O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Luisa Jordana 08/12/2020

O que Alice esqueceu
Em um início de leitura nebuloso, descobrimos que Alice caiu na academia, enquanto fazia uma aula de step, e bateu a cabeça. Alice tem 39 anos e está no ano de 2008, mas depois da pancada, acorda achando que está no ano de 1998 e que ainda tem 29 anos. Isso mesmo, ela acorda sem a memória de dez anos da sua vida.
A autora Liane Moriarty é mestre em prender o leitor logo nas primeiras páginas dos seus livros, que geralmente possuem uma mistura de drama e suspense. Dessa vez, o foco é um drama familiar muito bem construído, com maravilhosas reflexões sobre a vida, sobre como ela pode mudar e como nós mesmos podemos nos tornar alguém que nunca imaginamos.
Alice, aos 29 anos, era uma jovem de mente leve, despreocupada, ansiosa pela chegada do seu primeiro filho, apaixonada pelo marido e completamente encantada com a perspectiva de uma vida em família que acaba de começar. Já a Alice de 39 anos é uma mulher de mente agitada, viciada em café, passando por um processo complicado de divórcio, brigando pela guarda de três filhos, viciada em exercícios físicos e considerada uma força da natureza por todos à sua volta. É incrível ir percebendo a nova Alice junto com a protagonista desmemoriada, que não entende como as coisas chegaram ao lugar em que estão.
Fica a lição de que a vida é cheia de metamorfoses, mudanças das quais não podemos fugir, porque o amadurecimento é um estágio natural da nossa evolução como pessoas. Também fica o aprendizado de que nada é para sempre, que as pessoas vem e vão, que as relações mudam, mas isso não significa que tenham se tornado algo ruim, isso porque da mesma forma que mudamos e evoluímos, as pessoas que amamos também mudam, pois cada um enfrenta sua própria jornada rumo ao dia de amanhã.

Helder 02/09/2020

Quem era você há 10 anos?
O Que Alice Esqueceu de Liane Moriarty foi uma grande surpresa para mim.
As vezes certos livros nos tocam de uma maneira que não imaginamos que seja possível, e foi isso o que aconteceu com este título menos conhecido da autora de Pequenas Grandes Mentiras.
O que Alice Esqueceu conta a estória de Alice, que acorda na academia em 2008 após cair da esteira e bater a cabeça. Porém ao acordar ela acredita que estão em 1998.
Na verdade, nem é só uma questão de acreditar. Ela simplesmente só possui lembranças até 1998.
Nas suas lembranças ela está apaixonada por seu marido. Casaram-se há pouco tempo, estão reformando uma casa cheios de ideias e estão grávidos do primeiro neném, que ela sente ser uma menina.
Porem ao acordar em 2008 fica claro que Alice não é mais aquela mesma pessoa e que nestes 10 anos muita coisa mudou.
Aos poucos a autora vai nos mostrando que hoje Alice tem três filhos, é uma dona de casa eficaz, que vive em função da casa e dos filhos, levando-os para escolas, cursos, ajudando a fazer lições, participando e organizando atividades com as mães das crianças, faz academia, tem um personal trainer e o principal: Está em um processo de divórcio litigioso com seu marido.
O livro mostra para nós o quanto mudamos com o tempo sem que percebamos o que está acontecendo.
Alice foi corroída pelo tempo e perdeu sua essência. E ler isso me fez pensar:
Quão diferente sou hoje do meu eu de 10 anos atrás? Sigo agindo me baseando nos princípios que sempre acreditei ou estes princípios foram sendo moldados pelo mundo ao meu redor durante este tempo todo e hoje aceito e faço coisas que achava impossíveis ou até ridículas anos atrás?
Quantos “eu nunca farei isso” eu disse no passado, e sem perceber acabei fazendo e tornando aquilo normal para minha vida?
Você já parou para se perguntar isso?
Alice precisa “re-conhecer” tudo o que aconteceu com ela nestes 10 anos, e é difícil para ela com sua cabeça de 10 anos atrás acreditar que tenha se tornado esta pessoa de hoje.
É como se ela fosse outra pessoa, e na verdade, é como se Alice não existisse.
E para ela, o mais difícil é entender qual a razão de estar se divorciando de Nick, seu marido, pois eles sempre disseram que seriam eternos, e o amor que ela sente por ele agora é o mesmo de 10 anos atrás, porém é explicito que ele não a suporta.
A escrita de Liane Moriarty é maravilhosa, pois consegue transformar um drama em quase um livro de suspense, pois passamos grande parte do livro tensos, pois vamos descobrindo com Alice o que ela esqueceu, e essa experiencia não deixa de ser tensa.
Você já se imaginou acordando um dia e não se lembrando mais de seus três filhos?
Em paralelo a isso, a autora ainda traz uma outra estória cheia de reflexões.

