Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Aione 03/03/2021

Céu Sem Estrelas é o romance jovem adulto de Iris Figueiredo. Publicado pela editora Seguinte, teve seus direitos para adaptação audiovisual adquiridos pela produtora Elo Company.

Cecília cresceu tendo problemas com a mãe, cuja melhor maneira de lidar com os desentendimentos com a filha é a enviando para passar uns tempos com a avó. Tomada pelo sentimento de rejeição materna e social, já que seu corpo gordo não atende aos padrões e é constantemente excluído, além de condenado, tudo fica mais difícil quando ela é demitida. Ao ser novamente expulsa de casa pela mãe, ela fica hospedada com a melhor amiga, Yasmin, e passa a conviver mais com Bernardo, irmão da amiga e sua paixão secreta.

Iris Figueiredo tem daquelas escritas leves, que te envolvem em um piscar de olhos. Com habilidade, a autora insere o leitor no cotidiano de seus personagens, abordando com muita sensibilidade suas formas de pensar e sentir. Em Céu Sem Estrelas, a narrativa em primeira pessoa se alterna entre as perspectivas de Cecília e Bernardo, e adorei como suas vozes são próprias, com uma linguagem particular pertinente a cada um. Algo importante nessa alternância, também, não está apenas no ritmo que imprime na narrativa ou em como nos permite conhecer melhor cada personagem, mas especialmente em mostrar a diferença na perspectiva entre os dois. Em se tratando da visão de Bernardo sobre Cecília, é muito importante que a autora tenha colocado o quanto ele a acha linda, o quanto se sente atraído por ela, uma vez que Cecília é gorda e, normalmente, personagens assim não são retratadas dessa maneira. Além disso, a boa caracterização, aliás, não se restringe aos protagonistas: os personagens secundários cativam e são dotados de histórias próprias. Vi em cada um o potencial de receber um romance spin-off, para que suas narrativas pudessem ser também trazidas aos leitores.

“Cuidado”, talvez, tenha sido uma das palavras que mais ressoou em minha mente durante a leitura. Senti cuidado em como o enredo foi trabalhado, em como as temáticas foram abordadas, em como os personagens se expressam. Cecília, mesmo sobrecarregada, é capaz de expor seus limites e a importância de ser respeitada; Bernardo reflete diversas vezes sobre responsabilidade afetiva e sobre seus propósitos, questão essa recorrente a nós em diversas fases da vida. Entre as personagens secundárias, encontramos a representatividade de pessoas negras, LGBTQIA+ e com deficiência, que estão contextualizadas na trama, com seus conteúdos próprios presentes na narrativa. Tudo em Céu Sem Estrelas foi colocado de maneira a se indicar muita ponderação em como seria trabalhado, e Iris Figueiredo fez escolhas bastante acertadas.

O tema principal da obra é a saúde mental, mostrando-se tanto a progressão de um transtorno e sua manifestação, quanto as dificuldades envolvendo o diagnóstico e o tratamento, algo importantíssimo não só por haver muitos tabus e preconceitos ao redor do tema, quanto por proporcionar conforto a quem passa por uma situação semelhante. Apesar de nossos contextos diferentes, me identifiquei com muitas das sensações de Cecília por sofrer de ansiedade, e minha vontade ao longo da leitura era a de envolvê-la em um abraço — o que, indiretamente, me faz também olhar com mais gentileza para mim mesma.

Vale dizer, também, que fiquei encantada pelas ambientações. Iris Figueiredo retratou muito bem os locais onde a história se passa, sobretudo as cidades de Niterói e São Gonçalo, de maneira que pude me sentir caminhando por aquelas ruas. Senti um enorme reconhecimento na dinâmica familiar, em especial nos encontros na casa da Vó Marília, o que também torna a leitura mais aconchegante. Ainda, as inúmeras referências presentes na narrativa causam uma aproximação ainda maior, principalmente a quem é leitor. Ri quando Bernardo mencionou sua confusão sobre Desejo e Reparação, acreditando se tratar da adaptação de um livro de Jane Austen, pois, na época de seu lançamento e antes de ler a obra de Ian McEwan, pensei a mesma coisa — e soltei um gritinho de prazer por Reparação, um dos meus livros favoritos da vida, ter sido um dos tantos citados.

