Tempo de Partir

Tempo de Partir Jodi Picoult

Resenhas - Tempo de Partir

1 | 2 | 3 | 4

CALINE 24/09/2020

Difícil demais falar desse livro. Terminei de ler e precisei de um tempo para os sentimentos "assentarem". Muita coisa aconteceu e jamais imaginei aquele final. Eu cogitei tantas coisas, criei 1001 teorias, mas em nenhum momento passou por minha cabeça que as coisas eram tão diferentes do que eu acreditava.
O livro é narrado por 4 pessoas e todas elas foram muito especiais e conquistaram um lugarzinho no meu coração.
Os capítulos sobre os elefantes me deixaram completamente apaixonada. Na verdade, foi o que primeiro me fisgou na leitura.
A história perdeu pontos comigo por 2 motivos:
1. Em determinado ponto da leitura eu senti que a autora estava enrolando demais para desvendar os mistérios. Quando cheguei ao final cada coisa que aconteceu fez sentido. Ainda assim algumas voltas na história poderiam ter sido cortadas.
2. Serenity e a forma como a mediunidade dela funcionava. Não vou entrar em muitos detalhes, mas me pareceu exagerado.
Fora isso foi uma leitura maravilhosa, que me tocou bastante, me deixou sem fôlego em alguns momentos e que só reforçou o quanto a Jodi é uma escritora incrível.
nandaassis 25/09/2020minha estante
Nossa eu amei, dei 5 e entrou no meu top 10 no ano que li!! Eu amei a surpresa do final, até voltei em algumas partes depois e tudo fez muito sentido, tudo muito bem amarrado.

CALINE 25/09/2020minha estante
Eu fiquei deitada repensando os fatos. Tudo o que eu não tinha entendido fez sentido. Eu achei que teve páginas demais, mas realmente ficou tudo amarradinho, nada fora do lugar.

nandaassis 25/09/2020minha estante
Sou muito fã dessa autora, mas esse foi bem diferente de tudo que já li dela.

Jana 25/09/2020minha estante
Aí sim! ????

Gio nobre 08/08/2023

Simplesmente amei.
O livro nos conta a história de um desaparecimento (ou fuga) misterioso em vários pontos de vista. Ao intercalar entre passado e futuro, eles nos contam fatos e nos ajudam a desvendar a história.
Mas eu simplesmente não imaginava o plot final. É incrível a maneira como esse plot foi encaixado, eu nunca pensei nessa opção e fiquei chocada quando li.
A escrita é muito boa e você sai sabendo inúmeras curiosidades sobre elefantes, merecidas estrelas!

Kelli 04/09/2020

Inusitado
O livro conta a história de Jena uma adolescente que se recusa a acreditar na morte da mãe. A família vivia em uma reserva de elefantes criada pelos pais de Jena. Os pais eram biólogos que pesquisavam a vida dos elefantes. O livro traz também informações muito interessantes sobre estes animais.

Subitamente, acontece um acidente na reserva e a aparente morte de Alice quando Jena era ainda muito pequena. O inquérito policial apresenta muitas falhas e o pai vai para um hospício enquanto Jena fica aos cuidados da avó. Anos mais tarde contrata um investigador e o final do livre é surpreendente. Vale a pena a leitura.

Lêticia Lopes 10/06/2023

Odiei o final
Eu vi muitas resenhas com o pessoal falando que amou o final, que nunca tinham imaginado que essa pudesse ser a resolução... Eu também não imaginei, mas eu odiei mesmo assim.

Sabe quando você está totalmente entretido, envolvido com tudo, e de repente, vem um balde de água fria e a história tem uma resolução idiota? Foi o que senti. Aconteceu coisa demais no mundo dos vivos pra eu acreditar que "eles próprios" não soubessem a verdade. Se tivesse sido por pouco tempo... Mas, foram 10 anos, no mínimo! Não consigo demonstrar mais indignação sem dar spoiler.

A Alice era uma mulher chatíssima. Apesar de ter vivido uma situação de abuso, o que tornou compreensível alguns dos comportamentos dela, como ela vai embora daquela forma e deixa a filha com alguém que poderia fazer mal a ela??? Não faz muito sentido, até entendo ela se culpar.

Jenna já era mais afável. Até a Serenity e o Virgil eram personagens legais e eu adorava quando o capítulo era um pov de um dos dois.

As curiosidades sobre os elefantes era interessante, na maior parte das vezes. Mas, no final, começou a ser um estorvo, porque quebrava totalmente o clima de tensão do capítulo anterior.

Acho que é a primeira vez que leio um livro sobre médiuns. Gostei desse aspecto, com exceção do final.

Ale Lima 16/09/2022

Deusa
Quem dera se todas às vezes que nos deparássemos com uma leitura nova, fôssemos agraciados com um novo fenômeno da mesma autora. Resumo da ópera: um livro fascinante e uma história que envolve luto, romance, a busca por verdades e vários aprendizados baseado na vida e no comportamento dos elefantes. Ah! e um Plot twist daqueles! Favoritei.

