Travessuras da

Travessuras da 'minha' menina má Otávio Bravo

Resenhas - Travessuras da minha menina má

Barbara - @estantedabinha 06/10/2020

Livrão!
A primeira parte da obra narra a trajetória de Victor antes da entrada da aludida menina má em sua vida, passando por sua adolescência, início da vida adulta até por volta dos 30 anos (1984-2007).
O livro além de trazer a história dos personagens, também entrega para o leitor um bocado de História, seja do Rio de Janeiro, nacional ou mundial.?
O livro também é de uma sensibilidade que me arrebatou e antes de chegar à metade da narrativa, eu já sabia que seria um favorito. Ao todo, fiz 8 marcações de passagens e chorei algumas vezes, posso dizer que foi minha melhor leitura do ano.?
A obra é inspirada no livro Travessuras da Menina Má, de Mario Vargas Llosa e estou bem curiosa para ler a obra que serviu de inspiração.?

Fabiana Andrade 30/01/2022

Travessuras da Minha Menina Má 1.
Livro: Travessuras da Minha Menina Má |.
Autor: Otávio Bravo.
Páginas: 358 páginas.
Editora: Chiado.
Nota: 5/5.
O livro "Travessuras da Minha Menina má" é inspirado na obra de Mário Vargas Llosa. A história narra a adolescência e a fase da vida adulta de Victor.
Victor é um jovem carioca, a história se passa no Rio de Janeiro, nos anos 80.
Victor tem cabelos vermelhos e cara de escoses. No livro Victor narra suas lembranças da juventude, seu herói favorito, seu irmão caçula e Marcella seu primeiro amor. Ele se acha o menos inteligente dos 3 filhos.
Seu pai queria que ele cursasse direito, mas sua paixão era história.
Quando parte Lara Cambridge, ele passa por situações difíceis.
A escrita é bem construída, rica em detalhes, tem inúmeros contextos históricos.
O romance é arrebatador, o livro me fez sentir tudo que Victor sentia. Me trouxe uma mistura de sentimentos.
Estou muito apaixonado nesse livro, e super anciosa para saber o que acontece nos outros.

Marcos 09/06/2018

Olá, leitores!

Hoje trago para vocês a resenha de uma trilogia muito interessante, Travessuras da Minha Menina Má de Otávio Bravo. São três volumes contínuos de uma mesma história, de modo que dividirei a resenha em três tópicos, falando sobre cada um em específico, e, posteriormente, faço um apanhado geral do que achei da obra como um todo. Caso vocês tenham interesse em adquirir a obra, deixo os links para compra, tanto do ebook quanto do livro físico, no final da postagem. Espero que curtam! :)

Volume I

Victor é um jovem carioca que está passando pelo final da sua adolescência e tentando curtir a vida ao máximo. Ele vive nas praias da cidade onde mora, Rio de Janeiro, junto com seu irmão Caíque, seu grande ídolo, e o grupo de amizades da escola. Estamos no meio da déccada de 80, com toda a efervescência cultural e política que esta era teve. Ser um jovem nesses tempos era algo muito além do apenas superficial, mas sim um ser pensante que, ao mesmo tempo em que se posicionava no mundo em que vivesse, também gostava de curtir e apreciar as coisas boas da vida.

A admiração de Victor para com seu irmão, Caíque, é enorme. Mesmo ele sendo mais velho, Victor enxerga nele uma grande figura heroíca, livre, cheia de coragem e de atitude, o seu oposto, uma vez que ele era mais tímido e retraído. Ainda assim, Caíque e ele são muito amigos e vivem saindo juntos, para festas e praias.

No final de sua adolescência e, por consequência, também de sua vida escolar, Victor se vê na necessidade de escolher uma futura profissão, uma vez que o vestibular é vindouro. Ele, que sempre gostou de ler e de saber do passado da humanidade e do mundo, opta por fazer paralelamente as faculdades de História e Direito. Em ambas a sua afinidade para a área recebe grande destaque, percebendo que sua aptidão é de fato essa.

