Paraísos Selvagens

Paraísos Selvagens Camila Dornas

Resenhas - Paraísos Selvagens

Diane 25/03/2024

Um romance bacana!
Olívia é uma jovem revolucionária e filha de um jornalista rebelde que está vivenciando a dura realidade da ditadura militar na década de 70. Soldados nos corredores das universidades e livros proibidos não são a única preocupação da estudante, já que um fantasma do passado na forma do seu ex violento volta para assombrá-la. Em meio a tanto caos, Olivia acaba cruzando seu caminho com um homem misterioso que pode ser o seu porto seguro e o amor pode se tornar a sua salvação em um período tão conturbado.

"Naquele mundo de incertezas, destruição e ódio, eu encontrei o amor. E agora eles estavam livres para fazê-lo também, qualquer que fosse a sua forma."

Um bom romance, com uma protagonista forte, e que retrata um momento histórico em nosso país. Acredito que a trama poderia ter seguido nessa levada, explorando os medos e dificuldades da protagonista vivendo em um período tão difícil e com uma mãe super conservadora, mas acabou se perdendo no romance da Olívia com o Lucas, que não me cativou tanto. A amizade entre a mocinha com o Daniel já me conquistou bem mais. A escrita da autora é bacana, a leitura é fluida, vale a leitura.

Priscilalopesfr 12/07/2022

Já li outros livros da autora e recomendo muito a Camila. Ela tem uma escrita apaixonante.
Neste livro ela traz alguns temas e momentos históricos, que faz com que esse livro seja bem diferente dos outros que já li dela e isso traz ate um gostinho especial.
Ela sempre nos traz personagens fortes e que nos desperta várias emoções.
Recomendo a leitura!

Cicin 25/06/2022

Esse foi o terceiro livro que eu li da autora e mais uma vez adorei ler uma história dela! Adorei conhecer a Olivia e o Lucas!Gostei da ambientação e do momento em que o livro se passa, nunca tinha lido um livro que se passasse na ditadura militar!

@universoliterariodajuju 24/07/2021

Essa Camila gosta de mexer com a gente
Confesso que eu não li o livro tão rápido, foi uma história que eu não quis devorar, mas isso não o torna menos. Uma história super carregada de emoções e sensibilidade.

Durante a época da ditadura no Brasil, uma jovem chamada Olívia, totalmente inconformada com sua realidade, sofre a perda da sua irmã mais nova, como também o medo recorrente de seu ex e da sua realidade do momento.

Em muitos pontos, vemos a Oli como alguém que quer mudar sua realidade, porém é fraca quando comparada com o lado opressor. Uma protagonista forte e que sempre está presente e prezando pelo bem das pessoas próximas.

Sentir a angústia daquele momento tão tenebroso na vida dos brasileiros foi surreal. Camila Dornas conseguiu trazer um pouco das realidades terríveis em formato de um romance ?trágico?.

Lady 16/07/2021

Meu favorito do ano
?? Esse livro conta a história de Olivia, filha de um jornalista rebelde. A história irá se passar no tempo da ditadura militar, com soldados no meio das universidades e proibições de livros e músicas. Como se isso não fosse o suficiente, ela se vê tendo que lidar com um ex violento, expulsa de casa e com uma mãe extremamente religiosa.

?? Ela vai morar com o melhor amigo e conhece, no meio caos, um homem misterioso, que vive intensamente. Fazendo tudo o que dizem ser errado e proibido.

?? A escrita da Camila sempre me prende, mas nesse livro foi além, eu não consegui soltar até concluir a leitura. Passei a madrugada inteira pra terminar e quando terminei implorei pra que não tivesse acabado kkk. Vocês já sabem que amo todos os livros dela, mas esse é o meu favorito entre todos eles.

? Além do romance, que é bem quente, temos uma explicação e demonstração de como era a vida naquela época. Vamos ver pessoas sendo mortas no meio da universidade, Olivia tendo que ler ou ouvir música escondido. Já pensou, não poder ler seus livros? Um terror, né?
Amei que o livro trouxe um pouco da ditadura, pois aprendi coisas que não tinha aprendido na escola. O que mais amo nos livros da Camila é que aprendemos muito com eles.

? A Olivia é uma mulher forte, como em todos os livros da Camila, ela nos trás uma mulher exemplo para todas nós. Que luta pelo que quer, e não se esconde. Amo a força dessas mulheres.
Também vamos conhecer o homem que vai ser o céu e o inferno de Olivia. Ele vai fazê-la se sentir viva, mas segredos precisam ser descobertos... E isso acaba com ela.

