O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Marcinha 06/07/2020

Uma historia de vida real
Alice perdeu 10 anos de memoria após uma queda e começou a viver a partir disso tentando viver uma nova vida com suas lembranças do passado. O que ganhei com essa história e que nossa vida deve ser balanceada com o que ganhamos quando jovens e o que aprendemos em nossa maturidade. Temos que ter equilibrio.

insidemyread 30/03/2021

Amei essa história. A narrativa é dividida entre Alice, sua irmã Elizabeth (através do diário que seu psiquiatra pediu pra ela escrever) e da avó adotiva delas (pelo blog que ela escreve). No começo achei um pouco confuso mas depois me habituei.

Alice caiu fazendo aula de step e perdeu a memória dos últimos 10 anos. Quando ela começa a perceber quem se tornou através das pessoas que ama, Alice fica confusa se ela gosta ou não de quem ela aparentemente se tornou.

Em 10 anos muita coisa muda, e ter perdido a memória fez Alice se focar nas coisas boas de 10 anos atrás. O decorrer do tempo deteriora nossa maneira de ver a vida, o cansaço nos faz mais irritados. E por fim foi muito bom Alice ter esquecido 10 anos.

O que aconteceu quando ela se lembrou de tudo? Ela reconhece porque se tornou uma mulher tão rígida e inflexível, ela tinha suas razões. Agora com a memória fresca da Alice dos 39 e da Alice dos 29 ela consegue entrar num equilíbrio emocional, se livrar da raiva e mágoa pelas coisas que aconteceu e ser a Alice que tanto ela quanto os que ela ama merecem.

Mayara Belém 26/12/2020

Foi o segundo livro da autora que eu li e talvez por ter achado o primeiro sensacional fiquei com muita expectativa. O livro é bom, a escrita é bem fluída e faz a leitura ser agradável, mas eu esperava mais...

Bia 22/03/2020

O mais fraquinho da autora
De todos os livros que li da autora, esse é o mais fraquinho dela, mas nem por isso deixa de ser bom. Liane é mestre em construir dramas familiares muito consistentes e envolventes. Nesse livro, acabei me emocionando mais com a personagem coadjuvante do que com a Alice, mas vale a leitura, recomendo muito.

Yasmin Ramos 26/12/2020

Drama familiar
A narrativa do livro é leve e envolvente, e é fácil simpatizar com os personagens. "O que Alice esqueceu" é um drama familiar, com problemas reais e uma dose de exagero novelista, que é gostoso de se ler.

Fiquei imaginando como seria se esse esquecimento de uma parte da vida acontecesse comigo, ou com pessoas à minha volta. Seríamos diferentes, para melhor ou para pior? Será que a vida teria nos feito pessoas que trouxessem orgulho para nosso "eu" de dez anos atrás?

Gostei da reflexão trazida pela história, sobre como a rotina pode nos fazer envolver em problemas e compromissos demais, que no final, não teriam tanta importância assim. É sobre olhar o presente com os olhos de nosso "eu" mais novo, sem preocupações, buscando apenas ser feliz.

Camila Melo (@a_bookaholic_girl) 01/08/2020

O que Alice esqueceu
Quem mais já leu algum livro da Liane Moriarty? Eu fiquei super envolvida quando li Pequenas grandes mentiras e adorei o estilo da autora, por isso me interessei por conhecer seus outros livros. Apesar de ter sido publicado aqui no Brasil em 2018 o livro na verdade foi publicado originalmente em 2009.

O que Alice esqueceu é uma leitura muito envolvente e em poucas páginas eu já estava imersa nos acontecimentos narrados. Um dos motivos que mais me fez gostar da história é por conta de sua estrutura que traz três perspectivas de diferentes mulheres, por mais que o ponto principal fosse Alice, a perspectiva de sua irmã Libby traz uma carga mais dramática enquanto a perspectiva da avó delas traz alívios cômicos.

