O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Aione 09/02/2021

O Que Alice Esqueceu é o terceiro romance de Liane Moriarty, que primeiramente foi lançado pela editora Leya como As Lembranças de Alice. A Intrínseca, responsável por traduzir outros títulos da autora, trouxe uma nova edição do romance após ter publicado os sucessos O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras, além de Até Que A Culpa Nos Separe. O mais recente trabalho de Moriarty é Nove Desconhecidos.

Após uma queda durante uma aula de step, Alice acorda tendo esquecido de seus dez últimos anos de vida. Ela acredita estar em 1998, grávida e no início de seu casamento, mas se descobre mãe de três crianças e com sua vida, como um todo, muito diferente do que era.

Por esse ser um livro anterior aos grandes sucessos de Liane Moriarty — os responsáveis por terem me apresentado seu trabalho —, senti uma leve diferença em sua escrita. Continuei gostando muito de sua narrativa e das temáticas abordadas, sobre as quais falarei abaixo, mas o desenvolvimento em si do enredo me pareceu um pouco menos maduro. Em seus outros livros, os ganchos e reviravoltas me parecem ter sido trabalhados com mais sutileza, escondidos de uma maneira mais natural, de forma a causarem mais impacto em suas revelações. Ressalto que essa não é uma crítica, mas uma observação, que demonstra especialmente como a autora ficou ainda mais habilidosa em suas publicações posteriores.

O Que Alice Esqueceu trabalha questões comuns à obra de Moriarty, como família e relacionamentos, mas se aprofunda especialmente no aspecto da memória e da identidade. A reflexão durante toda a leitura é sobre como mudamos com o passar do tempo, a partir do que vamos vivenciando, e o quanto nossas lembranças são cruciais nessa construção. A partir do instante em que Alice não se lembra do que viveu, ela não sabe mais quem é naquele ponto de sua vida, e as consequências decorrentes disso são múltiplas.

Atreladas a isso, aparecem temas como maternidade e casamento, além das próprias relações interpessoais como um todo. Liane Moriarty foi sensível em demonstrar não apenas as transformações, mas principalmente as perspectivas múltiplas. A história não trata de quem está certo ou errado, se Alice é uma pessoa melhor ou pior em relação ao passado, mas que há múltiplos fatores influenciando na construção da nossa personalidade e em nossa maneira de lidar com as pessoas e situações ao nosso redor. Cada figura na história tem sua carga de razão, de erro e acerto, e é bonito como a autora demonstra tudo isso. As situações apresentadas são complexas porque envolvem pessoas com sentimentos e bagagens complexas.

Vale dizer que, além da narrativa principal em terceira pessoa, onisciente pela perspectiva de Alice, há também, intercaladas a ela, a narrativa em primeira pessoa de sua irmã, Elizabeth, escrevendo uma espécie de diário por recomendação de seu terapeuta, e as publicações da avó das duas, Frannie, em um blog. Com isso, não apenas temos acesso aos acontecimentos por uma perspectiva que não de Alice como também conhecemos mais do anseio dessas mulheres. Parte da obra, também, trabalha diferentes formas de se levar a vida e diferentes escolhas que fazemos ao longo dela. Também, vale dizer que ao mesmo tempo que o humor ácido de Elizabeth contribui para a atmosfera melancólica do enredo, as passagens de Frannie funcionam como alívio cômico por serem um tanto quanto espirituosas.

No geral, gostei muito de O Que Alice Esqueceu especialmente pelas reflexões construídas. Não foi uma leitura que eu devorei — exceto por O Segredo do Meu Marido, costumo ler Liane Moriarty mais vagarosamente, acredito que por seu estilo de escrita —, mas que foi degustada em seu devido tempo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/02/09/resenha-o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty/

-Koraline 01/02/2024

Caramba, que livro bom, o melhor que já li da autora. Acho que essa foi uma das poucas vezes que eu adorei a protagonista, e estava torcendo fervorosamente por ela, a achei muita realista e encantadora, e além de ser uma leitura muito viciante, eu ficava ansiosa para pegar o livro enquanto fazia outras coisas, e ultimamente essa necessidade frenética está cada vez mais rara. Então por que não dei cinco estrelas? Por causa dos trechos da irmã, que repetiam os acontecimentos já narrados, o que os tornava pouquíssimo interessantes. Enfim, foi uma leitura muito boa.

