdi nenhuma vez, então fica a dica para quem quer tentar!

Com um final bombástico e reviravoltas que me deixaram sem chão, Skyward já deu espaço para tudo que o Brandon Sanderson escreveu e vier a escrever na minha estante.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/06/resenha-skyward-brandon-sanderson.html

Madu 03/03/2024

O que é ser covarde
O livro segue a Spensa, filha de um piloto que desertou na maior batalha de seu mundo e essa reputação nunca deixou de seguir sua família. Como piloto seu pai era responsável por atacar os Krell, seres alienígenas que vem atacando os seres humanos no planeta faz muito tempo. Muitos anos depois ela ainda tem o sonho de virar pilota, correndo atrás disso o tanto quanto pode já que a maioria desse meio despreza seu pai e isso respinga diretamente nela.

Gostei bastante do livro, escutei ele em audiobook (narrado por uma mulher) e durante a leitura cheguei a esquecer que foi escrito por um autor homem (o meu favorito inclusive), gostei bastante disso porque em vários livros que protagonistas mulheres são escritas por homens você consegue perceber que é uma narração de um homem tentando narrar um ponto de vista feminino, faz sentido?

A famosa ?found family? sempre me pega, acho que é uma das coisas que mais gosto em livros e gostei bastante de como foi desenvolvida aqui. Também da relação dela com certo outro personagem não humano (acho que não é spoiler mas na garantia não vou dizer exatamente). Tinha esquecido como gosto de sci fis nesse estilo, por algum motivo me lembrou bastante dos livros de Illuminae, que também gostei bastante.

Fernanda.LeAncio 24/10/2020

Apaixonada
Foi minha primeira experiência com o autor e ESTOU APAIXONADA.
Recomendo muito para quem gosta de aventura espacial!
.Igor 24/10/2020minha estante
Ainda não li Skyward, mas o Sanderson é definitivamente um dos autores mais geniais dessa geração!

Beah 01/11/2023

Eu não costumo fazer resenhas. Mas eu me senti na necessidade de deixar, de alguma forma, registrada a forma como eu me sinto a respeito deste livro. Um misto de amor e ódio kkkkkk
Spensa é uma personagem altamente infantil. Todas as coisas que ela acham que são, nem sempre acontecem da forma como ela espera. Exemplo: o babaca é um tremendo vacilão, mas somos tomados a odia-lo mais do que verdadeira merece, justamente por estarmos na ótica da spensa. Assim como os demais personagens (alvorecer é outro exemplo disso). É o meu primeiro livro só Brandon Sanderson e muito embora eu tenha o pegado para ler ciente de que teria ressalvas justamente pela personagem ser bastante jovem, ainda assim, consegui ficar fascinada com a forma como ele conduz as histórias. E especialmente o alívio cômico q o M-bot trouxe, com sua mistura de c3po e r2d2 (se ele pudesse falar).

Peguei justamente para ler, pois estava numa vibe muito boa de si-fi (havia acabado de terminar a série das guerras clonicas de Star Wars) e na minha cabeça o cobb é a cara do capitão Hex e só minha opinião importa ???

A personagem principal muitas vezes não é nem um pouco razoável com os demais. Como se tudo, Tudo girasse em torno do q ela acha que é o certo. Então quando começamos a ver as outras perspectivas, conseguimos analisar o quanto ela é inflexível. Especialmente com o Cobb. Certo, o personagem não é exatamente o mais correto do rolê, porém ele tem lá sua redenção. O jeito q a spin o tratou, foi desnecessário. Parece que simplesmente alugaram um triplex na cabeça de todo mundo com esse negócio doq é ou não ser covarde. Porém, ela amadurece de forma significativa, e o relacionamento entre todos melhora bastante.

Joao.Victor 30/01/2022

Incrível
Brandon Sanderson é meu autor favorito, mas sempre tive receio de pegar Skyward por achar q não seria tão bom assim, só que eu estava muito enganado. Eu achei essa leitura extremamente divertida de se fazer porque apesar da escrita simples, o Brandon sabe bem demais escrever cenas de ação que fazem você se sentir lá, foi uma experiência muito boa pilotar os caças da FDD. Eu gostei bastante dos personagens desse livro, a protagonista tem um crescimento muito bom do começo até o final da história. A estrela do livro com certeza é o M-Bot, uma nave com inteligência artificial que adora catalogar cogumelos, eu ri muito nas partes q ele estava presente. Esse livro tem um ritmo super fluído e é muito bem balanceado com humor e tensão já q o tempo todo os personagens estão em situação de perigo. E como sempre os finais do Sanderson são incríveis cheio de ação e revelações q sempre deixam o leitor já querendo pegar o próximo volume.

MWeirich 04/04/2023

Inexplicável
Eu não tenho palavras do quanto gostei deste livro, da escrita do autor, da história e da reviravolta final, bem como das críticas do autor sobre a humanidade.

Com uma escrita criativa, em um mundo hostil, o autor nos trás a história de Spensa, a garota destinada a mudar o rumo inteiro da humanidade.

Isolados em no planeta e sendo constantemente atacados pelas frotas dos ditos "krell", a humanidade busca a sua liberdade, mas qual será o custo pago?

