Meu livro violeta

Meu livro violeta Ian McEwan

Resenhas - Meu Livro Violeta

Bicho Papão 14/04/2024

Uma surpresa e talvez um novo fascínio por McEwan
Chamado muitas vezes de "Ian Sombrio", por seus finais não tão "felizes" assim, Ian McEwan é considerado um dos maiores ficcionistas da atualidade e em Meu Livro Violeta consegue demonstrar toda a sua dramaticidade em dois contos totalmente distintos, mas com um tema sórdido em comum: até onde alguém pode ir para conseguir o que quer? Na primeira história, o desabafo de um escritor que roubou o trabalho e a vida de seu melhor amigo, vai ganhando nossa atenção ao revelar os detalhes de uma traição inesperada, enquanto na segunda, escrita para uma peça de teatro, conseguimos imaginar os atos de uma tragédia escabrosa que vai ganhando forma revelando os pensamentos e sentimentos de seus personagens imperfeitos. Esta é uma leitura que consegue nos capturar e até nos surpreender por ser mais densa do que pode aparentar. Ambos os contos em meios aos seus personagens cheios de falhas, mas com sentimentos humanos, conseguem facilmente nos abduzir com sua leitura fluída, mas também nos chocar com a falta de escrúpulos igualmente humana, de seus protagonistas.

Yass 23/08/2023

Que??
Li para o clube do livro porque o tema era capa roxa, e não fica muito mais capa roxa que isso. Além disso as letras era bem grandes e as páginas bem pequenas, então imaginei que ia ser rápido. Mas não tão rápido?? Eu li em meia hora?? E não entendi nada quando acabou a primeira história em 5 segundos??? E do nada começou uma peça e eu não tava entendendo nada???? Enfim, não entendi. A primeira história era boazinha, podia ser mais desenvolvida. A peça era péssima.

Renata 16/05/2023

Afinal de contas, o que é a felicidade?
É ter bens materiais (como numa casa bonita e um carro sport) e status (com fama e namoradas bonitas)?
O é ter amor e paz na consciência, mesmo com sua casa bagunçada e cheia de crianças e contas atrasadas para pagar?
Será que os fins justificam os meios?

Gosto da escrita de Ian McEwan, justamente por levantar dilemas morais e questionar valores a princípio inquestionáveis.
Em que momento o mocinho vira o vilão da história?
O vilão pode passar a ser o mocinho?
Não há verdade absoluta para esse autor, e cabe ao leitor julgar.

Luiza 28/04/2023

Um livro.
Adorei a escrita bem fluída do autor e, apesar de curtinhas, as histórias são bem cativantes! bom pra ler em uma tardezinha chuvosa

Carolina Del Puppo 21/06/2022

Li numa tacada só, foi bem rápido, e eu li por querer conhecer mais a obra do autor de reparação, gosto da escrita dele, aprendo muito

Lívia 27/03/2021

Meu livro violeta
São duas histórias: a primeira é um conto bastante interessante e por ele classifiquei com 3 estrelas. A segunda é uma peça fraca que me fez questionar se esse livro era de fato do McEwan rs

Myrelando 13/02/2020

RESENHA QUE NÃO É RESENHA
Gente, sou dessas pessoas que tem vários livros na estante e estou sempre querendo mais; por causa disso acabo deixando um livro aqui ou ali passar despercebido, e foi isso que aconteceu com esse livro. Faz quase uns dois anos que ele estava parado na estante e pra minha surpresa foi uma leitura rica e fluída, terminei de ler na mesma noite que peguei ele, e por ser pequeno não conseguiria trazer uma resenha sem soltar uns spoilers.

Mas o "Meu livro violeta" é dividido em duas partes, a prima é uma pequena história de um crime de "plágio" que envolve dos autores que eram melhores amigos e que apenas um era famoso e em determinado momento o jogo vira e vc fica passado com a capacidade humana e suas façanhas. Eu adorei a leitura.

A segunda parte é um bônus na verdade, é uma opera que o autor escreveu e eu nunca tinha lido algo escrito dessa forma, mas fiquei o tempo todo imaginando a apresentação dessa obra. Ela fala sobre traição, infelicidade, assassinato e paixões. Confesso que eu tava lendo e querendo mais.

Enfim, recomendo demais o livro.