Sueli 21/01/2014

Perder Para Ganhar
E pensar que eu quase deixei esse livro incrível escapar... Sabe o que é leitor, nós estamos acostumados a uma narrativa linear e fluida, e o livro em questão começa de uma forma caótica e muito confusa.
Bem, eu acho que não poderia ser muito diferente... Moriaty nos tira da zona de conforto e nos lança em um vórtice de imagens sem muito sentido para que possamos vivenciar, mesmo que superficialmente, o drama de Alice.
O livro começa com uma imagem muito definida do delírio de Alice, a personagem principal, que após uma queda violenta durante uma aula de step na academia que frequenta, perde a consciência por dez minutos, deixando os frequentadores apavorados. A situação é tão complicada que os paramédicos são acionados e ela é transferida para um hospital, onde acorda sem lembrar absolutamente nada dos dez anos anteriores de sua vida.
Até esse momento, preciso dizer que encontrei muita semelhança com o livro Lembra de Mim, da Sophie Kinsella. Porém, conforme fui lendo eu percebi que a história tem tudo a ver com o filme estrelado por Juliette Binoche, uma de minhas atrizes preferidas, chamado The Life of Another, do ano de 2011, e se você tiver oportunidade não deixe de assistir, e nem de ler o livro, pois adoraria trocar figurinhas, ok?
O que a princípio me trouxe grande desconforto, também foi a força motriz que me impulsionou a continuar a leitura, pois o conflito principal nos é apresentado de forma milimétrica por Moriarty. Ela nos confunde, ao introduzir outras narradoras, além de tramas paralelas.
Como por exemplo, Elizabeth que é a irmã mais velha de Alice, e enfrenta sérios problemas para engravidar. Elizabeth aparece sempre em momentos decisivos da trama, escrevendo longos relatos pessoais a seu terapeuta, o que nos deixa à beira de um ataque de nervos. Temos também Frannie, a avó postiça, mas que ajudou na criação dessas irmãs após a morte prematura do pai delas.
Frannie é uma personagem adorável, que resolve morar em um condomínio para idosos, e mantém um blog onde conta pormenores da vida de sua família postiça e discute sobre a legitimidade de podermos decidir como deixar este mundo, mais precisamente ela é favorável à eutanásia, pois deseja morrer com dignidade. É uma delícia lermos os comentários dos seguidores do blog.
Mas, voltando à trama principal que é a perda de memória de Alice, confesso que apesar das justificativas dos coadjuvantes dessa história, me senti muito angustiada com o fato de uma mulher com sequelas tão importantes, que nem mesmo reconhece os seus três filhos, precisar ser a anfitriã de uma festa! Além de seguir uma rotina apertadíssima por conta de todas as suas atividades, sem ter ninguém para ajudá-la de forma mais efetiva. Deve ser assim mesmo, lá na Austrália!
O livro segue e você vai ficando cada vez mais ansiosa para desvendar os fatos que nos são apresentados de forma fragmentada e magistralmente conduzida por Moriarty. É a angústia de Alice compartilhada conosco de forma eficaz e descontinuada.
Alice aos poucos vai percebendo que a realidade de seus dias atuais está longe de parecer com o começo idílico de sua relação com Nick, onde eles eram jovens, belos e muito apaixonados. Hoje, eles são protagonistas de um divórcio conturbado e muito difícil, inclusive com repercussão no comportamento de seus filhos.
Alice começa a ter flashes de uma perda importante ocorrida durante esses dez anos, e uma dor insuportável começa a tomar conta de seu corpo a partir de certos aromas, o que me fez lembrar o livro O Perfume, de Patrick Süskind, onde ele fala sobre o poder da memória olfativa. Uma dica de leitura bem bacana viu? Porém, até mesmo esses flashes são questionados por Alice, que não tem certeza se seriam verdadeiros, ou apenas projeções de sua imaginação.
Prepare-se para ter cenas interrompidas em meio a diálogos, ou momentos cruciais. Acho que foi a tática usada pela autora para dar emoção e suspense a uma história relativamente banal, mas que me mobilizou de forma muito intensa. Moriarty é uma autora solar, e certamente irei acompanhar os seus novos lançamentos.
Um livro para adultos em qualquer momento de suas relações. Uma história simples, mas contada de forma sofisticada e com grande maestria. Duvido você não se apaixonar por Olivia...
Naldinh o/ 22/09/2014minha estante
"Nós estamos acostumados a uma narrativa linear e fluida."
Nós não, você.

