O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Vanessa 26/02/2021

um drama lindo, e emocionante
que amor esse livro! terminei agora e estou sorrindo, fazia tanto tempo que não ficava assim... ele conta a história de Alice, que ao longo de todo o livro me fez pensar nos meus últimos dez anos de vida.

eu não me lembrava mais deles, Alice, assim como você. e tal qual foi a sua surpresa ao descobrir algo importante sobre eles, a minha foi exatamente a mesma: eles foram os mais difíceis de toda a minha a vida, mas definitivamente foram os melhores.

obrigada, Alice, por me lembrar disso ?

Carol.Czizek 24/02/2021

Um bom livro!
É um livro que me prendeu do começo ao fim, algumas vezes eu ri, algumas vezes eu refleti, pq afinal é impossível não pensar como seria se eu esquecesse tudo que vivi nos últimos 10 anos.

Samanta 24/02/2021

Lindo
Apesar de ter demorado um tempo pra ler e o começo não ter me prendido tanto, adorei a história.

Rega 19/02/2021

Leitura fluida, fácil e cativante
A história de Alice é fluida e fácil, mas ao mesmo tempo cheia de sentimentos e emoções. Não é difícil se identificar na história, porque são temas do cotidiano. Uma leitura agradável, mas que faz refletir. Recomendo muito!

Ju Abreu 19/02/2021

FAVORITEI!
Que livrooo!! Que surpresa maravilhosa!
Foi o primeiro livro que li de Liane Moriarty e amei muito a escrita da autora. A profundidade que ela deu a temas tão importantes como maternidade, casamento, família... esse livro conversou lindamente comigo! Cada palavra, cada história vivida pelas personagens... eu me senti parte do enredo e pude sentir toda a angústia que Alice e Elisabeth passaram ao longo da narrativa.

O livro se desenvolve dando ênfase a três principais personagens:
- a história de Alice, uma mulher de 39 anos, recém separada do marido e com três filhos, que caiu e bateu a cabeça na academia e esqueceu os últimos dez anos de sua vida;
- a história de sua irmã mais velha Elizabeth, que sofre com a infertilidade, passa por diversos abortos e lida com a frustração de não conseguir gerar um filho;
- a história de Frannie, uma mulher de 75 anos que escreve um blog cheio de personalidade e faz reflexões sobre a vida na terceira idade, importância da família e a possibilidade de se abrir para um novo amor.

Vale muito MUITO a pena a leitura! Esse livro passa uma mensagem maravilhosa sobre relacionamento, sobre se colocar no lugar do outro, sobre irmandade.

Eu AMEI a versão tão real, nua e crua, que esse livro deu ao casamento e a maternidade. Amei a forma como o papel da mulher foi discutido, amei as reflexões sobre infertilidade e sobre a pressão social que a mulher sofre para se tornar mãe.

LEIAM! Incrível e nada nada nada clichê. Amei o início, o meio e o fim do livro. Muito bem escrito, muito bem aprofundado e maravilhoso.

Lidiane 15/02/2021

Gostei muito do livro, achei um pouco arrastado no começo, mas depois que Alice começa a viver a vida dela fica mais interessante. Fique com medo de me decepcionar o final e ser um livro meio triste, mas não foi.

aseduti 14/02/2021

Descobri a autora por acaso e cada novo livro dela tem sido um ótima surpresa.
Me encantei pelos personagens, pela narrativa...por tudo ?

Sumotinho 13/02/2021

Amei!
Uma leitura muito gostosa. Amei o fato de não ter apenas um personagem principal, o livro ficou bem dinâmico dessa forma.
Faz a gente refletir bastante sobre como estamos levando nossas vidas e relacionamentos. Fiquei encantada!

Mari 11/02/2021

Sabores de Murilo, canela e creme.
Mal sabem que, na verdade, o que ela estava sentindo nao era comida e sim AQUELA manhã inteira aonde "estava tentando agarrá-la, capturá-la e guardá-la antes que aqueles preciosos momentos se transformassem em mais uma lembrança."

Eu imaginei algo com um pouco de drama e suspense, mas me surpreendi. Sério. Primeiro livro com tom romance que eu gostei de verdade, apesar de ter demorado um pouco para finalizar (algo normal); mas finalizei. :)

Curtam o presente; aquele momento com pessoas que vocês gostam e admiram, porque não há nada melhor que isso porque tempo bate na sua porta sem você "perceber."

Agora entendi o que REALMENTE aconteceu com Alice.

MLuíza 10/02/2021

O q Alice esqueceu
O que deixa a desejar é o final um pouco corrido demais, mas a história em si é muito boa e acaba te prendendo. A lição que ele deixa é muito boa, as vezes tudo que precisamos é uma pancada na cabeça, um choque, para nos tornamos melhores.

Carolina 09/02/2021

Este livro foi uma ótima companhia para mim. Apesar de eu ter sentido que até a mais de metade do livro ainda estava no "início" da história, achei bem prazeiroso e engraçado acomoanhar história da Alice a par do blogue da Frannie e do relato da Elisabeth. Sem dúvida um primeiro bom contacto com Liane Moriaty.

