Ninguém precisa acreditar em mim

Ninguém precisa acreditar em mim Juan Pablo Villalobos

Resenhas - Ninguém Precisa Acreditar Em Mim

Nina 26/11/2023

Um livro divertido nas as vezes angustiante. Uma historia cheia de nuances com protagonistas interessantes. Vale a leitura.

Alex.Santos 26/05/2023

Juan Pablo é um jovem mexicano prestes à viajar para Barcelona, onde irá cursar seu doutorado.
Antes de sua partida é convocado pelo primo para uma reunião de negócios com os sócios do primo , envolvidos com corrupção e tráfico de drogas, que acabará mudando drasticamente sua vida.

Marília 11/05/2023

Que história cheia de reviravoltas. Muito boa essa ideia de narrar a história de vários pontos de vista.

Victor Hugo 05/05/2021

Meu primeiro Juan Pablo Villalobos físico e minha primeira decepção. O humor que amo tá ali, mas a história é meio chatinha e até os absurdos que fazem dele um dos meus favoritos são pouco inspirados

Ladyce 21/12/2020

Muito badalado pela crítica "Ninguém precisa acreditar em mim" foi um livro que provavelmente li na hora errada. Confesso que, talvez por causa do momento de pandemia, estou com pouca paciência para ler sobre os problemas do submundo, do tráfico de drogas, do tráfico de pessoas e demais presenças do mundo da violência. Não há espaço nem paciência justificáveis em minha vida para até mesmo a curiosidade sobre a vida de bandidos. Entendo, como uma amiga me lembrou, que são seres humanos com os mesmos sentimentos de inadequação na sociedade, que é uma coisa de condição humana. Mas não tenho, no momento, nenhuma sensibilidade para a aceitação desses elementos.

Pensei de início que o senso de humor presente em toda a obra pudesse me levar para pelo menos até o fim contrabalançando tudo mais que não gostei. Houve horas de humor fino e bem colocado, principalmente em referência à cidade de Barcelona vista pelos olhos de um mexicano.

"Meio-dia. Saí para caminhar sem rumo nem objetivo, porque as paredes do meu quarto estavam me sufocando. Continua a me espantar a calma sepulcral dos domingos comparada com a hiperatividade e o barulho cotidianos.Esta cidade, ou pelo menos o bairro onde eu moro, só conhece dois estados de espírito: a histeria do parque de diversões e a desolação dos cemitérios."[187]

Infelizmente a ironia fina do texto acima não está presente suficientemente para equilibrar os pontos negativos da história. É um livro aberto, que deixa o leitor imaginar um final, que permite que se interprete ações dos personagens, O personagem principal leva o nome do autor, recurso muito utilizado nos últimos anos, que mistura tradições da autobiografia com a ficção.

A leitura é rápida, capítulos pequenos ajudam a manter o ritmo,mas meu interesse se esvaiu, por falta de identificação com qualquer personagem. Há momentos em que parece ter sido escrito com o objetivo de se tornar um script para um filme de ação. Definitivamente: não é a minha praia.

regifreitas 16/09/2020

NINGUÉM PRECISA ACREDITAR EM MIM (No voy a pedirle a nadie que me crea, 2016), de Juan Pablo Villalobos; tradução Sérgio Molina.

O “nonsense” e o humor são elementos constantes na obra do mexicano Juan Pablo Villalobos. Sempre em seus livros existem personagens e situações que beiram ao excêntrico e ao absurdo. Com este seu último romance não seria diferente.

Juan Pablo (um dos narradores do livro, não o autor) está prestes a viajar para Barcelona, onde irá iniciar seu doutorado sobre o humor na literatura latino-americana do século XX. Contudo, dias antes, seu primo, uma figura pra lá de sem noção, acaba envolvendo-o em um esquema de corrupção e tráfico de drogas, relacionado à máfia. Na Espanha, Juan Pablo é forçado a mudar completamente seus planos, ficando à mercê de pessoas muito perigosas.

Mas este é um romance polifônico, acompanhamos também o ponto de vista de outros personagens que orbitam em torno de Juan Pablo. Através do relato (em forma de diário) de Valentina (sua namorada), temos vislumbres de alguns dos acontecimentos, sob um novo ângulo. Por meio dos e-mails da mãe de Juan Pablo, observamos o burlesco ambiente daquela família. E, em alguns momentos, temos as cartas deixados pelo tal primo, que servem de “orientação” para Juan Pablo e Valentina.

Os rumos desta história são imprevisíveis, misturando momentos de tensão e “altas doses de humor delirante”. Villalobos brinca com os gêneros literários, além de inserir pontualmente breves reflexões sobre literatura ao longo do enredo.

Depois da sua trilogia mexicana - FESTA NO COVIL (2010), SE VIVÊSSEMOS EM UM LUGAR NORMAL (2012) e TE VENDO UM CACHORRO (2015) - o autor nos entrega mais um trabalho que vale muito a pena conhecer. O mexicano está se tornando daqueles autores que acompanharei sempre, aguardando ansiosamente por uma nova obra sua que surja no mercado.

Fábio Nogueira 23/06/2020

Vale a pena insistir
Confesso que no começo achei que levaria para uma comédia em si, depois veio meio que uma confusão, mas insisti e gostei.

Um enredo diferente.