Para aqueles que gostar de histórias com a temática de perda da memória como Lembra de mim? (Sophie Kinsella), Para sempre Alice (Lisa Genova) e os filmes Como se fosse a primeira vez e Para sempre provavelmente vai gostar deste romance de Liane Moriarty. O norte da história é sobre Alice que ás vésperas de completar 40 anos sofre um acidente na academia e perde a memória dos últimos 10 anos de sua vida. A partir dessa leitura pude refletir sobre as mudanças que acontecem nas nossas vidas e como como seres humanos mudamos as nossas ideias e valores. Talvez os posicionamentos que tínhamos no passado não condizem mais com quem somos e vice-versa, podemos amadurecer a partir dos acontecimentos e nossas escolhas.

Foi interessante também perceber que quando Alice “acorda” ela tem uma perspectiva de quem ela era no passado, mas não condizente com quem ela é no presente, e isso se dá a partir da perspectiva que os outros têm dela. Os outros aqui são os próprios familiares e pessoas mais próximas, o que faz sentido, porque a proposta não é a de querer agradar todo mundo, mas sim refletir o quanto seres humanos não apoiamos ou colaboramos com aqueles que fazem parte da nossa vida.

Parece que com esse acidente Alice tem uma nova oportunidade de rever as suas ações e tentar recuperar a confiança e amor daqueles que ela decepcionou. E aqui a temática se volta ao matrimônio, relações familiares, luto e amizades. Liane Moriarty consegue trabalhar essas temáticas de forma maravilhosamente bem, principalmente ao inserir também a maternidade e a relação com os filhos pequenos.

O único ponto que me decepcionou um pouco foi ver uma certa obsessão por ter um corpo magro, mas é compreensível visto que atualmente as discussões sobre aceitação do corpo não eram tão evidentes quanto em 2009, como eu mencionei anteriormente, ano em que o livro foi publicado originalmente.

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/08/01/resenha-o-que-alice-esqueceu/

Vivian.Cristina 29/12/2020

Liane me pegou...
Primeiro livro que li da autora Liane Moriarty. Sempre ouvia falar da escrita dela e gostei muito do ritmo, da dinâmica de leitura e da maneira natural que a autora vai nos conduzindo ao mundo dos personagens. Ví que muitas pessoas se emocionaram com a história mas pra mim não teve esta conexão. Foi uma leitura fluida, agradável e instigante. O tempo a autora joga elementos que te fazem querer continuar a leitura um pouco mais. Me surpreendi com o caminho que a história tomou, de uma maneira positiva. Recomendo a leitura e espero ler outros livros dela e que eu possa realmente me conectar e me emocionar com novas histórias.

Rosan 29/11/2020

Amadurecimento depois de adulto
Aqui as mulheres não são idealizadas, inclusive, o palco é todo delas.
Passei o livro todo achando que a Alice deveria ser uma oessoa terrivel, pois todos a tratavam como se ela fosse uma cobra. Mas quando chega no ápice e você vê tudo o que ela passou... você se vê no lugar dos outros, julgando sem saber. É nitido um amadurecimento da personagem depois de tudo
O momento X da história foi uma série de pancadas, talvez a personagem tenha se sentido assim também.
Os trechos da Alice são narrados em terceira pessoa, pois ela simplesmente não sabe de nada, então como vai narrar? Genial! Na verdade, todas as narrativas são geniais! Uma senhora e um blog? Tem algo mais legal que isso?
Um ótimo toque de humor, mas não se deixe levar por ele, pois vai tomar uma rasteira.
Aylana Almeida 29/11/2020minha estante
Liane é PERFEITA né? ?

Rosan 29/11/2020minha estante
Sim!!!

Aylana Almeida 29/11/2020minha estante
??

