O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Mari 28/03/2021

Liane é uma autora incrível. A rainha dos romances com dramas familiares, nesse livro traz ótimas reflexões sobre um casamento à beira de um divórcio e as voltas que uma perda de memória pode trazer para sua vida.

Tati_SR 27/02/2020minha estante
Amei o livro, me fez repensar muito sobre quem eu era 10 anos atrás. Gostei demais!!!

Cíntia Costa 27/02/2020minha estante
Ah, eu também amei.

Rukia 19/04/2020

Uma viagem no tempo para dentro de si mesma.
Alice, com 29 anos, é uma jovem mulher cheia de sonhos, esperanças, um grande amor e uma Uvinha a caminho. Seus planos de uma vida perfeita entra em colisão com o desconhecido, quando de repente ela abre os olhos em um lugar desconhecido, com pessoas (suadas) desconhecidas, e uns bons 10 anos perdidos. Conheça a nova Alice, agora não tão jovem assim, com seus bons 39 anos. Pronta para fazer uma viagem no tempo e reconhecer a si mesma. Colocar tudo nos eixos. Ou não!

Priscila.Matos 13/01/2021

Perfeito
O que Alice esqueceu, é um livro com emoções muito forte. Você já começa o livro com aquela aflição, e o tempo todo fica se perguntando o que será que Alice esqueceu, é o primeiro livro que eu fico repetindo para mim mesma o título do livro.
Gostei dos personagens e o final do livro é do jeitinho que eu queria, só podia ter contando mais . Amei os filhos dela, e gostei mais por ser filhos reais, com problemas reais, não aquelas crianças boazinhas que só existe em livro. Várias vezes fiquei pedindo para ela não recordar, pq sentia raiva do jeito que falavam que ela era antes de perder a memória, mais depois tudo fazia sentido, quis várias vezes pegar a irmã dela no colo, pelo sofrimento dela.
Indico muito esse livro
????? Estrelas

Dani 28/04/2020

Livro bom.

Jessica Pereira 04/06/2020

Uma surpresa de leitura
Nossa, esse livro é tão maravilhoso, me fez refletir bastante sobre escolhas da vida e nos detalhes que no cotidiano acaba passando despercebido. É o terceiro livro que leio dessa autora e ela é simplesmente incrível! O livro é narrado por três personagens: Alice, Elizabeth e Frannie e a autora conseguiu entrelaçar a história delas de uma maneira encantadora.
Passei o livro todo torcendo pelas personagens e o devorei de tão curiosa que fiquei hahaha.

Isabela.Joao 23/01/2021

Fiquei muito ansiosa para descobrir o que aconteceu e para ler o desfecho da história. Gostei muito dos personagens e não poderia imaginar um final diferente.

Só tive a sensação de que a Gina tentou roubar a Alice da família, mesmo sendo amigas não consegui entender uma relação tão próxima, a Alice deixou sua personalidade de lado e se tornou uma pessoa que não era, passando por situações pelas quais não precisava, isso mostra que tudo tem limite, temos que cuidar até que ponto uma pessoa pode entrar na nossa vida sem nos prejudicar.
Marina Cosette 23/01/2021minha estante
Eu também fiquei com essa sensação de a Gina ser um pouco abusiva na relação de amizade com a Alice. Mas lembro que a avó deu esse feedback pra Alice, que ela tinha uma tendência a idolatrar algumas pessoas e se deixar influenciar demais. Eu já conheci pessoas que fazem isso na vida real, achei bem realista :(

Isabela.Joao 24/01/2021minha estante
Sim, isso acontece mesmo. A única coisa que achei incoerente e que ela perdeu a memória e as pessoas continuaram a agir normalmente, quando o certo seria levar ela a um médico.

