O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Suelen 04/11/2020

Maravilhoso !!!!
O começo foi meio complicado,mas depois ficou maravilhoso!!! E o final?!,SUPER PERFEITO!!!

Renata.Rodrigues 28/04/2022

Me surpreendeu e fez pensar na vida
O fato de Alice perder as memórias dos 10 últimos anos de sua vida e voltar a ser aquela pessoa de 10 anos atrás, me fez pensar e se fosse eu? Minha vida está completamente diferente, tem pessoas que não fazem mais parte da minha vida, eu não sou a mesma pessoa! Dá pra sentir o desespero da Alice! O livro te faz refletir sobre a vida...A história da irmã de Alice é um bônus a parte. Me senti no lugar de uma mãe infértil e me coloquei um pouco no lugar delas, e percebi o quanto deve doer!
Gosto dos livros dessa escritora, eles sempre trazem algo real, que realmente pode acontecer e sempre tem aquele suspense!
Eu super indico...

Rav 30/12/2020

Seu eu de 10anos atrás se orgulharia de quem você se tornou?
Esse livro me marcou profundamente. Foi a primeira leitura de 2020 e embora não tenha nada de extraordinário na narrativa, é justamente por retratar um mundo bem vida real em família, os desgastes, os medos, os tropeços, que me fizeram talvez achá-lo tão tocante.

A pergunta central que direciona toda a narrativa do livro é: se o seu eu de 10 anos atrás te olhasse agora, se orgulharia de quem você se tornou?

Alice desmaia em uma aula de dança, bate a cabeça e acorda com um apagão de tudo que fez e viveu nos últimos 10 anos. Todos os caminhos que escolheu, as decisões que tomou, os filhos que teve... apagados.

Então é aí que ela inicia uma jornada de autoconhecimento e descoberta, aceitação e reencontro consigo mesma. O que achei mais incrível nesse livro, e me fez inclusive incluí-lo na lista de favoritos, é o cuidado da autora com a construção dos demais personagens, do ?elenco? secundário e de apoio, que não são superficiais e acessórios à história. Ela fez pessoas de verdade, que me despertaram identidade, empatia e afeto. Eu chorei horrores com a irmã de Alice durante sua saga e trajetória pessoal.

Recomendo muito a leitura. Só tive um arrependimento com o livro: ter lido no Kindle e perdido a oportunidade de tê-lo na estante pra suspirar ao vê-lo sem querer num dia qualquer. Rsrs

Priscila.Matos 13/01/2021

Perfeito
O que Alice esqueceu, é um livro com emoções muito forte. Você já começa o livro com aquela aflição, e o tempo todo fica se perguntando o que será que Alice esqueceu, é o primeiro livro que eu fico repetindo para mim mesma o título do livro.
Gostei dos personagens e o final do livro é do jeitinho que eu queria, só podia ter contando mais . Amei os filhos dela, e gostei mais por ser filhos reais, com problemas reais, não aquelas crianças boazinhas que só existe em livro. Várias vezes fiquei pedindo para ela não recordar, pq sentia raiva do jeito que falavam que ela era antes de perder a memória, mais depois tudo fazia sentido, quis várias vezes pegar a irmã dela no colo, pelo sofrimento dela.
Indico muito esse livro
????? Estrelas

Rafaela.Garcia 06/06/2021

Quando um acidente lhe permite ver a vida com outros olhos e se reconectar com você novamente. Linda história.

Danielle.Bellon 29/02/2020

Me fez pensar...
Confesso que ao decorrer da leitura, me pegava pensando em como seria se tivesse esquecido dos últimos dez anos. Será que, meu eu de 10 anos atrás, gostaria da pessoa que me tornei hoje? Ou será que, assim como Alice, eu me veria como uma completa desconhecida?
Livro leve e gostoso de se ler, que te faz ansiar pelo desfecho da história, assim como os outros títulos da Liane Moriaty.

Giovanna Lu 22/04/2020

Não tinha grandes expectativas para o romance; não é meu gênero literário favorito e geralmente evito histórias com casais como centro da trama. Todavia, foi uma surpresa agradável.
A história flui bem, a leitura é fácil e o enredo é divertido e interessante.
Talvez a troca de narradores durante a história tenha me deixado meio incomodada de início, mas com o decorrer acabei me acostumando e até preferindo a visão dos outros personagens além da protagonista.
Longe de ser o melhor livro que já li, mas melhor do que muitos outros. Não me arrependo de ter feito a leitura. Se você gosta desse gênero, provavelmente vai adorar!

Pearl 06/11/2021

Cotidiano de mulheres
A história gira em torno de 3 mulheres e suas alegrias, incertezas, angústias e mostra como nossas escolhas podem nos levar a uma vida plena ou nos afastar de nós mesmas!
Elizabeth e sua jornada na busca pela maternidade e Frannie uma avó que vive num lar de idosos e escreve sobre sua vida e de sua família num blog.
Alice a personagem principal perdeu a memória após uma queda e quando acorda acha que está vivendo há 10 anos antes quando ainda estava grávida da primeira filha e feliz no casamento mas com o passar do tempo começa a perceber que sua vida não tomou o rumo imaginafo e que ela mesma se tornará alguém que ela própria desconhecia porém a narrativa mostra como um fato aparentemente traumático pode ser uma oportunidade de recomeçar!
O roteiro é bom mas achei a história meio arrastada, demora muito para acontecer algo relevante, é um livro introspectivo um mergulho na mente dessas personagens.