Carol 18/12/2020

Esse foi o primeiro livro que li da autora e confesso que espera mais!
Achei que fosse ter uma vibe mais de mistério e suspense, e apesar de ter coisas que nos são apresentadas no início e vamos descobrindo ao longo da narrativa, é mais uma história sobre a protagonista se redescobrir e reavaliar suas atitudes.
Achei bem legal o fato de a história ser contada de três pontos de vista diferentes, da Alice, da irmã dela Elisabeth, em forma de diário para seu psicólogo, e da avó Frannie, em forma de blog.
Não desgostei da história, apenas estava esperando algo diferente. A narrativa é bastante fluida, é um livro rápido de ler!

Carolina 22/11/2020

Perfeito, como todo livro da Liane Moriarty. É uma leitura fácil, rápida e muito reflexiva.

Suelen Matos 21/09/2020

Ótimo livro
A história começa quando Alice, nossa protagonista, sofre um acidente na academia, bate a cabeça e perde a memória. Quando ela acorda, é como se os últimos 10 anos nunca houvessem acontecido.
Alice tenta se adaptar em meio ao ocorrido e percebe que se tornou uma pessoa muito diferente do que sempre imaginou. Sua vida é uma loucura, ela percebe que não fala com várias pessoas que julgava importantes em sua vida e está tudo de pernas para o ar.
Então, ela se vê tentando concertar todos erros dos últimos 10 anos e se tornar uma nova pessoa. Mas será que isso é possível? Até que ponto podemos fugir do nosso verdadeiro "Eu"?
É uma narrativa fofa, leve e divertida, que nos faz pensar sobre as mudanças que passamos ao longo dos anos e como isso influencia em nossas atitudes. Será que seu eu de 10 anos atrás concordaria com quem você se tornou?
Eu sou muito fã da Liane e acho que esse livro tem um estilo um pouco diferente dos demais. Mas adorei a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CFNwNS2j1NI/?utm_source=ig_web_copy_link

Patricia 09/09/2020

Como você se vê daqui a 10 anos?
Essa foi a pergunta que me fiz durante toda a leitura desse livro. O modo como a autora narra os acontecimentos me prendeu desde o início. Alice é uma personagem tão real, que faz a gente se apegar e torcer pra que tudo ocorra bem.

Imagina acordar e perceber que 10 anos se passaram e você não lembra de nada. Será que você gosta da pessoa que se tornou?

Amei esse livro e super recomendo.

Jessica.Moura 20/01/2021

Perfeito
Alice esqueceu os últimos 10 anos da sua vida.
Absolutamente tudo!
O desenrolar da história é espetacular, porque ela se comporta realmente como quem pensa que é, a pessoa de 10 anos atrás, e a forma como ela passa a se descobrir, a se adaptar a sua nova história, é emocionante.
É surpreendente, não dá pra parar de ler.

Lidiane 27/05/2020

Livro que me prendeu do início ao fim, deixando claro que tudo pode mudar se nós quisermos assim. Indico!!!

Amanda 14/06/2020

Poderia ser melhor
Esse é o quarto livro da Liane que pego pra ler e confesso que esse foi o que menos gostei. Achei muito comprido e que focou em umas coisas e esqueceu de outras.

A personagem melhor aprofundada, além da Alice, foi a sua irmã e somente porque ela tinha "capítulo" próprio, porque, de repente, ela parou de interagir com a protagonista. De resto, não dá pra se criar simpatia muito grande por ninguém, e aliás, ninguém é tão legal também, né? Revirei os olhos pra todos os personagens em algum momento.

Não é um livro pra se esperar muito do suspense, porque realmente é a história do cotidiano da protagonista, então não tem mistérios além de uma vida normal. Ô vidinha sem graça!

******

E aqui vai um pouco de "spoiler", então, cuidado:
Eu odeio quando um livro que fala sobre cotidiano tenha um final 100% feliz. A vida não é assim, o mínimo que eu espero é um final agridoce, o que não foi o caso. Têm coisas que realmente não dão certo e tá tudo bem.