Dinheiro, eleições e poder

Dinheiro, eleições e poder Bruno Carazza

Resenhas - Dinheiro, Eleições e Poder

afarialima 14/06/2022

Esse livro é excelente para entender como o dinheiro influencia tanto o resultado das eleições como a aprovação de leis e normas, a partir de dados e depoimentos. É muito bacana ver como os dados podem explicitar o funcionamento de parte dessa complexa engrenagem que a política brasileira. Tenho dúvidas sobre algumas das recomendações do autor, mas a leitura desse livro vale muito a pena por trazer esse importante diagnóstico e refletir sobre caminhos para superarmos a corrupção e promovermos maior confiança na política.

Laura.Machado 24/01/2022

Extremamente necessário
Esse livro é um daqueles remédios ruins de se tomar, não pela leitura ser cansativa ou a obra mal escrita, mas porque escancara uma realidade muito vergonhosa que há tempos atravessa o sistema eleitoral brasileiro: a corrupção e o rent seeking. Para aqueles que querem entender um pouco mais do funcionamento do caixa dois, da propina ou até mesmo da doações legais de campanha (caixa um), essa é uma leitura muito recomendável, pois, embora Carazza trate de assuntos pouco palatáveis, sua didática é ímpar, e seus gráficos condensam o conteúdo de forma simples. Sobretudo em ano de eleições (quando escrevo esta resenha), essa é uma obra fundamental, que nos traz a dura realidade com doses homeopáticas de esperança em uma democracia mais sólida e representativa.

Gustavo.Borba 05/08/2019

O verdadeiro poder
#LivrosQueLi

Dinheiro, eleições e poder: As engrenagens do sistema político brasileiro, de Bruno Carazza. Ed. Companhia das Letras. A partir dos depoimentos de várias pessoas na operação Lava Jato, o autor traça as ligações entre os corruptores e os corrompidos, demonstrando como funciona o sistema político brasileiro desde a redemocratização com a constituição federal de 1988. No livro vemos como os caciques políticos são escolhidos e ganham relevância a partir de sua capacidade de conseguir doações para seus grupos políticos, sejam elas legítimas e legais, ou irregulares. Também vemos como o capitalismo brasileiro é feito da relação promíscua com representantes dos poderes executivo e legislativo, com a prática irregular e não regulamentada do lobby, que funciona mais como fator de desvirtuamento das regras a fim de favorecer suas empresas em prejuízo da diversidade e consequente barateamento na contratação dos diversos serviços prestados. Percebe-se também que os esquemas de corrupção que ligam políticos e empresários é antigo, não tendo sido inventado pelo PT, ainda que este tenha continuado com essa prática nefasta, até porque provavelmente nada conseguiria realizar sem se associar a esses esquemas. Ao final, ele propõe algumas alterações que podem levar ao combate dessas práticas prejudiciais à coletividade, como uma ação mais articulada entre os órgãos de fiscalização, investigação e julgamento. Também prescreve maior transparência e participação social no controle dos gastos públicos, coisa que a ênfase petista de governar promoveu e que agora sofre desmonte com a égide da tanatocracia deste governo de medíocres e teóricos da conspiração. Lançado antes das revelações das reportagens Vaza Jato do Intercept, o livro expressa confiança na capacidade de mudança do panorama brasileiro com a operação do MP de Curitiba, fé que sabemos ter sido frustrada. Um livro essencial para entender o funcionamento da relação entre o poder político e o poder econômico.

#livros #ler #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #resenhaliteraria

vicareno 14/11/2018

Fatos em tempos de fake news
Dados, gráficos, estatísticas, repertório bibliográfico com a nata da sociologia e ciência política nacional e internacional... um livro imprescindivel pra quem pretende entender um pouco mais acerca das engrenagens que movem a política nacional. Incrível o trabalho de Bruno Carazza (escorado nos ombros de gigantes, sem dúvida).
Admito que ter utilizado trecho de delacoes/colaborações premiadas me incomodou a princípio. Mas superado o preconceito e reconhecido o mérito analítico do escritor, esse livro consegue nos fazer enxergar com alguma clareza as relações promíscuas entre a grana, os políticos e a Política. Algo que não passava de desconfiança, ganhou alguma forma após esta obra.