O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

myosotisflor 20/01/2021

Perfeito
Alice esqueceu os últimos 10 anos da sua vida.
Absolutamente tudo!
O desenrolar da história é espetacular, porque ela se comporta realmente como quem pensa que é, a pessoa de 10 anos atrás, e a forma como ela passa a se descobrir, a se adaptar a sua nova história, é emocionante.
É surpreendente, não dá pra parar de ler.

leticia_scherer 08/02/2022

Um pouco enrolado, porém uma leitura leve e reflexiva ?
Quem nunca quis ter a oportunidade de esquecer 10 anos da sua vida não é mesmo?! Eu, pelo menos já tive kkkkk Liane Moriarty me fez refletir sobre as mudanças que passei que me tornaram quem eu sou hoje, e quem me trouxeram ao momento da vida em que me encontro hoje, e que jamais devo me esquecer do meu "eu mais novo", porque conforme vamos envelhecendo, vamos amadurecendo e esquecendo, muitas vezes, do que nos faz feliz. Dei ??? e meia porque pra mim a leitura fluiu quase na metade do livro, e o que me impulsionou foi saber mais sobre os 10 anos da vida de Alice que ela perdeu em algum canto da mente.

Um livro ótimo pra pensar sobre os relacionamentos que formamos e cultivamos, principalmente com a família. Recomendo super!!

Roberta Araújo 02/03/2021

Gostei muito, a sinopse me deixou bem intrigada sobre como seria esse desenvolvimento e não me decepcionou em nada, a cada capítulo eu me via mais dentro da história e louca por respostas também, rs.
Primeiro contato com a autora e adorei a escrita e a forma como somos envolvidos com a narrativa.
Bonnie | @bonnielendo 02/03/2021minha estante
Menina tô doida pra conhecer essa autora ???

Roberta Araújo 02/03/2021minha estante
Se todos dela forem como esse, pode começar porque é muito bom. Depois vou ler outros.

Yasmin Ramos 26/12/2020

Drama familiar
A narrativa do livro é leve e envolvente, e é fácil simpatizar com os personagens. "O que Alice esqueceu" é um drama familiar, com problemas reais e uma dose de exagero novelista, que é gostoso de se ler.

Fiquei imaginando como seria se esse esquecimento de uma parte da vida acontecesse comigo, ou com pessoas à minha volta. Seríamos diferentes, para melhor ou para pior? Será que a vida teria nos feito pessoas que trouxessem orgulho para nosso "eu" de dez anos atrás?

Gostei da reflexão trazida pela história, sobre como a rotina pode nos fazer envolver em problemas e compromissos demais, que no final, não teriam tanta importância assim. É sobre olhar o presente com os olhos de nosso "eu" mais novo, sem preocupações, buscando apenas ser feliz.

gvazzz 29/04/2021

Alice levou uma queda na aula de step, bateu a cabeça e precisou ser levada ao hospital. Mas como assim no step? Alice nunca pisou numa academia. Isso não pertence a ela. Essas roupas, essas unhas, essas jóias? Isso não pertence a Alice. Bem, não àquela Alice de 1998. Mas ela está em 2008, prestes a completar 40 anos, com três filhos, se divorciando, loucamente atarefada, cheia de tarefas e compromissos na escola dos filhos e sociedade... Mas a Alice que chegou no hospital, vai completar 30 anos, está grávida da sua Passinha, loucamente apaixonada e amada por seu Nick. O que aconteceu? O que foi que se perdeu nesses 10 anos?
Que leitura gostosa e ansiosa!!!!!!!!
Conseguiu me agarrar em cada página, na tentativa de descobrir o que aconteceu nesses 10 anos, de quem era a culpa pelas mudanças, quem era Gina e o que ela fez, porque eles iriam se divorciar e torcendo para que a Alice de 2008 não voltasse. Que ela continuasse sendo a de 1998, leve, tímida, amiga, irmã dedicada, apaixonada e apaixonante.
E algo que foi muito legal foi a abordagem também da história de Elizabeth, irmã de Alice, sua batalha e de Ben contra a infertilidade e as tantas tantas perdas que viveram nesses 10 anos. E a história de Frannie, a avó adotada delas, sua saga pela eutanásia, o encontro com um novo amor aos 85 anos...
Leiam!!!!!!!

