O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

ManuTolazzi 11/04/2023

Eu tinha certeza que daria 5 estrelas até chegar o epílogo. Achei o final péssimo, mas esse livro vai beeem além do romance/endgame. Os personagens aqui se assemelham MUITO com a realidade e, por isso, a gente acaba de deparando com algumas falas e atitudes um tanto quanto infelizes. A proposta principal da autora foi excelente junto com as reflexões, o entedo, a escrita e etc. A capa e a sinopse dão a impressão de ser um livro angustiante mas, na minha visão, a escrita e o estilo são iguais os da Sophie Kinsella, apenas com uns temas mais sensíveis sendo abordados.

Andressa 09/04/2023

Confesso que foi um livro que me prendeu mais do meio pro fim. Alice leva uma queda e esquece 10 anos da sua vida. Quem nós seríamos há 10 anos? Que caminhos nos trouxeram ao hoje? Acredito que toda a trama nos convida a refletir também um pouquinho sobre nossas escolhas e a ver por um outro lado; talvez o que decidimos há algum tempo não faça mais tanto sentido assim, mas às vezes cegos por um orgulho bobo nós nos deixamos levar por certezas que não são tão profundas, visto que somos humanos e falhos. A jornada de Alice por lembrar também é uma estrada de recomeços e segundas chances? tirar armaduras e colocar tudo aquilo que é realmente importante como prioridade: deixar de olhar somente pra si e enxergar que o mundo não para, que todo mundo carrega batalhas dentro do peito.

Em nota: a história da irmã dela mesmo sendo uma personagem secundária é interessantíssima e um dos pontos altos do livro.

Barbara - @estantedabinha 07/04/2023

Neste drama familiar (tipo de plot que eu adoro), Alice Love é uma mulher de 39 anos que está fazendo uma aula de step na academia em 2008, durante essa aula ela cai, bate a cabeça e desmaia. Quando acorda, Alice pensa que tem 29 anos e que estamos em 1998, ou seja, Alice perdeu 10 anos de memórias. E aí, será que muita coisa mudou?

Claro que não vou contar o que mudou, estragaria a graça do livro, que é você descobrir as coisas junto com a Alice desmemoriada, vendo as reações dela com cada informação e não entendendo a pessoa que ela se tornou.

É muito interessante ver a ?Alice jovem? em embates mentais com a ?Alice de 2008?, já que mesmo sem memória, algumas coisas são tão rotineiras que fazemos sem nem pensar. Esse livro me fez refletir bastante sobre como nós vamos mudando nossa personalidade conforme vamos passando pelas ?provações? da vida, me fazendo lembrar daquela citação de Heráclito ?Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou?.

Como sempre, Liane Moriarty tem personagens secundárias incríveis e apaixonantes e, claro, eu terminei o livro chorando. Eu já li quatro livros dela, e diria que este é meu favorito até agora.

Angélica Patriano 04/04/2023

A vida.
Todos temos sonhos, vontades e, muita vezes, eles são compartilhados quando em comunhão.

A vida perfeita não existe. Todos temos altos e baixos, nossos pensamentos mudam, nos tornamos mais duros e também mais vulneráveis, nos ligamos àquilo de que precisamos em determinado momento, alteramos o nosso curso e acabamos por, talvez não sabendo, alterar a vida daqueles que vivem a nosso redor.
Nos fecharmos em uma redoma? Sentir tão forte? Não saber porque chegou ao fim? Ter momentos de fraqueza?

Nunca estamos sós, devemos permitir que alguém nos acesse, não devemos ficar confinados em nosso mundo.

Contudo, cada um é dono de si, as negativas e permissões estão ligadas, e pertencem, somente a si.

Boa leitura!

