Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Roberto Padilha 01/11/2018

Um daqueles livros que verdadeiramente influenciam e mudam a maneira de pensar e ver o mundo.
Em um texto leve, didático e altamente informativo e provocador, Hans Rosling apresenta dez instintos que nos levam a fechar os olhos e a mente para aspectos cruciais que mostram como o mundo está melhorando e como nos condicionamos a visões restritas sobre como as coisas realmente funcionam.
Falando desde a nossa tendência a generalizar e a categorizar fatos e pessoas até nossa mania de sempre tentar personificar a culpa por qualquer coisa errada que aconteça ao invés de tentar resolver os problemas e prevenir que eles ocorram no futuro, o livro mostra como podemos ver o mundo de uma forma diferente. Através de um aparato de dados e análises extremamente bem fundamentadas, o livro nos mostra como podemos abrir a mente para entender que a maioria dos problemas que de fato existem hoje não possuem soluções simplistas e milagrosas e que é possível que as coisas, apesar de não serem boas, estarem melhores do que já foram.
Como o apego cego a ideologias por mais bem intencionadas e altruístas que elas possam ser nos priva de entender o ponto de vista do outro e crescer como seres humanos e sociedades, e como isso acaba por ser combustível da onda de divisão e de ódio que a sociedade vive.
Um livro que desperta muita auto-crítica e muitos questionamentos e que prova mais uma vez como a busca de conhecimento é um caminho fundamental para melhorar as pessoas e, consequentemente, o mundo em que vivemos. Fantástico! Recomendadíssimo!

Bianca1771 08/04/2021

O mundo não é tão horrível quanto parece, ainda existem coisas para ficarmos alegres com. É bom sair da visão pessimista de que tudo está prestes a desmoronar e perceber que ser realista é possível e ainda dá esperança de um futuro melhor.
Um ponto para salientar que ler ele em inglês é tranquilo para quem ainda não está em um nível avançado e para quem está é uma boa forma de exercício.

Lu Lu Lu 05/05/2023

Maravilhoso
Hans é o realista otimista. Explica com dados que q realidade do mundo é melhor do que parece, ou melhor do que já foi, mas reforça a necessidade de continuar lutando por dias melhores.

Daniel 19/02/2021

Uma leitura fundamental em tempos de avalanche de informação
Eu dei sorte de ler este livro logo depois de ter lido ?O Novo Iluminismo? do Steven Pinker. Acredito que foi um complemento perfeito para formar uma autocrítica em relação a maneira que eu absorvo informações, utilizo e dissemino. Um leitura fundamental pra podermos ter opiniões baseadas em fatos e dados, sempre contextualizando os números com as várias realidades do mundo e também ter uma melhor noção do progresso da sociedade. É um livro pra desconstruir aqueles que acham bonito em uma roda de conversa falar que o mundo está cada vez pior e utilizar argumentos alarmantes pra chamar atenção. Um ótimo reforço pro pensamento crítico, recomendo.

Alex 27/01/2022

Título enganoso
Imaginei que seria um assunto diferente. Na verdade é sobre os dados do mundo, como as pessoas tendem a achar que todo é pior do que realmente é.

Talvez não mude sua vida, mas é uma ótima leitura. Recomendo.