Suelen Matos 21/09/2020

Ótimo livro
A história começa quando Alice, nossa protagonista, sofre um acidente na academia, bate a cabeça e perde a memória. Quando ela acorda, é como se os últimos 10 anos nunca houvessem acontecido.
Alice tenta se adaptar em meio ao ocorrido e percebe que se tornou uma pessoa muito diferente do que sempre imaginou. Sua vida é uma loucura, ela percebe que não fala com várias pessoas que julgava importantes em sua vida e está tudo de pernas para o ar.
Então, ela se vê tentando concertar todos erros dos últimos 10 anos e se tornar uma nova pessoa. Mas será que isso é possível? Até que ponto podemos fugir do nosso verdadeiro "Eu"?
É uma narrativa fofa, leve e divertida, que nos faz pensar sobre as mudanças que passamos ao longo dos anos e como isso influencia em nossas atitudes. Será que seu eu de 10 anos atrás concordaria com quem você se tornou?
Eu sou muito fã da Liane e acho que esse livro tem um estilo um pouco diferente dos demais. Mas adorei a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CFNwNS2j1NI/?utm_source=ig_web_copy_link

Amanda 14/06/2020

Poderia ser melhor
Esse é o quarto livro da Liane que pego pra ler e confesso que esse foi o que menos gostei. Achei muito comprido e que focou em umas coisas e esqueceu de outras.

A personagem melhor aprofundada, além da Alice, foi a sua irmã e somente porque ela tinha "capítulo" próprio, porque, de repente, ela parou de interagir com a protagonista. De resto, não dá pra se criar simpatia muito grande por ninguém, e aliás, ninguém é tão legal também, né? Revirei os olhos pra todos os personagens em algum momento.

Não é um livro pra se esperar muito do suspense, porque realmente é a história do cotidiano da protagonista, então não tem mistérios além de uma vida normal. Ô vidinha sem graça!

******

E aqui vai um pouco de "spoiler", então, cuidado:
Eu odeio quando um livro que fala sobre cotidiano tenha um final 100% feliz. A vida não é assim, o mínimo que eu espero é um final agridoce, o que não foi o caso. Têm coisas que realmente não dão certo e tá tudo bem.

Carol 18/12/2020

Esse foi o primeiro livro que li da autora e confesso que espera mais!
Achei que fosse ter uma vibe mais de mistério e suspense, e apesar de ter coisas que nos são apresentadas no início e vamos descobrindo ao longo da narrativa, é mais uma história sobre a protagonista se redescobrir e reavaliar suas atitudes.
Achei bem legal o fato de a história ser contada de três pontos de vista diferentes, da Alice, da irmã dela Elisabeth, em forma de diário para seu psicólogo, e da avó Frannie, em forma de blog.
Não desgostei da história, apenas estava esperando algo diferente. A narrativa é bastante fluida, é um livro rápido de ler!

Denise Ximenes 05/02/2022

Tempo, compositor de destinos!
A vida de quem escolhe ter filhos não é das mais fáceis. É mais tranquilo lidar com noites mal-dormidas e falta de tempo até pra escovar os dentes do que com as incertezas que vêm nesse combo.

Liane Moriarty, em mais uma de suas comédias-suspenses, nos alivia ao mostrar que mães não precisam ser perfeitas. Entre dificuldades pra engravidar e todos os problemas advindos da maternidade, a autora nos apresenta Alice e Elisabeth, irmãs com vidas opostas, que "padecem" dos mesmos perrengues, quando o assunto é ser mãe... e mulher.

