A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Isabella2232 10/04/2024

Uma divertida expansão do filme
Eu amo o filme e esse livro expande a história de certos personagens e oferece contexto a várias cenas, tudo isso com um narrador meio insano (o que eu amo, é sempre interessante quando eu não sou a pessoa mais surtada na leitura)
É em várias maneiras uma carta de amor ao ato de ler atenciosamente e das histórias que nós Lemos jovens que nos marcam
Eu me diverti, muitas vezes quando pego um livro que originou um filme ou um clássico tem uma porcentagem que é entediante ou desnecessária, mas dessa vez eu tinha o narrador pra cortar tudo isso pra mim

Marcos Mateus 06/04/2024

Um livro no qual até Stepehn King é personagem !
Há muito tempo, eu vi o filme que tem o titulo desse livro, e encantei com a história e claro o ator q interpretava o Westrey, com o passar dos anos soube que havia um livro sobre, resolvi comprar para le-lo e assim começa a minha aventura ao lado de muita aventura e Romance. Mas além de contar a linda história de Westrey e Buttercup e a sofrida história dos destemidos e maravilhosos Inigo e Fezzik, o livro aborda uma serie de questões como a importância da leitura, o incentivo que o autor teve ainda criança pela professora e pelo seu pai no que cuminou ser sua vocação profissional e até uma pequena critica a religião, no comentário de um dos sequestradores ao dizer que se Deus faz tal maldades pq ele n faria? O autor faz varias quebras na história com o intuito de dialogar com o leitor, é um artificio interessante, mas tem q saber dosar, mas no geral ele soube dialogar. Na história começamos com Westrey e Buttercup ainda criança sobre a incrivel beleza de ambos, o modo como viviam e que após um dia se veem apaixonados, a partir disso a aventura começa, uma mistura de romance, fantasia e aventura, William Goldman soube dosar as partes boa do livro, teve vezes achei um pouco confuso a forma como foi contada ( principalmente a parte do bebê de Buttercup) , as as escolhas, cortes dele foram muito acertivas para a narrativa e encantar multidões com essa linda história. O livro conta com um personagem muito inusitado, Stephen King ! Não que ele estava na história ao lado de Buttercup e Westley, mas estava brevemente presente auxiliando o autor no sucesso q viria a ser, muito legal saber disso. Fico triste com a esposa do autor, pelo visto ela não era naada entusiasmada com a leitura, com a historia de A Princesa Prometida e isso foi aos poucos afastando os dois, mas felizmente o Goldman encontra felicidade e amparo na compania do filho e do neto, peças importantíssimas nesse livro que retrata tanto a beleza que existe na arte de contar histórias.
PS O Filme é bonito, bem produzido e os atores estavam ótimos, a trilha sonora é encantadora e tem belas fotografias, entretando achei o começo um pouco corrido e faltou um ritmo melhor dos acontecimentos, parecia tudo muito rápido, mas é uma bela adpatacao e merece ser apreciada.

.Igor 31/03/2024

Vamos ver, alguns motivos para se ler A Princesa Prometida...

Bem, nas palavras do próprio autor, nesse livro você encontrará de tudo um pouco. Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As moças mais bonitas. Cobras. Aranhas. Criaturas de todos os tipos. Sofrimento. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os homens mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixões. Milagres.

E enquanto essas coisas tornam o livro uma das melhores histórias de fantasia já escritas, também tornam o filme uma das melhores obras de fantasia já filmada! Não tenho certeza se foi porque o roteiro do filme foi escrito pelo próprio autor do livro, mas ambas as versões da história se complementam de forma única!

mahmist 28/03/2024

Esse livro foi muito diferente do que eu imaginava.
O que seria apenas um clássico sobre príncipes, princesas e amor proibido e um pouco de aventura, foi mais do que isso. O toque diferencial foi a mistura da ficção e realidade (realidade essa que também era ficção!) com os comentários do autor durante a narrativa.
O autor com certeza sabe criar uma tensão, e me deixou muitas vezes quase roendo as unhas. Uma pena que suas muitas interrupções as vezes atrapalhavam um pouco da experiência. Eram muitos altos e baixos e com o tempo passou a ser entediante e sinceramente, eu quase abandonei a leitura no final.
Mas acho que isso vai muito de gosto, e pra quem gosta de uma leitura interativa, seria um ótimo livro!

