O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Jess 03/03/2020

Questão existencial
Esse livro despertou em mim uma baita questão existencial... Me fez pensar se meu eu de 10 anos atrás gostaria do que me tornei hoje ou se eu me tornaria uma completa estranha, como ocorreu com Alice. Alice tinha 39 anos mas, após a queda que ocasionou a perda de memória, acreditava ter 29 anos de idade. Cá entre nós, a Alice de 29 anos era tão boba que parecia ter 19. O desfecho também foi um pouco confuso. No entanto, de qualquer forma, a história de Alice provoca reflexão sobre as nossas escolhas, sobre o que damos valor e sobre o que realmente importa na vida. Quem não gostaria de ter uma chance de corrigir seus erros e recomeçar? Não é um livro que eu pegaria normalmente, fora de um desafio literário ou leitura coletiva, mas é uma leitura leve, agradável, ótima pra intercalar com algum livro pesado.

Patricia 30/03/2021

Amei essa história. A narrativa é dividida entre Alice, sua irmã Elizabeth (através do diário que seu psiquiatra pediu pra ela escrever) e da avó adotiva delas (pelo blog que ela escreve). No começo achei um pouco confuso mas depois me habituei.

Alice caiu fazendo aula de step e perdeu a memória dos últimos 10 anos. Quando ela começa a perceber quem se tornou através das pessoas que ama, Alice fica confusa se ela gosta ou não de quem ela aparentemente se tornou.

Em 10 anos muita coisa muda, e ter perdido a memória fez Alice se focar nas coisas boas de 10 anos atrás. O decorrer do tempo deteriora nossa maneira de ver a vida, o cansaço nos faz mais irritados. E por fim foi muito bom Alice ter esquecido 10 anos.

O que aconteceu quando ela se lembrou de tudo? Ela reconhece porque se tornou uma mulher tão rígida e inflexível, ela tinha suas razões. Agora com a memória fresca da Alice dos 39 e da Alice dos 29 ela consegue entrar num equilíbrio emocional, se livrar da raiva e mágoa pelas coisas que aconteceu e ser a Alice que tanto ela quanto os que ela ama merecem.

Nathy Bells 02/08/2013

Como você se sentiria caso acordasse de um sonho estranho e descobrisse que passaram-se 10 anos de sua vida e você não tem nenhuma lembrança disso?! Como seria ter apenas flashes de acontecimentos que parecem reais mais não faz nenhum sentido!? Complicado demais né!?

É assim que começa a história de Alice, um jovem apaixonada pelo marido e curtindo cada segundo da gestação de seu primeiro filho (ela tem certeza que a "Uvinha" é um menino).

Na verdade ela acha que está vivendo esse momento...

Depois de um acidente na aula de step, ela perde a memória, e não se lembra dos últimos dez 10 anos de sua vida conjugal e familiar, que pelo que todos demonstram não anda assim tão bem.
Ela está se divorciando, tem três filhos, não tem mais uma relação tão boa com sua irmã e ao que tudo indica todos estes problemas envolvem uma única pessoa; sua falecida melhor amiga Gina.

Os dias vão passando, suas responsabilidades vão crescendo e nada de Alice recuperar a memória. Tudo está ligado a tal Gina, e já que ninguém está disposto a ajuda-lá contanto o que aconteceu, ela vai com suas "antigas" lembranças tentar recuperar sua vida de 10 anos atrás.

Escrito com três pontos de vista diferentes; As Lembranças de Alice nos faz "passear" por um mundo de amor, dor e descobertas. Desde os flashes de memórias da protagonista, passando pelo blog da avó e chegando as cartas da irmã, que está sofrendo para conseguir ter filhos, ao seu terapeuta.
Envolvente do começo ao fim esse livro é aquele tipo de leitura que nos faz pensar sobre nossas prioridades e que rumo estamos dando à nossas vidas.
E que muitas vezes é necessário esquecer alguns erros cometidos pelos outros e por nós mesmo para podermos encontrar nossa felicidade.

site: http://asenvenenadaspelamaca.blogspot.com.br/2013/08/resenha-as-lembrancas-de-alice-da.html
Ro 14/08/2015minha estante
As Lembranças de Alice já entro na lista dos desejados. Expectativas pra ler esse livro.

manuella.rosasilva 19/11/2021

Uma trama envolvente sobre ser ?o eu de antes?
Liane é umas das minhas autoras favoritas. Esse é o quarto livro que leio dela e acredito que seja o mais antigo (originalmente, é de 2009).
A escrita dela que me envolveu e me encantou nos outros (o primeiro foi Big Little Lies) está presente nesse livro mesmo ele sendo, como eu já disse antes, o mais velho. Isso só me fez confirmar a identidade própria da autora de criar e desenvolver tramas profundas, lindas, trágicas e arrebatadoras. Moriarty usa os mesmo elementos doloridos das suas outras tramas ? partindo da sua teia de dramas familiares ? mas não é repetitiva ou usa uma fórmula. Não, os elementos são os mesmos, mas incrível e habilmente, os resultados são diferentes. Nesse sentido, percebi que esse livro não é amarrado por um grande X da questão, como nos outros. Não, a história é simplesmente contada e você vai descobrindo JUNTO COM A Alice, o que é instigante e te deixa ansioso.
Como sempre, personagens bem construídos e uma história inteligente estão presentes nesse trabalho da Moriarty. Os últimos capítulos e o epílogo foram encantadores.