Foi preciso a protagonista perder a memória dos últimos 10 anos pra que ela entendesse que problemas não devem reduzir a vida! O tempo (cantado em verso e prosa por tantos) é, de fato, um dos deuses mais lindos. Com ele, vem a maturidade; e com ela, a sensatez.

Como na música de Caetano, o tempo é sim o compositor de destinos!

Dé (@livroturista - insta) 22/09/2020

O que Alice esqueceu - Liane
Após sofrer uma queda na acadêmia, Alice acorda sem lembrar dos últimos 10 anos. Pensa estar com 29 anos esperando o primeiro bebê. Mas descobre que está prestes a fazer 40, é mãe de três crianças e está passando pelo processo do divórcio. Agora, enquanto tenta recuperar a memória, ela tenta entender o que aconteceu com sua vida, por que está se divorciado e como se tornou uma pessoa tão diferente do que era.

Mayara Belém 26/12/2020

Foi o segundo livro da autora que eu li e talvez por ter achado o primeiro sensacional fiquei com muita expectativa. O livro é bom, a escrita é bem fluída e faz a leitura ser agradável, mas eu esperava mais...

Thally 20/07/2018

As lembranças de Alice
Acabei de ler esse livro e gostaria de dizer que ele me emocionou muito, torci e sofri muito com a Elisabeth, tadinho do Ben e ainda estou na torcida pelo Jeremy . Ri alto com as "GRANDES REFLEXOES DE UMA BISAVÓ" e me fez lembrar muito da minha amada avó que perdi recentemente. Roger e a Barb hilários. Ache lindo o amor da Alice com o Nick , claro que não eh tudo um conto de fadas . Mas foi real , cheio de falhas, acertos ... E não vou dizer mais nada pq se não já viu hahahahaha
Há lembrei de uma coisa , fiquei apaixonada pela Olívia que criança doce
Mael 21/07/2018minha estante
Deve ser um livro excepcional, pela forma como falou sobre seus sentimentos em relação aos personagens e sua experiência com eles ao decorrer da história.

Thally 21/07/2018minha estante
Sim, sim ... a Liane me surpreendeu pois ela normalmente eh má hahahahaha por isso leio tudo dela . E nesse livro ela terminou ele sem muitos estragos , posso até dizer o foi um final feliz .

Thally 21/07/2018minha estante
null

Mari 26/08/2020minha estante
impossível não amar a Olivia!

Leticia.Santoss 03/05/2021

O que o seu EU de antes diria para o seu EU de agora?
O livro começa bem confuso, bem como a cabeça de Alice depois de ter batido a cabeça, sem entender nada e experimentando sensações. Mas aos poucos as coisas vão tomando forma e se encaixando, ou nos enchendo de dúvidas, à medida que a protagonista tenta viver o hoje, com uma mente de dez anos atrás. Isso é bem intrigante, porque claramente não somos as mesmas pessoas de antes, mudamos ao longo dos anos, conforme passamos pela vida.
Alice tem que enfrentar diferentes situações, a mudança na vida dos familiares e na sua relação com sua irmã mais velha e em especial com seu marido Nick, além de conhecer novamente seus filhos, dos quais devo lembrá-los (atenção o uso dessa palavra foi irônico) ela não se recorda. É engraçado e preocupante ao mesmo tempo.
Ao longo da leitura, eu senti que mais do que recuperar sua memória, a protagonista busca consertar o que ela, uma Alice com mente de 29 anos, acha que está errado na vida dela, agora com 39. E muitas vezes o que acontece para que as coisas não sejam mais as mesmas é, simplesmente a vida.
Você já pensou o que o seu eu de dez anos atrás diria para você hoje?

Lidiane 27/05/2020

Livro que me prendeu do início ao fim, deixando claro que tudo pode mudar se nós quisermos assim. Indico!!!