Céu Sem Estrelas foi daquelas leituras de narrativa leve, mas de temática profunda, abordada com sensibilidade e de maneira própria para se conversar com seu público alvo, sendo capaz de ir além dele. É um livro sobre saúde mental, mas também sobre a dinâmica da vida, que inclui frustrações, problemas de relacionamentos e questionamentos sobre quem somos — e para onde estamos caminhando. Acima de tudo, é um livro acolhedor, seja por sua forma de agir com o leitor, seja por retratar a importância das nossas redes de apoio, compostas por amigos e familiares com quem verdadeiramente podemos contar. Na última semana, Iris Figueiredo lançou o conto Pisando em Nuvens, protagonizado por Taís, prima de Cecília, recém aprovada em sua segunda opção do vestibular. A leitura é rápida e igualmente envolvente, tendo me emocionado e cativado em pouquíssimas páginas ao trazer o dilema da personagem, dividida pelos caminhos que se abrem quando as coisas não acontecem conforme o planejado.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/03/02/resenha-ceu-sem-estrelas-iris-figueiredo/
wishyouwereana 09/07/2021minha estante
Qual a classificação etária??

Emi 30/09/2021minha estante
@cacá eu acho que é livre, vi uma resenha e estava falando isso...

lauzinha2 12/01/2022minha estante
@cacá ele é +14 e tem gatilhos: (gordofobia, ansiedade, abandono, traição, depressão...)

Lorann 18/04/2023minha estante
Não gostei muito, a história demorou muito pra se desembolar e faltou algumas partes que eu gostaria de saber oque acontece, a Iasmin foi deixada muito de lado, algumas partes não tem sentido ter no livro já que não agrega nada à história, terminei de ler apenas pra valer oque eu paguei

girldarosie 27/04/2023minha estante
eu achei muito interessante como se mostra os problemas que a protagonista passa e como ela se sente durante eles, me emocionei um pouco com o livro pois me identifiquei em algumas partes, o livro é ótimo.

Amorsah 24/05/2023minha estante
Oi

Bianca1435 18/06/2023minha estante
Esse livro é lindo !

MarizrS2 23/11/2023minha estante
Céu sem estrelas fala bastante sobre inseguranças e problemas familiares, e eu amei, virou meu livro favorito. Recomendo muito.

Pri 26/02/2021

Complicado para mim dar 2 estrelas para esse livro mas vou explicar brevemente minha experiência com ele. Comprei o livro pela sinopse e inclusive fiz uma amiga comprar também. Ela leu primeiro e gostou, então decidi ler. Mas eu achei que ele era outra coisa.
O tema que tanto me chamou atenção na sinopse e que acho super importante, poderia ter sido abordado de maneira mais marcante, não sei se foi opção da autora amenizar por se tratar de um livro jovem, mas acho que o tema merecia mais detalhes, mais presença.

Além disso o livro aborda outras questões importantes como racismo e machismo, mas de forma muito superficial. Está ali, mas não de uma forma que te fará refletir muito, deixando inclusive um desses temas completamente em aberto.

Enfim, ele com certeza poderia ser melhor. Se posso destacar alguma coisa, creio que seja o final, já que aqui temos um livro que acaba de uma forma mais real e ali sim, podemos de certa forma refletir.
Vanessa 25/03/2021minha estante
Eles não ficam juntos não?

Pri 29/03/2021minha estante
Creio que ficaram sim.

Vanessa 25/05/2021minha estante
Então o fim fica aberto neh?

Pri 07/06/2021minha estante
Fica sim, por isso falei no final, porque ele mostra algumas possibilidades.

Jaciane.Cruz 02/06/2022

A primeira leitura do ano ✅ é 5/5 ⭐ e favoritado ❤️
Ainda sem palavras pra descrever o que eu tô sentindo com essa história. Eu amei e é isso.
"Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança - sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar."
Passem no perfil da autora @irisfigueiredo pra conhecer mais o trabalho dela.
Beijinhos

site: https://www.instagram.com/cruzjaciane/
Luciana1005 05/06/2022minha estante
Pode me responder se tem cenas de sexo no livro?