Um pecado que encontrei, mas que não se imputa ao livro, é o fato de que a suma da orelha da capa e a avaliação da Marie Claire (UK) dão a entender que a história é uma comédia, romântica e até possivelmente um chick-lit. O que de fato não é. É um livro para refletir e pensar sobre quem nos tornamos e sobre a maturidade para admirar o eu de antes, mas não julgar o de agora.

Marcinha 06/07/2020

Uma historia de vida real
Alice perdeu 10 anos de memoria após uma queda e começou a viver a partir disso tentando viver uma nova vida com suas lembranças do passado. O que ganhei com essa história e que nossa vida deve ser balanceada com o que ganhamos quando jovens e o que aprendemos em nossa maturidade. Temos que ter equilibrio.

duda 04/05/2021

ótimo
não irei mentir, é realmente muito bom (da pra notar pela minha nota) mas comparado aos outros da autora que já li é o mais fraco. você fica nervoso com a perda da memória da pp assim como fica ansioso pra descobrir os segredos junto com os outros personagens envolvidos. para todos os fãs da liane moriarty é uma leitura essencial mas não acho que tenha como comparar esse aos outros títulos da autora.

Lucas 06/06/2020

Eu queria ter esquecido que li este livro
Posso dizer que Liane é uma boa autora, isso é inegável. Mas acredito piamente que ela deu muita sorte quando escreveu Pequenas Grandes Mentiras, que se tornou uma série da HBO.

O livro da Alice, que veio antes de PGM, é muito moroso e não gostei nadinha desse livro.

A história aborda temas como a maternidade (e a infertilidade também), o amor num casamento, as dificuldades do mesmo e por ai vai. É o típico de Liane: explorar o universo familiar.

Mas o que foi que deu errado pra mim nesse livro? A estrutura, que não dá nenhuma abertura para a curiosidade do que o passado dela esconde (no final, você entende que não tem simplesmente nada de interessante nos 10 anos que ela esqueceu). A relação com o esposo é superficial e se o livro tivesse intercalado o antes e depois teria dado um jeitinho melhor nas coisas. Enfim, são 416 páginas de puro nada. Nem sei como li esse livro em apenas 6 dias.

A Liane é ótima, mas nem todo livro dela é. Por ora, desisti da autora.

Aline.Santos 12/08/2021

Eu amo essa escritora
A forma de escrita da Liane é perfeita. Sem dúvidas minha escritora favorita. A narrativa, os personagens. Tudo te envolve.

myosotisflor 20/01/2021

Perfeito
Alice esqueceu os últimos 10 anos da sua vida.
Absolutamente tudo!
O desenrolar da história é espetacular, porque ela se comporta realmente como quem pensa que é, a pessoa de 10 anos atrás, e a forma como ela passa a se descobrir, a se adaptar a sua nova história, é emocionante.
É surpreendente, não dá pra parar de ler.

Rê Lima 21/06/2022

Para mim, até agora, é o pior livro da Liane. Eu entendi que a premissa é mais ou menos "desacelerar para aproveitar a vida", mas o livro tem um ritmo lento, nada de muito interessante acontece. Não sei, achei bom e nada mais.

Mariana.Piasenski 18/10/2020

Decepção
A história não tem nada do que eu esperava da autora. Nem parece ser da mesma pessoa que escreveu Pequenas Grandes Mentiras e O Segredo do meu Marido.

A narrativa é boa, bem fluida. Mas o enredo é muito fraco e o final agridoce demais.

Luly @projetocabeceira 12/10/2020

Que livro!
A história poderia ser apenas mais uma de alguém que perdeu a memória e tenta se encaixar na vida que não reconhece mais. Porém, a forma como Liane escreve envolve a gente, criando uma empatia automática pelos personagens e pela história. Não conseguia desgrudar do livro, ansiosa pra saber o desfecho. Em tempo: eu AMEI O FINAL. Ela conseguiu encerrar a história de uma maneira que não decepciona o leitor, como em muitos livros, com o mesmo ritmo, profundidade e sensibilidade. Quero ler tudo dela, porque também sou muito fã de Big Little Lies