01/06/2020

Surpreendente
Não tenho palavras para descrever o quanto este final foi surpreendente. Já tinha lido algumas resenhas e ainda assim fiquei sem saber o que esperar. Simplesmente não consegui adivinhar qual seria o desfecho desse enredo incrível.

A Jodi é uma das minhas autoras preferidas e eu amo o quanto ela detalha suas obras. Algumas pessoas não gostaram dos relatos da Alice sobre os elefantes, mas para mim isso foi de extrema importância. O luto e a maternidade, foram dois temas muito abordados neste livro e que tem uma ligação muito forte e linda com esses animais que merecem toda a nossa atenção e respeito.

Ainda estou impactada com o final de tempo de partir e recomendo de olhos fechados para aqueles que querem uma leitura surpreendente com personagens bem construídos e com um pouco de espiritismo.

Aione 05/02/2019

Embora Tempo de Partir não tenha sido minha primeira leitura de Jodi Picoult, é a primeira vez que a resenho. Em meus contatos anteriores — O Pacto e Uma Questão de Fé —, assim como em suas demais obras que aguardam em minha estante, as premissas dos livros envolvem dilemas morais, situações delicadas em que as personagens se vêem pressionadas a fazer escolhas difíceis ou circunstâncias nas quais suas convicções são postas à prova. Por isso, a sinopse de Tempo de Partir chamou minha atenção, parecendo um livro um tanto quanto diferente dos demais da autora.

Jenna Metcalf convive com a angústia de não ter notícias de sua mãe há mais de dez anos. Alice Metcalf era uma cientista que estudava o luto em elefantes e sumiu misteriosamente após um acidente no santuário de elefantes onde morava e trabalhava. Na esperança de respostas, a adolescente entra em contato com Serenity Jones, uma médium especializada em encontrar pessoas desaparecidas, e Virgil Stranhope, o detetive que, na época, foi responsável por investigar o caso no santuário.

A estrutura narrativa de Tempo de Partir se constrói em primeira pessoa pelas perspectivas intercaladas de Jenna, Serenity e Virgil, no presente, e de Alice, no passado, de maneira que tanto a história da busca por Alice seja contada ao leitor quanto a de tudo que levou a seu desaparecimento, uma década antes.

Assim, há uma fluidez muito grande na leitura proporcionada pela alternância de vozes narrativas, que tanto desenvolvem a trama com uma riqueza enorme de detalhes, quanto pouco a pouco alimentam a voracidade do leitor em descobrir todos os segredos da história. As pistas vão sendo habilmente construídas até culminar em um clímax, digno de tirar o fôlego.

Também, a alternância narrativa proporciona diferentes atmosferas para a leitura. Apesar do livro trabalhar questões emocionais delicadas, me vi dando risada em diversas passagens narradas por Virgil e, especialmente, Serenity. A voz da personagem, inclusive, muitas vezes me deixou com a sensação de estar lendo um chick-lit, algo um tanto quanto inesperado por mim em um livro de Jodi Picoult. Outros momentos, porém, são marcados pela intensidade e sensibilidade típicas da autora, fazendo da leitura também bastante emocionante.

Não sei que ponto da leitura mais me impressionou: se foi a destreza da autora em criar uma história tão completa, surpreendente e bem desenvolvida; se foi a notória carga de pesquisa presente no livro, que faz dele ainda mais interessante por toda informação a respeito dos elefantes; se foi a sensibilidade que permeia a leitura, seja no que diz respeito à forma de como as emoções e conflitos das personagens é trabalhada, seja no olhar dado aos animais. Em relação a esse aspecto, a aproximação entre eles e as personagens me lembrou Baía da Esperança, de Jojo Moyes, que faz algo relativamente similar entre personagens e baleias.

O que posso dizer é que, mais uma vez, Jodi Picoult me impressionou e me conquistou por completo, fazendo de Tempo de Partir uma das melhores leituras que realizei nos últimos tempos. Esse é um livro sobre luto e sobre a dificuldade que temos de lidar com muitas das questões que surgem ao longo da vida. A autora já figura entre minhas favoritas, e não vejo a hora de poder me debruçar em mais de suas obras.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/02/05/resenha-tempo-de-partir-jodi-picoult/
Carolina165 05/02/2019minha estante
Adoro livros surpreendentes, que deixam a gente de queixo caído, pena que essa capa é horrorosa e está me impedindo de adquirir o livro. Ainda peguei um spoiler em uma resenha aqui do skoob, a pessoa nem sequer marcou que a resenha tinha spoiler, afff...agora duas coisas brochantes em relação a esse livro é a capa e o spoiler. :(

Jane.Mello 24/06/2023

Emocionante ?
Em primeiro lugar tenho que deixar registrado que esse livro não é somente um livro, mas uma enciclopédia sobre os elefantes...
A autora estudou a fundo o assunto e nos trouxe muitas curiosidades e relatos sobre a vida desse que é o maior animal terrestre do planeta...