É nesse meio tempo que ele conhece Marcela, uma jovem por quem logo começa a se interessar. À medida que ambos se conhecem mais e mais, acabam por descobrir muitas similaridades e logo um sentimento maior surge entre eles. Victor terá em Marcela sua primeira grande paixão e, como todo primeiro amor, ele viverá toda as emoções e sentimentos que o envolvem.

Passa-se o tempo, Victor e Marcela acabam por se casar e tem uma linda filha, chamada Clarinha. Victor segue vida acadêmica, fazendo mestrado e doutorado fora do país, uma vez que é filho de ingleses e já tem familiridade com a língua. No entanto, durante uma viagem de volta ao Brasil, um acontecimento que muda completamente a sua vida ocorre e, desde então, ele não mais será o mesmo.

Volume II

No segundo tomo da obra, temos uma nova fase na vida de Victor. Após os acontecimentos do final do primeiro livro, ele passa por um grande turbilhão de emoções e um momento de intensa introspecção. É muito difícil se reerguer de algo desse tipo e ele, resolve entção, partir para uma viagem sem rumo ao redor do mundo para tentar retomar seu gosto pela vida.

Após alguns meses, Victor é chamado para dirigir um setor da Pontifícia Universidade Católica, a PUC, do Rio de Janeiro. Mesmo esta cidade lhe trazendo memórias não tão boas, ele resolve aceitar a proposta e parte para esta nova fase profissional. Com os novos ares e novas pessoas com a qual conhece, ele começa a se reequilibrar e a assumir uma nova postura para o mundo. Até que algo acontece e uma pessoa nova surge em sua vida.

Quando ele está em uma fila de caixas eletrônicos, dentro de um banco, ele se depara com uma jovem extremamente linda, que faz com que ele fique estupefado com tamanha beleza. Jamais algo parecido havia acontecido na vida de Victor e ele resolve tentar puxar assunto com ela. Logo ele descobre se tratar de Maria Eduarda, uma jovem aluna da universidade, que veio do Rio Grande do Sul para estudar na capital carioca.

Dois anos se passam, Victor continua com sua vida normal, pensando esporadicamente em Maria Eduarda, mas sem ter desenvolvido algo doentio ou psicopata por sobre ela. É quando ele começa a ministrar uma aula de Ciência Política que, para sua surpresa, vê ela sentada em uma das cadeiras na sala de aula. É a chave que faltava para ambos se aproximarem e começarem um relacionamento juntos.

Victor vê em Duda, como ela é apelidadada, uma nova forma de encarar a vida e de amar e se sentir amado de volta. Ambos vão experimentar as fases da vida um do outro, tanto a juventude dela quanto a maturidade e a experiência dele. Uma nova vida se abre para os dois e eles aproveitarão muito disso.

Mas nem tudo se mostram como flores. Após um tempo, uma determinada situação ocorre e Victor se vê diante de algo que irá lhe perturbar muito, com uma certa pitada de déjà vu. Caberá a ele decidir se corre atrás de seu grande amor ou se se conforta com o que a vida vem lhe dando.

Volume III

Victor resolve se mudar para Seul, para ministrar aulas em uma universidade local. Suas pesquisas estão lhe dando bons frutos e ele consegue desenvolvê-las bem. No entanto, tudo o que aconteceu anteriormente lhe deixa muito mal. Ele chega a ter depressão e perde muito peso, o deixando com uma fisionomia extremamente desgastada. Ele entra, novamente, em uma grande jornada de autoconhecimento e de visõ de mundo que modificará muita coisa em sua vida.

Uma notícia surpresa, envolvendo Duda, também o deixará completamente abalado e desnorteado. Diante de algo que ele não consegue resolver por si só, que depende de outras pessoas. Victor, então, partirá novamente para buscar atrás do tempo perdido e tentando não reviver memórias ruins da sua vida.

Sei que o resumo desse terceiro volume está bem enxuto, o livro é bem mais que isso, pode confiar, mas não quero dar spoilers dos dois primeiros livros e, até mesmo desse, para não tirar o efeito surpresa de quem for ler a obra. Sobre o final só posso adiantar que é lindo e tocante, um final digno de uma obra tão boa quanto essa. Gostei bastante e não me arrependi de nada durante a leitura.