Giovanna Lu 22/04/2020

Não tinha grandes expectativas para o romance; não é meu gênero literário favorito e geralmente evito histórias com casais como centro da trama. Todavia, foi uma surpresa agradável.
A história flui bem, a leitura é fácil e o enredo é divertido e interessante.
Talvez a troca de narradores durante a história tenha me deixado meio incomodada de início, mas com o decorrer acabei me acostumando e até preferindo a visão dos outros personagens além da protagonista.
Longe de ser o melhor livro que já li, mas melhor do que muitos outros. Não me arrependo de ter feito a leitura. Se você gosta desse gênero, provavelmente vai adorar!

Vann 20/10/2020

Posso afirmar agora: sou fã da Liane Moriarty
Sinopse: Alice é uma mulher simples, casada com Nick, o amor de sua vida e estão esperando seu primeiro filho. Isso é o que Alice pensa. Depois de bater a cabeça na academia, Alice sofre uma perda de memória que a faz acreditar que está em 1998, quando, na verdade, já está em 2008. Ela esqueceu 10 anos de sua vida. Não reconhece nem seus próprios filhos. Agora ela vai ter que lidar com uma irmã infértil, filhos que ela não lembra de ter tido e uma vida amorosa complicada.

Opinião: um livro muito gostoso de se ler. Fluiu muito bem. Foi muito fácil gostar da Alice, do Nick e amei a querida ( ;-) ) Olívia também. A irmã da Alice, Elisabeth, também tem sua história narrada por meio de um "dever de casa" que tem que fazer para seu psicólogo. E sua avó, Frannie conta a história por meio de seu blog. Foi ótimo ver vários ângulos dessa história, cada personagem apresentando sua opinião. Foi emocionante ver a luta da Elisabeth e do Ben tentando engravidar. Tiveram momentos um pouco chatos, na minha opinião, que são os textos do blog da Frannie. Mas dá pra ler tranquilamente mesmo assim. Só achei meio desnecessário. Fora isso, amei tudo.

Nota: 4,5/5

Lorena.Magno 15/06/2020

O que alice esqueceu
A história é muito original, deixa a gente bem curioso. A narração é boa, envolvente, mas senti falta de uma grande revelação. No fim das contas amei o desfecho.

Poliane.Moura 28/05/2020

Maravilhoso!!!!!

Letícia 10/04/2021

O Que Alice Esqueceu
Olá leitores!
?A resenha de hoje é de um livro que eu peguei apenas por curiosidade, meu primeiro contato com a autora. O Que Alice Esqueceu não foi um livro amado, mas é uma história muito boa.

?Alice, uma mulher de 39 anos, está com a vida toda estruturada. Ela tem três filhos, um namorado, uma irmã um tanto distante e um ex-marido com quem não se entende.

?Até que um dia, em uma aula de step ela cai e bate a cabeça. Quando acorda aparentemente está tudo bem, tirando que ela esqueceu 10 anos de sua vida. Sem esses 10 anos de bagagem, Alice vai descobrir que talvez ela tenha se tornado alguém que ela não gosta.

?Pessoal, é meu primeiro livro da Liane Moriarty, e eu gostei. É uma história boa, tem personagens interessantes e o Plot é legal. Mas o livro é lento e muitas vezes chato.

?Eu não tinha vontade de ler o livro, muitos momentos era maçante. Depois de 60% que as coisas realmente andaram.

?Eu não vou dizer que eu não gostei, então vou dar ???, 5 porque no final vale a pena.

? É isso, quem já leu, gostou? Me contem, eu quero saber.
Beijos!

Larissa 28/04/2020

Todas as nossas memórias são importantes até as dolorosas
Depois que eu li o ''Segredo do meu marido'' da autora Liane Moriarty me apaixonei pela sua escrita e logo tratei de procurar outras obras dela. Comprei outros livros dela como, pequenas grandes mentiras, até que a morte nos separe e um lançamento de 2018 que demorei um pouco para lê-lo ''O que Alice esqueceu''.
Todos os livros da Liane tem em comum o protagonismo de personagens femininas fortes, justas, leais, mães e bastantes amigas.