Jaciane.Cruz 07/06/2022minha estante
Já tem uns meses que li, e pelo que me lembro não tem cena explícita de sexo. E é um excelente livro.

Luciana1005 07/06/2022minha estante
Muito obrigada ?

Tay 13/05/2023

Vi alguns comentários relatando sobre o ?vitimismo? da protagonista no livro, porém não encarei dessa forma. Não consegui enxergar tudo que a Cecília passou como vitimismo ou frescura, são coisas e lutas que pessoas passam diariamente e são totalmente invalidadas pela sociedade até que aconteça algo pior. Achei super necessário os relatos sobre transtornos psicológicos. É um livro necessário de se ler.
Sayonara 16/05/2023minha estante
Oiee, pode me dizer se o livro contém cenas sensuais ou é um romance para adolescentes mesmo?

Tay 16/05/2023minha estante
Oii! Não tem nada muito explícito não. É bem tranquilo

Sayonara 17/05/2023minha estante
Obrigada!

Fabi129 16/02/2019

NÃO GUARDE TUDO PARA SI
Não sou particularmente fã de livros nacionais. Contudo, este chamou bastante minha atenção. Cecília tem 18 anos e tem a auto- estima baixa. Ela é gorda e vive se martirizando por isso. A menina fica dizendo a si mesma que é feia, que ninguém gosta dela, etc. Em muitos pontos, me identifiquei com a personagem. Quem nunca não se sentiu bem com si próprio? Ao ler a sinopse, você pensa que trata apenas de uma menina acima do peso e que não está bem com o seu corpo. Mas não! O livro é muito mais que isso.
Por muitas vezes, ela tem ataques de pânico, que a deixa sem ar. Ela trata aquilo como algo sem importância, mas cada vez isso acontece em momentos de ansiedade. Além do livro ter como tema gordofobia, ele também é focado em transtornos mentais. A autora soube mostrar bem como é a realidade de quem sofre esse último caso.
Bernardo é o irmão da melhor amiga de Cecília. Ela gosta dele há muitos anos, mas nunca se atreveu a ter esperanças que ele gostasse dela. Ela terá uma bela surpresa, quando ele começar a se interessar por ela. O garoto é um fofo, pois gosta dela como é e tal. Só que em uma parte do livro, ele será um idiota. Poxa, se tá sentindo que gosta da garota, pra que me fez aquilo então? Homens. =/
O livro é dividido em 2 Partes. Na Primeira Parte eu gostei mais, por ver Cecília se aventurando no amor. Já a Segunda Parte, não gostei muito, porque é mais focado no sofrimento dela, e no que ela faz a si própria. Já li um livro que a menina também fazia isso e continuo achando angustiante ler uma cena dessas.
A mensagem do livro é clara: procure ajuda caso você não esteja se sentindo bem, não guarde tudo para si. As pessoas ao seu lado estão ali para te ajudar e te apoiar, caso você precise de tratamento para passar por isso.
Achei o final bemmmm fraco, além de ser corrido. Caramba, que custava escrever mais sobre os personagens, dar mais sentido ao final do livro? Se você procura um livro que trate sobre depressão ou transtornos mentais, essa é uma boa escolha.
Deborah 16/02/2019minha estante
que resenha legal!! tenho interesse em ler esse livro há um tempinho, acho que vou comprar o ebook e ler esse ano

Ana Paula 17/02/2019minha estante
E a lista de livros pra ler esse ano só aumenta, rs. Como faz?

Fabi129 18/02/2019minha estante
Não tem o q fazer Ana Paula. Apenas ler kkkkk

Greice Negrini 08/10/2018

Um livro que serve de exemplo!
Cecília é uma garota que terminou a ensino médio e entrou na faculdade pública que mais achou adequado ao seu perfil. Sempre amou desenhar e acredita que fazer desenho industrial vai estar mais próximo de seus sonhos. Com isto também veio seu trabalho em uma pequena livraria que consegue trazer dinheiro para que ela arque com suas poucas dívidas.

Apesar de tudo isto parecer algo maravilhoso, Cecília luta diariamente com isto tudo, já que seu trabalho é temporário, ela não tem muitos amigos e precisa conviver com uma mãe que não aceita a maternidade, ter um pai que nunca apareceu e ser rejeitada o tempo todo.

