Ideias Que Rimam Mais Que Palavras

Ideias Que Rimam Mais Que Palavras Rashid

Resenhas - Ideias Que Rimam Mais Que Palavras

Edna 28/11/2023

As composições que mais me marcaram no livro foram ?poucos e bons?, ?que assim seja?, ?drama? e, com certeza não poderia faltar, ?mil cairão?. A última sempre foi minha música preferida no mundo, e ver as razões que levaram o Rashid a compor essa letra me faz admirar ainda mais, tanto a letra quanto o autor. Que cara foda!

Pra encerrar, deixo o último parágrafo referente às músicas ?diário de bordo?, que me pegou muito:
?Na vida tudo deve passar, e as coisas boas são aquelas que marcam e fazem falta.?

amorime_ 03/07/2022

"Eu confundo sábios porque o próprio fato da minha existência talvez já seja uma confusão".
Essa é uma resenha que eu nem sei como começar, já que esse livro foi um abraço que eu nem sabia que precisava. Escutei o audiobook, narrado pelo próprio Rashid, e foi como ter um amigo conversando comigo, tomando um café, falando sobre a vida, refletindo sobre o que aconteceu, sobre como as coisas mudam e tudo mais.

Acompanho o trabalho do Rashid desde 2014, quando tinha treze anos, e confesso que nunca tinha parado para saber mais da vida pessoal dele, e, depois desse livro, o carinho e admiração por ele e pelo trabalho dele aumentaram. É sensacional poder consumir um conteúdo real, produzido por uma pessoa que não tem medo de ser real, assumir erros, acertos, reconhecer defeitos e qualidades, uma pessoa que vive o Rashid mas não esquece do Michel ou das raízes que o mantém. A gratidão que ele sente pelo o que aconteceu, pelas pessoas que o ajudaram, por tudo o que ele viveu, por tudo o que conquistou, por todo sonho que vive hoje.. isso me fez pensar em muita coisa, assim como as músicas, e, hoje, a Eduarda de 21 anos consegue olhar para tudo isso e perceber que, ao contrário do que falaram para a Eduarda de 13, escutar Rashid não era “rebeldia”. Eu só não tinha maturidade suficiente para entender tudo o que a música queria me passar, mas eu sabia que tinha algo a mais ali, e ainda bem, que um dia eu ouvi “Gratidão” e me encantei.

E como a letra diz: “E quantos mano perdido, foram salvo pelo som que 'cê diz ser de bandido?”. Pois é, o livro, as resenhas, as histórias dos fãs dizem por si só.

O livro todo é emocionante, te faz rir, chorar, pensar… O final, principalmente. Me deixou chorando, mas ao mesmo tempo, com um sorriso no rosto. Não tem muito o que falar, apenas: LEIA E ESCUTE RASHID.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2022

O rapper Rashid lançou seu primeiro trabalho musical em 2010 e até aqui já dividiu palcos e composições com grandes nomes do Rap e da música popular. Tem como traço forte o apreço pela escrita, a arte do lirismo. O rapper cita inúmeros livros e autores na sua arte, ao ponto de utilizá-los em forma de metáforas dentro de seus raps.

Fabricya 23/03/2022

A regra conspira
O meu é autografado. ? Ganhei em um sorteio que ele fez no instagram, escolheu 5 posts participantes da promoção para enviar um exemplar do livro; meu post estava entre os escolhidos. Foi um honra absurda.

Desde 2012 ouço Rashid. Uma identificação absurda com muitos sentimentos, situações e características. E também uma absurda admiração pela forma como ele versa, como ele orquestra as palavras e faz sinfonias poéticas.

E não, não se trata apenas de admiração por afetos, longe disso. Sou uma apreciadora da boa escrita, da escrita com profundidade, da escrita jistificada. E, a meu ver, muito justifica-se a escrita do Michel, muito aprofunda-se e muito qualifica-se.

No Michel a sensação é a de que o verso se fez carne, e habitou em Minas, para enfim, depois de ser garimpado, poder brilhar em nosso pescoço, na altura do coração.

O livro, por fim, conta a história dele e histórias de algumas de suas letras. É importante, as coisas podem fazer bem mais sentido, e se tornarem bem mais lapidadas.

Obrigada, Michel!