Fazendo um panorama geral, tenho que essa é uma obra que se aproxima de um romance de formação, ou seja, aquele tipo de texto de ficção em que acompanhamos a vida de um personagem desde o seu nascimento até a sua morte, como David Cooperfield de Charles Dickens. Não chegamos acompanhar o nascimento e a infância de Victor, mas seguimos a maior parte de sua vida, lado a lado, vivendo com ele todos os seus sentimentos, as fases de sua vida e sua visão sobre o mundo e sobre as pessoas. Sempre gostei muito de obras assim, uma vez que me apego demais aos personagens, coisa que aconteceu com o protagonista dessa trilogia.

Otávio acertou demais na construção do personagem Victor. Ele não é raso, pelo contrário, tem profundidade e apresenta uma certa complexidade que prende muito o leitor. Como lemos todo o texto em sua primeira pessoa, podemos ter acesso aos seus pensamentos e sentimentos mais profundos, o que eu adoro quando se trata de protagonistas. A sua primeira paixão, a maturidade advinda do início da vida adulta e do final da adolescência, o surgimento de Maria Eduarda em sua vida, enfim, todos os fatos da narrativa são exatamente bem colocados na linha ficional que guia a sua história. Também é interessante a forma como ele usa de personagens coadjuvantes como contrapontos do protagonista. Caíque aparece como aquilo que o jovem Victor não é mas quer ser. Maria Eduarda surge como o oposto do que ele está sentindo naquele momento, como uma forma de libertação e de reconexão consigo mesmo. Esse jogo de sentimentos e a linha que une todos os personagens são muito bem tecidos ao longo da narrativa.

Eu interpretei as três obras como um livro só, como um grande volume de uma única história, o que de fato é o que acontece. Já aviso ao leitor que essa é uma trilogia que deve ser lida de forma linear, não podendo haver concatenação entre os tomos. É muito interessante acompanhar a evolução do protagonista ao longo das idades e das diferentes situações pelas quais passa. Não só dele, como de Maria Eduarda também, personagem forte e decidida que também é bem trabalhada ao longo da narrativa.

Outro ponto que gostei muito no livro foram as construções de cenários e de panos de fundo que o autor dá à obra. É perceptível que Otávio tem um vasto conhecimento de história do Brasil e do mundo pois ele consegue transpor exatamente a atmosfera que os personagens vivem naquele momento. Ao ler o primeiro livro, me senti várias vezes como se estivesse de fato na praia, junto com a turmad e amigos de Victor e toda a situação política pelas quais eles viviam. Algo que também me interessou muito foi a forma como ele aborda questões como o racismo e a homofobia, usando de personagens que se encaixam perfeitamente nesse sentido. Isso também mostra como se dá a evolução da escrita do autor à medida que o tempo narrativo se passa na história do protagonista. Também gostei muito da abordagem da vida acadêmica de Victor, uma vez que conheço bem e gosto muito desse meio, já tendo passado muitos anos nele, e vendo que ele foi descrito de uma forma muito verossimilar.

Recomendo demais a todos que queiram ler algo mais denso e reflexivo e, ao mesmo tempo, que te prenda com o passar das páginas. Não são livros de leitura rápida, pelo contrário, a proposta é que sejam mais introspectivos e que façam com que o leitor se aproxime dos personagens que ali estão. Garanto que vocês não vão se arrepender e irão querer logo o próximo livro logo em seguida.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2018/06/resenha-trilogia-travessuras-da-minha.html

Aione 21/07/2018

Inspirado no Travessuras da Menina Má do peruano Mario Vargas Llosa, o brasileiro Otávio Bravo cria o seu Travessuras da “Minha” Menina Má dividido em três volumes, nos quais se debruça por toda a vida de Victor, marcada por altos, baixos e, especialmente, pela presença de Maria Eduarda — a Duda, sua “menina má”.

