Discurso Sobre o Método

Discurso Sobre o Método Descartes

Resenhas -

nath191 24/12/2021

Cancelamento evitado.
É difícil avaliar essa leitura, porque acho que exigiria um maior conhecimento acerca do autor, uma vez que esse discurso se trata muito mais sobre a posição do René em relação a muitas coisas do que sobre essas coisas em si.
Enfim, gostei de algumas reflexões, fiquei levemente interessada em ler as obras que ele cita, e estou muito feliz pois finalmente compreendi pq o Racionalismo e o Empirismo são tão distintos, eu achava que era basicamente a mesma coisa antes.

Sobre o título, nunca vi ninguém escrever um livro com tanto medo de ser julgado, digo, pelo o que entendi, a função dele publicar esse discurso é pra explicar pq ele não deve ser cancelado por seus contemporâneos.

Se você tiver tempo e vontade de entender a vida dele ou o Racionalismo em si, vale a pena a leitura.

aylaswan_ 24/12/2022

Daora
Só tirei um pouco a nota pq fiquei agoniada me contorcendo toda na parte que o arrombado do Descartes fica descrevendo com muitos detalhes um coração para exemplificar o porque a alma humana e diferente da animal.
Caio.doido 01/01/2023minha estante
Não tankou o método (bluepill)

Fernanda.Kaschuk 13/11/2019

O método do bom senso.
Nesse discurso dividido em seis partes, Descartes, o pai do racionalismo, discorre acerca da razão ou do "bom senso" para que se possa chegar às verdades científicas. Assim como nas Meditações, ele é claro e distinto para definir limites entre corpo e alma, verdade científicas e metafísicas, e de como a dúvida pode nos ser um fio condutor para questionar a veracidade daquilo que consideramos verdadeiro e sua impossibilidade de ser falseado.

Guilherme 31/03/2024

A única falha de Descartes é desconsiderar a falibilidade da própria mente e imaginação. Um gênio levemente sobrepujado pelo próprio ego.
Cat Lu 31/03/2024minha estante
eita como lacra