Mady 15/03/2022

foco na missão!
o que dizer do rashid? conheci ele através do rap e em 2018 tive a sorte de ser presenteada com esse livro.tenho uma admiração muito grande pelas ideias dele e sem dúvida foi um dos melhores livros que já li.me identifiquei muito com seus pensamentos que apenas mostraram que as dificuldades passam e que é preciso enfrentá-las de peito aberto! foi um imenso prazer conhecer um pouco da história de alguém que tanto admiro.

?Liberdade tem muito a ver com mentalidade.É possível estar preso e se sentir livre mentalmente e espiritualmente?

Daniel.Paulo 02/11/2020

Ahh...?
O que dizer, se tem um rapper que ao meu ver passa conhecimento por onde passa é Rashid, e com o seu livro não ia ser diferente, pois o livro explica algumas frases ditas em suas musicas, que são carregadas de significados, pra quem o conheçe recomendo e como o mesmo diz "se você não conhece procure saber".

Lucas Garcia 16/08/2020

Leia do jeito certo
Se você não escutar as músicas dele enquanto le o livro, você está lendo errado!
Fabricya 23/03/2022minha estante
Totalmente! ?

Joao 25/03/2020

Rashid nunca me decepciona como musico. E no livro nao foi diferente, cada musica ganhou um peso muito maior agora que foi desmontada e explicada nessas paginas. Um livro que me aproximou muito da pessoa Michel quase como se fossemos amigos trocando ideia enquanto lia, e me fez admirar mt mais o artista Rashid que fez de sua historia de vida inspiraçao pra muitos!

marlenemoraes 24/03/2020

Clarifica as ideias
Ideias Rimam Mais Que Palavras mostra mais o Michel por trás das letras do Rashid. Me surpreendi com o término deste livro, que não vou contar para que todos possam ter a mesma emoção que eu ? que terminei aos prantos.
O livro conta a história de Michel entre os comentários das letras que já foram lançadas até 2015, dando a entender que terá uma continuação além da capa escrito "vol. 1".
Entretanto, no meio dos comentários das letras e relatos de vida, Rashid explica o Movimento Hip Hop para os mais leigos, como forma de inclusão. Achei isso incrível, já que muitas pessoas ouvem suas letras e muitas vezes nem sabem da trajetória do Hip Hop (como acontecem em rádios). Com certeza estará na minha dissertação muitas dessas passagens.
Ademais, Rashid me tranquilizou numa rima em que eu sempre tive incomodada em Revoilusão, deixando claro seu posicionamento, visto que sou Bibliotecária. Obrigada pelo esclarecimento. Eu precisava de algo assim para não me incomodar tanto com esta rima, e ainda bem que você entendeu que poderia gerar uma dupla interpretação.

Este livro é para todos os fãs de Rashid e do rap nacional.

Jackson.Santos 23/02/2019

Top
Rashid conta um pouco de sua história no livro e de suas inspirações para as rimas..

Taisa.Tiago 26/06/2018

Trampo incrível
Literalmente inteligente esse trampo do Rashid..muitas influencias nas rimas..muita coisa boa quando se escuta uma música e tem muita história nela..parabéns pela obra q Deus ilumine seus caminhos mano!

Cecília 12/06/2018

Foco na missão
Na primeira vez que ouvi falar sobre Rashid, ele era um dos convidados do programa Sem Censura da TV Brasil. Eu lembro que não estava dando a mínima atenção para o programa porque estava muito ocupada fazendo uma atividade da faculdade e iria continuar focada nela até que meu cérebro processou uma voz muito linda saindo da tv e senti a necessidade de saber quem era o dono dela. E era do Rashid, claro. Passei a prestar mais um pouquinho de atenção no programa e comecei a adorar todas as respostas que ele dava, tinha uma postura relaxada, engraçada e muito seguro de si. Adorei isso também. Anotei o nome dele no meu caderno com uma nota de: PESQUISAR! e fui continuar minha atividade, afinal, valia ponto né.

Nunca pesquiso as coisas na hora e Rashid ficou no meu caderno por semanas até que me lembrei dele e dei play no vídeo que mais me chamou atenção: Esteriótipo. Dois pensamentos passavam na minha cabeça enquanto a música rolava: 1) QUE LETRA FODA! 2) COMO EU NUNCA OUVI FALAR DELE ANTES?????