Em primeiro plano temos Jenna, que busca resposta sobre o desaparecimento de sua mãe...

Nesta busca ela conta com a ajuda da médium Serenity e do detetive virgil...

Uma trama surpreendente, com
dramas familiares, com um toque místico, com mistérios surpreendentes ...

Não esperava esse final ?...
Chorei, e sofri ?

Quote
"A moral dessa história é que às vezes a gente pode querer fazer toda a diferença no mundo e ainda assim isso ser como tentar segurar a maré com uma peneira."

V_______ 22/09/2022

Jornadas
Tempo de Partir, conta a história de Jenna, uma jovem de 13 anos, que busca pela mãe Alice Metcalf, cientista que estuda o comportamento e luto nos elefantes, e desapareceu dez anos atrás após uma tragédia acontecida no santuário de elefantes que trabalhava. Para saber do paradeiro da mãe, Jenna contará com a ajuda de Serenety, uma médium, que já não acredita em seus dons e Virgil, um detetive que participou do caso envolvendo o sumiço de Alice. É através desses quatro personagens em busca de respostas e redenções que somos envolvidos nessa transição de jornada.
O livro faz uma excelente analogia com os estudos desenvolvidos por Alice, a cerca do luto dos elefantes, que tornam esses grandes mamíferos em certo pontos até mais sentimentais que nós homens e de uma memória ímpar. Confesso que em certo ponto achei que o livro pecaria em um clichê sentimental, mas tem um desfecho surpreendente, totalmente inesperado.
As vezes tudo que nos resta é fechar uma jornada, pois é tempo de partir.

Lorranny 02/05/2021

Surpreendente...
Fazia muito tempo que um final não me surpreendia assim, nem nas minhas melhores teorias eu consegui imaginar essa reviravolta, adorei.

Claudia Cordeiro 05/07/2018

Triste, mas maravilhoso
Muitíssimo bem escrito, eu queria ter lido lentamente, apreciando a história mas chegou num ponto nao consegui mais largar e fiquei acordada até quase 2 da manhã lendo. O final, Além de eu não ter descoberto o assassino (novidade rss) foi mais que um tapa na cara, foi um direto que nocauteou! Realmente me pegou de surpresa.
Fala tb bastante sobre elefantes, é mto interessante. Muito recomendado!
Alcione13 05/07/2018minha estante
Tenho. Mas li dois dela recentemente. Mas amei sua opinião.

Drica 05/07/2018minha estante
Que bom! Mas não esperava menos que isso relatado por vc, Claudia. Adoro Jodi Picoult!!!!!!

Alcione13 05/07/2018minha estante
Somos duas, então. Escrita incrível.

tecla ede 29/07/2018minha estante
Kkkk gostei da tua avaliação

31/05/2021

O destino de nossas escolhas...
Tempo de partir é mais um livro que saio depois de ter mergulhado fundo, de alma lavada.
Sempre fui amante de elefantes e ao ler pude aprender e enriquecer ainda mais o meu conhecimento sobre essa criatura tão MAJESTOSA. Descrito em ótima narrativa, com muitos histórias, com muitas riquezas de detalhes e muuuuuuuitos sentimentos, dos quais jamais imaginei que a espécie tivesse e que eu poderia sentir, o livro é extremamente tocante. Cada capítulo descrito, os personagens envolvidos, o misto de situações e sentimentos, só tem farão ler mais e mais até o desfeche final que pra mim foi ARREBATADOR!!!

Super, Hiper, Mega indico essa leitura, FAÇAM DE CORAÇÃO!!!!

Sil 17/06/2023

"Perdoar e esquecer não se excluem mutuamente."
Jenna decide procurar sua mãe que está desaparecida há dez anos. Ela pede ajuda ao policial Virgil (que investigou o caso na época) e à médium Serenity.
Um livro cheio de aventura e suspense que nos faz reffletir sobre a vida.

Lorranny 06/11/2021

Perfeito...
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto me encantei com esse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e não podia ter começado por outro melhor, Jodi arrasou nessa história. O final desse livro tem um dos plot mais incríveis que já li, em nenhum momento passou pela minha cabeça o que aconteceu kkk.
@eu_sandroka 06/11/2021minha estante
Amo a escrita da Jodi.
:-)
Se me permite sugerir, vc vai amar * a guardiã da minha irmã *.
S2

Camila Zuza 20/06/2023

Fui feita se boba o livro todo ??
Ah esse livro me fez de trouxa kkkk jamais esperei por isso o que essa história trás vai surpreender pq acredito que quem vai ler jamais vai passar na cabeça da pessoa o q realmente é essa história mais gostei muita da parte que fala dos elefantes

1 | 2 | 3 | 4