Dani 28/04/2020

Livro bom.

Larissa 28/04/2020

Todas as nossas memórias são importantes até as dolorosas
Depois que eu li o ''Segredo do meu marido'' da autora Liane Moriarty me apaixonei pela sua escrita e logo tratei de procurar outras obras dela. Comprei outros livros dela como, pequenas grandes mentiras, até que a morte nos separe e um lançamento de 2018 que demorei um pouco para lê-lo ''O que Alice esqueceu''.
Todos os livros da Liane tem em comum o protagonismo de personagens femininas fortes, justas, leais, mães e bastantes amigas.

Alice Love é mãe de 3 crianças e está passando por um divorcio, até que ela escorrega na aula de Step bate a cabeça e perde a memoria dos últimos 10 anos; E isso inclui os nascimentos dos filhos, o afastamento da irmã, morte de ente querido e o fim do casamento.
A escrita é maravilhosa, com intercalações nas narrações de Alice com o diário de sua irmã Elizabeth ( outra personagem mulher incrível) e com o blog da avó dessas irmãs.

''O que Alice esqueceu'' aborda temas como mudança de personalidade com o passar do tempo, divorcio, comportamento rebeldes de crianças causada pela separação dos pais, dificuldades de engravidar, luto, morte, novo relacionamento dos pais, amor na 3° idade, relacionamento entre irmãos e até eutanásia.

O livro é bem estimulante e inspirador, e os fatos que mais gostei foram:
1° - Liane Moriarty sempre descreve muito bem as personalidades de seus personagens. Todos tem profundidade, tristezas e defeitos. Sempre são pessoas muito reais sem ser aquele tipo de personagem-herói só com virtudes. Até as crianças que mesmo novinhas são bastantes determinadas e com personalidade forte.

2° - O triangulo amoroso que acaba sendo formato devido a falta de memoria. A química que Alice tem com cada um deles é bem legal de analisar, e ao mesmo tempo que ela sente falta do ex, sente também do atual por causa da confusão dos sentimentos e de esquecimento.

3° - As memórias perdidas de Alice. Elas são fundamentais para entender como ela mudou através dos anos, toda dificuldade que passou sendo mãe e dona de casa, como ela lida e lidou com o sofrimento da irmã, o marido ausente, o luto ... senti muita compaixão dela e é compreensível a amargura da personagem.

4° - Os epílogos dessa autora são ótimos. Ela sempre relata o que poderia ter acontecido se a decisão tomada fosse outra. E isso acaba nos fazendo refletir que se tomamos a decisão errada pode desencadear dores em varias pessoas.

5° - A história da Elizabeth. A irmã da protagonista luta á anos conta a infertilidade, vamos lendo e descobrindo a dor que carrega e como essa situação afetou seus relacionamentos e sua saúde mental. Queria coloca-la em um potinho e proteger.

6°- Outra característica marcante (já mencionado nessa resenha) é o feminismo na trama. Alice e Gina praticam bastante a sororidade feminina, elas se apoiam, se amam, tomam suas dores, cuidam uma da outra... é muito bonito de se ler.

Já os pontos negativos que achei foram:
1° - Ao mesmo tempo que gostei da personalidades das crianças pois são engraçadas, inteligentes e conscientes dos acontecimentos ao redor, também achei esse teor de maturidade muito elevado e eles até tinham atitudes de adultos. Com isso me pareceu muito falso algumas ações delas como por exemplo: perceberem e lidarem muito bem, até mesmo contanto para outras pessoas ao redor sobre a perda de memória da mãe (tipo se minha mãe não lembrasse de mim eu ia surtar, imagina uma criança), tem até uma cena em que as crianças manipulam a mãe por saber que ela que ela não se lembra de um fato para usar isso ao seu favor.

2° - Todo livro de Liane Moriarty os primeiros capítulos são muito confusos. Ela sempre vai colocando as ações, falando os nomes de vários personagem, não nos situa sobre o que esta acontecendo e só vamos entender ao longo da leitura.

O saldo final foi super positivo, Liane é uma das minha autoras favoritas e a Alice será uma personagem que irei lembrar como um espirito muito resiliente. Amei a leitura.
Michelle 29/08/2020minha estante
onde se passa a história do livro?

Larissa 17/09/2020minha estante
Oi, então a autora é australiana e por isso acredito que se passa na Austrália (outros livros q li dela se passam lá,como ?pequenas grandes mentiras?) mas sendo sincera eu não lembro kkk
Mas pode ler que você não irá se arrepender.

Dai Lima 09/11/2021

As lembranças de Alice
O comportamento dos personagens são fáceis de associar com pessoas reais, e é por isso que me levou a pensar muito, ele me tocou. Sobre como mudamos com o passar do tempo, sem dar conta que deixamos um pouco da nossa alegria e essência pessoal escondida ou guardada.

Verônica 04/05/2020

Lindo ?
Me apaixonei perdidamente por este livro, não sei se foi a estória, os personagens, ou a torcida para um final feliz. Mas com toda certeza este foi um dos meus preferidos. Leitura cativante, alegre, faz com que vivenciamos cada acontecimento de perto, como se estivéssemos lá. Super indico.

Poliane.Moura 28/05/2020

Maravilhoso!!!!!