Myrelando 13/02/2020

RESENHA QUE NÃO É RESENHA
??????????????????
Enfim, recomendo demais o livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

O volume consiste de duas narrativas: uma novela – que dá nome à obra – e o libreto “Por você” para a ópera de Michael Berkeley. Em ambas, McEwan destila o seu mais puro veneno.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931235

Tamires 13/12/2018

Meu livro violeta, de Ian McEwan
Ian McEwan não decepciona. Mesmo em duas histórias curtas como Meu livro violeta, que dá nome à publicação da Companhia das Letras (2018), com tradução de Jorio Dauster, e o libreto para ópera de Michael Berkeley, Por Você, é impossível não ser fisgado pela perspicácia do escritor inglês e de seus personagens extremamente (e desconfortavelmente) humanos como nós.

Meu Livro Violeta é uma leitura bem rápida, li as duas histórias no trajeto de ida e volta de casa para o trabalho de ônibus, pouco mais de uma hora, sem contar os minutinhos esperando o coletivo. Ambas as narrativas falam da corrupção humana, e da tentação de cometer um crime levadas às últimas consequências, resultando em crimes perfeitos. Em Meu Livro Violeta, o delito é o da inveja: dois escritores que eram muito próximos na juventude, mas que o sucesso, a fama e o dinheiro não acontecem para os dois da mesma forma. Já no libreto Por você, temos um crime de amor, ou motivado pela falta dele.

Se você gosta de um bom suspense, de uma trama bem amarrada e envolvente, Meu Livro Violeta é uma ótima pedida.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-meu-livro-violeta-de-ian-mcewan/

Aione 04/11/2018

Meu Livro Violeta traz dois contos de Ian McEwan em estilos bastante distintos um do outro, mas que se aproximam ao trazerem uma temática em comum: a corrupção do homem frente a seus próprios interesses.

No conto que dá nome ao livro — cujo lançamento mundial celebrou os 70 anos do autor —, conhecemos a história de um crime literário. Jocelyn Tarbet e Parker Sparrow são escritores e amigos de longa data. Em algumas páginas, Parker, o narrador em primeira pessoa, narra os altos e baixos dessa amizade e traça a trajetória que cada um dos amigos seguiu ao longo da vida. É quando chegamos ao ponto da narrativa que realmente importará para o desenvolvimento da trama, quando ambos, já na meia-idade e em pontos bastante diferentes de sucesso em suas carreiras, serão drasticamente afetados por uma escolha do protagonista.

O mais interessante da leitura é a habilidade com que Ian McEwan desenvolve os conflitos e, especialmente, o narrador protagonista. Ainda que o conto seja bastante curto, é possível imergir nele com facilidade por conta da linguagem clara do autor e de sua primorosa descrição de cenários e situações. Acima de tudo, me encantou a maneira de como são apresentados os aspectos da personalidade de Parker que levarão à sua atitude decisiva. É justamente no contraste entre o que ele diz e aquilo que demonstra que suas intenções se fazem claras, e a ironia perversa da trama apenas ressalta a temática central, que rodeia os sentimentos de inveja e competição.

“Por você”, por sua vez, é o libreto escrito para a ópera de Michael Berkeley. Nele, é narrada a história do regente e compositor Charles Frieth, cujas aventuras amorosas preparam a ação narrativa que envolverá sua esposa, o médico dela e a criada do casal.

Em uma trama que me lembrou uma mescla de Otelo e Primo Basílio, acompanhamos as paixões inflamadas das personagens e como elas se combinam para a criação da tragédia. Embora o estilo narrativo se diferencie do primeiro texto por ambos pertencerem a gêneros distintos, ainda assim é possível reconhecer a linguagem clara de McEwan, bem como a perversidade presente na trama também a aproxime de “Meu Livro Violeta”.

Em linhas gerais, gostei de Meu Livro Violeta especialmente por seu caráter revelador da obscuridade do ser humano. Foram leituras rápidas e envolventes, ainda que de estilos diferentes, e que mais uma vez me fizeram admirar o trabalho de Ian McEwan.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/11/02/resenha-meu-livro-violeta-ian-mcewan/