? Amei esse livro. Nele nós temos personagens reais, que não são perfeitos, erram e tentam consertar. É ótimo quando passam a imagem de ser humano nos personagens, torna a história ainda mais real, e Camila faz isso nesse livro. Todos os personagens vão ter seus momentos de erros e acertos.

? Não deixem de ler esse livro, eu indico muito.

Malu 14/06/2021

Ufa! De tirar todo o meu fôlego e tempo bem gasto
Para aqueles que gostam de livros avassaladores que quebram nosso coração em mil pedacinhos

Retratado nos anos 70, Paraísos selvagens tem como cenário a ditadura militar no Brasil, contando a história de Olivia, uma garota astuta e todas as conturbações de que passou em sua vida.

Se fosse definir este livro numa palavra seria: triste, extremamente, do tipo que nos dá vontade de entrar no livro e abraçar nossos personagens até a dor deles passarem, sem ao menos nos lembrarmos que eles sequer existem

Costumo pensar que se um livro te faz querer vivê-lo ou conhecer seus personagens de perto, então provavelmente, é um bom livro

Dores, traumas do passado, amizade, violência, romance, intolerância e entre outros, são algumas das coisas que você pode encontrar nesse livro, claro, só se você realmente permitir abrir seu coração e sentir aquilo que eles sentem

A Camila dornas tem uma escrita leve e objetiva, mas ao mesmo tempo, equilibrada e melancólica (o que torna tudo melhor) e soube desenvolver bem a história e o relacionamento entre os personagens (o romance do tipo "você foi feita(o) pra mim")

Durante a leitura eu me perguntei varais vezes, se por algum momento, eu iria começar a mão gostar do livro. Bom, não aconteceu

Na verdade, não consegui parar.

Pontos positivos: dá pra dizer tudo?? Mas quero dizer que gostei dos personagens, da história e de seu desenvolvimento.

Pontos negativos: não tem?? Pelo menos foi o que eu vi. Talvez, algumas pessoas possam achar que ele tem aquele tom dramático usado em fanfics (isso não é uma crítica a fanfics ok?)
Mas na verdade, se encaixa perfeitamente na história e nos lembra muito o jeito como as autoras Brittany C. Cherry e Collen Hoover colocam a emoção em contraste, onde o amor é avassalador, onde a dor é palpável e pode até nos dar uma sensação de melancolia durante a leitura. Então, eu considero um ponto super positivo

(Ou pode ter acontecido só comigo, vai saber hahaha)

Esse é um 5 estrelas sem dúvida pra mim (estou até agora pensando em pontos negativos para apontar aqui, porém, não consegui kkkk)

Eu espero que se você for ler esse livro, prepare um lencinho (ou um balde) e lembre-se de que os personagens podem até não existir, mas ainda sim foram criados por um ser humano, então o trate com carinho (ou não, depende hihi)

Mariana_ 08/06/2021

Amei!
Mais um livro emocionante da Camila Dornas! História boa demais! Amo tudo que ela escreve! Recomendo demais!!!!

@cheiade9h 15/04/2020

"E a única coisa mais custosa que perdoar outra pessoa é perdoar a si mesmo."

Participei da Leitura Coletiva de Paraísos Selvagens e fiz de tudo para seguir o cronograma certinho com todos os participantes (consegui, finalmente!) mas a vontade de ler o mais rápido possível foi real.

Dessa vez Camila Dornas nos apresenta Olivia, ela é a nossa protagonista e narradora. Olivia poderia ser uma mera estudante de medicina, com uma boa relação com seus pais e uma vida tranquila, porém Olivia guarda uma grande culpa no coração (após a morte de sua irmã) e sua relação com seus pais está por um fio, de um lado um pai meio "perdido" na realidade e uma mãe extremamente religiosa. Isso tudo, num dos piores períodos da nossa história, a ditatura militar.

"Vermelho era uma cor perigosa aqueles dias."

Toda essa carga emotiva sobre a vida da Olivia somando com o golpe de 64, faz com que nossa protagonista tenha seus ideais, opiniões próprias - sendo uma boa rebelde. A ambientação da história, desde músicas, vestimentas, foi muito palpável e fácil de relacionar com a década de 80.

Poderia até ser uma história fofinhas mas os militares fazem questão de influenciar >muito< a vida de Olivia, desde quando ela conhece Lucas até sua relação com seu pai. E acredito que aqui é o ponto principal, Olivia está vivendo esse período e sua vida sofre influência dele e ainda tem que lidar com seu emocional (tanto o luto quanto a volta de um ex-namorado abusivo, entre outras coisas, pois Camila não vai fazer com que a leitura seja tranquila).