Só posso esperar descobrir no segundo volume da série!

larissa3433 02/05/2022

Conquiste as estrelas, Spensa
Estou impactada e doida pra ter mais respostas.
Que fantasia inteligente e bem feita. Quando peguei o ritmo, consegui entender com facilidade muitas das explicações (ainda sou péssima em visualizar batalhas).
O sistema de magia atua totalmente em volta da história, quase como um outro personagem principal.

Ainda sim, o meu estilo de leitura favorito é diferente, por isso n tem cinco estrelas, mas certamente Brandon merece por criar algo tão certeiro.

Os personagens são incríveis, e por isso sofri com a morte de alguns. O humor é inteligente e bem colocado e a leitura deixa com vontade de saber todas as respostas logo, por isso consegui ler rapidamente.

E foi incrível ver como do início até o fim, Spin conseguiu evoluir, se descobrir e se encontrar mais. A evolução dela nos próximos livros promete mto

Artsfairchild 19/07/2021

Conheci esse livro por meio de uma LC e antes de começar não estava muito animada, ficção científica não é meu forte mas assim que comecei não consegui mais parar, a história é muito envolvente e as coisas se desenrolam sem delongas, quero muito ler a continuação

Bruna.Oliveira 10/04/2021

Demorou um pouco para me prender mas logo acabei adorando o estilo da história e não conseguia parar

Vinicius39 17/01/2022

Skyward - Claim the Stars
Favoritado com certeza!!!

Sci-fi foi redefinido neste livro... Wowwww

Brandon mais uma vez surpreendendo na criatividade.. eu literalmente tive a impressão de estar assistindo durante a leitura.

A estória foi muito descritiva, humana, realista nos sentimentos, no crescimento da Spensa, do Jorgen e até do M-Bot (meu personagem preferido, dei risadas com ele).

Que final!! Que gancho para o próximo livro!!!

Leiam este livro!!!

Flavinha 24/05/2022

Ouça as Estrelas
Cada obra que eu leio do Brandon Sanderson reforça a minha certeza de que ele é um dos meus escritores favoritos.

Eu gostei demais desse livro, o ritmo é lento, mas me conectei com Spin de uma forma que nem senti o tempo passar.

A única coisa que me incomodou foi ele ter deixado pra amarrar as pontas só no final, faltando tipo umas 20 páginas pro livro acabar, mas fez sentido pra mim quando descobri que tem mais livros dessa série que não foram publicadas no Brasil.

E lá vamos nós com o inglês enferrujado procurar e ler os outros livros da série, ser leitor no Brasil não é fácil :/
Pedro 24/05/2022minha estante
Brandon Sanderson é um dos melhores autores que eu já li.

Ricardo.Teixeira 30/06/2021

Denovo Brandon Sanderson?
Skyward é Maravilhoso, Uma história dinâmica, fluida de ler e extremamente divertida, Brandon Sanderson entrega cenas de ações incríveis e tão fáceis de visualizar, eu sentia como se estivesse realmente assistindo um filme de ficção cientifica, e protagonista Spensa tinha tudo pra ser extremamente irritamente, mas muito pelo contrário eu acabei amando e simpatizando com ela, o autor mostra razões muito boas para as ações dela, e os personagens secundários, até a “vilã” do livro, eu amei todos, com personalidades distintas e com uma dinâmica excelente entre eles. Uma coisa que difere este de outras obras do autor é que temos um desenvolvimento de mundo bem mais “leve” por assim dizer, mas há um motivo na história para isso, mas mesmo assim algumas coisas pareciam muito vazias eu diria, e uma ultima reclamação a seria a formula que é a utilizada no livro, em um ciclo de treino-luta-algo estranho acontece, que ficava se repetindo, porém sempre me entretendo mesmo assim, e o M-BOT foi simplesmente o melhor personagem do livro, um robô IA obcecado por fungos como não amar, e o final, oque foi aquele plot twist??? Eu li e já sai correndo para começar a ler Starsight.

malunapsico 08/03/2021

apaixonada pelo autor
*primeira vez lendo brandon sanderson*

Skyward propõe um universo de batalhas espaciais entre humanos e aliens, acompanhando Spensa - que sonha em pilotar, como o pai, nesses conflitos. Infelizmente, a reputação de covarde de seu falecido pai prejudica sua trajetória, uma vez que as pessoas a limitam as atitudes dele.

Essa história me cativou, mesmo que lenta e um pouco monótoma no começo. O final me surpreendeu e deixa um climax ideal para o segundo livro, que eu já tô doida pra ler.

A protagonista, Spensa, me encantou pela personalidade (coisa que várias protagonistas de YA infelizmente não tem). Ela é confiante e determinada e mergulha em erros e acertos ao longo do enredo, o que constrói uma personagem bem real e identificável - afinal, nem todo mundo só acerta ou só erra. Eu também gostei que esse livro não foca no romance porém deixa abertura para que ocorram nos próximos livros.

Ansiosa para ver o que o Brandon Sanderson fez com a continuação - e depois sofrer pra esperar o terceiro que só sai no fim do ano. Com certeza uma boa porta de entrada para o autor para quem não se incomoda tanto com as características do gênero YA - uma vez que me deixou doida pra ler todos os outros livros dele.

1 | 2 | 3 | 4 | 5