Enquanto Alice teve 3 filhos e se tornou uma mãe perfeita perfeccionista profissional, sua irmã nunca conseguiu engravidar, e segue ainda hoje tentando fazer uma fertilização In Vitro.
É triste demais ver o que uma batalha como esta pode fazer com uma mulher e inclusive com um casal.
A busca por um filho tornou-se uma obsessão e não mais uma dádiva, e isso destruiu sua irmã Elizabeth e impactou inclusive a relação de amizade que havia entre as irmãs.
Mas será que esta perda de memória não é a chance que Alice precisava para voltar a ser quem era e ter uma vida melhor?
E você, gostaria de apagar os últimos 10 anos de sua vida e reescrevê-los ou se orgulha 100 % de tudo realizado.
Vale a pena parar para pensar, ou melhor seguir em frente, sem grandes certezas , mas também sem magoas?
Alice me fez pensar sobre tudo isso, e parabéns a Liane Moriarty que novamente conseguiu criar uma estória muito interessante.
O livro com certeza vai funcionar melhor com o publico feminino, mas recomendo a leitura para ambos os sexos, pois acho a mensagem do livro extremamente importante.
Achamos que vivemos. Mas talvez só estejamos sobrevivendo.
Que tal dar uma parada e reajustar seus parâmetros para ver se nada se perdeu no caminho?
Deixe Alice te ajudar!

Vivi 17/12/2022

O livro gira em torno da personagem principal, que aos 39 anos cai na academia e perde a memória dos últimos dez anos. Quando acorda, acha que tem 29 anos e passa a não entender o comportamento de certas pessoas (que ela jurava que se davam bem com ela) e não reconhecer inúmeras outras (como os seus três filhos, todos com menos de 10 anos).
É fácil de ler, não traz grandes reflexões. Os personagens são comuns e sem grandes complexidades. Alguns trechos são meio lentos, parece que foram escritos como roteiro de filme. Acho que é uma leitura boa para quando estamos em ressaca literária, com preguiça de ler algo que nos faça pensar muito. ????

Pandinha 28/03/2021

Incrível
Livro maravilhoso, acho incrível como a autora consegue criar um ambiente em que a gente se sente parte do personagem. Não consegui parar de ler, queria saber o que ia acontecer, oq ela esqueceu...
O final então não me decepcionou, foi ao contrário me surpreendeu como foi perfeito.
rrleme 01/04/2021minha estante
Perfeito *-*

Joy.patrocinio 19/06/2020

Esqueci kkkk ( pode ter spoiler)
bizziquei com o pé atras no momento em q as meninas do grupo de leitura coletiva disse q seria esse livro.
Nao sei porque!!! Nunca havia lido nada da Liane. E foi uma grande surpresa. Um livro de romance com muitos ensinamentos para absorver. O principal pra mim foi. Lembrar das coisas boas. Pq temos o habito d lembrar so o q nos machuca. E q casamento passam por problemas. A historia muito envolvente. Alice sem memoria sem saber q tem 3 filhos e esta se separando do marido. Elizabeth q passa por interminaveis procedimentos para engravidar. E todo o sofrimento q faz a gnt ficar amargurado ao longo dos anos. Vivemos sempre muito ocupados mandando brigando e lutando e nao observamos a pessoas q nos amam sempre ao nosso lado suportando nossas manias e bizzarices.

Esse foi uma otima surpresa

Giuliana Sperandio 01/12/2014

Terminei o livro com sorriso no rosto...
Esse é um livro que poderia ter sido um drama, mas não foi. Foi uma grande lição, se a vida te desse uma segunda chance de ser uma pessoa renovada e sem mágoas e para isso você tivesse que perder dez anos de suas memórias seria uma benção ou uma maldição? Bem Alice perdeu a memória, mas quem diria que uma perda traria tantos benefícios em sua vida.
Não posso dizer mais na da além disso sem soltar algum spoiler, só posso dizer que foi um dos livros que mais me identifiquei com a personagem principal nos últimos tempos. Ás vezes eu também gostaria de resgatar uma outra parte de mim que se perdeu em meio as amarguras e problemas dos anos.
Recomendo!!!! Maravilhoso!!!
Márcia Naur 29/01/2017minha estante
Amei sua resenha amiga!

Ana 20/10/2020

Um livro gostoso de ler, flui bem, é rápido e bem fácil de se apegar pela Alice. É uma historia divertida, tocante e emocionante, mas que também trás questões mais pesadas. Gostei bastante.