O primeiro volume que compõe a obra já prenuncia as características que continuarão presentes por toda sua extensão. O prólogo, datado do final da década de 2020, antecipa o caráter memorialista da narrativa e alguns dos acontecimentos da vida do protagonista, compreendidos apenas quando lidos no todo. Ainda, o livro que abre a história é recheado dos detalhes que a caracterizam, assim como traz elementos fundamentais para a construção da personalidade de Victor, que ajudarão na compreensão de suas escolhas e ações futuras. Dos três livros, foi o que me proporcionou leitura mais lenta, mas essencial para adentrar na atmosfera da narrativa.

Se no primeiro volume de Travessuras da “Minha” Menina Má o fluir das páginas não foi tão ágil, no segundo a experiência foi oposta. A entrada de Maria Eduarda na vida de Victor — e, consequentemente, na do leitor — é intensa desde seu princípio e provoca maior velocidade na leitura. Os altos e baixos proporcionados pela menina má então se iniciam e são apenas a ponta do Iceberg que será desenvolvido no terceiro e último volume da obra. Nele, o mais longo dos três, Victor percorre sua própria Divina Comédia, indo dos círculos do Inferno aos seus instantes passados pelo Purgatório e Paraíso. No fechamento da trama, dá-se também a perspectiva final de sua existência e o balanço de todo caminho percorrido.

A linguagem de Otávio Bravo tem seus toques de requinte e se adequa com perfeição ao caráter erudito do próprio Victor, acadêmico renomado. Assim, a narrativa em primeira pessoa da obra se constitui em tom muito próprio, que não apenas se debruça em sentimentos, memórias e reflexões do próprio protagonista como também apresenta referências culturais diversas. Outro ponto interessante é a contextualização histórica que a obra apresenta de cada período vivenciado: enquanto a vida de Victor se desenrola, o mundo ao seu redor também se transforma e o sujeito que nele vive é impactado a todo momento por essas mudanças. Mesmo os períodos futuros a nosso presente (as décadas entre 2020 e meados da de 2050) trazem sua contextualização, com detalhes imaginados pelo autor.

Assim, se há um trabalho bem elaborado e descritivo em termos de cenários, épocas e narrativa, pode-se esperar o mesmo das personagens de Travessuras da “Minha” Menina Má e, aqui, Otávio Bravo atinge seu ápice. A história narrada é complexa porque assim o são suas personagens, sobretudo a menina má. Maria Eduarda me cativou por suas falhas e mistérios e me despertou a empatia por compreender o vazio que existe em sua alma. Tal sensação é resultante da habilidade ímpar de Otávio Bravo em, assim, nos aproximar de Victor, já que torna-se possível entender seu arrebatamento pela menina. Ao mesmo tempo, foi o protagonista quem mais me despertou sentimentos contraditórios, justamente por se submeter tanto aos caprichos de Duda e acabar sendo impactado por eles. De qualquer maneira, as emoções que compõem o relacionamento entre ambos são muitas e múltiplas, multifacetadas e, por vezes, opostas entre si.

Em linhas gerais, Travessuras da “Minha” Menina Má me proporcionou uma experiência única de leitura. Tive uma imersão total na narrativa, que por vezes se desdobrou de maneira lenta, e vivi com Victor toda sua montanha-russa emocional. Ao final dos três volumes, minha sensação era de que as personagens de fato existiam e eram próximas de mim, que esse era o relato de um amigo imperfeito e querido. Acima de tudo, o olhar para a vida particular de Victor me proporcionou o olhar para a vida em si, com todas as suas características e fases. Não apenas fiz uma leitura; refleti sobre aspectos de minha própria existência.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/07/21/video-resenha-travessuras-da-minha-menina-ma-otavio-bravo/