Olivia é uma personagem valente, audaciosa, inteligente, é uma das melhores personagens que li esse ano, sem dúvida! Porém, o casal principal da história eu achei um pouco fraca a química deles (por isso não dei nota máxima) mas fora isso a história é incrível e merece a leitura de todo mundo.

"Já estamos presos, Dan. Só que numa jaula maior."

Liara.Monteiro 31/03/2020

Que livro incrível!!
Mais uma obra da Camila Dornas sendo incrível!!
Fora dos clichês q estou acostumada.
Camila mais uma vez, me surpreendeu e eu amei cada detalhe do livro e sofri MUITO!!!

Obrigada, Camis diva ??

Aline Cristina Moreira 30/03/2020

Impressionante e muito real!
Durante esse mês participei da leitura coletiva deste livro da Camila Dornas ; e essa leitura apenas comprovou o que eu já sabia. A Camila é uma autora ótima e que traz temas super importantes e pertinentes aos seus livros. Além de criar personagens femininas fortes e determinadas.
Em "Paraísos Selvagens" acompanhamos a história de Olívia, uma jovem adulta que vive em meio ao período da ditadura, o que significa levar uma vida cheia de restrições e receios a respeito de qualquer opinião contrária a vigente. Obviamente, isso por si só já é algo extremamente ruim, porém, além disso, Olivia precisa lidar com problemas de ordem mais pessoal.
Sua mãe é uma dona de casa e seu pai um ex-jornalista que enlouqueceu após a morte da Cecília, a irmã de Olívia, portanto a jovem vive numa casa com um ambiente incrivelmente soturno e com uma mãe que a culpa tanto pela morte da irmã quanto pela loucura de seu pai. Contudo, os problemas se tornam ainda piores quando Max, seu ex-namorado, retorna à sua vida. Ele é um jovem muito violento e que não medirá esforços para que ela volte com ele, independentemente dos meios que terá que utilizar.
Este foi o primeiro livro que li usou como fundo a época da ditadura e isso me ajudou a entender ainda melhor o período e abominá-lo ainda mais. As injustiças, as censuras, as violências... este livro contém cenas de cortar o coração, mas acho que sua leitura é muito necessária para que todos entendam porque isso não deve se repetir.
Felizmente não há apenas coisas ruins na vida de Olívia, ou ela também acabaria enlouquecendo. A jovem conta com Daniel, um amigo para todas as horas e Nina que, embora tenha se afastado um pouco, devido a algumas coisas desagradáveis, sempre está pronta para apoiá-la. E, no meio disso tudo também surge Lucas, um rapaz misterioso que aparentemente sempre acaba aparecendo quando ela mais precisa de ajuda e que, aos poucos começa a invadir seu coração; mesmo contra a vontade de Olívia. Quem será que vai vencer essa batalha?
Vocês precisam ler pra descobrir; e garanto que será uma leitura incrível, emocionante e cheia de reviravoltas!

Marcia livros.e.musicas 30/03/2020

Dura realidade
Ano de 1970. Anos dificeis onde a liberdade foi cerceada. Tudo era censurado: livros, músicas, teatro, televisão, imprensa.
Olivia vivia seu próprio tormento. Sua irmã Cecilia tinha morrido e sua familia desmoronou, alem de ser acusada de ter sido a culpada pela sua morte.
Seu pai vive enclausurado em seu escritório. Ele era um jornalista que enfrentava a ditadura, mas com a morte da filha caçula parece viver num mundo a parte.
Sua mãe é muito religiosa e acredita que tudo que está sendo proibido não é coisa de Deus.
Após uma discussão com sua mãe, ela sai de casa e pede para seu amigo Danie deixá -la morar com ele por um tempo.
Ela faz faculdade de Medicina, mas queria mesmo fazer jornalismo. Mas como ser jornalista numa época onde tudo era censurado?
A faculdade era um dos lugares muito vigiados pelos militares. Mas no dia em que ela estava "matando" aula conseguiu chegar no topo do prédio sem ser notada. Estava na beirada consciente de qualquer coisa a faria cair, quando de repente sente alguem agarrando sua cintura e puxando-a pra trás. Ela se irrita com o rapaz e garante que não iria se atirar do prédio. .