Isla 31/03/2023

O que Alice esqueceu..
Livro retrata a perda de memória de uma mãe, que ao cair na academia e bater com a cabeça no step, esquece seus últimos 10 anos de vida. Esquece seus filhos, o motivo de sua separação, porque sua irmã está distante, tudo que Alice sabe sobre si, é sob a perspectiva dos outros. E boa parte do livro é ela tentando lembrar e reconquistar seus últimos 10 anos. Confesso que esperava muito mais pelo livro, esperava que ao recordar as coisas e ter sua memória de volta, ela seria essa Alice mais doce e menos cricri que era antes da amnésia, mas me enganei.

Sara 28/03/2023

Alice sofreu um acidente na academia e perdeu 10 anos da sua memória. Consequentemente uma parte da sua personalidade construída ao longo desses 10 anos foi suprimida.
A história é contada por três personagens. Alice, a personagem principal, que está aprendendo tudo sobre a sua vida a partir da perspectiva dos outros personagens, a medida que tenta alinhar com suas lembranças e sentimentos.
A irmã de Alice, a quem ela recorre ao perder sua memória. E que também possui uma história muito comovente.
E a avó de Alice, Fran, que usa o seu blog para discorrer sobre a vida da sua família.

É uma história gostosinha, poderia ter menos detalhes, acho que a história ficaria mais fluida nesse sentido. Não acho que o centro do livro seja o relacionamento de Alice.
Mas sim o desejo dela de voltar a ser feliz. De forma que Alice é a única que pode desvendar o que aconteceu, e conseguir equilibrar a Alice do passado com a Alice do presente.

Talita 23/03/2023

Eu amei esse livro. A história aqueceu meu coração e me fez repensar várias atitudes minhas. Senti falta quando terminou. ?

Clarissa.Mata 21/03/2023

Eu adorei o livro. A leitura é muito fluída e te prende na medida certa. Muito gostosinho para se ler num final de semana. Eu não curti 100% o epílogo, tinha amado a conclusão da história antes dele. Mas não foi algo que tirou pontos, eu já havia decidido dar as 4 estrelas antes de ler o epílogo. Enfim, é uma leitura que recomendo.

jeestalendo 20/03/2023

Mistura entre o tédio e a curiosidade
Muita gente falou bem desse livro, não sei se eu li errado, não achei tudo isso nao.
É bem interessante, porém apesar de estar curiosa para saber sobre o estado da memória de Alice, o livro não me instigou, demorei um pouco mais que duas semanas para ler.
Tive a sensação de que se fosse uma matéria seria mais interessante, achei que as coisas demoravam para a acontecer. Ficava com raiva quando tinha a parte do blog da Frannie e as lições de casa da Elizabeth ( sei que fui insensível com Elizabeth) mas tinha muitas coisas desnecessárias) meu maior interesse era saber sobre as lembranças da Alice mesmo.
Não achei o final previsível, conforme fui lendo, não sabia qual seria a decisão da Alice, se ela ficava com Nick ou Dominick.
Conforme ela ia tendo os sentimentos dela eu ia pensando como ela.
Porém não sei se concordo com a escolha.

Apenas1leitora 15/03/2023

Muito bom.
É um livro q fez ter vontade de esquecer os 10 últimos anos, e ir lembrando com calma. Que lição de vida, a história de Elisabeth é bem mais chocante q de Alice. E esse livro me fez pensar q devemos aproveitar cada um do seus dias, e sempre dar uma segunda chance!

Helena.Franzo 13/03/2023

Perfeito!
Eu não estava esperando por tanto. A construção dos personagens e todas as mensagens que cada trama carrega sobre a vida são simplesmente perfeitos! Não consigo descrever com outra palavra.

Nunca iria pensar que um livro sobre o apagamento de dez anos da vida de alguém seria tão divertido! E na medida certa! Ri muito, tive raiva, chorei? TUDO! É perfeito, perfeito e perfeito!

Adrianna3 08/03/2023

Livro fluido e que traz reflexão. Livro gostosinho no começo despretensioso, mas traz muita satisfação ao lê-lo. Muito leve a leitura