Tauan 23/08/2018

Grata surpresa
Travessuras da Minha Menina Má: Avant les Saisons - Otávio Bravo
Imagine uma turma de amigos das antigas. Amigos de verdade, com histórias pra contar, companheirismo, romances e tragédias misturadas ao dia a dia. Amigos que passam juntos a adolescência, descobrem juntos as festas, as paqueras, as dúvidas do vestibular e o luto. Amigos pra carregar na memória a vida toda.
Estes são Victor, Caíque, Daniela, Tito, Euclides, Leonardo, Marcella, Paulo Sérgio, Renatinha e Sérgio Ricardo, jovens da Zona Sul carioca dos anos 1980, época de mudanças sociais e políticas que se infiltram nessa narrativa.
Esse livro poderia ser uma obra completa por si, mas é apenas a introdução de uma trilogia que mistura História, aventura, futurismo e amor ao acompanhar a vida de Victor e, principalmente, seus desencontros com a Menina Má.
Nesse primeiro volume, praticamente um romance de formação, acompanhamos as três primeiras décadas da vida de Victor, que narra as próprias incertezas, erros, amores, perdas e aprendizagens. Vemos um jovem adolescente cheio de hesitação se tornar um pai de família e um historiador de sucesso. Percebemos o quão nos afeiçoamos a ele ao sofrermos juntos com as tragédias que ele atravessou.

O título e a história são inspirados do maravilhoso livro do Nobel peruano de Literatura Mario Vargas Llosa, Travessuras da Menina Má, que conta a vida de Ricardo, descrevendo os altos e baixos desse Bom Menino nas mãos de sua Menina Má.
Bravo — que estreia na literatura já com três livros de uma vez — é promotor no estado do Rio de Janeira. Possuidor de um currículo invejável, provavelmente, colocou muito de si em Victor.
No final, enredo e estilo combinados, mal fechamos o livro e já estamos com sua sequência nas mãos, curiosos e aflitos.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com/

douglaseralldo 02/09/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ, DE OTÁVIO BRAVO OU SOBRE A POTÊNCIA DAS OBSESSÕES
1 - Romance ambicioso em três volumes, Travessuras da Minha Menina Má é uma narrativa potente, que além de demonstrar força literária longe dos selos editoriais nacionais, traz novo fôlego ao romance burguês (e isso no bom sentido da palavra) e que acima de tudo trata das diversas obsessões da existência, isso explicitado pelas paixões de seu narrador mas corroborado pela estética do próprio autor que procurar a ater-se de forma minuciosa e digamos não menos obsessiva aos mínimos detalhes de constituem suas personagens de modo que estas tornam-se vividas nas impressões junto ao leitor. Todavia, para adentrarmos nessas minúcias, antes de mais nada precisamos olhar para o tempo que se narra e para o próprio narrador...

2 - Contudo, temos de para isso ter em mente que a saga é publicada em três distintos volumes, I (Avant Les Saisons), cujos fatos da narrativa acontecem entre 1984 e 2007, II (Les Saisons) que a ação transcorre entre 2007 e 2013 e o volume final, III (Aprés Les Saisons) que percorre nosso tempo presente ou próximo a um futuro não muito longe, narrando os acontecimentos entre 2014 e 2053. Vejamos, portanto que as três obras nos trazem distintos recortes de distintas épocas e avança pela especulação de anos por vir, entretanto nesse jogo do tempo, enquanto nosso passado recente cumpre papel relevante em termos de contextos, ao avançar nas probabilidades teremos muito mais uma jornada de mergulho na intimidade pessoal do narrador de modo que não há aqui mais do que tênues projeções de um futuro social, pois o foco será justamente a intimidade e os dramas de seu narrador. Isso, aliás foi um detalhe interessante, porque teremos um jogo criado entre os três volumes de modo que nos dois primeiros a relação intercambiante ente personagens e sociedade será mais nítida, enquanto no terceiro teremos foco total no elemento humano e psicológico de seu narrador e assim de forma curiosa se tornando o contexto externo ao narrador de menor impacto. Dito isso, creio que possamos avançar então sobre a questão do narrador;

3 - Se no ponto anterior destacamos o elemento temporal o fizemos para dar conta de mostrarmos os recortes de cada momento da narrativa e aí o detalhe relevante, seu narrador a bem da verdade já é uma criatura do futuro, um homem em 2053 que em tons memorialísticos refaz pela palavra suas venturas e desventuras percorrendo portanto dos princípios dos anos 80 a metade do Século que por hora vivenciamos. Victor Pridmore é o caçula de uma família inglesa residente no Brasil que entre seus prazeres e desprazeres se tornará conceituado acadêmico de história, entretanto, ao longo da narrativa constantes momentos de ruptura ou decadência, em grande parte motivadas pela relação obsessiva que passará a viver depois de conhecer a jovem Duda, sua menina má...

