A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Dry 09/10/2020

"Sempre mantenha viva a chama da esperança"
Totalmente diferente do que eu estava esperando, mas de uma forma positiva, o título a capa,.. tudo me levava a crer que seria mais um livro de fantasia medieval do tipo que a gente já sabe o que vai acontecer, mas não foi, teve fantasia sim, mas de certa forma mais satírica, surpreende e repleta de sustos, que conseguem prender a atenção, levando a uma necessidade de saber oque vai acontecer.
A escrita dessa obra, digo obra por se tratar de um livro de 1973, é diferente, no início até um pouco confusa, a gente não sabe se a história era de outro autor e foi adaptada, o se realmente isso também faz parte para tornar tudo mais diferente ainda.
Sobre os personagens, na verdade o quarteto Westley, Buttercup, Fezzik e Inigo, eu só tenho a dizer que amei cada um deles, a relação de amizade entre Fezzik e Inigo, é realmente linda, o reino em si, é tudo bem cativante, conhecer ate mesmo a história deles, ...
As interrupções do narrador no livro são boas, ajudam muito a entender o desenrolar da trama, e para quem ler o livro, indico muito que também de uma olhada no filme, para embarcar mais ainda nessa fantasia.
J. B. 28/01/2023minha estante
Você já assistiu ao filme?????

Cass 12/10/2021

História épica com background maravilhoso
Eu me encantei por esse livro, é fato. Mas não foi somente pelo conto (autodenominado clássico) de Morgenstern, sobre a incrível história de amor entre a bela Buttercup e o destemido Westley. Eu tbm fiquei completamente rendida pela narrativa paralela de William Goldman, contando como descobriu esse livro, a importância que ele teve na sua infância e como essa história mudou sua vida.
O povo de Florin que me perdoe, mas essa versão me pareceu muito mais atrativa. O foco maior nas aventuras enfrentadas pelos protagonistas, e não em uma história massante sobre Florin e suas conquistas, tiveram toda uma magia e me prenderam completamente. O ritmo da leitura é muito gostoso e os comentários de Goldman, explicando o motivo de suas edições e recortes, deixaram tudo ainda mais divertido.
Para mim, o livro não seria o mesmo sem Goldman. E agradeço Stephen King por tê-lo aconselhado a descrever os fatos por trás de sua decisão de lançar essa versão só com as "partes boas".
Genial e muito divertido!
Favoritado ??
AllineP 12/10/2021minha estante
Aaaaa está na minha estante tem um tempo. Ainda pretendo ler esse ano e criei altas expectativas :') Feliz de saber que você gostou!

Suka 12/10/2021minha estante
Esse livro é a coisa mais maravilhosa que eu já li

Cass 12/10/2021minha estante
É muito bom!!!

diliterando 24/06/2021

A Princesa
Livro: A Princesa Prometida ?
Autor: ???William Goldman?
Editora: @intrinseca
Pg: 416p.???

?????????????
?Essa foi um leitura interessante por aborda a história de uma Princesa e a do autor William Goldman dentro do livro, apesar de não se intitular autor. Ele interfere no texto diversas vezes, tornando a leitura leve e divertida com seus comentários.?
?Willian conta sua relação pessoal com esse clássico e porque gosta tanto desse livro. Nessa narrativa ele mesmo resume e deixa somente as melhores partes da história.?
Conheceu a história por meio do seu pai.?
?A história conta as aventuras de uma jovem Buttercup que se tornou uma mulher linda e foi Prometida para casar com o príncipe Humperdinck, mas antes disso o seu ? pertencia a um jovem da fazenda o Westley que resolve viajar para tentar ganhar dinheiro e se casar com sua amada, porém ele nunca volta e depois de um tempo é dado como morto.?
?Buttercup fica desolada de tristeza, não acredita mais no amor e resolve se casar com o príncipe. A partir de então muitos acontecimentos tornam a leitura ágil e divertida com muitas sátiras e humor ácido e cheio de encontros e desencontros. Willian tenta mostrar ao leitor que muitas vezes a vida não é justa.?
???É claro que no final tudo se resolve, seu amado não morreu e há final feliz.?
??? Um livro típico de romance w fantasia, com perseguição, obstáculos, seres mágicos, duelos e muito mais. A edição de capa dura é linda e caprichada. Mas a história não me fisgou eu comecei a ler, abandonei, voltei, abandonei de novo e terminei por fim arrastado e sem empolgação.?