Sueli 23/09/2014minha estante

Jessi 29/01/2015minha estante
Concordo com você Sueli. Estou sim acostumada a narrativas lineares e fluidas. Quando encontro um livro que não é dessa forma tenho certa dificuldade em levá-lo adiante, porem sempre persisto. Ontem mesmo escolhi esse livro para ler e ainda bem que me deparei com sua resenha... Me animou ainda mais!!!!

Danny 13/06/2015minha estante
Foi pra minha lista de futura leitura. Somente por essa resenha ....adorei ;)

Rita FLORES 15/11/2015minha estante
só pela sua resenha, ja vai pra minha lista, valeu

Cris 21/12/2017minha estante
simplesmente adorei sua resenha e o livro.

valeria.cordeiro 24/01/2018minha estante
Obrigada Sueli, graças a sua resenha li esse livro maravilhoso. Já tinha lido os outros dessa autora e todos são excelentes, mas esse se tornou o meu preferido.

Dayane 19/02/2020minha estante
Ia resenhar o livro, mas acho impossível colocar em melhores palavras que vc. Também adorei a narrativa desconstruída e cheia de rupturas, como que reflexo do caos da mente de Alice. Que sentimento bom quando você percebe o talento de um autor que é capaz de contar uma história simples de maneira tão única.

Sueli 24/02/2020minha estante
Dayane, espero que você esteja aproveitando esses dias de folga. Obrigada, por suas palavras de carinho... Sabe, eu deixei de resenhar porque após ler e assistir resenhas incríveis me senti tão supérflua e, no momento, sem muito entusiasmo... Mas sinto que mesmo que tenhamos tido pontos em comum com relação à leitura do livro você deve ter a sua narrativa própria. Um sentimento que é apenas seu... Vai lá e deixe o seu comentário, nossos autores queridos precisam desse retorno, concorda?
Mais uma vez, muito obrigada pela gentileza.
Bom feriadão ;)

Ester 22/10/2020minha estante
Iniciei essa leitura há alguns dias. Se eu tivesse visto essa resenha antes, não teria ficado tão apreensiva.

Sueli 23/10/2020minha estante
Ih, Ester, fiquei preocupada achando que tirei a emoção que a leitura poderia ter proporcionado a você... Me desculpe, é que às vezes eu me empolgo. ;)
Bjs

Bel 11/01/2021minha estante
Li a sua resenha somente depois de ler o livro. Muito perfeita! Eu também vi esse filme da Juliette Binoche há alguns anos atrás, mas não me lembrei dele quando li o livro, e realmente tem muito a ver.

resenhasdajulia 01/10/2022

Após sofrer uma queda e bater a cabeça durante a aula de step, na academia, Alice acorda pensando que é 1998, tem 29 anos e está grávida pela primeira vez. Mas, na realidade, ela está em 2008, tem 39 anos, três filhos e está se divorciando de Nick, que sempre foi um marido amoroso.

Alice não se lembra de nada dos últimos 10 anos. Tentando entender como sua vida mudou tanto assim e como ela se tornou uma pessoa tão diferente de quem costumava ser, ela vai ter que se reconectar com pessoas que jamais imaginou que se afastaria, como, por exemplo, sua irmã, Elisabeth.