A mãe de Cecília casou-se novamente, porém seu padrasto no início a aceitava como uma filha. Como o passar do tempo passou a trata-la como um estorvo e a interferir na relação com sua mãe. Agora, quando sua mãe acha que ela está atrapalhando a manda embora de casa, o que acontece quase o tempo todo. A sorte é que sua avó a recebe de braços abertos com muito amor e carinho.

Iasmin é a melhor amiga de Cecília. Desde a infância as duas sempre estiveram juntas em todos os momentos. Iasmin tem uma família diferente: um irmão muito querido por quem Cecília tem uma paixão platônica, uma mãe que trabalha com moda e um pai que viaja sempre a negócios, porém uma família muito unida e pode-se considerar bem de vida.

Porém o mundo de Cecília está ruindo. Algo dentro dela está se desfazendo e ela não consegue se controlar. Primeiro ela não consegue aceitar seu corpo e as pessoas parecem que a julgam a todo o momento. A sociedade julga o peso das pessoas e sua autoestima a está destruindo.

De repente a única saída parece estar nos machucados que Cecília faz em seu corpo. De início parece simples, mas se torna incontrolável. E quando um relacionamento com Bernardo se inicia a paz parece voltar ao seu coração. Mas como toda a vida dela, nada dura para sempre e a escuridão toma conta de tudo.

No final parece que Cecília tem somente uma saída. E esta não é a melhor opção.

Este livro foi minha primeira leitura da autora Iris Figueiredo. Ela é famosa por outras obras que já vi muita gente comentando. E como esta obra também estava sendo bem comentada pelas redes sociais eu fiquei bastante curiosa em ler. E não deu outra: fiquei encantada.

O livro trata um tema que eu considero muito importante nos dias atuais. A questão da aceitação com o corpo, a síndrome do pânico, a depressão e todos os efeitos que isto causa nos pensamentos. A forma como a autora escreve é bem fluída e assim deixa a obra mais leve. Mesmo que o tema seja pesado não é uma história dura, pois há todo um envolvimento de diversos personagens.

Claro que vamos ver todo o sofrimento diário e acho que isto é o mais importante: compreender o que realmente acontece. E o melhor de tudo é também entender como as ações de todos são importantes para a personagem principal.

Eu me senti no lugar da personagem e muitas vezes queria entrar na história e dar uns tapas em todos. A trama é bem cotidiana e nada foge da típica família, tanto de Cecília quanto de Iasmin.

O lindo de ver é a questão da amizade. As pessoas precisam saber o quanto a amizade é importante sempre. O final foi lindo e ilustre e mesmo assim a autora não deu nenhum milagre para nenhum personagem. Vale a pena cada página lida. A autora merece os parabéns por nos trazer as dores e as alegrias de todas as pessoas do livro.

Acredite quando digo que muita gente passa por esta experiência é muito importante saber entender cada momento. É somente assim que evita-se o pior, a destruição total e a desesperança das pessoas.

site: www.blogandolivros.com
Fernanda 04/12/2018minha estante
Parece ser muito bom.

Greice Negrini 05/12/2018minha estante
Eu gostei bastante.

Fernanda 05/12/2018minha estante
Nossa vou ver se tenho credit pra pegar ele

Yale Monteiro 09/04/2020minha estante
Depois da tua resenha, me deu mais vontade de ler ainda.

Laris | @larislendo 09/04/2020minha estante
Fico feliz!!

Kiwii_0 31/10/2021

Que livro incrível, feito pra chorar e marcar ele inteiro.
Vou começar falando do tanto de assuntos importantes que são tratados, como a gordofobia, doenças mentais, automotilação, suicídio além de retratar um casal sáfico, em uma parte pequena da história.
Me emocionei demais só livro inteiro, pois fala da Cecília que está passando por muitos momentos difíceis na vida, problemas que ela sempre teve em sua vida e de Bernardo que passa a conhecer a Cecília melhor durante a história.
Apesar do romance o foco não é ele em sí, em senti que focou bastante na história da Cecília e em tudo que ela passou e ela vai passando por diversas coisas que ela não pode aguentar por se sentir sozinha também.
Enfim pra saber é só ler, a história é bem fluida, com uma escrita maravilhosa e li em 2 dias. 5 estrelas favoritado
Luna 13/11/2021minha estante
Pode falar um pouco mais sobre o pode falar um pouco mais sobre o romance sáfico