+: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-travessuras-da.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-travessuras-da.html

Reniére 03/09/2018

Uma leitura surpreendente.
Inspirado na obra de Mario Vargas Llosa, Travessuras da "Minha" Menina Má é uma trilogia surpreendente. Dividida em três livros, a obra narra a vida, o crescimento e o aprendizado de Victor. E, claro, a história de amor que vive com Maria Eduarda, a Menina Má.
Neste primeiro volume, o leitor conhece Victor, suas raízes e seu ambiente de formação de caráter, antes da Menina Má entrar em sua vida. Filho de pai inglês e nascido na Inglaterra, Victor é o segundo de três filhos que foram criados no Leblon-RJ da década de 80. Diferente do brilhantismo do irmão mais velho e da impetuosidade do irmão mais novo, por quem nutre verdadeira adoração, Victor mostra não se ter em alta conta.
Desafios com o amor, traquinagens entre amigos, primeiras experiências e vivências e o início da seriedade da vida são elementos cotidianos trazidos neste primeiro volume. Ainda, entre a adolescência e o início da juventude, Victor alcança ganhos mas também vive perdas, que moldam sua vida.
Ainda neste primeiro livro, nos é apresentada a Menina Má, ainda que não diretamente relacionada com Victor. O autor insere o leitor no contexto de vida de Maria Eduarda, situando a história de vida e a realidade vivida pela menina má.
A leitura deste primeiro volume me surpreendeu desde o princípio. Não porque a história de Victor em si tenha seus acontecimentos mirabolantes. Na realidade, a trama apresenta uma história bastante simples verossímil: um rapaz de classe alta e suas vivências da adolescência e início da juventude. O que me chamou atenção enquanto leitora foi, principalmente, a escrita de Otávio Bravo e a sua narrativa, que fizeram desta simples história, que é impossível parar de ler.
Bastante detalhada e costurada com referências incríveis, a narrativa de Otávio transporta o leitor diretamente para o Rio de Janeiro do fim do século XX, fazendo da experiência de leitura algo riquíssimo. Quanto às referências mencionadas, ao longo da leitura de toda a trilogia o autor apresenta não somente conhecer de literatura, como de cultura de um modo geral e expande os horizontes para Política e, principalmente, História.
Nosso personagem principal se realiza com a História e faz dela seu ganha-pão. Acadêmico, Victor expressa fascínio pela Idade Média e, mais ainda, pelos Califados do Oriente Médio. Com isso, Otávio apresenta, através de seu protagonista, vasto conhecimento do mundo Islâmico e, mais ainda, do funcionamento de importantes instituições de pesquisa e educação da área.
De modo geral, diversos foram os fatores que me conquistaram e me trouxeram para dentro do universo de Otávio Bravo. A curiosidade por saber mais sobre a Menina Má e sua influência na vida de Victor bem como os novos conhecimentos transmitidos através da leitura fizeram parte do meu fascínio pelo primeiro livro e da imensa vontade de continuar a trilogia.

Rafa 15/10/2018

Travessuras da 'minha' menina má
Saudações literárias, queridos Livreadores! Vamos iniciar mais uma semana com resenha! Bora falar do livro incrível do autor Otávio Bravo, parceiro do Livreando.

Victor é o personagem central da trilogia escrita por Otávio Bravo, no volume 1, vamos voltar para o Rio de Janeiro no final da década de 80, acompanhar de perto toda juventude do nosso personagem principal.

O título e toda história, são inspirados no livro “Travessuras da menina má”, do peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura.

Otávio Bravo conseguiu deixar sua marca na literatura nacional, um livro com uma história bem estruturada, fluído logo nas primeiras páginas, personagens dinâmicos e marcantes, deixando ainda mais próximo dos leitores.