Alice Love é mãe de 3 crianças e está passando por um divorcio, até que ela escorrega na aula de Step bate a cabeça e perde a memoria dos últimos 10 anos; E isso inclui os nascimentos dos filhos, o afastamento da irmã, morte de ente querido e o fim do casamento.
A escrita é maravilhosa, com intercalações nas narrações de Alice com o diário de sua irmã Elizabeth ( outra personagem mulher incrível) e com o blog da avó dessas irmãs.

''O que Alice esqueceu'' aborda temas como mudança de personalidade com o passar do tempo, divorcio, comportamento rebeldes de crianças causada pela separação dos pais, dificuldades de engravidar, luto, morte, novo relacionamento dos pais, amor na 3° idade, relacionamento entre irmãos e até eutanásia.

O livro é bem estimulante e inspirador, e os fatos que mais gostei foram:
1° - Liane Moriarty sempre descreve muito bem as personalidades de seus personagens. Todos tem profundidade, tristezas e defeitos. Sempre são pessoas muito reais sem ser aquele tipo de personagem-herói só com virtudes. Até as crianças que mesmo novinhas são bastantes determinadas e com personalidade forte.

2° - O triangulo amoroso que acaba sendo formato devido a falta de memoria. A química que Alice tem com cada um deles é bem legal de analisar, e ao mesmo tempo que ela sente falta do ex, sente também do atual por causa da confusão dos sentimentos e de esquecimento.

3° - As memórias perdidas de Alice. Elas são fundamentais para entender como ela mudou através dos anos, toda dificuldade que passou sendo mãe e dona de casa, como ela lida e lidou com o sofrimento da irmã, o marido ausente, o luto ... senti muita compaixão dela e é compreensível a amargura da personagem.

4° - Os epílogos dessa autora são ótimos. Ela sempre relata o que poderia ter acontecido se a decisão tomada fosse outra. E isso acaba nos fazendo refletir que se tomamos a decisão errada pode desencadear dores em varias pessoas.

5° - A história da Elizabeth. A irmã da protagonista luta á anos conta a infertilidade, vamos lendo e descobrindo a dor que carrega e como essa situação afetou seus relacionamentos e sua saúde mental. Queria coloca-la em um potinho e proteger.

6°- Outra característica marcante (já mencionado nessa resenha) é o feminismo na trama. Alice e Gina praticam bastante a sororidade feminina, elas se apoiam, se amam, tomam suas dores, cuidam uma da outra... é muito bonito de se ler.

Já os pontos negativos que achei foram:
1° - Ao mesmo tempo que gostei da personalidades das crianças pois são engraçadas, inteligentes e conscientes dos acontecimentos ao redor, também achei esse teor de maturidade muito elevado e eles até tinham atitudes de adultos. Com isso me pareceu muito falso algumas ações delas como por exemplo: perceberem e lidarem muito bem, até mesmo contanto para outras pessoas ao redor sobre a perda de memória da mãe (tipo se minha mãe não lembrasse de mim eu ia surtar, imagina uma criança), tem até uma cena em que as crianças manipulam a mãe por saber que ela que ela não se lembra de um fato para usar isso ao seu favor.

2° - Todo livro de Liane Moriarty os primeiros capítulos são muito confusos. Ela sempre vai colocando as ações, falando os nomes de vários personagem, não nos situa sobre o que esta acontecendo e só vamos entender ao longo da leitura.

O saldo final foi super positivo, Liane é uma das minha autoras favoritas e a Alice será uma personagem que irei lembrar como um espirito muito resiliente. Amei a leitura.
Michelle 29/08/2020minha estante
onde se passa a história do livro?

Larissa 17/09/2020minha estante
Oi, então a autora é australiana e por isso acredito que se passa na Austrália (outros livros q li dela se passam lá,como ?pequenas grandes mentiras?) mas sendo sincera eu não lembro kkk
Mas pode ler que você não irá se arrepender.

Suelen 04/11/2020

Maravilhoso !!!!
O começo foi meio complicado,mas depois ficou maravilhoso!!! E o final?!,SUPER PERFEITO!!!