Kiwii_0 26/11/2021minha estante
O casal sáfico mal apareceu infelizmente

Sayuri 01/07/2020

Longe de funcionar para mim
Li Céu sem Estrelas por indicação e olha... Não funcionou MESMO! O que todos dizem ser uma história de aceitação, busca por amor próprio e representatividade sobre pessoas com doenças psicológicas, pessoalmente vi como um clichê com mais uma personagem com a vida padrão de drama adolescente (pais separados, bolsista, inteligente e insira aqui mais três categorias). Entendo a identificação de leitores com a Cecília, mas sinceramente não deu. Gatilhos totalmente desnecessários, romance fraco e é isto.
Felipe414 01/07/2020minha estante
céu 0 estrelas

Sayuri 01/07/2020minha estante
SHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAU

Jhen 18/09/2019

Quem disse que livros não salvam?
CÉU SEM ESTRELAS- Iris Figueiredo
5 estrelas e favoritadíssimo

Olá amores,
Vocês já leram um livro que se sentiram tão dentro da história por tamanha semelhança com personagem?

Céu sem estrelas vai contar a história da Cecília, uma garota que está no início da sua fase adulta e que já traz consigo uma enorme bagagem. Problemas familiares, baixa autoestima, depressão, ansiedade, ataques de pânico... mas nada do que aparece aqui é apenas para "encher linguiça", a autora trabalha esses temas da forma mais real possível sem romantizar nada, justamente para vermos a importância dos temas abordados.

A Cecília é uma personagem mas a história dela se repete todos os dias em pessoas que as vezes nem percebemos e que estão ao nosso lado.

Para aquecer o coração também tem um romance, a história será contada do ponto de vista da Cecília e do Bernardo, mesmo assim eu não senti em momento algum esse como o foco da história, mas sim mostrar o ponto de vista de quem está sentindo e de quem está próximo, e isso fez eu amar ainda mais a história.

Para alguns a Cecília pode parecer uma personagem difícil, mas eu a vejo, e a sinto e sei que ela não é. É só uma garota doída que já sofreu/sofre tanto, que os únicos meios que ela encontrou para evitar mais dor foi erguer muros a sua volta.

Não foi uma história fácil para mim, parei na metade pois estava sendo real demais, me senti exposta com esse livro, como se a autora estivesse contando a minha vida, e então alguns meses depois resolvi terminar, e eis que esse livro me abraçou em um dos piores momentos da minha vida, pelos mesmos motivos que me fizeram dar uma pausa nele no passado.
Não é um livro fácil de ser lido, mas é um livro que é PRECISO ser lido.

Esse livro contém gatilhos, mas o indico a *todos, mostra a realidade e também dá forças e como é possível ter esperanças ainda que você sinta tudo esteja perdido.
É preciso ser lido no momento certo.

Um dia ouvi dizer que livros salvam, eu sempre concordei com isso e o Céu sem estrelas me mostrou que elas sempre estão lá mesmo que escondidas.
Sempre haverá esperanças.

"Lembro que a vida é muito mais do que esse sentimento que me sufoca."

@delivroemlivrocanal obrigada pela indicação

Resenha no ig @_girlbooks

QUOTES

"Há muitas estrelas no céu, não deixe que as nuvens te façam esquecer isso."
354

"Lembro que a vida é muito mais do que esse sentimento que me sufoca." 350

"Descobri que sou forte, não só pelo meu gancho de direita ou pelo meu manequim, mas pro seguir em frente.
Descobri que a minha força sempre esteve dentro de mim.
Eempre que vejo um fusca azul, lembro que dentro dele cabem pessoas o suficiente para me estender a mão se eu precisar. Isso é força." 350

"Quando nos importamos com alguém que vive uma luta tão profunda contra seus próprios monstros, o medo de que algo esteja fora do lugar sempre bate a porta. 321

