O Sofista

O Sofista Platão

Resenhas - O Sofista

Nícolas 23/03/2021

O livro já é maçante e o tradutor não ajuda
Neste livro, dois personagens discordem a respeito da natureza do sofista. Tópico discurso socrático onde um argumenta e outro refuta.

O livro é uma sequência interminável de argumentos o que torna-o incrivelmente maçante, mesmo comparado a outros discursos de Platão.

Não bastasse isso, esta edição está repleta de erros e frases sem sentido, o que prejudica ainda mais a leitura.

Keka_ 24/04/2020

Merlí, você me paga!
Quis ler sobre o Sofista depois de ter assistido um episódio da série Merlí (super indico para quem curte filosofia), embora goste de filosofia, esse livro é extremamente maçante.
Resuminho bem básico: o que é um/o Sofista? Duas pessoas, Teeto e Estrangeiro, dialogam sobre esse assunto. Enquanto um argumenta, o outro refuta, ambos concordam, mas depois discordam e é isso o livro inteiro. Os diálogos são bem válidos, porém maçantes. Platão, pq tu me "matastes"?

Bolachilds 12/03/2020

Curto
Apesar de curto, a leitura é bem demorada.

Laris 28/06/2020

Não é que é ruim...
É que eu literalmente não entendi NADA. Li para uma matéria da pós e confesso que me senti uma analfabeta funcional completa... a nota não reflete realmente o livro, porque é impossível dar uma nota pra um livro que vc nao entendeu. É essa a resenha.

Amanda 03/03/2021

Arrastado
Leitura arrastada. O livro é chatinho... Se bem que pela atuação, o autor leva o leitor a chegar a conclusão do que é o sofista... Não indico, mas tb não "desindico" rsrs... Meu propósito era começar a ler Platão e o fiz, então valeu...

Ely 28/05/2020

O sofista
É uma obra de Platão onde o diálogo entre os personagens é desenvolvida de forma lógico-discursivo. Eu considero como uma continuação de Teetoto.

tonjds 13/01/2022

Quer ler os clássicos da filosofia? Comece por ele ;)
Normalmente os livros clássicos da filosofia costumam ter uma leitura mais travada seja por conta das reflexões, vocabulário ou expressões.

O que eu gostei neste livro foi por oferecer uma leitura mais fluida e simples.

Para quem for iniciar nos clássicos, recomendo começar por ele

Lumuzetã 20/07/2022

Atrativo e entediante
Em alguns trechos, não ouvi ou vi nada além do que estava escrito nesse livro, mas, infelizmente, os momentos entendiantes foram muito mais presentes.
A proposta em si não chega a ser incrível, mas é boa (um diálogo a fim de entender a natureza dos sofistas). O problema está numa falha de entrega dessa proposta, que é dito que aconteceria uma conversa entre os dois personagens, mas, na verdade, acontece um monólogo que não cativa durante o livro inteiro.

Marcia 16/01/2024

Só a filosofia pra dobrar a própria linguagem para definir
quem é o sofista. Como em outros diálogos de Platão, acredito que só funcionam por não haver discordância da outra parte.

Marcos Antonio 03/09/2021

Para Pensar
Antes de começar um debate sobre algo a primeira coisa que tem que ser vista é que as pessoas que começam o debate tem que concordar em algo para que o debate possa girar em torno daquele assunto. Fala sobre dois personagens que criam um debate sobre a analise do Sofista. É um livro que nos ensina a como pensar e fazer tese sobre algo e como esse algo pode se tornar uma verdade no futuro.

Renatinha 29/07/2022

Sofistas do século XXI
Interessante ver como ainda existem sofistas na pós modernidade. ? ... espécie imitativa e suscitadora de contradições da parte dissimuladora da arte baseada na opinião, pertencente ao gênero imaginário que se prende à arte ilusória da produção de imagens, criação humana, não divina, desse malabarismo ilusório com palavras: quem afirmar que é de semelhante sangue e dessa estirpe que provém o verdadeiro sofista, só dirá, como parece, a pura verdade."

Leonardo910 25/01/2024

Fiquei perdido
Comecei entendendo, depois não sabia mais onde estava, mas pelo menos eles conseguiram definir quem são os sofistas