Mile Lua 20/03/2024

Um clássico com migalhas de romance e muita confusão.
Eu dropei esse livro umas 3 vezes antes de terminar de fato ele. Tem umas partes muito bons e emocionantes, mas a maior parte é chato e confuso. O William Goldman tentou fazer com que a história ficasse mais interessante e de certa forma conseguiu, mas ainda assim foi meio ???
Agora, vou falar uma coisa pra vocês, eu tive um crush fooorte no Inigo galera KKKKK Não me perguntem o por quê, simplesmente rolou. Ainda mais depois de ler as cenas dele em "O bebê de Bettercup" !! Mas enfim. Se você gosta de ação e aventura com migalhas de romance, leia. Se não... fica por sua conta.

Ariane Lanser 25/02/2024

O livro é muito chato! Não é atoa que tem 3,8 estrelas (Lembrando que são as minhas opiniões).O motivo é que o livro começa com muita ''falaceira'' sobre a vida do autor e eu achei isso meio chato, mas isso não quer dizer que você não gostaria da leitura dele. Também tem muita confusão durante a leitura, a gente não consegue dizer quem é o autor e quem é o pai dele e quando tudo aconteceu, eu se fosse o autor faria o mesmo que todos, resumiria minha vida na capa/contracapa do livro e não em, sei lá, 150 folhas! Olha, eu não gostei, mas se quiser, experimente.
Ariane Lanser 25/02/2024minha estante
Porém o filme é muito bom e me arrancou muitas gargalhadas. O gênero é comédia e romance, na minha opinião os melhores gêneros quando se misturam. O filme é excelente !

lucyinmars 26/02/2024minha estante
Também gostei bastante do filme!

Kimberly70 18/02/2024

Acho que não existe nada mais triste do que vc ler o livro de uma história que vc gosta, eu adoro o filme, e simplesmente não ver nada incrível, estava muito animada é claro, gostei de cada migalha de romancinho, mas chegou no meio pro fim, não aguentava mais, vou fingir que nunca aconteceu

Raquel1459 15/02/2024

Confusa igual ao Livro
Antes de tudo, sei que o livro tem o objetivo de trazer sátiras aos maiores clichês das historias de romance e aventura, porém para minha pessoa essa narrativa não funcionou.
Não achei engraçado, não achei empolgante, achei somente uma leitura maçante, demorada, arrastada.
Mas para você que quer ler, não desanime e vai firme.
A narrativa pode funcionar pra você, mas vá com a mente aberta de em varias partes desse livro você vai ficar confuso, perdido e com vontade largar.

vizalezz 14/02/2024

Realmente muiito legal de ler. Ganhei ele á uns anos e não me interessei em ler, mas um dia, no tédio, peguei para dar uma olhada e sinceramente, me surpreendi! Eu gosto bastante de livros que contém o filme junto, pra mim são duas visões diferentes de uma só história, o que me prende ainda mais. Só não dei 5 estrelas por algumas partes difíceis de entender, tirando isso o filme e o livro são ótimos!!!

