O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Victória P Aguiar 25/12/2021

Amei a escrita da autora e o modo como ela nos envolve na história! Vamos descobrindo e conhecendo aos poucos a Alice, quem ela era, quem ela foi se tornando e porque isso aconteceu. Me emocionei muito a com a história da Elizabeth, deu pra sentir todas as angústias dela. Vale muito a pena a leitura!

Alice 04/01/2022

Liane, eu te venero!
Esse é o quarto livro que eu leio da autora e eu sigo encantada com o quanto amo a escrita dessa mulher.

Liane sabe escrever sobre mulheres e construir personagens de uma forma magnífica. Ela dá uma profundidade impressionante a estes personagens e é possível se colocar no lugar deles durante toda a leitura.

Me identifiquei com Alice em varios pontos e amei descobrir esses 10 anos da vida dela com ela. Confesso que fiquei incomodada com as pessoas não querendo contar tudo que havia acontecido para ela, mas tudo tinha uma razão, o livro precisava ser assim. As perspectivas de Elizabeth e Frannie deixam a leitura muito rica e tocante, eu amei demais acompanhar essas mulheres!

Eu amei esse livro tanto, tô emocionada com toda história (e vamos de favoritar outro livro dessa maravilhosa)!!! Confesso que acho que esse livro daria uma excelente minissérie caso estivesse nas mãos certas.

Tamires Souza 27/04/2021

Adorei!
Confesso que no início a leitura estava bem sem graça. Amo os livros da autora por causa de todo o suspense em volta do enredo, mas nesse a história estava bem pacata. Mesmo assim insisti e foi ficando interessante, até ficar surpreendente. A história acabou me prendendo!!!

Luana 09/03/2022

E se suas lembranças fossem apagadas?!
Gostei do livro e do fato de o leitor descobrir junto com a personagem os acontecimentos do passado de Alice. Apesar de em alguns momentos achar muito demorado esse processo. Gostei muito da Elisabeth, não sei se por ela falar em 1 pessoa eu acabava me identificando mais com ela. No final a autora me enganou direitinho.

Stela Marçal 12/04/2022

O que Alice esqueceu
Gostei muito da leitura! Como é diferente a escrita de uma autora que não seja da Europa e nem dos Estados Unidos, é outro ritmo de leitura, outra forma de escrever.
É o segundo livro que leio da autora.

Jóice 25/05/2021

Liane sempre incrível!
Me surpreende como essa mulher escreve absolutamente bem! É uma escrita gostosa, leve que te prende do começo ao fim. A medida que Alice vai descobrindo as coisas e vamos descobrindo com ela, vai nos batendo um sentimento muito ambíguo de querer que ela lembre de tudo e de não querer ao mesmo tempo, para que ela possa ver as coisas por essa boca perspectiva. Nos faz refletir muito sobre como agimos na nossa vida e o quanto mudamos ao longo do tempo.

@bibliotecadedramas 10/12/2019

"Ai, Alice"
Esse é o segundo livro que eu leio dessa autora. O primeiro foi “O Segredo do Meu Marido” que li ano passado nas férias e AMEI a história. A narrativa desse livro começa com um relato do que parece ser um sonho após Alice acordar de um desmaio por ter batido a cabeça na academia. Acontece que com a pancada, Alice esquece dos 10 últimos anos de sua vida.

O ano é 2008, mas ela só se lembra até 1998. E aí soma-se ao fato que nesses 10 últimos anos esquecidos muito coisa aconteceu que a protagonista não se lembra: o processo do seu divórcio, a morte de uma amiga, o nascimento dos 3 filhos, seu estilo de vida que está diferente.

O livro é narrado sob três pontos de vista: a terceira pessoa conta sobre Alice com os flashs do passado e os acontecimentos do agora, a outra parte é a irmã escrevendo para o terapeuta como “lição de casa” dada à ela (a história dela é bem tocante e dramática, eu me apaixonei por essa personagem) e a terceira narrativa são os posts de Frannie – sua avó postiça que mantém um blog na internet (eu achava engraçadíssimas essas partes).

O interessante do livro é que a Alice de 10 anos atrás é completamente diferente da Alice de agora, sua vida é outra, uma que jamais ela imaginava ter e isso carregou muitas consequências para si e para todos a sua volta e então no decorrer da narrativa vamos aos poucos descobrindo isso de uma maneira leve e até muitas vezes engraçada, mas sobretudo muito reflexiva. A vida de Alice passa por diversos questionamentos e nos questionamos juntos também.

Há os personagens secundários que são também super importantes na história, bem construídos e que nesses 10 anos de amnésia de Alice também tiveram suas grandes mudanças: Barb, Nick, Elisabeth, Dominick… Enfim… Pra mim foi um livro que me cativou logo nas primeiras páginas e a leitura fluiu bem e de uma maneira super dinâmica. Nos faz refletir sobre o que cada um de nós somos na nossa verdadeira essência e como as coisas podem mudar completamente com o passar dos anos, nos transformando muitas vezes em um alguém que, na verdade, nem conhecemos (ou não gostamos).

Há também um mistério bem sutil que deixa tudo ainda mais gostoso de ler. Acho que essa palavra – gostoso – define bem como foi esse livro pra mim. É uma história que usou o drama na medida certa, misturado com pitadas de humor, um leve suspense e muita sabedoria, mas que acima de tudo nos faz questionar sobre quem somos, porque mudamos e o que de verdade importa na vida, valorizando o que realmente precisa ser valorizado. De certa forma essa pancada na cabeça de Alice foi ótima pra ela, afinal de contas. As vezes é esquecendo que nos encontramos.

site: https://shejulis.com/livro-o-que-alice-esqueceu/

cintiarock 03/06/2022

Leitura leve e bem fluida
Gostei demais desse livro. A história é contada por 3 personagens mas mesmo assim não fica confuso, vc entende as diferenças de narrativas, o livro é muito bom e é o segundo que leio dessa autora (li o Pequenas grandes mentiras, onde a série Big Little Lies se baseou) e gostei muito desse também. Já vou adicionar outros dessa autora pq gosto do jeito que ela escreve.

Ellen 10/09/2020

Surpreendente!
Essa foi a primeira palavra que me veio ao ler esse livro que é fora da minha zona de conforto. A história é mt envolvente e a confusão da Alice chega a ser cômica de certa forma, mas dps chega dar pena dela por não saber as coisas mais óbvias... amei, fiquei feliz que dei chance a essa história!

Geovana 25/09/2020

Muito muito bom.

Contente que o final do livro entregou o que eu queria, bem nos 45 do segundo tempo.
Livro que fala sobre muita legal: em como toda situação tem dois lados, no equilíbrio que devemos encontrar entre nosso eu mais jovem, inocente, e entre nosso eu atual, mas experiente e cínico. Fala sobre chegar no fundo do poço mas também de superação.

Paula.MTerra 13/10/2020

Super recomendo!
Tive um pouco de dificuldade com o início do livro mas a partir da página 50 não consegui mais parar!
Uma história divertida, interessante, contagiante, emocionante e linda!
Cada vez fico mais fã de L. Moriarty!