A Invenção das Tradições

A Invenção das Tradições Eric J. Hobsbawm

Resenhas - A Invenção das Tradições

Clio0 04/06/2021

Esse livro é uma coletânea de artigos de Eric Hobsbawm e Terence Ranger argumentando sobre o uso de tradições como instrumentos de manutenção do Poder.

O texto abre com uma ótima explicação sobre a natureza das tradições, sejam elas costumes, criações ou formulações de direitos adquiridos. O Reino Unido Medieval e Imperialista, a Índia sobre domínio britânico, assim como a África são os estudos de caso usados para basear essa proposta.

Os autores partem de temas variados para corroborarem suas ideias. Há, por exemplo, um artigo apenas para explicar como a roupa típica escocesa - o tartan e o kilt - foram criados ao longo do tempo para padronizar um grupo e um comportamento.

A tradição e a formação de nação são conceitos culturais que andam de mãos dadas na visão dos autores.

Discorda? Então pense que a figura do Papai Noel tem menos de cem anos; o Brasil "país do futebol" também - sem contar a velha máxima de que o brasileiro é pacífico e amigável: nossa história e dia-a-dia são sangrentos demais para apoiarem essa tese, mas essa é a "imagem tradicional" que nos vendem.

A Paz e Terra, responsável pela edição brasileira, escolheu uma obra maravilhosa. Contudo, edições com mais de dez anos já podem estar amareladas e, na tentativa de economizar espaço, o tamanho das letras e do espaço entre linhas é mínimo, dificultando leitura e anotações.

Ci=^.^= 10/05/2009

Um estátua irrelevante passa a ter um valor histórico inquestionável, ligada a um passado imemorial, de honra e glória...é um exemplo do q trata esse livro : a invençao de tradiçoes a serviço de justificar a ideologia dominante, para imaginar uma unidade nacional, e por aí vai...Muito bom!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 22/06/2022

Um ensaio de linguagem acessível, organizado por um dos maiores historiadores do século XX.
A invenção das tradições é organizado por Eric. J. Hobsbawn e Terence Ranger e reúne textos de renomados historiadores internacionais. São ensaios críticos sobre hábitos ou comportamentos que, por motivos variados, passam a ser absorvidos em algumas sociedades como se fossem heranças culturais, quando na realidade foram criadas mais recentemente com objetivos que serviam aos Estados.

O primeiro capítulo apresenta com clareza a distinção entre costume e tradição, fundamental para a compreensão dos fenômenos apresentados nos ensaios seguintes.

Os textos abrangem as culturas ocidentais em seus diversos aspectos e ajudam a compreender como mudanças são fenômenos naturais em todas as sociedades, mesmo as mais tradicionais. Por outro lado, problematiza a condição das sociedades contemporâneas, que quando rompem com determinadas tradições acabam perdendo certos modelos de comportamento importantes para a organização social.

Sendo desenvolvido por historiadores, o estudo possui uma dimensão multidisciplinar e se apresenta como um convite a pesquisadores que se interessem em ampliar a discussão para outras áreas da ciências humanas. Um trabalho erudito e rigorosamente bem-pesquisado, mas desenvolvido com fluidez e clareza.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577532094

alex 04/02/2023

A invenção das tradições, organizado por Terence Ranger e
Eric Hobsbawm (1983)

A ideia do livro é boa e a tese é bastante interessante (há muitas tradições inventadas e inventadas muito recentemente - basicamente entre 1870 e 1914, qdo da consolidação dos Estados Nacionais - para merecerem a cunha de tradições históricas de um "povo").

No entanto o livro é arrastado, muito detalhado, cobrindo tradições basicamente europeias (ou as espelhando, na África e Ásia), distantes da nossa realidade (no que tange aos detalhes).

Fala-se, em diferentes capítulos, de aspectos da Escócia, País de Gales, Grã-Bretanha, Índia vitoriana (ou seja, qdo colônia da GB) e África Colonial.

Mateus 09/07/2020

Compreender uma sociedade e entender suas tradições
Eric Hobsbawm e seu time de historiadores conseguem com "A Invenção das Tradições" mostrar como o simbolismo é vital na criação de uma nação e de uma identidade nacional, o livro passa por diversos exemplos e mostra como a invenção e concretização de tradições e costumes pode ser um processo complexo e que perpassa por uma série de discursos sobre o que foi o passado e como incorpora-lo ao presente. É um bom livro, especialmente porque nos livra da idéia de que nossas tradições são muitas vezes milenares e intocáveis, quando na realidade são recentes e muitas vezes politizadas para fins específicos.

Volnei 01/06/2015

A invenção das Tradições
Muitos costumes pelo mundo nos são hoje muito estranhos mas nem se quer nos preocupamos em saber como ele surgiu e o porque de sua existência. Neste seu Livro Hobsbawm nos dá uma ideia de alguns destes hábitos em vários países.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Sérgio 15/10/2018

A história da humanidade, seus mitos e tradições são descritas e mostradas de forma didática e cronológica, ao menos o que concerne aos europeus. Mas para todos vemos que as tradições são inventadas, assimiladas e disseminadas ao sabor de muitas conveniências e oportunismo.
Leitura muito útil importante.