letscia 09/02/2024

21 (2024) as estrelas entraram em extinção, bobinha.
"A Princesa Prometida" foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Que livro encantador, em todos os sentidos! A história foi leve e a ação foi o ponto supremo do enredo. Apesar de muitas resenhas criticarem as partes em que o autor interrompia a narrativa, esse recurso foi um dos aspectos mais cativantes da escrita - achei muito semelhante ao estilo de Lemony Snicket, inclusive.
Buttercup é uma personagem que aprendemos a amar gradualmente. Ela é corajosa e direta, apesar de ser tola - o que é totalmente compreensível pela sua idade. Westley teve sua chance de ser o mocinho da história e foi um personagem excelente, mas Inigo e Fezzik roubaram o protagonismo...
Fazia tempo que não lia uma história de aventura tão envolvente. Compartilho da mesma sensação que o jovem William teve aos 10 anos durante o episódio de pneumonia. Aos 10 anos, li minha saga favorita e nunca mais parei de ler. "A Princesa Prometida" talvez não tenha tido o mesmo impacto em mim que teve no personagem, mas, ainda assim, tive uma ótima experiência.
Nunca assisti ao filme e, antes de ler o livro, não conhecia a história, mas a frase "Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer." acabou comigo e já chegou para mim cheia de significados.
O autor afirma que o ensinamento do livro é "a vida não é justa", mas eu discordo. Para mim, a lição é que "a vida pode lançar um destino sobre você, mas o amor tem o poder de mudar tudo". Assim como Fezzik estava destinado a ser covarde, Inigo a ser um alcoólatra vingativo, Buttercup a ser orgulhosa e infeliz, e Westley a ser o 'menino da fazenda', todos eles encontraram uma saída em suas amizades e amores, durante grandes aventuras. Fezzik, o medroso, revelou coragem e bravura. Inigo soube quando parar (pelo menos é o que eu gosto de imaginar, com base na "cena solta"). Vizzini não foi o fim deles. Buttercup descobriu que sua vida não tinha sentido sem o amor. Westley derrotou todos os obstáculos, passou por um milagre e construiu uma família linda. E não importa o que Goldman ou Morgenstern tenham escrito, todos eles foram felizes para sempre e o westley nunca morre.

@mcarstairs 07/02/2024

A princesa prometida
Vou ser mt sincera quanto a minha opinião sobre essa história
se vc quiser conhecer ela, por favor, apenas assista o filme!! sinceramente, bem mlr.. o livro pelo menos pra mim foi um grande peso
então só assistir o filme está de bom tamanho para quem não quer se deparar com falas extremamente problemáticas, com direito a alusão à traição, gordofobia e machismo.
levando em conta a época em que foi escrito, não é de se esperar mt, mas com ctz foram coisas que não pude deixar passar despercebido e claramente afetou minha leitura e minha relação no geral com esse livro.
com capítulos excessivamente longos (os maiores que tive o infortúnio de ler, um em especial, com mais de cem pagns), passagens meio sem sentido e intromissões chatas e péssimas do autor toda hora, o que afetava ainda mais e atrapalhava a leitura.
a ideia do autor foi realmente boa e única, mas que dinâmica horrível e tediosa viu, antes ele tivesse apenas escrito o livro contando a história da princesa normal.. tornava tudo muito maçante e complicado no quesito fluidez.
e ele bate tanto na tecla de que a história é épica, de amor verdadeiro e com grandes aventuras e chega lá não é nem metade do que vc achava que seria.
já vi histórias muito mais emocionantes e que não prometeram nada no início...
enfim, se eu tivesse só assisto o filme já estava de bom tamanho.

Luh 24/01/2024

A princesa prometida é um livro com uma história desenvolvendo outra, tendo um narrador que se passa por editor e discorre diversos e longos comentários sobre o desenvolvimento da história da princesa, sendo a aventura o foco da história (o que gostei).

Com capítulos longos, falas problemáticas (tendo em vista o ano que foi escrito é até esperado), passagens sem pé nem cabeça e uma conclusão confusa, sinto que a aventura que é a história da princesa prende bastante, enquanto as partes do editor eram tediosas.

Rono 02/02/2024minha estante
Concordo plenamente! Tive que fazer um esforço absurdo pra terminar essas últimas partes do livro

Jackie! 31/12/2023

Sempre fui otário!
Tô até hoje (faz dias que finalizei a leitura) tentando entender se o lance do editor era real ou fazia parte da história. Fui assistir o filme e fiquei duas vezes mais confusa!

Mas assim, muito gostosinho de ler! Se eu não tivesse de ressaca, talvez, eu teria favoritado ele. Amei a narrativa, a sensação de filme de sessão da tarde, com um sarcasmo super sagaz - que combinou demais com os personagens e a história em si.