Fábulas Vol. 4

Mark Buckingham

Resenhas - Fábulas, Volume 4

abrahans 18/01/2024

Fabuloso!
Senti que Bill Willingham, o autor dessa maravilha que é Fábulas, focou bastante na natureza mesquinha, trapaceira e implacável de seus excelentes personagens nos volumes anteriores. Nesse, que já é o quarto encadernado, o autor exalta bastante a lealdade, a bravura, o altruísmo e o heroísmo.

Não gosto muito de falar da história em si para não dar spoilers, basta dizer que Fábulas continua genial. No meu caso, estou fazendo uma releitura da série e mesmo assim, não conseguia parar de ler esse volume!

Vale um lugar na estante? A resposta é um sonoro sim!!!
Guilherme Hosken 19/01/2024minha estante
Esse início de Fábulas é sensacional, tanto que a série chegou a ser comparada com Sandman. Os personagens são muito bem construídos, nos apegamos rapidamente a eles.

abrahans 20/01/2024minha estante
Estou gostando como se estivesse lendo a primeira vez!

Luanna.Maba 10/10/2022

Quase chorei
Esse foi muito triste, muitas perdas significantes pra historia.
Amo quando as pessoas se unem pra um bem maior, seja em filmes, livros ou qualquer coisa me da uma alegria muito grande.

Marieliton M. B. 11/05/2018

Declarada a guerra
Como ocorreu a fuga das fábulas para o nosso mundo? O Garoto Azul, um dos últimos a escapar das garras do Adversário, narra para Branca de Neve a última resistência criada no Último Castelo e como ele conheceu e perdeu uma pessoa especial. Já no mundo terreno, as fábulas aqui residentes já haviam se acostumado com a paz aqui encontrada longe da ameaça do Adversário. Mas parece que isso está prestes a mudar.

Esse foi o primeiro encadernado que li de Fábulas, e de cara já achei muito bom a trama e os personagens. Depois descobri que esse encadernado é o que realmente conta como o início da história principal do quadrinho e que os três anteriores servem mais pra apresentar os personagens e o mundo em que eles vivem.

A primeira história “O Último Castelo”, é muito boa e chega a lembrar o cerco no Abismo de Helm em O Senhor dos Anéis – As Duas Torres.

Já o arco principal desse encadernado (A Marcha dos Soldados de Madeira) é bem elaborado e empolgante de ler. Até personagens coadjuvantes até então tiveram seu momento de brilho.

Rodrigo 09/03/2010

Fábulas – A marcha dos soldados de madeira
O Último Castelo foi publicado na terceira edição da finada “Pixel Magazine“, em 2007, e os quatro primeiros arcos de “A Marcha…” foram publicados na também finada “Pixel Fábulas”, e ficou sem conclusão, até agora.

A Panini além de continuar a história de onde a Pixel parou, trouxe a esperança para os leitores não só de Fábulas, mas de toda a linha Vertigo, de poder ler essas histórias completas e em português, sem precisar recorrer a scans. A qualidade gráfica da revista é muito boa, e me refiro tanto ao material usado para a impressão (papel Pisa Brite, capa cartonada) quanto a qualidade dos artistas que trabalharam na revista (e são muitos, fico devendo o nome deles!). Essa qualidade gráfica somada a grande quantidade de páginas ( mais de cem) e, sem esquecer do principal, as ótimas histórias fazem valer a pena o preço que se paga na revista (R$32,90).

Já que comecei a falar da arte da revista, quero me extender mais um pouco. Como disse antes há um verdadeiro time de desenhistas, ilustradores, arte-finalistas, etc, trabalhando na história. Cada página é uma pequena obra de arte, sem exagero. O cuidado com os desenhos, com os detalhes, é algo de quem quer fazer um trabalho não menos que excelente.