Antes da chegada da “menina má”, Victor possui uma vida tranquila, com sonhos e objetivos de vida, outro personagem principal é o irmão mais novo, do qual Victor nutre uma espécie de adoração e admiração.

São inúmeros os desafios, amores, traquinagens e bagunças entre amigos, moldando o caráter do personagem central.

O enredo é outro fator brilhante, mesclando inúmeras situações e acontecimentos, lugares bem detalhados no decorrer da leitura, elementos fluidos que deixam o texto ainda mais rico.

Vale a pena? Com toda certeza! Otávio Bravo apresenta uma história com diversas reviravoltas e emoções impactantes que vai deixar o leitor apaixonado e angustiado ao virar uma página.

site: http://www.livreando.com.br/2018/10/resenha-travessuras-da-minha-menina-ma.html

Carla19 05/03/2019

Incrível
Inspirado na obra de Mario Vargas Llosa, Travessuras da "Minha" Menina Má é uma trilogia maravilhosa.

A obra narra o crescimento, aprendizado e a vida do nosso protagonista, Victor.

O livro é dividido em três partes e neste primeiro volume, de uma forma rotineira e cotidiana conhecemos as raízes, acontecimentos da adolescência e o ambiente de formação de seu caráter.

Ainda neste primeiro volume, nos é apresentada a Menina Má, ainda que não diretamente relacionada a Victor.

O desenvolvimento dos personagens foi muito emocionante e com todas as suas reviravoltas, o livro me arrancou várias lágrimas.

Bravo tem uma narrativa incrível, transportando o leitor para o Rio de Janeiro no final do século XX.

Estou muito ansiosa par ler o segundo volume e super indico para quem gosta de um bom romance.

Tati 26/03/2019

Travessuras da Minha Menina Má
A leitura é agradável e muito bem escrita. Com muita desenvoltura do cenário do Rio de Janeiro nas décadas de 80 e 90. Um livro que me cativou pela personalidade de cada personagem e muito conhecimento de locais e viagens extraordinárias. O livro contém muito spoiler, porém com mistérios que leva-nos a curiosidade de saber mais a fundo o que realmente acontece. Gostei muito da leitura!!
Para quem gosta de livro com escrita definida e de um perfeito vocabulário! Indico!

Calhamaço da Tati 16/04/2019

Travessias de minha menina má - Livro 1
358 páginas
Editora chiado
Em parceria com o querido @
Inspirado na obra de Mário Vargas Llosa
O livro é sobre o adolescente Victor que vai evoluindo ao decorrer do livro entre amores desamores, amigos, ensino médio , faculdade e família, o autor nos leva de perto pra toda essa fase de seu protagonista

Seus pais tinham 3 filhos Mário Aurélio o Mais velho e o mais inteligente, Victor filho do meio e o mais desengolçado, Caíque o caçula porém o mais popular deles e o Herói de Victor .
O livro começa na década de 80 na Zona Sul do Rio de Janeiro
A escrita do autor é bem leve e cheia de detalhes o que nos prende nos primeiros capítulos do livro .