Não sou nenhuma expert do Hip Hop e nem manjo da cultura do Rap, mas fico extremamente puta da vida quando percebo que apesar da autonomia de pesquisa que a internet proporciona, os algoritmos das redes só nos recomenda mais do mesmo e trabalhos como o do Rashid simplesmente não recebem os créditos que deveriam. E sendo assim, eu só consigo lembrar dos debates sobre disseminação da informação e das artes: quem dita o que é bom? quem consome isso?

O Rap é extremamente marginalizado, na verdade, tudo que é feito por gente preta é marginalizado. Em Esteriótipo, Rashid denuncia em 4 minutos e 46 segundos todo o racismo estrutural que até hoje é praticado na nossa sociedade, e avisa aos maloqueiros para ficarem espertos nas ruas. Cara, se eu tivesse ouvido este som na minha adolescência, com certeza a minha consciência política e de militância estaria muito mais amadurecida. Talvez esse seja um dos principais motivos para que o Rap seja tão marginalizado: ele desperta a consciência. E nada mais perigoso que gente preta consciente numa sociedade racista. A elite pira.

De lá pra cá, eu já escutei muito mais que Esteriótipo, creio que já escutei todos os álbuns, já repeti as minhas músicas preferidas diversas vezes, já compartilhei com os amigos e quando soube do lançamento deste livro em Salvador, fui lá no bairro que eu nem sabia como chegar e nem sabia como sair porque o Rashid já tinha me conquistado o suficiente para me esforçar desse jeito. E valeu muito a pena! Ideias que rimam mais que palavras é uma mistura de biografia, autoajuda e aula de história. Você conhece o Rashid, sua família e as ruas que passou, você entende a profundidade de cada verso escrito e pega as referências. Tudo tem um significado, e saber disso te faz ouvir as músicas novamente de um jeito diferente...

É um livro simples, feito por um artista simples, mas que assim como suas rimas, é grandioso nas mensagens que passa. Espero ansiosamente o volume dois.
Debora.Magalhaes 04/08/2020minha estante
Que comentário, eu se fosse o Rashid colocava na apresentação do livro!
Já queria ler, agora então.. Arrazou!

Cecília 03/09/2020minha estante
Hahaha lisonjeada com o seu comentário, Debora! Obrigada! Tenha uma boa leitura/audição! rs ;*

Rafa 11/06/2018

Ideias Que Rimam Mais Que Palavras
Saudações literárias, queridos leitores do blog Revista Conexão Literatura, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje vamos começar mais uma semana com uma dica incrível de livro. Vamos falar um pouco da obra “Ideias que rimam mais que palavras – Vol. 1”.

Michel Dias Costas, mais conhecido por Rashid, rapper de grande respeito nacional, com suas letras e rimas impactante mostrando um pouco da sua árdua jornada para se tornar um mito da música, agora um notável e brilhante escritor.

Ideias que rimam mais que palavras não é um simples livro, e sim, uma proximidade do jovem que sonhava em ser rapper e toda sua batalha pessoal e internar para correr atrás dos seus sonhos. São obstáculos marrados de forma intimista para os leitores, deixando ainda mais próximo do autor e cantor.

Rashid possui um sentimento poético do qual é extravasado em suas músicas e rimas, um misto de crítica social e tendo referências literárias para compor suas músicas, fazendo enorme sucesso nas plataformas digitais.

Das rimas, versos e batidas indo parar no livro, Rashid possui um talento ímpar em seus escritos, seja através das músicas que inspiram e agora no cenário literário, mostrando uma infância difícil até chegar no topo da música e subir nos maiores palcos do estilo.

O livro possui uma boa diagramação, com uma fonte adequada, proporcionando uma leitura agradável, espaçamentos medianos. Destaque pela capa, com um estilo urbanista em sintonia com o rap.

Uma dica! Ouçam todas as músicas do Rashid, pois durante a jornada em sua obra, o cantor explica de forma fluída todo o processo de criação e composição das suas músicas, cada uma sendo detalhada brilhantemente.

Se vale a pena? Com toda certeza! Um livro impactante, inspirador e um misto de emoção. Ah! Além de uma mensagem forte para nunca desistirmos dos nossos sonhos, corre atrás dos objetivos e lutar para vencer.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/06/resenha-ideias-que-rimam-mais-que.html

Larissa 31/05/2018

Emocionante
Achei emocionante, ri, chorei, e fiquei tão feliz em conhecer as histórias por trás das músicas do Rashid. Sou grata eternamente pelas músicas e mensagens que elas me trouxeram, mudaram a minha vida, a minha forma de enxergar o mundo. Obrigado Michel!