Francine 08/09/2018

Meu livro violeta (Ian McEwan): dissimulações de artistas egocêntricos
Ian McEwan está na minha lista de escritores que não decepcionam! Com mais de vinte livros publicados, o autor britânico possui uma habilidade incrível para prender o leitor com histórias que ao mesmo tempo podem ser profundas, bizarras e banais. Em “Meu livro violeta”, lançamento da Companhia das Letras, McEwan, há dois textos do autor. O primeiro, uma novela homônima, aborda um tema muito discutido no meio literário: a originalidade do autor, a sua integridade e, principalmente, a sua honestidade. No segundo texto, uma ópera escrita para o compositor Michael Berkeley, vamos conhecer uma história de amor, traição e ego... Leia mais no link ;)

site: http://livroecafe.com/2018/09/01/meu-livro-violeta-ian-mcewan/

Aguinaldo 23/07/2018

meu livro violeta
Em qualquer lugar do mundo há edições que são meros caça-níqueis, volumes produzidos para atacar o leitor consumidor quando entra inadvertidamente em uma livraria. É esse o caso de "Meu livro violeta", de Ian McEwan. Todavia, pelo menos desta vez, trata-se de um caça-níqueis com certo pedigree. Paciência. Mas, para o leitor incerto e menos perdulário com seus tostões, sugiro que leia esse conto completo na The New Yorker (foi publicado originalmente no volume de 28 de março de 2016, aqui segue o link) e estamos conversados. O volume incluí também o libreto de uma ópera em dois atos, que dura aproximadamente 140 minutos, intitulada "For You", que foi composta por Michael Berkeley e produzida originalmente em 2008 (o leitor pode encontrar vários trechos da composição no site oficial de Berkeley, segue aqui o link). As duas narrativas de McEwan, conto e libreto, compartilham os mesmos temas, um mesmo mundo de ideias: ascensão e queda, tensão sexual, a fronteira turva entre admiração e inveja. Em "Meu livro violeta" acompanhamos uma espécie de confissão, a descrição de como um escritor rouba o livro e a fama de um outro, um amigo de juventude e que inicialmente fez muito mais sucesso que ele. McEwan faz chamar-se Sparrow o escritor pirata e Jocelyn o escritor pirateado, piadas fáceis. A trama lembrou-me imediatamente um magnífico filme, protagonizado por Terence Stamp, "Tiré à part", de 1996, dirigido por Bernard Rapp e baseado em uma história original de Jean-Jacques Fiechter. Já "For You" conta a história de um mercurial e lúbrico maestro e compositor, Charles, enredado em uma trama de sexo, amor e morte da qual participam sua mulher, Antonia, o médico e amante dela, Simon, sua governanta, Maria, e seu assistente, Robin. A leitura do libreto é fácil, mas como não reproduzimos na leitura silenciosa os sentimentos e epifanias que os intervalos, ritmo e clima da apresentação da Ópera são capazes de provocar num espectador, perdemos algo da experiência. Há símbolos, associações e provocações suficientes para alegrar o leitor curioso. E por fim, há um curto vídeo no YouTube onde ambos, McEwan e Berkeley, falam do projeto e analisam seu resultado: clica aqui! Investi mais tempo procurando informações sobre essas duas histórias que efetivamente as lendo. Paciência. Segue o baile. Vale!
Registro #1287 (contos #149)
[início: 07/07/2018 - fim: 08/07/2018]
"Meu livro violeta", Ian McEwan, tradução de Jorio Dauster, São Paulo: editora Schwarcz (Grupo Companhia das Letras), 1a. edição (2018), capa-dura 12,5x18 cm., 127 págs., ISBN: 978-85-359-3123-5 [edição original: My Purple Scented Novel (New York: Vintage / Penguin Random House Group) 2016; For Your (New York: 2008]

site: http://guinamedici.blogspot.com/2018/07/meu-livro-violeta.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Conto e Libreto
Este livro é uma homenagem aos setenta anos de Ian McEwan e com apenas 128 páginas e duas narrativas, trata-se de uma rápida e atraente leitura.

A primeira é o conto ?Meu Livro Violeta? que foi publicado pela primeira vez na revista ?New Yorker? em 28 de março de 2016. A história discorre sobre um crime de plágio e envolve dois escritores que se distinguem por uma amizade de longa data. Pouco confiável, o narrador é um deles e seu relato, ou melhor, confissão traz à tona temas como inveja, ambição, reconhecimento e... Talento.

E por falar em crimes, a segunda narrativa culmina com um assassinato. Ela é o libreto da ópera ?Por Você?, de Michael Berkeley e descreve um amor em frangalhos entre um maestro infiel e sua esposa doente. Em linhas gerais, uma história surpreendente que exibe uma trama bem armada, capaz de prender a atenção do começo ao fim.

Adquiri o e-book, mas leve em consideração a caprichada edição de capa dura. A diferença de preço é pequena, mas, ansiosa, acabei optando por ler ?Meu Livro Violeta? o quanto antes.
Daniel 23/08/2018minha estante
O livrinho físico é mesmo lindo, mas não sei até que ponto vale o investimento.
Eu gostei muito da primeira história, da segunda nem tanto.