Eu Terei Sumido na Escuridão

Eu Terei Sumido na Escuridão Michelle McNamara

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Polyane.Gimenes 14/04/2024

No começo estava estranho... E no final parecia que estava no começo ? Não sei nem explicar o que não é legal no livro: não é organizado, a narrativa fica confusa, de repente tem capítulos com questões pessoais da vida da autora, enfim... Provavelmente o fato de ela ter falecido sem concluir o livro tenha levado a essa mistura de conteúdo sem começo, meio e fim, e talvez nem ela teria aprovado a forma como a obra ficou ?

Ket 05/04/2024

Uma pesquisa excelente. Uma organização confusa.
Acho que esse livro tem que ser avaliado de duas formas na minha opinião:

Em relação ao trabalho da Michelle é algo realmente digo de nota. A maneira como ela se debruçou anos sobre detalhes, pistas, conversas, relatórios, documentos e etc realmente deu novo fôlego e reascendeu a esperança até entre os investigadores do caso. É inegável que ela tem parte na solução do enigma. Uma pena que ela não tenha vivido o suficiente para ver o Joseph DeAngelo preso.

Agora sobre o manuscrito em si: fiquei com a impressão de que quem organizou (postumamente) não soube muito bem como fazer isso. É confuso, bagunçado, parece que não tem liga entre os capítulos. Dá pra perceber que falta uma mão autoral capaz de "juntar" tudo e formar uma linha narrativa coerente. A escolha editorial de manter tudo fora de ordem cronológica só aumentou a confusão. Ficou nítido que só juntaram o material que ela estava rascunhando e publicaram. Uma pena.

Acho que é um documento válido para vermos o esforço da Michelle em sua pesquisa e as linhas de pensamento que ela estava seguindo. Mas pode desagradar quem busca uma exposição clara sobre a caçada do Golden State Killer.

Tati 11/01/2024

Parabéns, Michelle!
Adianto que entendo o descontentamento de muitas pessoas com o ritmo ou até certa parte da escrita deste livro. Acredito que muito do andamento da história foi comprometido pelo fato de, infelizmente, a autora não ter sido a responsável por sua montagem final (tampouco foi ela quem finalizou todos os capítulos).

Porém, o trabalho que Michelle McNamara realizou aqui foi brilhante. Seu nível de dedicação para não só produzir um grande relato investigativo mas, também, para dar voz (ao mesmo tempo em que protegia) os personagens que mais sofreram com as atrocidades cometidas pelo Assassino do Golden State foi emocionante.

Como muito bem pontuado por um dos muitos detetives atuantes do caso: "ela chamou atenção para um dos menos conhecidos, embora mais políticos criminosos em série que já operaram nos Estados Unidos."

E este criminoso foi pego. Graças, em grande parte, a Michelle.

4 ?

anacarolsmp 07/01/2024

A editora bagunçou um livro que seria incrível se a autora tivesse terminado!

Parece que jogaram os manuscritos da Michelle sem se preocupar com a ordem cronológica dos acontecimentos, ficou uma zona. Foi uma leitura arrastada.
Eu até curti os detalhes, visualizei as cenas, mas o fato de ser tudo em ORDEM ALEATÓRIA me deixou confusa e tive que reler algumas partes pra recalcular a rota na minha mente.

Uma pena que ela não tenha vivido pra ver o 🤬 #$%!& ser capturado. ?

monteiroiana 06/12/2023

Michelle é incrível!

O livro é complicado pra ler, pois a ordem dos acontecimentos ficou bem confusa e com alguns detalhes desnecessários. Algumas buscas que não deram certo poderiam ser deixadas de fora, pois deixam a leitura cansativa.

Mas, se você é um fã de True Crime, vale a pena!

TainA.Alexandra 25/10/2023

Achei que não iria terminar nunca esse livro, não que ele seja ruim, não é isso, o problema é que é muita coisa, achei uma leitura extremamente cansativa... Mas que bom que o assassino foi pego e que pena que Michelle não tava viva pra ver isso.

TaynA.Carreiro 24/10/2023

Era melhor ter ido ver filme do Pelé
Com todo respeito, é como ler um amontoado de relatórios. Terminei de ler com muita determinação e amor ao universo True crime

Jé Andrade 06/08/2023

Achei muito difícil a leitura, informações desnecessárias e desconexas. Não seguia uma linha do tempo, ficava indo e vindo, o que tornava confuso. Esperava muito mais do livro por ser uma história real.

Fran 11/07/2023

Razoável
Sem dúvidas Michele fez um trabalho incrível, no entanto, a leitura é cansativa, a ordem dos acontecimentos é desconexa. Resisti muito para não abandonar a leitura. Busquei o livro após assistir a série na HBO, vale a pena ficar só na série mesmo.

Angel 10/07/2023

Um mulher determinada
Quando uma busca vira um obsessão?

Michele era obcecada para descobrir a identidade do assassino apelidado de Golden State Killer.
Ela disse dicou sua vida a essa buscas e perto do fim se foi, sem ver a justiça que almejava para por conta de seu trabalho árduo o assassino foi preso e enfim pagou pelos seus crimes.