O livro é narrado através do ponto de vista de Alice e também lemos as cartas que Elisabeth escreve para seu psicólogo, relatando um problema que a atormenta há anos, além de também acompanharmos o que Frannie, avó das duas, escreve em seu blog.

É uma história que trata sobre família, maternidade, relacionamentos, luto, entre outros assuntos e nos faz refletir sobre o quanto mudamos ao longo do tempo e, as vezes, não nos reconhecemos mais como a pessoa que já fomos.

Eu amei esse livro e me conectei muito com os personagens! E, mesmo que o livro tenha mais de 400 páginas e talvez pudesse ser menor, achei que a leitura fluiu muito bem!
DANILÃO1505 01/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

O QUE ALICE ESQUECEU - Liane Moriarty
Esse foi o meu primeiro contato com Liane Moriarty, que também é autora de Pequenas Grandes Mentiras – que deu origem a série premiada da HBO “Big Little Lies” -, O Segredo do Meu Marido e Até Que a Culpa Nos Separe, todos lançados aqui no Brasil pela Intrínseca. E, felizmente, posso dizer que tive uma experiência muito positiva e estou ainda mais curiosa para conhecer os outros títulos dela.

O Que Alice Esqueceu não é um livro de suspense ou mistério, apesar de haver algumas coisas a serem descobertas na narrativa, mas sim uma história sobre alguém que precisa encontrar um “eu” que ficou perdido ao longo do caminho. Alice tinha uma personalidade leve, estava feliz, irradiava uma boa energia e essa é a memória que tem. Porém, hoje, as pessoas a descrevem como alguém sempre muito atarefada, ranzinza, que cobrava o tempo inteiro e que não tinha mais tempo para as coisas simples da vida. Para ela, que olha a sua vida com os olhos e a alma de alguém que só se lembra da realidade de 10 anos atrás, fica claro que algo muito errado aconteceu no meio do caminho. Para descobrir o que é, ela vai ter que montar o quebra cabeça da sua vida, enquanto se reconecta com as pessoas que fazia sua vida ter sentido.

Enquanto acompanhamos a narrativa da Alice, também temos outras duas visões dentro do livro: as entradas de Elisabeth no diário que escreve para seu psicólogo e o blog de Frannie. Elisabeth é a irmã mais velha de Alice, uma mulher que tenta há anos engravidar e não consegue e, consequentemente, carrega a dor e o rancor sobre esse fato consigo. Sua relação com a irmã não é mais a mesma já tem um tempo e “reencontrar a velha Alice” é algo que a conflita, já que a qualquer momento ela pode recuperar a memória e voltar à velha personalidade. Com essa personagem, graças ao diário, temos uma narrativa muito intimista e crua de como ela se sente. Da dor que a persegue por não conseguir segurar uma criança e da insatisfação que permeia sua vida.

“…talvez a insanidade temporária não passe de justificativa para um comportamento injustificável.”

Já com Frannie temos, ao mesmo tempo, reflexão e descontração. Ela já é uma senhora idosa, e à beira dos seus 75 anos está pensando muito sobre a morte. Entre debates sobre eutanásia, as consequências da velhice e um possível novo romance, ela também nos relata um pouco sobre a situação de sua neta Alice e das mudanças que ela vê acontecendo.

E é da simplicidade dos textos do blog às piadas da “antiga” Alice, em contraste com temas importantes sendo debatidos, como maternidade, saúde mental, relacionamentos, família e a morte, que a autora leva o leitor a refletir sobre uma quantidade imensa de coisas enquanto caminha pelas páginas de forma leve. O grande segredo de O Que Alice Esqueceu não está na parte perdida da memória da protagonista, mas sim em tudo que essa perda faz com que as pessoas reflitam sobre as suas vidas e, nós leitores, sobre a nossa.