Em O Último Castelo vemos a última luta entre as Fábulas e o exército de O Adversário (o inimigo, até agora desconhecido, que usa seus exércitos para conquistar e escravizar as Fábulas, suas terras e pertences) nas terras natais, que são as terras onde as Fábulas viviam até terem que fugir para o nosso mundo. E em A Marcha dos soldados de madeira vemos a luta entre agentes do Adversário e as Fábulas, dessa vez em nosso mundo, na cidade das Fábulas, em Nova York.

Achei ambas as histórias excelentes. O roteiro de Bill Willingham é muito bem feito, prendendo sua atenção o início ao fim e fazendo você querer ler logo o próximo capítulo. É incrível como ele conseguiu re-utilzar personagens clássicos como Chapéuzinho Vermelho, Lobo Mal, Príncipe Encantado, Branca de Neve, A Bela e a Fera, entre (muitos) outros, respeitando suas origens e ao mesmo tempo os reinventando. Todos os personagens fazem parte de um mundo coeso e interligado, passando longe das bagunças típicas de crossovers nos quadrinhos, como já vistos nos “DC vs Marvel” da vida.
fábulas o último castelo

Minha sugestão é que não perca a chance de começar a ler Fábulas bem do começo, com ótimos resumos das histórias passadas (difíceis de se encontrar por enquanto a Panini não as republica, ou quanto encontradas são muito caras, como “O Livro do Amor“), tanto na própria revista quando no hotsite Panini Vertigo.

Até agora a Panini vem tratando bem as histórias da Vertigo e não dá pinta de que vai desistir de publicar Fábulas (bate na madeira um milhão de vezes) assim como a Pixel fez.
Pandora 07/09/2016minha estante
Eu estou em uma verdadeira saga atrás de todas as edições de Fabulas, demorei ano no vai e não vai até decidi ir. Acabei de adquirir A Marcha dos Soldados de Madeira e já estou aqui sofrendo com o preço do vol. 5!

Macaíba 12/02/2010

Macaíba's Review: Fábulas - A Marcha dos Soldados de Madeira
Bill Willingham nos mostra que o mundo das 'Fábulas' vivia em paz, até que um dia, um desgraçado conhecido apenas como 'Adversário' resolve propor um trato para todos os habitantes: escravidão ou morte!
As fábulas tentaram organizar uma resistência, mas a única solução foi a fuga para o mundo “real”: o nosso.

Fechando atrás de si todas as passagens, elas se estabeleceram em Nova Amsterdã, a cidade que viria a ser conhecida como Nova York.
Viveram em paz, até certo tempo (apesar de alguns contratempos), conseguindo viver entre os 'mundanos' (como são chamadas as pessoas do mundo 'real') sem serem notados como pesonagens mágicos.

Em 'A Marcha dos Soldados de Madeira', o Rei Cole, prefeito desde sempre da Cidade das Fábulas, tem seu poder ameaçado pelo descontentamento do Príncipe Encantado, que se candidata para prefeito também.

Não bastasse isso, a grávida Branca de Neve (a que manda de verdade na Cidade das Fábulas) e o Xerife Bigby Lobo (antes o Lobo Mau, mas agora com aparência humana, e perdoado pelas antigas atrocidades) têm que lidar com uma nova ameaça: uma nova fábula chega à cidade, mas é suspeita de ser espiã do Adversário.

Achei a leitura muito atrativa, li as 244 páginas numa cagada só. O cuidado da Panini com o encadernado também é digno de nota: capa cartonada, papel LWC, galeria de capas (que são lindas), e todos aqueles comentarios que citei anteriormente sobre os resumos e fichas de personagens. Para ter uma ideia, o encadernado americano que vi é em papel pisa brite (papel 'jornal'). Ponto pra Panini. Ponto pro leitor!

Macaíba comprou, leu, gostou e recomenda.
Nota 8,5.

Leia o review completo e outros em http://losmuchachosmarotostarados.blogspot.com/2010/01/macaibas-review-fabulas-marcha-dos.html