Aione 09/02/2021

O Que Alice Esqueceu é o terceiro romance de Liane Moriarty, que primeiramente foi lançado pela editora Leya como As Lembranças de Alice. A Intrínseca, responsável por traduzir outros títulos da autora, trouxe uma nova edição do romance após ter publicado os sucessos O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras, além de Até Que A Culpa Nos Separe. O mais recente trabalho de Moriarty é Nove Desconhecidos.

Após uma queda durante uma aula de step, Alice acorda tendo esquecido de seus dez últimos anos de vida. Ela acredita estar em 1998, grávida e no início de seu casamento, mas se descobre mãe de três crianças e com sua vida, como um todo, muito diferente do que era.

Por esse ser um livro anterior aos grandes sucessos de Liane Moriarty — os responsáveis por terem me apresentado seu trabalho —, senti uma leve diferença em sua escrita. Continuei gostando muito de sua narrativa e das temáticas abordadas, sobre as quais falarei abaixo, mas o desenvolvimento em si do enredo me pareceu um pouco menos maduro. Em seus outros livros, os ganchos e reviravoltas me parecem ter sido trabalhados com mais sutileza, escondidos de uma maneira mais natural, de forma a causarem mais impacto em suas revelações. Ressalto que essa não é uma crítica, mas uma observação, que demonstra especialmente como a autora ficou ainda mais habilidosa em suas publicações posteriores.

O Que Alice Esqueceu trabalha questões comuns à obra de Moriarty, como família e relacionamentos, mas se aprofunda especialmente no aspecto da memória e da identidade. A reflexão durante toda a leitura é sobre como mudamos com o passar do tempo, a partir do que vamos vivenciando, e o quanto nossas lembranças são cruciais nessa construção. A partir do instante em que Alice não se lembra do que viveu, ela não sabe mais quem é naquele ponto de sua vida, e as consequências decorrentes disso são múltiplas.

Atreladas a isso, aparecem temas como maternidade e casamento, além das próprias relações interpessoais como um todo. Liane Moriarty foi sensível em demonstrar não apenas as transformações, mas principalmente as perspectivas múltiplas. A história não trata de quem está certo ou errado, se Alice é uma pessoa melhor ou pior em relação ao passado, mas que há múltiplos fatores influenciando na construção da nossa personalidade e em nossa maneira de lidar com as pessoas e situações ao nosso redor. Cada figura na história tem sua carga de razão, de erro e acerto, e é bonito como a autora demonstra tudo isso. As situações apresentadas são complexas porque envolvem pessoas com sentimentos e bagagens complexas.

Vale dizer que, além da narrativa principal em terceira pessoa, onisciente pela perspectiva de Alice, há também, intercaladas a ela, a narrativa em primeira pessoa de sua irmã, Elizabeth, escrevendo uma espécie de diário por recomendação de seu terapeuta, e as publicações da avó das duas, Frannie, em um blog. Com isso, não apenas temos acesso aos acontecimentos por uma perspectiva que não de Alice como também conhecemos mais do anseio dessas mulheres. Parte da obra, também, trabalha diferentes formas de se levar a vida e diferentes escolhas que fazemos ao longo dela. Também, vale dizer que ao mesmo tempo que o humor ácido de Elizabeth contribui para a atmosfera melancólica do enredo, as passagens de Frannie funcionam como alívio cômico por serem um tanto quanto espirituosas.

No geral, gostei muito de O Que Alice Esqueceu especialmente pelas reflexões construídas. Não foi uma leitura que eu devorei — exceto por O Segredo do Meu Marido, costumo ler Liane Moriarty mais vagarosamente, acredito que por seu estilo de escrita —, mas que foi degustada em seu devido tempo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/02/09/resenha-o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty/

Sheila.Oliveira 06/02/2021

Romance com um toque bem leve de suspense.
Achei que demorou um bocado para desenrolar a estoria mas a titulo de entretenimento é gostosinho.

Tati 01/02/2021

#desafioSKOOB
Pra ser sincera eu não gostei muito não,eu acho que eu estava mais confusa do que a personagem principal,além de ter 3 personagens principais ao mesmo tempo o que acaba confundindo um pouco

Natty 01/02/2021

Muito bom!
Um livro delicioso de ler. É uma leitura lenta e gostosa, que me fez avaliar em cada parte sobre como estou levando minha vida. Se aquilo que estou vivendo seja ele de alegria ou tristeza, se realmente é importante ou real.
É um livro que te faz lembrar de não esquecer de sua essência e de não se afundar em suas tristezas e mágoas. Damos muitas vezes importâncias a coisas ruins que acabam se alimentando e crescendo, e nos engolindo. E criamos hábitos para escapar, achando que aquilo nós faz feliz, quando na verdade só nos distrai e não nós cura.
Vemos nesse livro o quanto a comunicação é importante, e que uma atitude de impulso só é bom em certos momentos, e não para se usar diariamente.
É um livro que te faz sentir desejo pela vida, te mostra como o amor nós faz bem e nos ajuda.