Pâm 10/07/2023

Esperava mais
Eu realmente gosto de livro que pegam o bandido no final, e queria mesmo ter tido uma avaliação melhor, mas infelizmente por conta da quantidade de informação desnecessária que a autora colocou pra encher linguiça me decepcionou muito. Admiro muito o trabalho que ela teve pra juntar todas as informações e o trabalho meticuloso de pesquisa dela. Mas como escritora em si, ela pecou muito com a forma como todo o contexto foi montado. Não tenho problemas com a parte de presente e depois voltar pro passado, mas que isso seja feito de uma forma cronológica. Do nada ela estava nos anos 80 depois voltava pra 70 e visse e versa.

Uma pena terem publicado o livro antes do criminoso ser pego. Acho que isso foi outra coisa que me decepcionou também: a nota da editora brasileira. Como o cara foi pego se explicou em UMA PÁGINA! É serio isso mesmo? 300 paginas de pura enrolação pro desfecho ser em apenas 1 página? Tu tá doido.

Queria ter gostado do livro por conta do trabalho que Michelle teve pra escrever, mas infelizmente não rolou.

GustavoSaboia 31/05/2023

Confuso
Putz, eu realmente queria ter gostado desse livro. A autora com certeza foi super importante para a solução do caso e teria sido ótimo ela ainda estar viva para ver a resolução, ela super mereceu.

Dito isso, eu não curti tanto a escrita dela. O fato das coisas não serem em ordem cronológica deixou tudo muito confuso, ainda mais num caso com tantas vítimas em várias localidades diferentes (não sendo dos EUA, fica ainda mais complicado). Diversas vezes eu me perdi e só aceitava uma informação sem de fato conseguir conectar com o restante. Acho que só de colocar as coisas em ordem a leitura já ficaria muito mais fácil.

Outro ponto que não me interessou tanto, mas acho que faz parte desse tipo de conteúdo, foi o foco que ela deu em pontos que eu não achava tão interessante. Havia uma grande descrição sobre os investigadores, sobre ela e sua família, sobre as cidades, dentre outros. Sinto que tinham partes que podiam ser descartadas para focar só no caso que ela tava analisando.

O fato do livro não ter uma conclusão faz parte, já que ele só foi solucionado após a publicação. Porém, é inegável o gosto pelas respostas que eu fiquei. Mesmo sabendo quem é o cara e olhando na wikipedia, acho que muitos pontos que a Michelle levantou ficaram em aberto e ela com certeza explicaria se ainda pudesse.

Dito isso, o livro não é ruim, acho que foi muito mais uma questão de execução e isso é totalmente compreensível dadas as circunstâncias da publicação. Fico realmente feliz que tenha ajudado a prender esse homem pro resto da vida dele.

Ana Ceci 21/04/2023

Simplesmente incrível!
Antes de tudo, o que me chamou a atenção nessa obra foi o fato de que um criminos0 sexual ficou impune por seus cr!mes por 30 anos e que só foi capturado depois da escrita desse livro!! Isso mesmo, McNamara realizou um excelente trabalho investigativo aqui e foi uma peça decisiva na resolução do caso. O ruim é que Michelle morreu antes de saber disso.

Mas do que se trata esse livro? Bom, o “protagonista” aqui é o “Ass4ss1n0 do Golden State” (AGS) ou “Estupr4dor da Área Leste” (EAL). Conhecido por ambos os nomes, aqui vamos acompanhar todo o estudo que McNamara realizou para capturá-lo. Temos acesso a várias descrições de casos (afinal de contas o AGS/EAL viol3ntou cerca de 50 pessoas e m4tou outras 10) nas décadas de 70/80, o que traz descrições fiéis e, muitas vezes, fortes.

Várias vít!mas sobreviveram e puderam ajudar na captura do cr!minoso, assim como inúmeros detetives e policiais. Em meio a relatórios, entrevistas e posts em blogs, a autora ficou obcec4da em resolver este caso e dedicou sua vida a isso. Os capítulos são, em sua maioria, longos e bem detalhados, mas a leitura flui muito bem e é impossível não querer saber o desfecho desse caso real.

Para fãs da temática, é uma obra SENSACIONAL, produzida com todo o cuidado necessário por alguém que buscava a verdade e a justiça. Literalmente, Michelle viveu para criar essa obra, pois em 2016 fal3ceu durante a escrita e não pôde ver o incrível resultado, em 2018, que foi capaz de conseguir!

Recomendo muito para ler com calma, entender e se inteirar sobre o caso!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Giselle.Pessoa 08/03/2023

HBO Max ou Livro?
Cometi um erro!
Assisti o documentário da HBO Max antes de ler o livro.

O livro apesar de muito bem escrito me deixou confusa por diversas vezes, principalmente pela falta de cronologia. Estava em 1978 e de repente, 2015. E voltava pra 1981. E depois já era 2016.

Por ter visto o documentário e nele a história das vítimas e as vítimas estarem presentes, se mostrarem, achei que isso também estaria no livro. E isso me deixou um pouco decepcionada.

Está bem óbvio a ?obsessão? sobre o EAL, mas no fim, em todo crime, o que importa mesmo são as vítimas e Michelle fala muito pouco delas, se você comparar com o relato sobre a busca dela.

É um caso que sempre me intrigou e eu consigo me enxergar na Michelle, mas errei em ler o livro somente agora. Talvez se tivesse lido antes, a leitura teria sido mais prazeirosa e com menos expectativa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5