Bianca 10/10/2020

Conversa com o leitor sem que se perceba.
Com uma história contada por três mulheres da mesma família, Alice, em 3ª pessoa, Elisabeth, sua irmã, por escritos a um psiquiatra e Frannie, a "avó", que se comunica por um blog. Elas tiveram experiências totalmente diferentes na vida, confesso que chorei por diversas vezes por tocar em problemas familiares muito comuns para mim.

Narrativa envolvente que te leva a ter juízos de valores acerca de personagens e estes nossos julgamentos expõem nossas fraquezas, nossos preconceitos. A história se comunica muito bem com o leitor. Por vezes, se torna um pouco irritante porque tenho transtorno de ansiedade e mistérios me deixam louca, mas foi bom para que eu percebesse e repensasse meus próprios valores na vida. A história progride na medida certa.

Chorei em muitas partes, muitas mesmo... Pois a escrita é tão de verdade que queria muito conversar com uma personagem em especial. Recomendo bastante!
Da mesma autora de BIG LITTLE LIES!

Ju Martinez 21/11/2022

Nunca torci tanto por um relacionamento fictício como esse kkk
Realmente estava torcendo pra Alice ver as coisas pela perspectiva que trouxesse a verdadeira felicidade para ela e a família dela. Só vale o insistir em algo que vai te deixar completo e não ranque um pedaço seu.

Caiu da estante 11/10/2020

Em que ano estamos
Que loucura seria vc acordar e descobrir que sua memória simplesmente apagou dez anos da sua vida, família, filhos, amores e convivência com todos mudou.

Jess 03/03/2020

Questão existencial
Esse livro despertou em mim uma baita questão existencial... Me fez pensar se meu eu de 10 anos atrás gostaria do que me tornei hoje ou se eu me tornaria uma completa estranha, como ocorreu com Alice. Alice tinha 39 anos mas, após a queda que ocasionou a perda de memória, acreditava ter 29 anos de idade. Cá entre nós, a Alice de 29 anos era tão boba que parecia ter 19. O desfecho também foi um pouco confuso. No entanto, de qualquer forma, a história de Alice provoca reflexão sobre as nossas escolhas, sobre o que damos valor e sobre o que realmente importa na vida. Quem não gostaria de ter uma chance de corrigir seus erros e recomeçar? Não é um livro que eu pegaria normalmente, fora de um desafio literário ou leitura coletiva, mas é uma leitura leve, agradável, ótima pra intercalar com algum livro pesado.

Rafa 28/10/2020

Quando lemos o melhor livro do autor outros ficam sem graça
Não sei se todos os leitores tem essa sensação, mas quando conhecermos um autor pela sua melhor obra - neste caso Pequenas Grandes Mentiras - as experiências seguintes sempre vêm com grandes expectativas, com grandes chances de decepção. O suspense criado em volta da premissa da perda de memória da personagem principal, faz sentido até um certo momento, depois se torna repetitivo, e ao invés de intrigante, se torna um pouco cansativo. Diferentemente, de Pequenas Grandes Mentiras, onde fiquei preso e comprei o suspense do começo ao fim.
Aproveito para reconhecer o grande lema da história, que é sobre cedermos, as vezes, para a nossa essência, para o nosso ?eu? mais ingênuo, sem vícios, de buscar um balanceamento, enxergar de duas perspectivas e se dar ao direito de mudar e deixar ser moldado com o tempo, mas nunca esquecer os pequenos detalhes do passado.
Gostaria muito que a autora mantivesse o perfil mostrado na sua melhor obra, que foi o que a trouxe até aqui. Este livro tinha uma premissa para ser muito mais profundo do que é, esperava personagens mais instigantes e plots mais chocantes. Ao invés de um excelente roteiro de uma série premiada da HBO, foi servido um episódio mais ou menos de Desesperate Housewives.

giuliamaia2 27/07/2022

??
Esse livro é lindo. Não tenho outra palavra para descrever ele.
Em meio ao caos da protagonista ao descobrir que sua vida - seu relacionamento e seus objetivos imaginados a 10 anos atrás tinham mudado completamente, a gente vai se envolvendo com uma crise de identidade profunda que nos faz questionar se estamos realmente vivendo de acordo com o que acreditamos.
Foi um livro que me prendeu muito pela narrativa (contada em terceira pessoa, mas alternando para um diário escrito pela irmã da protagonista, e um blog escrito pela avó), onde a gente consegue ir desvendando essas 10 anos junto com ela, e entendendo as consequências das escolhas que Alice fez.
Apesar das abordagens, é um livro leve e gostoso de ler, com certeza vai me fazer procurar próximos trabalhos da autora :)

Ferreira Linhares 22/05/2021

O que Alice esqueceu
Uma história muito envolvente! Primeiro contato com a escrita da Liane Moriarty e gostei bastante da experiência. Uma leitura fluida e com o final melhor do que eu imaginava ?