Esse ? foi um ???
.@diliterando
#booknew #igliterario #aprincesaprometida #livro #estantedadi #meualivros #book #mybook #capadura #bookgram #booklove #bookhaloc #literatura #literaturaestrangeira #diliterando #dilendo #dileiturando #leitura2021

- MoonyBlack 25/05/2022

Decepcionante
Pra mim foi uma tortura terminar de ler esse livro. Achei um tédio, uma história muitas vezes confusa.
Detestei a protagonista e Westley falha como um herói romântico.
Infelizmente me decepcionei bastante com essa leitura.
Fica facilmente no meu top 3 piores livros que li nesse ano (até agora).

Malle 31/08/2021

Edição linda, história maiomenos.
Primeiramente, essa edição de "A Princesa Prometida" é absolutamente linda. Sério, não tenho palavras. A capa trabalhada, a diagramação simples e o conteúdo adicional são *chef's kiss*.

Segundamente, se você vem pelo filme e porque o ama de paixão... O roteiro original é ao mesmo tempo muito parecido e muito diferente. Aqui, Westley bate em Buttercup; no filme, ele somente ergue a mão dramaticamente. No livro príncipe Humperdinck é baixinho, gordinho e mais cruel; no filme, ele é mais um playboy bancando de sabichão do que qualquer coisa. Também há a história de vida de personagens como o Inigo e o Fezzik, que para mim foram sensacionais.

Mas como um todo, não funciona muito bem como uma história. Às vezes é um tanto devagar e o humor me parece deslocado em algumas ocasiões. Aprecio muito o conteúdo adicional, como algumas contextualizações do universo e relatos do autor/roteirista ao se encontrar com os atores do filme, além da continuação que nunca veio a ser.

Eis 3 estrelas. É uma leitura boa, que tanto me fez amar ainda mais os personagens e só adorar ainda mais a adaptação.

Malu 08/07/2021

Um clássico é um clássico, mesmo que você possa vir a discordar de inúmeras coisas apresentadas no livro. Os quatro personagens principais, são muito interessantes, confesso que Inigo, Fezzik e Westley são incríveis a sua maneira, não gostei muito de Buttercup, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da historia. Senti falta de um pouco mais de romance entre o casal, mas acredito que esse não era bem o foco da história.
Bianca 08/07/2021minha estante
Amg, tenho esse livro aqui e confesso q eu tô meio desinteressada por ele, mas tipo, ele é bom? Te prende na história?

Malu 08/07/2021minha estante
A leitura é bem fluida, exceto pelas interrupções do Goldman, ele para bastante para explicar as coisas, porque ele editou o livro original e tirou muita coisa rsrs

Babi 25/05/2020

-> A PRINCESA PROMETIDA: (acho que li em uma semana)
* eu lembro que eu gostei muito desse livro!! Tinha achado ele diferente de tudo o que já tinha lido, porém num bom sentido.
* o filme é extremamente fiel ao livro, ou seja, bom também.
* acho que só não vou dar cinco estrelas porque faz um tempo que eu li.

Jackie! 31/12/2023

Sempre fui otário!
Tô até hoje (faz dias que finalizei a leitura) tentando entender se o lance do editor era real ou fazia parte da história. Fui assistir o filme e fiquei duas vezes mais confusa!

Mas assim, muito gostosinho de ler! Se eu não tivesse de ressaca, talvez, eu teria favoritado ele. Amei a narrativa, a sensação de filme de sessão da tarde, com um sarcasmo super sagaz - que combinou demais com os personagens e a história em si.

Vinicius39 28/03/2021

Barreiras quebradas na narrativa...
Sério.. segunda vez que leio este livro e é a segunda vez que me impressiono com a genialidade desta narrativa intrometida...

Na primeira vez que li (conto isso sem sentir vergonha) fui pesquisar onde ficava esse país Florin...

Mérito do autor por nos contar uma historia tão rente à realidade.