"Não vou a lugares sem comida, é contra a minha filosofia se vida" 313

"Estava acostumada com o mar turbulento. Não parecia merecedora da bonança." 311

"-Não existe céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
- É como a esperança. Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar." 347

Tudo que eu conseguia lembrar era do céu sem estrelas.
Eu sabia que era mais que meu corpo, mas naqueles instantes sempre me sentia reduzida a ele - fora do padrão, estranha, indesejável. A referência que ninguém queria ser. 178

"Passava a maior parte do tempo escondendo meus sentimentos, medos e inseguranças. Não queria que vissem aquela parte de mim, vulnerável, e tentava ao máximo disfarçar quem eu era. Tinha perdido mais uma vez a batalha que sempre travava contra minha cabeça e minhas ideias loucas." 44
Gustavo Igor 19/09/2019minha estante
aAAAH JA QUERO

Jhen 25/09/2019minha estante
Eoe é MARAVILHOSO! Vc vai amar

giu 11/07/2022

Todo mundo precisa de um fusca azul
?Descobri que sou forte, não só pelo meu gancho de direita ou pelo meu manequim, mas por seguir em frente.?

Devorei esse livro em um dia, apesar do tema ser pesado (depressão, automutilação, tentativa de suic*dio) a leitura flui de uma maneira leve.

Depois que terminei o livro passei um bom tempo olhando a capa e refletindo sobre a cena que ele descreve. Não vou comentar sobre por ser um spoiler, mas só essa cena faz com que o livro seja obrigatório.

A abordagem sobre superação nesse livro é impecável e me fez refletir muito.

Li o livro no momento certo, estou passando por algo ?parecido? na família e fico o tempo todo pensando em quantas Cecílias eu deixei de notar na escola e quantas ainda eu posso conhecer.
Lua 12/07/2022minha estante
eu amo esse livroooo

giu 13/07/2022minha estante
ai ele é maravilhoso

Itana.Romano 21/05/2021

Super indico
Me identifiquei bastante com uma parte da vida de Cecília. Revisitei alguns sentimentos que senti outrora, e foi bastante interessante ver de um outro ponto de vista.
Céu Sem Estrelas, além do amor, mostra o quão importante é se importar e dar apoio ao outro.
thagfs 22/05/2021minha estante
Que resenha linda ??

Itana.Romano 22/05/2021minha estante
??

Rafaella Catarinhuk 02/03/2021minha estante
Aí amg tô amando suas resenhas!!! ??

Laura.Bonilha 02/03/2021minha estante
ai vou fazer mais agr to me sentido kkkkkkkk ?

duda 16/06/2022

esperava mais
bom, sobre a história deixou a desejar...
eu esperava algo mais aprofundado em certas partes e nas temáticas q ela escolheu abordar (inclusive: ?? há gatilhos sobre automutilação e suicídio ??), além de achar que na história ou não acontecia nada dms, ou acontecia tudo muito rápido. o final tinha algumas pontas soltas tbm (mas n sei se era realmente a intenção ne) q me deixaram agoniadas kkkkkkk

enfim, mesmo com esses pesares, n me vi cansada de ler a história pq a escrita dela é bem levinha... é um livro neutro: nem ruim, nem excelente kkkkkk
deborahburigo 29/07/2022minha estante
nao vi um aviso da seguinte que pode contém gatilhos de automutilação, achei uma irresponsabilidade

duda 29/07/2022minha estante
pse meninaa

Laura Chaves Araújo 10/09/2022

Céu sem estrelas
Só estou em choque... não é nada, simplesmente nada do que eu esperava, não sei se foi uma boa escolha de leitura, porque eu acho que deveria haver "warnings" de conteúdo sensível; é uma leitura densa, é realmente muito sensível o conteúdo, mas eu gostei muito da escrita da autora e da história em si, porém vi muita gente chorando com ele então li esperando essas lágrimas que não vieram, mas muito bom.
Jessie 15/09/2022minha estante
Eu simplesmente decidi que vou abandonar o livro na metade....ele é muito pesado para mim. Depois que fui dar uma olhada no final que tive um ataque, não era o que eu esperava também

Laura Chaves Araújo 16/09/2022minha estante
Realmente me incomoda o fato de não ter alerta de gatilho, sendo que o livro trata de assuntos tão delicados