Ao conversar com a amiga Nina, ela descobre que Max, seu antigo namorado está de volta. Olivia não gosta muito de encontrar Nina pois a faz recordar da noite terrível em que sua irmã morreu.
Ao mostrar o garoto que pensava ter lhe salvo a vida, Nina pergunta se ela não o reconheceu.
Cada vez.mais confusa e amedrontada Olivia vai ter que lutar por sua vida. Sente que as pessoas a sua volta estão correndo risco de vida e tenta afasta-las para não as prejudicar.
. .
" A primeira coisa que um governo tirano fazia para dominar seu povo era priva-los do conhecimento. "
Uma história de suspense, que mostra as dores de viver em meio a uma ditadura. Onde não vence quem está certo, mas sim os que tem o poder nas mãos. .

Mylena 29/03/2020

Um excelente romance histórico
Não sou fã de romances, mas Paraísos Selvagens me conquistou no primeiro capítulo! A protagonista que, à primeira vista, para mim, pareceu afrontosa demais, no decorrer da história mostra que tem motivos suficientes para sua personalidade agressiva. Olivia é uma garota que faz questão de mostrar-se independente e meio selvagem. Possui poucas amizades, mas verdadeiras e passou por situações que desestabilizaria qualquer um. Mas com a ajuda dos poucos amigos e de um familiar que surpreendentemente a apoia, ela parece conseguir vencer seus obstáculos. A história se passa durante a ditadura brasileira (que algumas que pessoas que parecem ter perdido toda a disciplina de história na escola insistem não ter existido). O romance é pontuado por casos inspirados em fatos acontecidos à época e que nos chocam e revoltam. Na minha opinião, uma leitura indispensável, levando em conta a atual situação do país.

Daiane 21/03/2020

Que história
O que falar deste livro maravilhoso, ele já é maravilhoso só por ser escrito por uma brasileira e sua história passar no brasil e em uma época tão crítica que foi os anos 70, a ditadura. Esse livro é extremamente necessário. A protagonista é mais forte do que ela realmente sabe, que enredo, não tenho palavras pra descrever. Você se envolve com a história a cada capítulo, seu coração para na boca a cada instante, quando você pensa que já aconteceu tudo, vem mais coisas. Simplesmente ótima leitura.
Camila Dornas 29/03/2020minha estante
Fico tão feliz que tenha gostado!

Daiane 31/03/2020minha estante
Não gostei, eu ameiii

JaQue 14/03/2020

Impressionante
Eu já tinha lido alguns livros da Camila
E me apaixonei.
Seu texto é rico, esclarecedor,e suas histórias prendem do início ao fim.
E Paraísos Selvagens não poderia ser diferente.
A história se passa no período da ditadura militar.
Um período sombrio e obscuro, marcado pela dor e tirania.
E Olívia se vê em meio a um conflito.
A luta pela liberdade.
Olívia é corajosa e destemida.
Enfrenta os perigos da época.
E nesse turbilhão de acontecimentos, conhece Lucas.
Um amor surge diante de todas essas turbulências.
O livro prende do início ao fim.
"Era um pequeno paraíso bem ali. Imperfeito, selvagem, mas ainda assim um paraíso."

Camila Dornas 29/03/2020minha estante
Ahh, fico feliz demais. Adorei a resenha!

Simone 29/06/2018

Um enredo maravilhoso!
Antes de dar o meu parecer, aviso que estou numa baita ressaca literária e que eu leio até mesmo a lista de compras da autora! o/ Se eu já tinha gostado de Subconsciente, agora, com veemência, afirmo: EU AMEI PARAÍSOS SELVAGENS!!! E, claro, tive que favoritá-lo aqui no Skoob. S2

PARAÍSOS SELVAGENS é um grito de liberdade, em todos os sentidos. Com uma trama bem amarrada e entorpecente, somos apresentados as intempéries que conduz a vida de Olivia. E dentre tantos acontecimentos dramáticos, eis um que a consome por completo, colocando a relação dela e de Lucas em jogo, uma situação dificílima de lidar, onde o coração terá de se mostrar ainda mais forte. Trata-se de uma trama onde o leitor refletirá sobre tudo o que já aconteceu. Contudo, a cereja do bolo é o romance entre Olivia e Lucas — diga-se de passagem — uma história linda. A autora tem o dom de escrever um assunto sério com delicadeza, abordando-o de forma plausível. Os personagens secundários são tão importantes quanto os protagonistas e o final, apesar de sofrido, é perfeito. Eu, particularmente, amo ler enredos como este, onde há uma abordagem séria e que carrega consigo uma belíssima mensagem. Digo que esse foi um dos melhores livros nacionais que li esse ano... A autora está de parabéns!!! Para quem é fã de um lindo drama/romance, eis essa maravilhosa pedida. EU. MEGA. INDICO. S2

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2018/06/falando-em-paraisos-selvagens-de-camila.html
Camila Dornas 29/03/2020minha estante
Suas resenhas sempre me enchem de alegria!