Taize @viagemliteral 17/05/2019

A trilogia Travessuras da Minha Menina Má, trata-se de um romance de iniciação do autor @bravo.otavio, inspirado na obra de Mário Llosa Travessuras da Menina Má, e fora dividido em três volumes, sendo o primeiro o Avant Les Seasons!
"Uma lasca de felicidade pode apagar todos os infortúnios do passado. A vida é maravilhosa porque se renova."
No volume I, narrado em primeira pessoa, acompanharemos a passagem da adolescência para a vida adulta do nosso protagonista Victor, um jovem de classe média alta, morador do estado do Rio de janeiro, que se destaca unicamente por seus cabelos ruivos, sendo de um modo geral um jovem comum.
Victor, mesmo sendo introspectivo tinha uma vida social muito ativa, pois estava sempre na companhia de seu irmão mais novo Caíque - esse que era o seu herói e seu exemplo de ser humano - , e seus amigos pelas ruas e praias do Rio. Aqui veremos o amadurecimento do personagem antes da chegada da Duda, a "menina má", suas descobertas, seu primeiro amor Marcella, a escolha da profissão, os ganhos e perdas. Todos esses fatos que lhes trouxeram maturidade para lidar com a vida.
Apesar de nós leitores estarmos ansiosos para conhecer a "menina má", nesse primeiro volume não será possível conhece-la tão a fundo; será destacado apenas relatos sobre o nascimento e criação de Maria Eduarda.
Em Avant Les Seasons a narrativa concentra-se basicamente na adolescência e na vida adulta do nosso querido Victor, bem como a sua maior perda, e sua primeira partida do Brasil.
Na obra, o autor nos presenteia com uma narrativa rica em detalhes, o que pode tornar a leitura um tanto lenta, porém eles serão de caráter importantíssimo para entender melhor os fatos dos próximos volumes.

Nicolly @querumlivro 13/08/2019

QUE FINAL FOI ESSE MEUS AMIGOS?!
MINHAGENTE!! Demorei horrores para terminar esse livro, mas isso foi bom porque consegui absorver toda a excelente estória desse livro, eu me senti nos anos 80 lá no Rio toda burguesinha como se o Victor fosse um amigo meu, que inclusive quero colocar em um potinho ele e todos os outros personagens desse livro. Um ponto ruim foi que como não estou acostumada com esse tipo de gênero demorei mais para engatar. Estou me encaminhando para o segundo livro que pelo visto vou sofrer, surtar e amar que nem o primeiro, mas super vale à pena.

Grey Borges 21/12/2019

Para aquecer o coração
Uma grande surpresa essa leitura, posso lhes assegurar.
Travessuras da minha Menina Má é uma história composta por 3 livros. Nesse primeiro volume encontramos uma escrita leve, gostosa e divertida. Victor é o protagonista dessa belíssima narrativa. A qual se passa na década de 80 na cidade do Rio de Janeiro. Conforme os anos se passam acompanhamos a evolução de um adolescente para um homem. Com uma personalidade tímida e sempre prezando pela política da boa vizinhança, nos encantamos com a linda relação de Victor com seu irmão mais novo, Caíque.

Victor tem profunda admiração por seu irmão e o considera seu herói, uma das coisas mais belas nesse primeiro livro é essa relação de amor e cumplicidade.
É possível observar nesse processo de amadurecimento, pelo qual o protagonista passa, muito de nossos desafios ao decorrer da vida, como a escolha de uma graduação, o primeiro beijo ou primeiro amor, além de todas as suas nuances na resolução de tais conflitos.

O ponto mais importante é o valor da amizade, que nos permite recordar com certa melancolia nossa primeiras amizades, que de alguma forma contribuíram para a construção de quem somos hoje. Algumas resistindo as intempéries da vida e outras ficando pelo caminho.

A forma que o autor descreve é simplesmente formidável e tão realista que torna a experiencia da leitura espetacular. A descrição tornou possível a visualização do Rio de Janeiro com as ruas, as praias, o clima e tudo aquilo que é peculiar daquela época, aquecendo nosso coração e trazendo certa nostalgia.

São trazidos ao leitor acontecimentos de 1984 a 2007, antes dele conhecer Duda, a sua menina má. Achei importantíssimo essa retrospectiva para poder conhecer Victor no seu íntimo, e assim, entender como cada evento que passou em sua vida contribuiu para a sua transformação como pessoa, comum ao que passamos, onde uma série de fatos vão nos moldando pouco a pouco.

A leitura foi completamente fluida e rápida. A escrita com requinte de detalhes e sem perder o ritmo. Agora estou ansiosa para ver a sequência, principalmente, depois do último evento na vida de Victor que me chocou de verdade e tive que parar para respirar.

É um livro que precisa estar na sua estante, sem dúvidas. Não irá lhe decepcionar. E ainda vai ficar aquele gostinho de quero mais.

site: https://objetivoliterarioar.blogspot.com/2019/12/travessuras-da-minha-menina-ma-livro-1.html