Um dos meus livros favoritos da vida!!

Cleura 04/01/2022

Parece que a princesa não é a única prometida aqui?
Sir. William Goldman, de onde quer que você esteja, lhe mando um recado: nunca li um livro tão diferenciado quanto ?A princesa prometida?, e esse é um dos fatores que o tornam especial e criativo.
Essa obra conta a história de amor de Buttercup e Westley, e apresenta mais outros elementos narrativos muito importantes, como a história de Florin (um lugar fictício), onde se passa a trama, a apresentação de personagens secundários que ganham a empatia de qualquer um, como Inigo (meu personagem preferido) e Fezzik, e um ótimo desenvolvimento tanto de personagens quanto do decorrer da história.
Geralmente, nós, leitores, lemos o livro antes de assistir à adaptação. Porém, nesse caso, recomendo que se faça o contrário: ver o filme e depois ler o livro. Isso acontece porque essa edição não conta apenas a trama do longa, só que com mais detalhes, mas também muitas partes com o ponto de vista do próprio William Goldman contando curiosidades tanto do livro quanto do filme, dando detalhes de como publicou a obra, escreveu o roteiro do filme e acompanhou suas gravações. Ou seja, essa edição é justamente para quem amou e é fã do longa.
William faleceu em 2018, mas seu legado continuará intacto, se Deus quiser, pois sua carreira como escritor e roteirista excepcional trouxe, traz e ainda trará inspiração para quem o conhece e quer seguir seus passos.

yasmine 21/07/2022

Surpreendentemente bom. Esperava um romance medieval, e recebi comédia, drama e aventura. Livro excelente, fluído e único, já que tem várias "pausas" na história por parte do autor, mas ao contrário do que se possa imaginar, isso não quebra o ritmo de leitura, e sim instiga mais a continuar. Há muitas cenas icônicas e divertidas que me fizeram rir muito.

Karollinesg 15/03/2021

Legal
É uma história cheia de emoção, lutas e até engraçada. E apesar de algumas amigas terem amado e devorado bem rápido, eu tive bastante dificuldade, talvez só não foi um livro que eu tenha me envolvido muito e o final confesso que foi passando pelos meus sem vontade de ler.

Vivian.Naiara 18/10/2021

"Legalzinho"
A historia da princesa e suas desventuras é legal, o que não gostei foram os cortes feitos pelo autor que achei muito inoportunos e chatos. Em alguns momentos, ele contava sobre sua vida para justificar um determinado corte do livro o que perdia o ritmo da trama. A maioria das pessoas gostam deste livros justamente por causas dos cortes, mas isso não me agradou e, para mim, a leitura ficou cansativa.

Ali 26/01/2022

hmkk
Talvez eu estivesse com expectativas muito altas antes de ler a acabei me frustrando com isso, mas na real me decepcionei mesmo. A escrita em si é ótima, o roteiro da história também, mas a forma que retrata os personagens principalmente as femininas não me agradou em nada.
A princesa mal fala no livro (tem mais falas no início e fim) e quando fala é grossa ou sonsa KKKKK, cara ela parece um fantoche no meio da história, não se defende de nada e só espera um macho pra fazer isso por ela. Por nunca retratar o que ela está sentindo, pensando, fica uma personagem sonsa jogada no meio de uns caras desocupados (e também todos burro nmr)
Agora sobre o westley? pelo amor de Deus que homem BURRO E SEM AUTOESTIMA, dps dele ter quase morrido pra salvar a buttercup burrona, ela tem coragem de largar ele logo dps pra voltar com o príncipe [*****] e do nada, sem demonstrar nenhum sentimento de raiva, O CARA DIZ QUE AMA ELA E QUE VAI FAZER DE TUDO PRA ENCONTRAR A ILUMINADA DNV!!!!!! E sim, ela vai esperar o cara.
Ai enfim, o livro é bom mas esses detalhes me irritaram muito, a mulher parece oca, sem personalidade, é o fantochezinho dos outros e não sabe nem o que quer da vida.

é isto paz ??
ekatherinah 21/02/2022minha estante
Fiquei um minuto rindo da sua resenha kkkkkk