Apesar de suas pouco mais de 400 páginas, não achei o livro arrastado e, mesmo com os desvios que muitas vezes a autora dá em alguns pontos para dar atenção a outros fatos ou personagens, a leitura anda de forma fácil porque queremos saber o que vai sair de tudo aquilo. Recentemente eu li Pequenos Incêndios Por Toda Parte da Celeste Ng e consegui encontrar algumas semelhanças entre as duas autoras. A diferença fica realmente na escolha de como trabalhar os assunto paralelos, sendo, na minha opinião, o texto de Moriarty mas fluído.

Vale a pena mencionar também que o livro já havia sido publicado no Brasil em 2013, com outro título, pela editora Leya. E que os direitos para adaptação já foram vendidos, então pode ser que vejamos essa história muito em breve nas telas, assim como O Segredo do Meu Marido já está na mira de produções também.

De forma geral, tive uma boa experiência de leitura e até fiquei um pouco surpresa, porque não é bem o meu estilo preferido de livro. Agora, quero encarar Pequenas Grandes Mentiras para poder conferir a série que é tão bem comentada. Então, caso você esteja procurando um livro que mistura drama, pequenos mistérios e um toque de bom humor, O Que Alice Esqueceu pode ser uma boa opção para você.

site: http://resenhandosonhos.com/o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty/

Cami @leiturizar 27/04/2021

Arraxxxxxxta
Alice é uma mulher recém-casada que ama o marido e está aguardando o nascimento da primeira filha. Tudo vai muito bem, só que isso foi há dez anos atrás.

O que aconteceu é que Alice sofreu um acidente na academia e esqueceu o últimos dez anos. Não se lembra de estar em processo de divórcio, dos três filhos e tampouco do porquê não fala mais com a sua irmã. Então enquanto a perda de memória ainda é uma incógnita, ela tenta reparar os danos desses dez anos.

O mistério sobre o que ela esqueceu é realmente fascinante! Até a metade do livro. A autora enrolou a história até às últimas páginas e acabou ficando um pouco maçante.

Dava uma agonia quando perguntavam pra ela: "você não se lembra?" Que vontade que eu tive de gritar: "NÃÃÃO, FALA DE UMA VEZ!!!!"

Abandonei o livro umas duas vezes mas não desisti e fico feliz por isso porque o final foi ótimo! De deixar aquele quentinho no coração. Porém ainda acho que poderia ter acabado em pelo menos 300 páginas, mas enfim.

O livro traz a mensagem importante sobre os diferentes laços de família e como na correria do dia-a-dia acabamos nos esquecendo dos detalhes que mostram quem somos e o que apreciamos.

Recomendo para todos aqueles que estão no modo automático. Esse livro vai tocar o seu coração.

João 20/01/2021

Esse livro é pra ler e refletir sobre os acontecimentos do dia, como anda sua vida. Será que o seu eu de 10 anos atrás sente orgulho do seu eu atual?? Alice me fez refletir taaaaanto sobre o estado atual da minha vida. Repensar diversos assuntos, me questionar. Você já parou pra pensar como seria doloroso esquecer dos últimos 10 anos da sua vida de uma hora pra outra? Eu ficaria louco hahaha um ótimo livro! Recomendo a leitura.

Ana Lara 05/11/2020

Fazia anos que esse livro estava na minha prateleira e nunca me interessei muito por ele, mas foi uma boa surpresa.
Achei um livro sensível.. apesar de ter achado o final meio corrido. Alguns conflitos levaram muito tempo pra serem desenrrolados, atrapalhando um pouco o ritmo, mas mesmo assim e é uma boa leitura.
Não tem nada de surpreendente e inovador, mas não decepciona.

Amanda 28/04/2021

Escrita genial!
Eu amei a história, a profundidade de cada tema, dos personagens. Mas essa nem é a parte ótima mesmo. O ótimo é a escrita da autora que é viciante, como se quando você lesse as cenas do filme passassem na sua cabeça. É incrível. Amei a história da Alice e sua perda de memória, e suas análises da vida. E seus três filhos. E seu marido. Ou ex marido. E sua irmã. E sua avó postiça. E sua mãe dançante. Amei

Bia 13/08/2021

Não é o que eu imaginei .
Eu tava esperando um plot impressionante, achei que iria acontecer alguma reviravolta no final pelo rumo que o livro estava indo. Mas não. Criei mil teorias sendo que o final é bem simples. Decepcionada? não tô, só queria algo mais empolgante.

