Fábulas - Volume 1

Fábulas - Volume 1 Bill Willingham

Resenhas -

Paulo 04/08/2020

Esse encadernado luxuoso da Panini reúne os dois primeiros arcos de história da longeva série Fábulas. Escrita em 2002 (muitos antes do lançamento da série Once Upon a Time), Fábulas apresenta vários personagens de contos de fadas e folclore (que referem-se a si mesmas como "Fábulas") que foram expulsos de suas Terras Natais por um inimigo desconhecido, chamado simplesmente de "Adversário". Elas então viajaram para o nosso mundo e formaram, na cidade de Nova York, uma comunidade clandestina conhecida como Cidade das Fábulas, vivendo desde então entre nós em segredo. Os dois arcos de história contidos neste volume usam de suspense e mistério para apresentar aos leitores os personagens e a situação política das fábulas exiladas.

A primeira história tem inicio com o desaparecimento de Rosa Vermelha, irmã de Branca de Neve. Sua casa é encontrada revirada e cheia de sangue. Este primeiro arco serve então como apresentação da sociedade de Fábulas que vivem refugiadas na cidade de Nova York, enquanto estabelece Branca de Neve e o Xerife Bigby (o Lobo Mau) como protagonistas do mistério do assassinato de Rosa Vermelha. O tom investigativo e a apresentação gradual da situação política desses personagens é arrebatador e faz com que não consigamos parar de devorar as páginas. Já o segundo arco de histórias, “Revolução dos Bichos” serve para nos apresentar a situação das fábulas de aparência não humana que precisam ficar isoladas para não serem descobertas, num lugar chamado de "A Fazenda". Aqui, a política ganha uma voz ainda mais forte, numa história que coloca personagens como os três porquinhos e Cachinhos-Dourados em uma trama de conspiração muito interessante.

E apesar das histórias funcionarem bem por si só, de leitura fluida e muito divertida, a genialidade de Fábulas está na representação e reinterpretação dos personagens dos contos de fadas, e em suas interações (espere ver os três porquinhos ao lado de Shere Khan e Cachinhos Dourados), utilizando e modificando conceitos de histórias clássicas para criar um universo totalmente novo. É fascinante ser reapresentado a cada página, a cada novo capítulo, a personagens que estão tão estabelecidos no imaginário popular, mas de uma maneira tão diferente. Bill Willingham parece inclusive se divertir fazendo com muitos deles tenham seus papéis de mocinho e vilão invertidos e se aprofundando em relações para mostrar que nem tudo é um “viveram felizes para sempre".

Enfim, “Fábulas” é tão bom quanto dizem. Bill Willingham escreve tramas envolventes de mistério, investigação, conspiração política, mas tudo isso é só uma desculpa para trazer personagens dos contos de fadas para a modernidade, como imortais que vivem em uma sociedade secreta aos olhos dos humanos. Personagens esses, por vezes, completamente diferentes do que imaginamos.