@conversas_literarias 16/03/2020

Um livro que me fez refletir
Alice tinha certeza que era feliz, aos 29 anos, casada com Nick, à espera do seu primeiro filho, rodeado pela linda família: sua mãe, irmã e avó. Mas tudo parece ruir quando ela acorda no chão da academia, 10 anos depois! Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice descobre que se tornou alguém bem diferente.
Não sabemos bem quem é a Alice do presente, conhecemos a Alice do passado e temos borrões de quem ela se tornou. Inicialmente, parece ter se tornado alguém mais calculista, mais fria, no entanto, conforme vai recuperando a memória, percebemos quem de fato ela é. A Alice realizada com certeza será o equilíbrio entre a mulher do passado e a do presente.

A narrativa é feita por três personagens diferentes: Alice, a irmã e a avó (trechos de um blog que ela escreve); tanto Alice quanto a irmã enfrentam situações que nos compadecem; a parte da avó serve para quebrar um pouco dessa tensão. A autora traz tantas questões relevantes! Quem já a conhece, sabe que ela aborda dramas de uma vida familiar, e isso é feito com perfeição aqui. A história vai se construindo aos poucos, com pitadas de mistérios, ficamos tentando entender e adivinhar o que aconteceu entre Alice e o marido, Alice e a irmã. Tudo está diferente, o destino não foi tão amigável ou será que ela apenas tomou as decisões erradas? Você já parou para pensar sobre como o futuro pode ser totalmente distinto do que planejamos?

A autora conduz tudo por um caminho tão perfeito e nos deixa uma mensagem tão linda e cheia de esperança. Eu amei!

Mais uma vez Liane Moriarty me conquistou. Apesar de esse não ter sido como os outros livros dela que me prenderam do início ao fim, ainda assim ele é perfeito. Eu amo o estilo de escrita, amo como todas as pontas se unem, a sabedoria como aborda os dramas familiares, de forma responsável. Eu recomendo demais! ?O que Alice esqueceu? foi um livro que me fez refletir bastante sobre a vida e as decisões que tomamos.

Bruna396 16/10/2020

Emocionante
Uma leitura bem leve concentrada nas questões familiares e problemas sociais. O livro aborda muitos temas importantes e pesados que nos fazem refletir sobre a nossa vida. O final já era de se esperar mas ainda assim foi um livro muito bom de ter lido e acrescentou muita coisa para mim. Indico a leitura.

Paty*Alves 07/07/2023

Leitura muito boa,envolvente,traz muitas reflexões para nossa vida, quero conhecer outros livros da autora.

Thays ð 20/04/2023

FAVORITOOO
Chorei pq acabou, já estou morrendo de saudades dessa família. Não imaginei que iria me apaixonar tanto por essa história, confesso que estava esperando o final ansiosamente morrendo de medo de tudo sair errado, a leitura me prendeu do começo ao fim, não consegui largar o livro, não achei arrastado de forma nenhuma mas se vc não está afim de um drama familiar nem tente pq de certa forma pode se tornar meio lento se vc não gostar desse tipo de enredo, família linda e imperfeita, esse livro fala de segundas chances e tbm mostra que nenhuma família eh perfeita e tudo bem. Poderia passar horas falando desse livro intao? apenas leiam, super recomendo, se tornou um dos meus favoritos da vida essa história linda que me fez chorar e no mesmo segundo já estava morrendo de rir.
Denise333 20/04/2023minha estante
Estou gostando. Tive que parar um pouco por conta de outras leituras, mas já estou com saudades da Alice.

Thays ð 20/04/2023minha estante
Fiquei ansiosa a leitura inteira querendo saber de tudoo, eh muitoo bom, amei demais.

Denise333 21/04/2023minha estante
Imagino! Logo consigo retomar. ?